segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pontos e pit stops: as dúvidas que restam nas regras para 2010

Faltam menos de dois meses para o início da temporada de 2010 e as regras da Fórmula 1 para este ano continuam indefinidas.

É claro que o regulamento técnico já ficou pronto há algum tempo, mas seguem as dúvidas em dois pontos cruciais do plano esportivo: o sistema de pontuação e os pit stops.

A próxima reunião do Conselho Mundial da FIA está marcada apenas para março, na semana anterior ao Grande Prêmio do Bahrein, de modo que as últimas decisões sobre o regulamento serão tomadas através de uma votação por fax (!) no início de fevereiro.

Em relação ao modelo de pontuação, só há uma certeza: o sistema que vigorava até o ano passado vai mesmo sofrer alterações.

Resta saber qual será a opção escolhida pela FIA para 2010.

A primeira delas distribuía os pontos da seguinte maneira: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1, do vencedor ao décimo colocado.

Parece uma mudança radical, mas não é.

Em termos proporcionais, o sistema é praticamente o mesmo de 2009, com o segundo lugar recebendo 80% dos pontos do primeiro e o terceiro, 60%.

No fim das contas, o campeão não seria alterado. Só levaria o título com um número muito maior de pontos.

A nova proposta estudada pela FIA faz um pequeno ajuste no modelo anterior e distribui os pontos da seguinte maneira: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, mais uma vez do primeiro ao décimo.

Parece uma mudança pequena, mas não é.

Com um peso maior dado à vitória, a disputa pelo campeonato sofreria algumas alterações.

No ano passado, por exemplo, Button teria se sagrado campeão no Grande Prêmio do Japão e já chegaria ao Brasil coroado como o grande vencedor da temporada.

Sem dar à vitória um valor exagerado - como fazia o antigo "sistema de medalhas" de Bernie Ecclestone - o novo modelo dá ao piloto que vencer mais corridas no ano ainda mais chances de conquistar o título.

Mas isso não significa que este piloto será, necessariamente, o campeão.

Na questão dos pit stops, ainda não há muita clareza sobre qual será o caminho escolhido pela FIA.

Com o fim do reabastecimento, a entidade ainda não decidiu se impõe a obrigação de paradas para troca de pneus durante as corridas.

No momento, permanece a regra de que os pilotos precisam usar pelo menos um jogo de pneus macios e duros ao longo de uma prova - ou seja, todos serão forçados a passar pelo box ao menos uma vez.

A ideia da FIA é que todos sejam obrigados a parar duas vezes. O que, no fim das contas, vai dar às corridas uma dinâmica semelhante à do ano passado, apenas com uma diferença básica: os pit stops serão muito mais rápidos.

De acordo com as equipes, cada pit stop deve durar apenas três segundos, em média.

Ninguém sabe ainda com clareza como vão se comportar os pneus de 2010 e de que forma será o desgaste deles agora que os carros precisarão correr mais pesados, com o tanque de combustível cheio até a boca.

Talvez os pneus comecem a perder aderência muito cedo, o que já obrigaria os pilotos a fazer duas ou mais paradas de qualquer maneira.

Mas, se a Bridgestone preparar compostos resistentes, talvez não seja lá uma má ideia introduzir a regra dos dois pit stops obrigatórios.

Do contrário, haveria uma possibilidade perigosamente grande de a classificação no fim da corrida ser quase a mesma do início.

Os homens que ditam os rumos da Fórmula 1 ainda têm algumas semanas para decidir o que fazer.

Só resta torcer para que os dirigentes façam as escolhas corretas. No momento, é realmente difícil apontar qual seriam as melhores opções.

Apesar de todos os erros dos inúmeros regulamentos usados na última década, tomara que eles acertem dessa vez.

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A Toro Rosso enterrou de vez os rumores que colocavam Bruno Senna como companheiro de Sebastien Buemi na temporada de 2010.

O piloto brasileiro é da Campos, e ponto final.

E, segundo o austríaco Helmut Marko - um ex-piloto de Fórmula 1 nos anos 70 e que agora é consultor e "olheiro" da Red Bull - a outra vaga da Toro Rosso será mesmo de Jaime Alguersuari.

Aspectos burocráticos, apenas, impedem a confirmação do jovem espanhol na segunda vaga da equipe italiana.

Enquanto isso, seguem as dúvidas sobre os cockpits disponíveis na Renault, na Sauber, na Campos e na USF1.

