Demorou, mas deu o óbvio. Depois de um longa e arrastada novela, o piloto francês Sebastien Bourdais finalmente acertou contrato com a Toro Rosso para ser um dos titulares da equipe no ano que vem. Seu companheiro de equipe, já anunciado, será o jovem alemão Sebastian Vettel.
No currículo, Bourdais ostenta um título da Fórmula 3000, em 2002, e três campeonatos consecutivos da ChampCar, de 2004 a 2006. Além disso, o francês tem experiência até nas 24 horas de Le Mans, evento no qual já conseguiu belos resultados.
A chance na Fórmula 1, portanto, é mais do que merecida. Aliás, ela já deveria ter vindo muito antes. Em várias oportunidades, Bourdais teve seu nome envolvido em boatos que o colocavam em mais de uma equipe da categoria. Mas, por algum motivo, as conversas nunca davam certo no final.
Em 2005, quando renovou com a Newman-Haas para os dois anos seguintes, as portas da Fórmula 1 pareciam ter se fechado definitivamente. Mas Bourdais nunca desistiu de seu sonho. Finalmente, um dos mais importantes diretores da Toro Rosso, o ex-piloto Gerhard Berger, encantou-se pelo talento do francês.
Ao longo desse ano, a negociação foi penosa e esteve muito perto de falhar. Mas Bourdais reafirmou sua vontade de competir na Fórmula 1 repetidas vezes e conseguiu impressionar a equipe nos testes coletivos em que tomou parte. Honestamente, não acredito que a Toro poderia ter feito melhor escolha.
Fica apenas uma pitada de decepção pelo fim prematuro da carreira de Vitantonio Liuzzi na Fórmula 1. Com a contratação de Bourdais, está claro que o italiano vai perder seu emprego. Uma pena, mas o campeão mundial de kart de 2001 não fez por merecer uma renovação de contrato.
Agora, a impressão clara que se tem é que os dois "Sebastiões", Vettel e Bourdais, vão render muito mais na Toro Rosso do que a dupla antiga da equipe, Liuzzi e Speed. De pilotos, ao menos, a filial da Red Bull está muito bem servida.
6 comentários:
blog eu concordo com voc~e. penso que o bordais é o melhor piloto do mundo fora da fórmula 1. ele vai fazer muito mais na fórmula 1 do que o speed, por exemplo.
um abraço
Parabens Bourdais, agora corresponda aos nossos elogios. E espero q o Liuzzi arranje uma vaga futuramente...infelizmente, acho meio dificil, to vendo GP2, Nascar, ou coisa do tipo pela frente...
Enfim, o anuncio oficial. A F1 acaba de ganhar mais uma bela promessa. Não acredito que vá se tornar campeão na categoria mas pode fazer bonito, o que é muito válido.
Tomara q o carrro da Toro seja melhor ano que vem. Se andassem um pouco mais à frent já ajudaria bastante. Os Sebastiões são alto nível, merecem um carro bem melhor que o atual.
Ola como vai? Adicioneu seu endereço no meu blog...Aguardo vc por lá !!
Bourdais é um grande piloto fora do circo da Fórmula 1. Vettel um jovem diamante em bruto com talento por lapidar.
O Liuzzi tabém não é assim tão mau, pena mesmo a fiabilidade do Toro Rosso em 2007, pois se bem se recordam o Vitantonio conseguiu um ponto em Indianapolis em 2006 - mesmo tendo um motor V10 "reduzido", o que dava alguma vantagem em Indianapolis - estou em crer que o Liuzzi pode emigrar ou então fixar-se na Spyker ou ainda mesmo regressar ao seu lugar "pre-Toro", ou seja, piloto de testes da Red Bull Racing!
Grande Abraço
Boa notícia,
No entanto, teria preferido ver o Luizzi manter o lugar na Toro Rosso (já que, até agora, nunca teve condições para mostrar o seu verdadeiro talento).
Quanto ao Bourdais, estava esperançado (sou muito optimista) vê-lo na Prodrive (já que esta dificilmente sacará ambos os pilotos de teste da McLaren) e que, na falta de mais implicação da F1 nos USA, sentar um piloto com muita torcida em terras americanas num carro "powered by Mercedes-Benz" não podia magoar ninguém em Estugarda.
Quanto à dupla da Toro Rosso, parece até melhore (escusando a falta de experiência) do que a da própria equipa-mãe...
Só resta esperar que o novo carro da TR seja mesmo bom. Se for a cópia do RB de 2008, tudo bem. Mas se, pelo contrário, for o RB deste ano, irá ser mais um desastre...
PS : o Bourdais só firmou para um ano mesmo?
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