O holandês Robert Doornbos foi o grande vencedor da nona etapa da temporada da ChampCar, em San Jose, nos Estados Unidos. Saindo apenas da 15ª posição do grid, o ex-piloto de Fórmula 1 cruzou a linha de chegada pouco mais de seis segundos à frente de Neel Jani, suíço da equipe PKV.
O espanhol Oriol Servia conseguiu seu segundo podium do ano, em terceiro. O palpite do Blog e também postulante ao título, Will Power, terminou em quarto. Com o resultado, o vencedor Doornbos encurtou a distância para o líder do campeonato Sebastien Bourdais, que foi apenas o quinto.
O pole position da prova, Justin Wilson, teve problemas e chegou apenas em 13º, 20 voltas atrás do vencedor. Por sua vez, Bruno Junqueira (à direita), que havia largado em décimo, fechou no sétimo lugar. Aos poucos, o brasileiro vem evoluindo na temporada, com um carro que, sabidamente, não é dos mais rápidos.
No campeonato, Sebastien Bourdais lidera com 216 pontos, dez a mais do que Robert Doornbos. Na seqüência, aparecem Will Power e Justin Wilson, com192 e 175, respectivamente. Bruno Junqueira é o décimo, com 125. A seguir, os dez primeiros de hoje:
1. Robert Doornbos/Holanda/Minardi Team USA, 107 voltas em 1h45:07.617s
2. Neel Jani/Suíça/PKV, a 6.144s
3. Oriol Servia/Espanha/Forsythe, a 6.904s
4. Will Power/Austrália/Team Australia, a 7.487s
5. Sebastien Bourdais/França/Newman Hass, a 8.033s
6. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman Hass, a 9.599s
7. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, a 13.950s
8. Tristan Gommendy/França/PKV, a 19.237s
9. Jan Heylen/Bélgica/Conquest, a 28.531s
10. Simon Pagenaud/França/Team Australia, a 48.428s
A próxima etapa da ChampCar, décima de 15 corridas, será no belíssimo circuito de Elkhart Lake, no dia 12 de agosto.
No maior templo do automobilismo americano, em Indianapolis, a Nascar realizou um de seus eventos mais importantes do ano: a Brickyard 400. Correndo na cidade onde nasceu, o bi-campeão Tony Stewart (à esquerda) venceu pela segunda vez na histórica pista oval. O maior destaque da corrida, porém, foi o colombiano Juan Pablo Montoya.
Desde que chegou à Nascar, no fim do ano passado, o ex-piloto da Williams ainda não havia tido um desempenho tão bom em uma corrida de oval. Tirando suas duas vitórias em circuitos mistos, o melhor resultado fora um quinto lugar. Ontem, porém, Montoya raspou a vitória, terminando numa excelente segunda posição.
O líder do campeonato e aposta do Blog, Jeff Gordon, fechou em terceiro. Kyle Busch foi o quarto e Reed Sorenson - pole position e companheiro de equipe de Montoya - completou o top 5. Dos dez primeiros colocados, sete correm com o modelo Chevrolet Monte Carlo, que dominou a corrida de ontem.
No campeonato, Jeff Gordon possui uma vantagem confortável. Ele 3076 pontos contra 2705 de Danny Hamlin, seu perseguidor mais próximo e apenas o 22º em Indianapolis. A seguir, aparecem Matt Kenseth, Jeff Burton e Tony Stewart, com 2699, 2633 e 2624, respectivamente. Juan Pablo Montoya (à direita) é o 18º, com 2017.
Logo abaixo, os dez primeiros:
1. Tony Stewart/Chevrolet, 160 voltas
2. Juan Pablo Montoya/Dodge, a 2.983s
3. Jeff Gordon/Chevrolet, a 3.757s
4. Kyle Busch/Chevrolet, a 4.251s
5. Reed Sorenson/Dodge, a 5.387s
6. Mark Martin/Chevrolet, a 6.750s
7. Kevin Harvick/Chevrolet, a 7.289s
8. Jeff Burton/Chevrolet, a 7.492s
9. Dave Blaney/Toyota, a 7.774s
10. Matt Kenseth/Ford, a 9.354s
Como de costume, a Nascar não descansa e já corre de novo no próximo fim de semana. Dessa vez, a corrida será em Pocono, no dia 5 de agosto.
Vexame total do Blog nas apostas do fim de semana. Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer. Até acho que demorou demais. Mas o fato é que, após acertar 4 de 6 palpites na última oportunidade, acabei com um humilhante zero dessa vez. Vamos ao fatídico Balanço dos Palpites:
ChampCar - Vencedor: Robert Doornbos. Palpite: Will Power (quarto).
DTM - Vencedor: Martin Tomczyk. Palpite: Bernd Schneider (décimo-segundo)
Fórmula 3 Inglesa - Vencedores: Sam Bird e Jonathan Kennard. Palpites: Marko Asmer (sexto e oitavo) e Stephen Jelley (terceiro e quarto).
Nascar - Vencedor: Tony Stewart. Palpite: Jeff Gordon (terceiro)
Stock Car - Vencedor: Thiago Camilo. Palpite: Cacá Bueno (quarto)
WTCC - Vencedores: Robert Huff e Rickard Rydell. Palpites: Nicola Larini (sétimo e segundo) e Augusto Farfus Jr. (décimo-sexto e nono).
Em suma, alguns palpites passaram perto (Power, Jelley, Gordon, Cacá e Larini), outro nem tanto (Asmer) e, como sempre, tem aqueles chutes que vão bem para longe (Schneider e Farfus Jr.). Diria que, depois do desempenho sensacional do último fim de semana, fiquei um pouco mascarado. Tudo bem, vou lustrar minha bola de cristal e semana que vem estarei de volta.
A partir de amanhã, volta a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. No momento, estamos contando as Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. Nesse semana, os números 6, 5 e 4 da nossa lista. E, ao longo do dia, o Blog volta comentando as notícias mais importantes do mundo do automobilismo. Até mais tarde!
4 comentários:
o montoya ganhou duas já? Ache que tinha sido uma só.
Anônimo,
Juan Pablo Montoya venceu duas vezes: uma na Busch Series - espécie de categoria de acesso - e uma na Nextel Cup, a principal.
A primeira vitória, na Busch, foi no circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. Já o triunfo na Nextel aconteceu na pista de Sonoma, na Califórnia.
Ainda antes do final deste ano, a Nascar volta a corre em circuito misto. Será no histórico autódromo de Watkins Glen. Será que dá Montoya de novo?
Grande abraço!
Blog,
Watkins Glen é daqui a duas semanas, depois da Pensylvania 500 at Pocono,teremos o AMD at the Glen, no circuito misto de Watkins Glen.
Ah, e essa semana a Busch Series corre em circuito misto: eles correrão em Montreal, no autodromo Gilles Villeneuve para o Napa Auto Parts 200.
Abraços!
O colombiano tá cada vez melhor, e ele não é fraco de oval como parece, apenas é mais forte no misto.
Postar um comentário