sábado, 12 de setembro de 2009

Hamilton, com sobras, faz a pole para o GP da Itália

Foi fácil para Lewis Hamilton.

Neste sábado, o inglês da McLaren impôs pelo menos meio segundo de vantagem para quase todos os outros adversários e fez a pole position para o GP da Itália deste domingo.

A única exceção foi o alemão Adrian Sutil, da surpreendente Force India, que chegou perto do topo e terminou o treino a apenas um décimo de Hamilton.

Apesar da distância pequena, porém, a impressão clara é que o atual campeão sobrou em relação aos demais.

Embora provavelmente tenha menos combustível, Hamilton já entra como o grande favorito para a vitória na corrida italiana.

O inglês conta com o motor Mercedes - destacadamente o melhor da Fórmula 1 no momento - e também com o "KERS", que representa uma grande vantagem numa pista rápida como Monza.

Desde que não chova ou que algum fator externo interfira em sua corrida - um safety car ou uma batida múltipla na largada, por exemplo - Hamilton já tem meio caminho andado para o triunfo.

Em segundo no grid, Sutil confirmou a impressionante evolução da Force India.

A performance de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica, de fato, não havia sido fogo de palha.

Dificilmente o alemão terá condições de acompanhar o ritmo de Hamilton na corrida. Se a vitória não está perto, o pódio é um objetivo bastante realista.

No terceiro lugar, está o único intruso entre os pilotos da Mercedes - a montadora alemã emplacou seis pilotos nos sete primeiros lugares, vale ressaltar.

Kimi Raikkonen esteve sempre muito acima do novo companheiro Fisichella, e nunca deixou de andar entre os primeiros.

Se repetir a empolgante largada que fez no GP da Bélgica, o "Homem de Gelo" tem até uma chance de brigar pela vitória.

O outro finlandês do grid, Heikki Kovalainen, fez o de sempre e terminou em quarto, com uma atuação discreta como de costume.

Na sequência, os dois pilotos da Brawn concluíram em quinto e sexto, com Rubens Barrichello à frente de Jenson Button.

Mais uma vez, o brasileiro foi superior ao companheiro de forma constante. E parece estar em boas condições para a prova de amanhã.

Button, por outro lado, voltou a ter problemas com a temperatura dos pneus. Foi o sexto colocado, mas sem muito brilho.

De volta após um longo tempo como piloto de testes, o italiano Vitantonio Liuzzi finalizou num bom sétimo posto, embora um pouco longe do companheiro Sutil.

Já o bicampeão Fernando Alonso, em meio à toda a polêmica sobre o escândalo de Cingapura, deixou os problemas do lado de fora da pista e levou a Renault até a oitava posição. Dentro das circunstâncias, um resultado promissor.

Por outro lado, a Red Bull continua ladeira abaixo e, dessa vez, sofreu para colocar seus pilotos entre os dez primeiros.

A equipe chegou lá, mas ficou com as duas últimas posições na "superpole". Sebastian Vettel foi o nono, com Mark Webber em décimo. Os dois vão precisar se esforçar para pegar as migalhas da zona de pontuação amanhã.

Na metade de trás do pelotão, o piloto que mais chamou atenção foi Giancarlo Fisichella.

Muito mais pelo fato de estar pilotando uma Ferrari do que pelo seu desempenho na pista, é verdade.

O italiano não foi uma catástrofe como o antecessor Luca Badoer, mas ficou aquém das expectativas e não passou de 14º.

Enquanto isso, a BMW sofreu com dois motores quebrados num espaço de poucos minutos, a Williams fez seu pior treino classificatório do ano e a Toro Rosso confirmou que, com a evolução da Force India, assumiu o lugar de equipe mais lenta do grid.

Neste domingo, a largada para o GP da Itália é às 9h.

Hamilton está perto da vitória. Mas, se chover, não há nem como imaginar o que vai acontecer...

Um comentário:

Tiago carvalho disse...

Desculpa, mais sobre o Heikki, vc ewrrou e muuuuuuuuito feio... Com o peso que carregou, ele sim fes milagre com aquela mcladra