domingo, 12 de julho de 2009

Vitória merecida de Mark Webber no GP da Alemanha

Mark Webber não foi perfeito e esteve perto de jogar a corrida fora numa manobra precipitada na largada, mas conquistou um merecido triunfo no GP da Alemanha.

A vitória em Nurburgring premia um piloto batalhador e persistente, que sempre teve mais azar do que sorte ao longo da carreira.

Agora que está num carro de ponta, porém, Webber não desperdiçou a chance de quebrar a barreira que o separava do lugar mais alto do pódio.

Neste domingo, a corrida começou mal para o australiano. Na largada, saindo da desconhecida posição de pole position, Webber fez zigue-zague pela pista e quase bateu com Rubens Barrichello e Lewis Hamilton.

Com o brasileiro, houve, de fato, um contato. Por sorte, nenhum dos dois perdeu o controle e o acidente foi evitado.

Barrichello tomou a ponta, mas Webber se mantinha por perto. Nem mesmo um drive-through, aplicado de forma rigorosa pelo zigue-zague na largada, tirou o australiano da disputa.

Mantendo o ritmo forte, Webber se aproximou de Rubinho e assumiu a liderança quando o brasileiro parou pela segunda vez nos boxes.

Daí para a frente, o piloto da Red Bull apenas passeou. Uma vitória tranquila, que poderia ter sido ainda mais fácil se não fosse o pequeno deslize na primeira volta.

Completando a dobradinha da equipe, Sebastian Vettel terminou em segundo.

A corrida do alemão não foi nada brilhante, mas pelo menos Vettel não perdeu o controle quando esteve em situação adversa.

O jovem piloto da casa largou mal, ficou preso no tráfego e perdeu a chance de lutar pela vitória.

Quando Webber precisou pagar o drive-through, Vettel já havia ficado para trás. O alemão era o único que poderia ameaçar a vitória do companheiro.

Não deu para vencer, mas o segundo lugar foi um bom resultado em termos de campeonato. A distância para Button caiu para 21 pontos.

Em terceiro, Felipe Massa fez uma corrida brilhante.

Com uma tática certeira, o piloto da Ferrari se manteve sempre entre os líderes e aproveitou os erros da Brawn para conquistar um terceiro lugar, seu primeiro pódio no ano.

No campeonato, Massa já é o quinto colocado. O "melhor do resto", um posto que ele merece bastante.

Outro que também tem de ganhar elogios é Nico Rosberg.

Neste domingo, o alemão da Williams pontuou pela quinta corrida consecutiva, em mais uma atuação precisa e consistente.

Na sequência, veio o líder do campeonato, Jenson Button.

Pela segunda corrida consecutiva, totalmente afastado da briga pela vitória. Assim como Vettel, Button largou mal e teve de minimizar o prejuízo.

No fim, até que o quinto lugar não ficou tão mal assim. Ruim e frustrante mesmo foi a sexta posição de Rubens Barrichello.

Quando Webber recebeu o drive through, parecia que Rubinho venceria pela primeira vez no ano. Líder, ele ficou isolado na ponta e aparentemente tinha a corrida sob controle. Mas era cedo demais para comemorar.

A prova de Rubinho começou a se estragar quando ele fez a primeira parada e retornou logo atrás de Massa. Bem mais rápido, Barrichello chegou a ameaçar a ultrapassagem, mas não conseguiu tomar a posição do compatriota.

Perdeu, aí, a vitória.

Em cerca de cinco voltas, nas quais Barrichello ficou preso atrás de Massa, Webber tirou a distância e encostou no piloto da Brawn.

Rubinho foi para o box e o australiano assumiu a liderança. Ainda poderia restar um pódio para Barrichello, mas hoje não era o seu dia.

Um pequeno problema na mangueira de reabastecimento - o que, não custa nada lembrar, é um problema que foge da responsabilidade da equipe e pode acontecer com qualquer um, em qualquer momento - arruinou a prova do veterano.

Barrichello retornou dos boxes já tendo perdido a batalha para Webber e Vettel. Ainda poderia ficar à frente de Massa e Rosberg, mas o fraco ritmo de corrida não deixou.

Com óbvias dificuldades para aquecer os pneus, Rubinho foi ficando para trás. Até que Button colou nele.

Os dois pilotos da Brawn precisavam, então, fazer a última parada de reabastecimento. Button vinha sempre parando uma volta antes de Rubinho, mas a tendência se inverteu no pit stop derradeiro.

O brasileiro parou antes e o inglês, que ficou um giro a mais na pista, tomou a posição.

Será que a Brawn está favorecendo Button? Talvez. E não dá para reclamar da equipe. Nessa altura do campeonato, com a Red Bull se tornando uma ameaça concreta, já estava mesmo na hora de Button receber alguns pequenos privilégios.

Rubinho terminou em sexto, atrás do inglês. Um pontinho a mais para Button, pontinho que pode fazer uma grande diferença mais para frente.

Atrás da dupla da Brawn, Fernando Alonso completou em sétimo. Um resultado dentro dos padrões da Renault, certamente ainda muito abaixo do que o bicampeão espera.

Heikki Kovalainen, que chegou a andar em terceiro no início da corrida, lutou muito para salvar um oitavo posto. Ao menos, não foi impaciente como o companheiro Lewis Hamilton, que errou na largada, furou o pneu e perdeu qualquer chance de bom resultado.

Nelsinho Piquet, naquela que talvez tenha sido sua última corrida na Fórmula 1, quase não foi notado. Terminou somente em 13º e não teve chance de entrar na disputa por pontos.

Daqui a duas semanas, o GP da Hungria é a próxima parada no calendário. Na pista onde venceu pela primeira vez, Button vai ter de suar muito para acompanhar os carros da Red Bull.

A partir de agora, já não há mais dúvidas: a turma das bebidas energéticas tem o equipamento mais rápido de todo o pelotão.

Um comentário:

Pinheirinho disse...

Na corrida deste domingo, Rubinho assumiu a ponta após a largada, mas perdeu a chance de vencer devido a uma série de problemas, naufragou devido a uma estratégia de três pit stops, uma falha na mangueira de reabastecimento na segunda parada e o desgaste excessivo dos pneus traseiros de seu Brawn.
Max Webber conquistou com autoridade no Grande Prêmio da Alemanha sua primeira vitória na Fórmula 1.
Felipe Massa comemorou seu primeiro pódio na temporada e creditou parte do resultado à eficiência do Kers.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com