quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rubinho, Williams e Cosworth juntos em 2010

A notícia ainda não é confirmada oficialmente, mas tudo indica que Rubens Barrichello será piloto da Williams em 2010.

E que a equipe inglesa, assim como fez em 2006, vai alinhar no grid com motores Cosworth.

Nesta quarta, a Williams anunciou o fim da parceria com a Toyota, que durou dois anos e não rendeu lá tantos frutos.

Os motores japoneses não são especialmente ruins, mas ficam devendo em relação a Renault, Ferrari e Mercedes.

Na Inglaterra, a fábrica da Williams fica ao lado das instalações da Cosworth. Mas o negócio entre as duas partes não está sendo motivado apenas pelas vantagens logísticas.

Ao contrário das adversárias, a Cosworth teve condições de desenvolver seus motores para 2010 sem obeceder ao congelamento que paralisou a evolução de todos os outros propulsores do grid.

Quem tiver Cosworth no ano que vem provavelmente vai levar certo benefício.

Em meio a tudo isso, a Williams está perto de perder o alemão Nico Rosberg, mas vai substituí-lo por um jovem novato também de grande potencial: o xará Nico Hulkenberg.

Como a presença de Kazuki Nakajima não se faz mais necessária - afinal, o japonês era apenas uma imposição da Toyota - a Williams ficou com outra vaga aberta.

E, obedecendo à famosa lógica de combinar um piloto jovem e rápido com um veterano bastante experiente, a equipe busca a contratação de Barrichello.

Para Rubinho, é realmente a melhor escolha que pode fazer no momento.

Ele não tem chances de ficar na Brawn GP - muito mais por culpa das circunstâncias do que por seu desempenho na pista, que superou bastante as expectativas.

Nas demais equipes, não tem espaço. Talvez até a Renault ou a Toyota poderiam se interessar em Barrichello, mas esse não parece ser o caso.

A Williams, embora não vença uma corrida desde 2004, é uma equipe comprometida com a Fórmula 1. E que vem evoluindo a passos lentos nos últimos anos, melhorando progressivamente de 2007 para cá.

A parceria com a Cosworth pode, sim, representar o salto que faltava para a escuderia inglesa.

Rubinho, sem muito exagero, tem condições de sonhar com vitórias ao lado da Williams em 2010.

5 comentários:

Unknown disse...

equipe tradicional, piloto cheio de história, motor com vantagens....cada vez tou lendo e gostando mais do asunto.

o mais importante é saber se isso é benéfico pra Barrica, se ele vai ter espaço e respeito necessário, e sobretudo, se já aprendeu a não deslanchar falando a cada problema com a equipe, o seu maior defeito. o velho Frank não vai aturar nenhum desaforo mesmo que seja de um veterano.

Unknown disse...

Quais sao essas circunstancias que impossibilitariam o Barrica de continuar na Brawn??

E nao sei se o motor Cosworth seria a melhor opção,pois mostrou em 2006 que nao é grande coisa.O melhor seria o motor mercedes, como foi especulado tempo atras...

Mas vamos torcer que realmente seja a melhor opção né ...

Ron Groo disse...

Tem boatos de que a Cosworth agora conta com engenheiros da Mercedes e que os motores se mostraram bons no dinamometro.

Mas eu sinceramente duvido até vê-los andando de fato.

Na verdade torcia para que minha equipe predileta usasse motores Renault pro ano que vem...

Anônimo disse...

no ano de 2008 as equipes que disputaram o campeonato foram renalt ferrari McLaren , e em 2008 por causa das equipes terem se dedicado ao carro o ano inteiro não sobrou tempo para desenvolver o carro de 2009 e deu no que deu, a braw como novata tinha todo o tempo, saiu na frente e depois as outras a alcançaram.como o motor cosworth pode ser desenvolvido durante o campeonato e com as mudanças no abastecimento e que rubinho é o unico piloto que ja correu dessa forma, estou empolgado com o próximo e ano espero ver em 15/03/2010 ver rubinho no pódio .............

Unknown disse...

O Rubinho deveria pilotar um toyota!!
Poderia dar a sorte de agarrar o acelerador, assim andaria mais rápido!!