domingo, 1 de julho de 2007

Weekend Update Parte II - IRL e ChampCar

Já digo de primeira que não vi nenhuma das provas. A da IRL até tentei, mas estava chata demais. Deixei a televisão ligada enquanto fazia outras coisas. No oval de Richmond, quem se deu bem foi o escocês Dario Franchitti, cada vez mais líder da temporada.

Os momentos de agitação foram poucos. Sam Hornish Jr. rodou na largada. Depois, Jeff Simmons e Kosuke Matsuura causaram outras bandeiras amarelas. E só. No fim, a dupla da Ganassi, Scott Dixon e Dan Wheldon, ainda tentou ameaçar Franchitti, sem sucesso.

O escocês foi soberano. Liderou 242 das 250 voltas da corrida. Depois de tomar a ponta de Tony Kanaan numa relargada ainda no início, não a perdeu mais. O brasileiro, a aposta do Blog, ainda terminou bem, em quarto. Os outros brazucas tiveram problemas.

Vítor Meira perdeu partes aerodinâmicas do carro mas ainda salvou um nono lugar. Helinho Castroneves não se deu bem e terminou uma volta atrás, em décimo-primeiro.

Foi, em suma, uma corrida monótona. Mesmo sendo em oval, foram raríssimas as ultrapassagens. Quem assistiu pela TV sofreu com a ufania exagerada dos locutores da Band. Luciano do Valle, no final da prova, chegou a dizer que "uma pane seca do Dario agora seria ótimo, não?".

Pelo menos, não interromperam a corrida antes do final.

A classificação da etapa de Richmond:

1. Dario Franchitti/Escócia/Andretti-Green, 250 voltas
2. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi
3. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi
4. Tony Kanaan/Brasil/Andretti-Green
5. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold
6. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti-Green
7. Tomas Scheckter/África do Sul/Vision
8. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal-Lettermann
9. Vitor Meira/Brasil/Panther
10. Ed Carpenter/Estados Unidos/Rahal-Lettermann
11. Helio Castroneves/Brasil/Penske

A próxima etapa da IRL promete muito mais. Será no histórico circuito de Watkins Glen, no próximo domingo.
A grande rival da IRL no automobilismo norte-americano, a ChampCar, fez sua primeira corrida fora dos Estados Unidos. Foi no Canadá, em outra pista de muita história: Mont-Tremblant, onde foram realizados as corridas canadenses da Fórmula 1 em 1968 e 1970.

O Blog esperava mais uma vitória de Sebastien Bourdais. Errei, mas por pouco. Pela primeira vez na temporada, o francês não venceu uma corrida que terminou. Ainda assim, foi segundo, logo atrás do holandês Robert Doornbos, seu grande rival no campeonato este ano.

O holandês venceu pela primeira vez na categoria. Pilotando pela equipe Minardi USA - sim, é o que sobrou da gloriosa escuderia italiana - Doornbos é o maior adversário de Bourdais no campeonato. Os dois estão praticamente empatados.

Procurei em tudo que é lugar a classificação atualizada. Nem o péssimo site da categoria soube me responder. Como não sei quem fez a melhor volta, que vale um ponto, não posso falar quem está na frente. Bourdais e Doornbos podem estar empatados ou o holandês pode ter uma vantagem de um ou dois pontos.

O canal Speed optou por transmitir a corrida na Nascar. A reprise da ChampCar só começou quando a corrida da stock car americana acabou. Uma pena. Perderam a chance de mostrar um bela prova.

Porque, pelo que li, chuva e tempo seco se alternaram na corrida. Doornbos venceu com pouco menos de três segundos de diferença para Bourdais. O único brasileiro da categoria, Bruno Junqueira, da Dale Coyne, abandonou logo na quinta volta.

O azarado do dia foi o pole Tristan Gommendy. O francês não conseguiu sair para a volta de apresentação, e só deu a partida com duas voltas de atraso. Foi o último dos que terminaram, com essa mesma desvantagem que tinha desde o início. Se tivesse largado junto com os outros, teria dado trabalho.

Completaram a corrida:

1. Robert Doornbos/Holanda/Minardi USA, 62 voltas
2. Sebastien Bourdais/França/Newman-Haas-Lanigan
3. Will Power/Austrália/Team Australia
4. Simon Pagenaud/França/Team Australia
5. Justin Wilson/Inglaterra//RSPORTS
6. Neel Jani/Suíça/PKV
7. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan
8. Alex Tagliani/Canadá/RSPORTS
9. Oriol Servia/Espanha/Forsythe
10. Ryan Dalziel/Escócia/Pacific Coast
11. Katherine Legge/Estados Unidos/Dale Coyne
12. Tristan Gommendy/França/PKV

Na próxima corrida do ano, a ChampCar corre nas ruas de Toronto, também no Canadá. Será no
Será no domingo que vem, dia 8.

Fechando o Weekend Update desta semana, voltamos já com Nascar, Fórmula Truck e o temido balanço dos acertos do Blog. Até já!

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver quantas você acertou!

Anônimo disse...

a corrida da irl foi horrível, eu tb não consegui ver toda