segunda-feira, 30 de julho de 2007

Sebastien Bourdais: um piloto desperdiçado

Não dá para entender. Simplesmente não dá. O que leva as equipes de Fórmula 1 - todas, por sinal - a ignorar completamente um piloto bom, reconhecidamente rápido, cujo currículo nas categorias de acesso é superior ao de qualquer outra promessa do automobilismo mundial?

A impressão que dá é que a Fórmula 1, por algum motivo, quer esquecer Sebastien Bourdais. Mas o francês, pelo seus resultados e esforços, simplesmente não deixa que aquela pequena fresta na porta de entrada da categoria se feche.

Mesmo após faturar o campeonato da Fórmula 3000 em 2002 e por três vezes consecutivas o certame da ChampCar, Sebastien ainda não teve sua chance na principal categoria do automobilismo mundial. O que mais ele terá de fazer? Essa é a pergunta que deve martelar continuamente a cabeça do pobre francês.

Chega uma hora que, inevitavelmente, bate um desânimo. E, ao que parece, o francês está alcançando esse ponto. Ele tem até amanhã - o último dia de julho - para fechar com a Toro Rosso e se tornar um dos titulares da equipe no próximo ano.

As negociações, que sempre foram intrincadas, parecem estar se enrolando ainda mais. E, nessa situação, Bourdais está quase desisitindo. Tem uma escolha a mais: transferir-se para a Nascar, já que a sua atual equipe de vários anos - a Newman-Haas - está prestes a se aventurar na categoria. Infelizmente, o francês parece estar considerando essa opção com carinho.

Azar das escuderias da Fórmula 1. E do esporte também. Porque ver um piloto talentoso como Sebastien correr nas corridas de espetáculo do automobilismo americano não passa de um triste e enorme desperdício.

6 comentários:

Anônimo disse...

concordo totalmente com voce, blog. o bourdais é um ótimo piloto mas não sei por que não consegue vaga na fórmula 1. Enquanto isso, temos que aturar esses japoneses da vida. Vai ter mais um na spyker agora.Brincadeira...

Anônimo disse...

Algumas pistas :
1- um manager que andou durante anos a coçar os t*mates em vez de abrir-lhe as portas da F1 (até ser trocado pelo Todtinho)
2- o fraco desempenho na F1 dos últimos pilotos vindos da Champcar
3- uma imagem de adolescente mal acabado (de lembrar como ele desatou a chorar quando Junqueira teve o seu accidente em Indy 2005: ficou inconsolável)

Pezzolo disse...

coloquei no meu blog uma sugestão pros grande desempenhos

Felipe Maciel disse...

Putz... o cara tava sendo dado como certo...
Que anti-climax...
Olha, o dinheiro nunca vai comprar talento, mas a partir do momento em que ele é responsável pelo desperdício de talento, já começa a prejudicar o esporte e principalmente o esportista. Na F1, infelizmente, isso já virou realidade faz tempo. É inacreditável! O cara trabalha forte durante anos, conquista resultados que poucos são capazes de obter, mas no fim não alcança o mínimo que merece.
Pelo amor de Deus, até o Ide chegou na Fórmula 1! Que palhaçada!

Anônimo disse...

Acho q isso se deve principalmente ao fato de Bourdais ser da ChampCar e a F-1, seus dirigentes e fãs "cegos" desconsiderarem pilotos de Indy, ChampCar, Cart ou o q for...

Anônimo disse...

cara, falta din-din pro sebastian. Se ele tivesse um patrocínio bom mesmo, já estava na formula-1 desde que ganhou a formula 3000. pena porque ele é otimo piloto.