quinta-feira, 3 de julho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Inglaterra

Quando terminar o G.P. da Inglaterra, metade da temporada 2008 já terá sido completada. Com meio do caminho percorrido, fica fácil afirmar que o título está entre quatro pilotos. Massa e Raikkonen levam todo o favoritismo porque são pilotos da Ferrari, a equipe que tem o melhor carro do pelotão. Apesar da brilhante seqüência de atuações, Kubica não deve ter fôlego para acompanhar os líderes até o fim do campeonato, embora a sua consistência seja impressionante.

Sobra Hamilton para desafiar a Ferrari. O inglês perdeu o título de 2007 após se embolar com o companheiro Alonso ao longo do ano, enquanto Raikkonen comia pelas beiradas. Agora a situação se inverte. Se deseja conquistar o troféu que escapou na temporada passada, Hamilton precisa aproveitar o duelo interno de Massa e Raikkonen. Numa situação normal de corrida, o piloto da McLaren não tem muita chance. Em condições adversas, porém, Hamilton pode surpreender como já fez em Mônaco...

A previsão do tempo para o G.P. da Inglaterra já chegou a apontar 95% de chance de chuva para o domingo. O índice anda variando, mas continua bem alto. Correndo em casa, numa pista que conhece desde o início da carreira, Hamilton tem a oportunidade perfeita para se recuperar dos micos que foram as corridas do Canadá e da França. A aposta é de risco, mas o Blog joga suas fichas no inglês para a vitória em Silverstone.

E a Ferrari? Mais uma vez, a disputa entre Massa e Raikkonen é extremamente equilibrada, embora dessa vez o finlandês leve ampla vantagem no retrospecto. Se não bastasse a vitória no ano passado, Raikkonen coleciona cinco podiuns consecutivos em Silverstone. Por sua vez, Massa jamais andou bem na pista inglesa. Em 2002, inclusive, fez uma das piores provas de sua vida, quando chegou a rodar quatro vezes numa mesma volta por causa da chuva.

Assim, o Blog aposta num resultado melhor para Raikkonen - de novo, sem a menor convicção. Do resto do pelotão, pouco a comentar. A Toyota tem tudo para manter a boa forma numa pista onde costuma andar forte. Outro candidato a pontos é Nelsinho Piquet, que conhece Silverstone desde os tempos de Fórmula 3 Inglesa. Sem mais delongas, é hora do Palpitão do Grande Prêmio da Inglaterra:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole: Kimi Raikkonen
Decepção do G.P.: Honda. A equipe promete se recuperar em Silverstone, mas o cenário não é muito animador. Mais uma corrida frustrante à vista para Rubinho e Button...
Primeiro abandono: Fernando Alonso. Desmotivado, o espanhol vai arriscar tudo desde o início se a prova for com chuva. E isso pode não acabar muito bem...
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Felipe Massa
4. Heikki Kovalainen
5. Robert Kubica
6. Jarno Trulli
7. Nick Heidfeld
8. Nelsinho Piquet


Os primeiros treinos para o G.P. da Inglaterra acontecem nesta sexta, às 6h00 e 10h00 de Brasília, com transmissão do Sportv.



Agora é oficial: David Coulthard vai mesmo se aposentar no fim desta temporada. O anúncio foi feito pelo escocês nesta quinta, em Silverstone. "Tenho orgulho do trabalho que fiz na Red Bull e vou continuar dando o máximo até a última volta do G.P. do Brasil. Agora quero buscar outros desafios no esporte", falou Coulthard, que deve permanecer como consultor da Red Bull. Segundo o escocês, a decisão de retirar-se foi tomada no início do ano e não tem relação com a recente seqüência ruim de resultados.

O grande favorito para substituir Coulthard é Sebastian Vettel, como o próprio alemão já admite. "Acredito que mereço uma chance. Sou a escolha mais provável", revelou Vettel a jornalistas em Silverstone. Na Red Bull, seu companheiro seria o australiano Mark Webber, cujo contrato com a equipe das bebidinhas energéticas foi renovado por mais um ano. A confirmação do prolongamento do compromisso de Webber também veio hoje, logo após a notícia da aposentadoria de Coulthard.

