sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Agenda do fim de semana (10 a 12/08)

Fim de semana um pouco sem-graça no mundo do automobilismo. Além da Fórmula 1, algumas de minhas categorias preferidas - como MotoGP, Stock Car e WRC - estão de folga. Mesmo assim, ainda teremos bastante ação pelos próximos três dias:


Sábado, 11 de agosto de 2007:

IRL: Etapa de Kentucky

Domingo, 12 de agosto de 2007:

ChampCar: Etapa de Road America
Fórmula 3 Inglesa: Rodada dupla de Silverstone
Fórmula Truck: Etapa de Caruaru
GT3 Brasil: Etapa de Tarumã
Nascar: Etapa de Watkins Glen

Dessa vez, como destaque, coloco a estréia da GT3 Brasil, que realizará a primeira etapa de sua história no circuito gaúcho de Tarumã. Os carros utilizados pela categoria são alguns dos meus sonhos de consumo. Entre eles estão a Lamborghini Gallardo (à direita)*, o Dodge Viper, a Ferrari F430, a Maserati GranSport e o Porsche 997.

Entre os pilotos, o nível também é alto. No grid, destaca-se o nome de Roberto Moreno, um verdadeiro herói do automobilismo brasileiro, cuja carreira já se estendeu por tudo que é categoria importante do mundo. No seu currículo, o "Pupo" tem Fórmula 1, 500 Milhas de Indianapolis, ChampCar e várias corridas em competições de mais ou menos importância.

Além de Moreno (à esquerda), a GT3 ainda vai contar com antigos e atuais pilotos da Stock Car, como Alceu Feldmann, Xandy Negrão, Daniel Serra e Lico Kaesemodel. O calendário da temporada 2007 será mais curto do que usual, e ainda passará por Curitiba (02/09), Jacarepaguá (30/09) e Interlagos (10/11 e 02/12).

Como favoritos para a primeira etapa de Tarumã, destaco a dupla Xandy Negrão/Andreas Mattheis, que corre com Dodge Viper. Eles, aliás, já fecharam em segundo no treino inicial da categoria, realizado ontem. Só perderam para o Lamborghini Gallardo de Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann.

Serão duas corridas no domingo, uma às 10:30 e outra às 14:30. Ambas têm duração de uma hora. Assim, sou obrigado a escolher outro palpite também. Em homenagem a um de meus ídolos, vou de Roberto Moreno/Carlos Crespo.
Palpites do Blog para as corridas: Xandy Negrão/Andreas Mattheis e Roberto Moreno/Carlos Crespo

Em Kentucky, a IRL abre as atividades do fim de semana, no sábado. Após sua espetacular capotagem na última etapa, em Michigan, o líder do campeonato Dario Franchitti (à direita)** precisa de recuperação. A aposta do Blog é o escocês.
Palpite do Blog para a corrida: Dario Franchitti

A co-irmã da Indy, a ChampCar, corre no espetacular circuito de Road America (à esquerda), também conhecido como Elkhart Lake. A pista foi o cenário do quase fatal acidente de Cristiano da Matta, em testes coletivos no ano passado. Como não poderia deixar de ser, jogo minhas fichas no tri-campeão Sebastien Bourdais.
Palpite do Blog para a corrida: Sebastien Bourdais

Apesar de perder em importância para categorias como a World Series by Renault e estar no mesmo nível de outros certames semelhantes, escolhi acompanhar a Fórmula 3 Inglesa por sua tradição e história. Nesse fim de semana, ela corre na sua casa preferida, Silverstone (à direita)***. Meus palpites são Marko Asmer, líder em pontos, e Sam Bird, o 2º.
Palpites do Blog para as corridas: Marko Asmer e Sam Bird

Em Caruaru, a Fórmula Truck corre apenas pela quinta vez nessa temporada. Confesso que não acompanho muito a categoria e o meu palpite, portanto, é puro chute. Vou pelo retrospecto recente: aposto em Felipe Giaffone (à esquerda)****, vencedor das duas últimas etapas da categorias.
Palpite do Blog para a corrida: Felipe Giaffone

Por fim, a Nascar realiza sua segunda corrida do ano em circuito misto. Dessa vez, será na histórica pista de Waktins Glen, por décadas sede da Fórmula 1. Como não podia deixar de ser, minha aposta será o colombiano Juan Pablo Montoya (à direita). Quando é necessário virar para a direita, grande parte dos pilotos da categoria encontram bastante dificuldades.
Palpite do Blog para a corrida: Juan Pablo Montoya

Além de todas essas categorias, o Blog ainda continua sua cobertura do Rally dos Sertões. A competição estará em evidência durante todos os dias até sexta que vem, quando a caravana chega ao seu ponto final, Salvador na Bahia.

Ao longo do dia, o Blog volta comentando as notícias do dia. Até mais!

Crédito das fotos:
* : Site oficial da GT3 Brasil (http://www.gt3.com.br/)
** : Site oficial da IRL (http://www.indycar.com/)
*** : Site oficial da Fórmula 3 Inglesa (http://www.fota.co.uk/index.php)
**** : Site oficial da Fórmula Truck (http://www.formulatruck.com.br/)

5 comentários:

Anônimo disse...

irada essa capotagem do franchiti. tem vídeo em algum lugar?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Você encontra o vídeo da batida nesse post aqui: http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/weekend-update-irl-nascar-e-balano-dos.html

Grande abraço!

Anônimo disse...

Até q o fim de semana vai ser melhor q eu pensava. Blog, vc já sabe q hs vai ser a Champ Car e a Nascar? E vai passar GT3 na tv?
Ateh!

Anônimo disse...

Por acaso o blog sabe quais os horários e canais que vão passar essas corridas nesse fim de semana? Principalmente a IRL e a Nascar.

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro e Samuel,

A GT3 não terá transmissão ao vivo, mas o Sportv passa um compacto de uma hora na semana seguinte à corrida. O canal, porém, não revela em que dia.

Por sua vez, a Band transmite a IRL às 19:30 de sábado.

Já o Speed mostra a Nascar ao vivo às 14:00. Geralmente, o canal passa um compacto completo da ChampCar logo a seguir.

Grande abraço para vocês!