quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palpitão do Grande Prêmio da Inglaterra

Este fim de semana será o "canto do cisne" para um dos circuitos mais tradicionais do planeta.

Pela última vez, o autódromo de Silverstone vai sediar o GP da Inglaterra. A partir do ano que vem, e até 2020, a casa da prova inglesa será Donington Park.

A análise do que vai acontecer na corrida deste domingo esbarra num dilema interessante.

Em tese, a sequência de curvas de média e alta velocidade de Silverstone favorece o carro da Red Bull, que claramente se adapta bem aos circuitos mais rápidos.

A aposta inicial para a vitória, portanto, ficaria limitada a Sebastian Vettel e Mark Webber.

Entretanto, não dá para subestimar um sujeito que venceu seis das sete primeiras provas do campeonato. Ainda mais quando ele está correndo em casa.

Diante de sua torcida, Jenson Button estará mais motivado do que nunca. Mesmo se o seu carro não for tão superior quanto em outras corridas, é óbvio que o inglês não pode ser descartado entre os candidatos ao triunfo em Silverstone.

Em algumas das vitórias que já acumulou neste ano, Button passeou sobre a concorrência e deu a impressão de que ainda não forçou o máximo do carro.

Ele precisou trabalhar duro para vencer na Malásia e na Espanha, mas conquistou triunfos relativamente fáceis na Austrália, no Bahrein, em Mônaco e na Turquia.

Somente na China, onde a chuva favoreceu a Red Bull, Button terminou derrotado. Em pista seca, o piloto da Brawn GP ainda está invicto neste ano.

Diz a previsão do tempo que pode chover no sábado, mas que a corrida será disputada num dia de sol. Ponto para Button.

Por enquanto, neste ano, o Blog só acertou seus palpites quando apostou em Button. Não há por que mudar agora.

O palpite do Blog para o GP da Inglaterra é que Button vai vencer mais uma, mas terá uma oposição forte dos pilotos da Red Bull.

Rubens Barrichello fará mais uma corrida mediana e somará mais alguns pontinhos, sem desafiar a liderança de seu companheiro de equipe na Brawn GP.

A Renault, em meio à ameaça de abandonar a Fórmula 1, terá um de seus melhores fins de semana no ano. Numa pista que conhece muito bem, Nelsinho Piquet marcará seus primeiros pontos da temporada.

A prova de Silverstone será difícil para a Ferrari, que vai lutar para chegar na zona de pontuação. Palpite: Raikkonen chega, Massa não.

E a Toyota, com o incansável Jarno Trulli, também vai acumular mais uns pontinhos. Se chover, porém, o italiano fica para trás.

Logo abaixo, o palpitão completo para o GP da Inglaterra:

Vitória:
Jenson Button
Pole Position: Mark Webber
Melhor Volta: Rubens Barrichello
Grid aleatório (9º lugar): Nico Rosberg
Tempo da pole: 1:20.325
Primeiro abandono: Adrian Sutil
Zona de pontuação:
1. Jenson Button
2. Sebastian Vettel
3. Rubens Barrichello
4. Mark Webber
5. Fernando Alonso
6. Jarno Trulli
7. Kimi Raikkonen
8. Nelsinho Piquet

Os primeiros treinos do GP da Inglaterra acontecem nesta sexta-feira, às 6h e às 10h de Brasília. No sábado e no domingo, a classificação e a corrida estão marcadas para o tradicional horário de 9h.

Um comentário:

Afonso disse...

atenção porque o Rubens anda bem na Inglaterra. mas tenho que admitir que fica difícil cravar palpite no brazuca vovô.
Parabéns pelo Blog!