segunda-feira, 15 de junho de 2009

Estaria a Renault tentando melar o acordo entre FIA e Fota?

Este blog ficou sem atualizações por três dias seguidos - culpa da minha falta de tempo e de um insistente problema de conexão com a internet.

Tudo resolvido, vamos em frente.

O mundo do esporte a motor andou um pouco agitado.

Nas 24 Horas de Le Mans, a Peugeot conquistou uma dobradinha histórica, dando fim ao domínio da Audi na corrida de longa duração mais famosa do planeta.

Na MotoGP, Valentino Rossi derrotou Jorge Lorenzo num duelo épico para ganhar o GP da Espanha, certamente uma vitória das mais espetaculares de sua carreira.

No México, uma tragédia: na etapa de Puebla da Corona Series - espécie de Nascar mexicanizada- o piloto Carlos Pardo morreu num acidente violentíssimo, na última volta de uma prova que liderava.

E na Fórmula 1?

Quase nada de novo. A briga entre a FIA e a Associação das Equipes (Fota), infelizmente, ainda domina o noticiário.

No capítulo mais recente da disputa, a FIA acusou um integrante da Fota de estar trabalhando para evitar um acordo entre as duas partes.

Mas quem seria o "traidor"?

Segundo a FIA, ele não é integrante das equipes que estiveram presentes numa reunião realizada entre as entidades na quinta-feira passada.

No encontro, dirigentes de Brawn, Ferrari, Red Bull, Toyota marcaram presença.

A Toro Rosso, embora ausente, certamente não é a casa do "traidor" porque segue todas as posições da Red Bull.

Por sua vez, Williams e Force India não participaram da reunião, mas já se comprometeram com a FIA.

Sobram, portanto, BMW, McLaren e Renault.

A escuderia alemã, liderada pelo discreto Mario Theissen, não tem perfil de provocar tumulto. E, considerando seus resultados recentes, não tem influência para melar o acordo sozinha.

Já a McLaren, desde o "episódio da mentira" no GP da Austrália, também não tem poder para enfrentar a FIA.

E a Renault? Da equipe francesa, uma postura mais agressiva não seria nenhuma surpresa.

Nas últimas semanas, o chefão da Renault, Flavio Briatore, foi muito claro ao criticar as regras da FIA, que chegou a classificar como "piada".

Depois disso, a Renault enviou uma carta informando que pode, sim, deixar a Fórmula 1 em 2010.

No caso da equipe francesa, não é blefe. A Renault não aceita acordo com a FIA.

Se a ideia do teto orçamentário for aprovada - mesmo que o limite seja aumentado e não fique em 40 milhões de libras - a Renault pode muito bem arrumar as malas e ir para casa.

É difícil convencer Flavio Briatore de qualquer coisa. E será difícil fazê-lo aceitar um meio-termo entre as propostas de FIA e Fota.

Não dá para saber se a Renault é a equipe que está impedindo o acordo entre as duas entidades.

Mas, conhecendo Briatore, parece que é.

2 comentários:

Hugle disse...

Parece até novela mexicana essa briga FOTA X FIA. Briatore é casca dura mas para mim parece mesmo uma desculpa para a Renault abandonar o barco.

Ron Groo disse...

Não sei se seria a Renault.
Até onde li o poder da Fota esta nas mãos de Luca Di Montezemolo e ele está irredutivel.

A Renault está de saida (de novo) seja desta F1 ou dá proxima categoria que a Fota resolver criar. Se resolver...