No caso das duas últimas, nenhuma novidade nos últimos dias.

Na Renault, o russo Vitaly Petrov desponta como o mais recente candidato a dividir os boxes com Robert Kubica. Mas o japonês Takuma Sato continua forte na briga, e uma série de azarões ainda corre por fora.

Já a Sauber faz mistério, mas tudo indica que o companheiro de Kamui Kobayashi será um veterano. Só falta saber qual dos dois: Giancarlo Fisichella ou Pedro de la Rosa.

Em que pese seu mal desempenho pela Ferrari em 2009, o italiano tem muito mais experiência recente que o espanhol e teria menos problemas de adaptação.

Além disso, deixou uma ótima impressão em Peter Sauber quando passou pela equipe em 2004, superando com relativa facilidade seu jovem e promissor companheiro na época, Felipe Massa.

Por sua vez, De la Rosa conta com o apoio de algums poucos patrocinadores espanhóis e leva consigo um grande conhecimento acumulado em quase uma década como piloto de testes da McLaren.

Se isso o transformou num piloto mais rápido? Provavelmente não.

Mas a Sauber precisa de um nome que saiba trabalhar e evoluir seu carro - Kobayashi e Fisichella são mais rápidos, mas De la Rosa é mais importante fora da pista.

Depois de vários anos chegando à pré-temporada já com o grid todo definido, a Fórmula 1 enfrenta uma situação diferente dessa vez.

A tendência, entretanto, é que as últimas vagas sejam preenchidas num futuro bem próximo.

Até o fim desta semana, provavelmente teremos novidades.

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A edição de 2010 do Rally Dakar terminou no último fim de semana e foi considerada um sucesso por seus organizadores.

Excluindo a morte de uma espectadora no primeiro dia de competições e o grave acidente do motociclista italiano Lucca Manca - que entrou em coma e só foi acordar no hospital quase uma semana depois - a competição deste ano teve menos incidentes do que as anteriores.

Nas motos, venceu pela terceira vez o francês Cyril Despres, confirmando seu favoritismo.

Nos caminhões, mais um título para o veterano russo Vladimir Chagin - o sexto de sua coleção.

Já os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli conquistaram uma dobradinha espetacular nos quadriciclos. Correndo em casa, os argentinos deram à América do Sul seu primeiro título na história do Rally Dakar.

Por fim, nos carros, a Volkswagen deu um passeio na rival BMW e emplacou os três primeiros colocados, com o espanhol Carlos Sainz à frente.

Bicampeão do Mundial de Rally em 1990 e 1992, Sainz provou que também é muito bom num cenário totalmente diferente.

Sua vitória no Dakar é comparável ao seus melhores momentos no Mundial de Rally. Mesmo aos 46 anos, Sainz continua tão rápido como sempre foi.

Já o brasileiro Guilherme Spinelli conseguiu a proeza de terminar entre os dez primeiros, em décimo. Um resultado animador e que eleva as expectativas sobre os desempenho do país no Rally Dakar daqui para frente.

Em 2010, há quem diga que o Dakar vai retornar à África, num trajeto que sairia do Marrocos e terminaria, pela primeira vez, no Egito.

Apesar disso, a tendência é que a competição continue na América do Sul.

O percurso entre Chile e Argentina já provou ser extremamente complicado e digno de receber a competição off-road mais perigosa do mundo.

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Depois de dois anos e meio, o Blog se prepara para uma grande mudança nos próximos dias. Fique esperto!

4 comentários:

Tomas disse...

Gustavo;

acho que seria interessante essa 2ª ideia do sistema de pontuação, mais razoável.
mas sem duvida eu preferia a de 2009,,,
a FIA sempre inventa algo novo, e agora que não haverão mais reabastecimentos, as corridas ficarão mais interessantes;;;
abraço;
Tomas, do Blog Fórmula 1

Bruno Tavares disse...

Muito Legal Mesmo Seu Blog! Se Tiver Tempo Da Uma Olhada No meu blog(comenta la)
www.mrbrunotavares.blogspot.com

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

É...a FIA sempre esta mudanco o sistema de pontuação! acho a segunda opção mais interessante...
Temos que ficar atentos aos compostos dos pneus...

Gabriel Pogetti Junqueira disse...

É...a FIA sempre esta mudanco o sistema de pontuação! acho a segunda opção mais interessante...
Temos que ficar atentos aos compostos dos pneus...