Foi uma sexta-feira como qualquer outra. Como sempre, tentei ver o primeiro treino, mas acabei pegando no sono depois. A sessão final, porém, foi inteiramente acompanhada pelo escriba do Blog. E deu para tirar algumas conclusões interessantes.
Ninguém andou no máximo, por exemplo. Nem mesmo o piloto mais rápido do dia, Fernando Alonso (à esquerda), que tirou o pé antes de entrar na reta principal por diversas vezes. Assim, mascarava seu tempo e parecia estar mais lento do que na realidade.
Ninguém andou no máximo, por exemplo. Nem mesmo o piloto mais rápido do dia, Fernando Alonso (à esquerda), que tirou o pé antes de entrar na reta principal por diversas vezes. Assim, mascarava seu tempo e parecia estar mais lento do que na realidade.
Mesmo jogando fora várias de seus melhores voltas, o espanhol da McLaren ainda terminou com o primeiro lugar. Logo atrás, veio uma surpresa: Heikki Kovalainen (à direita), da Renault. O finlandês conseguiu um tempo voador no início do treino da tarde, que não foi batido por ninguém, à exceção de Alonso.
Em terceiro, ficou Lewis Hamilton, que mais uma vez acabou fora da pista. Faltando cinco minutos para o fim da segunda sessão e no meio de sua volta mais rápida, o inglês encontrou pela frente a Spyker de Sakon Yamamoto. A perda de pressão aerodinâmica foi imediata e o piloto da McLaren não conseguiu segurar o carro, rodando e atolando na brita.
Uma das apostas do Blog para esse fim de semana, Nico Rosberg (à esquerda), apareceu muito bem em quarto, confirmando a evolução da Williams. Na seqüência, veio a BMW de Nick Heidfeld, em quinto. Seu companheiro de equipe, Robert Kubica, foi apenas o décimo. O polonês, porém, havia sido o mais rápido no treino da manhã.
As Ferrari foram discretas. Kimi Raikkonen fechou em sexto, com Felipe Massa uma posição atrás. O brasileiro, aliás, deu uma pequena rodada quase no final da segunda sessão. Perdeu o carro na última curva do circuito, forçando demais com pneus frios. Nada demais, portanto.
Rubens Barrichello ficou só no 18º lugar. Seu parceiro, Jenson Button (à direita), foi o 16º. A Honda, que venceu o Grande Prêmio da Hungria do ano passado com o inglês, vive uma realidade completamente diferente na atual temporada.
A seguir, a tabela de tempos do dia. Todos os pilotos viraram suas melhores voltas na segunda sessão:
1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:20.919s
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:21.283s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:21.338s
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.485s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:21.517s
6. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:21.589s
7. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:21.620s
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:21.698s
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:21.857s
10. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:21.906s
11. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:21.912s
12. Alex Wurz/Áustria/Williams, 1:21.987s
13. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:22.325s
14. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:22.483s
15. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:22.510s
16. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:22.550s
17. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:22.556s
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:22.727s
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:23.136s
20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:23.148s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:23.673s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:26.307s
De acordo com a expectativa geral, a McLaren dominou o primeiro dia de treinos em Hungaroring. Fernando Alonso, numa pista em que normalmente vai bem, foi primeiro sem forçar. Lewis Hamilton, por sua vez, também demonstra ter espaço para evolução. Só não pode cometer erros como o de hoje.
Ontem, o Blog apostou em Felipe Massa (à esquerda) como vencedor dessa corrida. Não vou ficar mudando os meus palpites agora, mas já começo a me arrepender. Tanto o brasileiro quanto Kimi Raikkonen não estão confortáveis no circuito húngaro. Pela televisão, nota-se nitidamente como os carros da Ferrari saem muito de frente. Nada que não possa ser corrigido, porém.
A BMW apareceu bem no treino da manhã, quando Robert Kubica foi o melhor. À tarde, entretanto, o time voltou ao seu patamar normal. Como sempre, o polonês e seu parceiro de equipe, Nick Heidfeld, são fortes candidatos aos pontos. Porém, caso McLaren e Ferrari não tenham problemas, um podium fica muito difícil de ser alcançado.