Alheio aos boatos de meio de temporada, Felipe Massa está concentrado no G.P. da Inglaterra. Na tradicional declaração pré-corrida, o líder do campeonato mostrou preocupação com o potencial da McLaren. "Eles não podem ser subestimados. A diferença entre nós é pequena. Na França, a McLaren não mostrou sua verdadeira performance", afirmou Massa, que disse esperar surpresas em Silverstone por causa dos "fortes ventos que sopram na região".

É esperar para ver. Será que o vento vai trazer a chuva?



O alemão Nick Heidfeld não anda em boa fase. Fora da pista, porém, o piloto da BMW não perde o rebolado. Vale a pena conferir a bizarra dança de Heidfeld no "vídeo do dia":



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

10 comentários:

Anônimo disse...

Kimi virá forte e vai brigar pela pole mas não devemos nos esquecer da excelente fase pela qual passa Felipe Massa.

Lewis corre em casa, voou baixo nos treinos da semana passada e quer apagar de vez a má fama adquirida depois dos resultados catastróficos das duas últimas corridas. Vamos ver se ele conseguiu por a cabeça no lugar.

Vai ser uma parada muito dura entre esses três pilotos.

Discordo de você em relação ao Alonso, acho que ele vai resolver andar e surpreender mas a briga no pelotão intermediário vai ser forte também entre Toyota, BMW, Renault e o segundo piloto da McLaren.

Kubica pode tentar adotar uma estratégia diferente e chegar entre os primeiros, especialmente se chover mas não dá pra brigar com as Ferraris e McLarens.

Divido meu palpite com o Blog
1 Hamilton
2 Kimi
3 Massa

Anônimo disse...

Dobradinha Mclaren? Continuo esperando ao menos uma este ano....

1. Lewis Hamilton
2. Heikki Kovalainen
3. Kimi Raikkonen
4. Robert Kubica
5. Felipe Massa
6. Nick Heidfeld
7. Nelsinho Piquet
8. Nico Rosberg

Até mais!

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Lewis nao vai ganhar!!!!...

Heidfeld,bom...tem dancado quase todas as provas...acho que é melhor ele seguir praticando!!!

Divertido o video!
Abraco!

Leandrus disse...

Bom, já estava mesmo na hora de Coulthard parar. Teve bons momentos na F-1, mas de positivo ultimamente, só mesmo o pódio que caiu do céu no último GP do Canadá; fora isso, pouco brilhava, se segurando sempre nas estratégias de apenas uma parada (já que perdia frequentemente pro Webber nas classificações...).

Bom, quanto aos seus palpites, eu discordo do que você disse sobre Alonso. Não acho que ele vem desmotivado, mas sim vem dando azar nas largadas e estratégias de parar cedo, o que acaba compremetendo suas corridas. A Renault não vem bem, mas acho que ele sabe que poderia ter tido algumas performances melhores...

Ateh!

Anônimo disse...

nessa vc acertou o hamilton ganha essa

Anônimo disse...

Hum... Nem uma notinha off topic sobre o maracanazzo de 2008?
E o DC já vai tarde né? Tava fazendo hora extra... Pro ano que vem tenho que achar outro para pegar no pé...

Anônimo disse...

E Massa passa dançando no final do video!

Priscilla Bar disse...

Heheheh..esse vídeo é um clássico...haha.

Quanto ao palpite,te digo o que postei lá no Guard Rail,que foi Kovalainen(acertei a pole até agora...rs),Massa e Hamilton.

Bom,quanto ao Coulthard,já era hora...

Anônimo disse...

Depois do que vi nos treinos, e imaginando que venha chuva pra amanhã, acho que o campeonato embola de vez, e tomara que Kova e Heidfeld venham pra disputa.

1)Kimi
2)Hamilton
3)Kova
4)Heidfeld
5)Webber
6)Alonso
7)Trulli
8)Vettel

Abraços!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens! Os palpites estão anotados. Agora é esperar para ver quem acerta!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho