quarta-feira, 4 de julho de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem - Número Seis

Nossa lista já chega a sua metade, e a competição vai ficando cada vez mais feroz. Agora, para entrar no ranking, a manobra tem de ser ainda mais difícil, aguerrida, surpreendente ou antológica. Vamos lá, então:

10. Alonso sobre Schumacher - Hungria/2006
9. Villeneuve sobre Schumacher - Portugal/1996
8. Mansell sobre Piquet - Inglaterra/1987
7. Schumacher sobre Raikkonen - Brasil/2006
SEXTA COLOCADA - Juan Pablo Montoya sobre Michael Schumacher, G.P. do Brasil de 2001

Naquele ano de 2001, muito havia se falado sobre a nova revelação do automobilismo mundial, um sul-americano vindo de um país sem a menor tradição no esporte, cujo estilo era a síntese perfeita do termo win or wall.

Depois de se sagrar campeão da extinta Fórmula 3000 e do campeonato da ChampCar, nos Estados Unidos, Juan Pablo Montoya finalmente desembarcava na Fórmula 1. E, ao chegar em Interlagos, corria praticamente em casa.

A Colômbia, é claro, nunca teve a menor infra-estrutura para sediar uma etapa da principal categoria do automobilismo mundial. A corrida no Brasil, portanto, era a melhor oportunidade para os torcedores do país acompanharem seu mais novo ídolo.

As arquibancadas de Interlagos foram invadidas por vários grupos de fãs de Montoya, que não chegavam perto do número de brasileiros presentes mas faziam bastante barulho.

Terceira corrida do ano, Interlagos tinha como franco-favorito o alemão Michael Schumacher. Vencedor das duas primeiras provas da temporada, ele tinha 20 pontos, contra 10 de Rubens Barrichello e David Coulthard, que vinham logo atrás. Grandes personagens daquele ano, Mika Hakkinen tinha só um ponto, Ralf Schumacher, dois, enquanto Montoya ainda estava zerado.

Michael Schumacher era o pole no grid, seguido de seu irmão. Na segunda fila, Hakkinen e Montoya, com Coulthard em quinto e Barrichello em sexto. Na largada, um defeito no controle de tração deixou Mika parado.

Montoya fez uma excelente saída e pulou para segundo. Coulthard, Trulli, Ralf, Frentzen e Barrichello completavam os sete primeiros. O carro de Hakkinen não conseguiu ser retirado a tempo e o safety car foi acionado.

Ele permaneceu apenas uma volta na pista, de modo que a relargada aconteceu já no segundo giro. E foi aí que Montoya executou uma ultrapassagem que entrou para a história da Fórmula 1. Usando sua experiência de largadas lançadas da ChampCar, o colombiano foi para cima de Schumacher.

Quando cruzaram a reta de largada, pareciam um pouco longe um do outro. Pareciam. Não para Juan Pablo. Retardando a freiada até o limite, ele colocou por dentro do alemão. Certamente, Schumacher não estava esperando por essa.

Ao contornarem a primeira perna do "s", os dois estavam lado a lado. Montoya, rápido demais para aquele ponto, dá uma leve consertada, deslizando sobre a Ferrari do alemão. Os dois se tocam e parece que vão sair da pista.

Fazendo o máximo de esforço, porém, Montoya consegue terminar a curva, ganhando a posição. Schumacher, por sua vez, tem de freiar mais uma vez para não cortar o "s". Assim, perde tempo e cede a liderança de vez. De quebra, ainda é quase ultrapassado por Coulthard, que vinha logo atrás.

Manobra perfeita, aguerrida e ousada. Juan Pablo Montoya mostrava seu cartão de visitas ao mundo da Fórmula 1.

Depois da ultrapassagem de Montoya, todo o resto da corrida ficou ofuscado. E olha que aconteceu bastante coisa naquele dia. Apenas alguns segundos após a manobra do colombiano, Barrichello abalroou Ralf por trás, abandonando logo na segunda volta.

Mais tarde, o retardatário Jos Verstappen fez o mesmo com o líder Montoya, que foi obrigado a sair da corrida. Começa a chover e Schumacher, o grande mestre nesse tipo de pista, estava na frente. Entretanto, com o carro acertado para o seco, ele é ultrapassado por Coulthard, em outra ultrapassagem bonita e arriscada, usando a Minardi do brasileiro Tarso Marques.

O escocês venceu, mas a estrela do dia havia sido Montoya. Pela ousadia, pela agressividade que quase chega ao nível da irresponsabilidade e por ter servido como um magnífico cartão de visitas ao mundo da Fórmula 1, Juan Pablo Montoya leva o sexto posto na lista das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos.

O vídeo, a seguir. Não é o melhor sobre a ultrapassagem disponível na Internet, mas é o único que achei com narração em português. Detalhe para a batida de Rubens Barrichello logo a seguir, levando Galvão Bueno ao desespero:

Amanhã continuamos com os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número cinco da nossa lista. Hoje, Schumacher, mais uma vez, foi a vítima. Será esta a última vez em que isso vai acontecer?

8 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe Montoyucho. Essa com certeza não podia ficar fora da lista.

Anônimo disse...

falta ainda aquela do hakkinen em spa, né? coitado do schummy... quanto a ultrapassagem do montoya, vi em casa mesmo mas queria ter estado la em interlagos para ver ao vivo. essa merecia estar na lista foi muito boa.

Anônimo disse...

Olha, tudo muito bonito, mas espero que esteja guardado para esse final algumas maravilhas feitas por Mansell, Senna, Prost, Piquet, Lauda, etc, etc... Abs

Felipão disse...

Grande tópico, Blog!!!

E isso é verdade...

tinha muito colombiano por lá...

Tenho várias fotos aqui que eu tirei lá no final da reta oposta com umas colombianas bem gostosas...

Blog F1 Grand Prix disse...

ahhahahahahaha que pena que o Montoya saiu da Fórmula 1 né Felipão?? Eu também vou sentir falta da galera da Calômbia. Na arquibancada A, onde eu sempre fico, eles faziam muita zona. Era bem engraçado...

Felipe Maciel disse...

Montoya assumiu a ponnnnnnnnnnta
hauhuahhauhuahhauhau
O desespero do Galvão foi impagável.

Pezzolo disse...

grande dia. saudades do montoya. e lembrando que ele tinha feito duas corridas HORRIVEIS na australia e na Malasia, já sendo alvo das piadas do Galvao Bueno.

Pezzolo disse...

alias, já que falaram tanto de villeneuve/hamilton, e o montoya que tambem estreou por equipe grande, a williams? nunca colocaram ele nessa lista dos "fenomenos"