Na Renault, boas notícias. O carro da equipe francesa anda bem em pistas lentas. Em Mônaco, mais cedo nesta temporada, Giancarlo Fisichella (à direita) conseguiu a melhor posição do time até aqui em 2007: quarto. Hoje, o italiano, como sempre, ficou ali no bolo, em oitavo. Mas seu companheiro Heikki Kovalainen surpreendeu e terminou num ótimo segundo lugar.
Depois de conseguir resultados animadores nos testes coletivos da última semana, a Williams mostra que melhorou. Nico Rosberg foi um belo quarto, e tem uma ótima chance de voltar à superpole, amanhã. Já Alexander Wurz fez seu arroz-com-feijão básico e não passou de 12º.
Após o excelente desempenho em Nurburgring, na última semana, a Red Bull foi discreta nesta sexta. Os dois pilotos terminaram juntos: Mark Webber (à esquerda) foi o 13º e David Coulthard ficou uma posição atrás. Na classificação, porém, o mais provável é que, como sempre, o australiano melhore e o escocês caia de produção. E, na corrida, deve acontecer o inverso.
A Toyota, que costuma ser mais forte em pistas rápidas, provavelmente só fará figuração no fim de semana húngaro. Hoje, sua dupla de pilotos foi relativamente bem. Jarno Trulli conseguiu um lugar entre os dez primeiros, em nono, e Ralf Schumacher não ficou muito atrás: foi 11º.
Ao contrário do que vinha acontecendo, a Super Aguri voltou a bater a Honda. O objetivo do time, amanhã, é passar para a segunda fase da classificação. Baseado nos treinos desta sexta, apenas Anthony Davidson (à direita) conseguiria a façanha, já que foi 15º. Takuma Sato, por sua vez, foi apenas alguns centésimos mais lento que o companheiro, terminando em 17º.
Vencedores do G.P. da Hungria no ano passado, Jenson Button e a Honda passam por um verdadeiro calvário na atual temporada. Hoje, o inglês foi um dos que mais andou - deu 47 voltas só na segunda sessão - mas não passou de 16º. Seu parceiro, Rubens Barrichello, foi ainda pior. O brasileiro terminou apenas em 18º.
A estréia de Sebastian Vettel (à esquerda) na Toro Rosso não tem muito brilho, por enquanto. Ainda se adaptando ao carro e aprendendo a pista, o alemãozinho perdeu primeira disputa contra o novo companheiro de equipe, Vitantonio Liuzzi. Os dois ficaram lá atrás, diga-se de passagem. O italiano foi 19º, com o novato logo atrás, em 20º.
Por fim, a Spyker, como sempre, fechou a tabela de tempos. Adrian Sutil, entretanto, mostra uma evolução constante. E, cada vez mais, ele e a equipe se aproximam dos adversários. Hoje, o alemão ficou a apenas meio segundo de Vettel, o piloto imediatamente na sua frente. Sakon Yamamoto (à direita), porém, foi decepcionante e mostrou que ainda tem muito a melhorar.
Ao longo do dia, o Blog volta comentando as outras atividades do mundo da velocidade. Tem a classificação da GP2, o primeiro dia do Rally da Finlândia e os treinos da IRL e da Nascar. Nos vemos por aí!
4 comentários:
Belo resumo, Blog.
Eu, assim como voce, também apostava no Massa antes do fim de semana começar.
Mas como a gente viu hoje, acho dificil o felipe ganhar essa.
Vou torcer para ele, so espero que o Galvão não me irrite muito, mas acho que o Alonso e o Lewis estão melhores para essa corrida.
a mclaren anda melhor em pistas lentas. acho que dá hamilton embora ele ão tenha ido bem hj..
Parece que a Mclaren tem estado mais rápida mas parece que a Ferrari tem estado a esconder o jogo.
Já apostava no Alonso antes dos treinos e agora aposto ainda mais nele. Acredito q se naum chover, teremos uma corrida chata...
Infelizmente, amanhã naum vou poder ver o treino pq volto ao meu curso de italiano. Felizmente, na hora do intervalo dá pra pegar os 5 minutos finais do treino, que vejo junto com os guardas do prédio, rs
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