terça-feira, 3 de julho de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos - Número Sete

Continuamos hoje, então, a contagem regressiva das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos. Neste semana, contaremos as de número 7, 6 e 5. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. Alonso sobre Schumacher – Hungria/2006
9. Villeneuve sobre Schumacher – Portugal/1996
8. Mansell sobre Piquet – Inglaterra/1987
SÉTIMA COLOCADAMichael Schumacher sobre Kimi Raikkonen, G.P. do Brasil de 2006

Essa, vi ao vivo. Eu estava lá. E foi inesquecível. Pode não ter sido a mais difícil, muito menos a mais importante para o resultado de um campeonato. Nem contava tanta coisa para aquela própria corrida. Mas o seu valor era maior. Naquele momento, uma lenda das pistas se despedia, num último momento de sublime genialidade.

Michael Schumacher chegou ao Grande Prêmio do Brasil, última etapa da temporada 2006 da Fórmula 1, com exatos dez pontos de desvantagem para o líder na tabela, Fernando Alonso. Só um resultado interessava ao alemão. Ele teria de vencer, e o espanhol não poderia completar entre os oito primeiros.

Para quem acompanhava aquele campeonato desde o início, tratava-se de uma chance remota. Alonso, um mestre da regularidade, não deixaria o título escapar assim tão facilmente. A Schumacher, só restava torcer pela sorte, que tanto o acompanhara na carreira mas que parecia tê-lo abandonado naquela reta final de temporada.

Na corrida anterior, no Japão, o alemão liderava quando uma quebra de motor pôs tudo a perder. Alonso venceu e, com isso, praticamente fechou o campeonato. Para muitos, Schumacher estava no Brasil só para cumprir tabela. Estavam enganados.

O alemão, para variar, teve vários problemas no fim de semana. Um defeito de câmbio o jogou para o décimo lugar no grid. Depois, ao tentar se recuperar na corrida, teve um pneu furado numa disputa com Giancarlo Fisichella.

Quando Schumacher voltou do pit extra, quase uma volta atrás, suas últimas chances de conquistar o campeonato foram perdidas. Mas ele não desistiria assim tão rapidamente. Um a um, ele foi ultrapassando todos os seus concorrentes. E nós, os torcedores das arquibancadas, vibrávamos a cada manobra.

Ao longo da corrida, Kubica (duas vezes), Heidfeld, Barrichello e Fisichella foram só alguns dos superados pelo alemão. E todos na pista e não nos boxes, ao contrário do que dizem seus detratores. Faltavam então, cinco voltas para o fim, e Schumi encostou em Kimi Raikkonen.

Nessa altura, Felipe Massa liderava com grande vantagem e Fernando Alonso era um confortável segundo. Não havia razão - não é mesmo? - para arriscar tudo numa ultrapassagem sem sentido sobre o finlandês. Mas Schumacher foi para cima dele.

Lembro que quando passaram por mim, na arquibancada A da subida dos boxes, pensei na hora "não vai dar, ainda está muito longe". Mas então, lá no finzinho da reta, deu para ver o alemão mudando de trajetória. Toda a torcida se levantou. Será?

Um instante de suspense. E, então, de maneira consagradora, ouve-se o narrador do circuito gritar "SENSACIONAL!", ao mesmo tempo em que o alemão aparece, lá do outro lado, na curva do Sol, na frente de Raikkonen. Genial.

Chegando ao fim da reta, Schumacher puxou para dentro. Kimi foi junto dele, acreditando que o alemão hesitaria. Mas Michael foi mais fundo ainda. Numa manobra arriscada e magnífica, o alemão ganhava o quarto lugar. E fechava com chave de ouro sua brilhante carreira.

Schumacher perdeu o título para Alonso. E daí? Pela garra do alemão naquele dia, por causa da dificuldade e do risco daquela manobra e, principalmente, por representar o último lampejo de genialidade do mais bem-sucedido piloto da história da Fórmula 1, Michael Schumacher leva o sétimo lugar na lista das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos.

No vídeo abaixo, uma coletânea com todas as ultrapassagens de Schumacher naquele dia. Quem disse mesmo que ele só sabia passar pelos boxes? A manobra sobre Raikkonen é, obviamente, a última:


Quem quiser ver só a ultrapassagem sobre Kimi, pode ir nesse vídeo direto:

Continuamos com os 10+ do Blog F1 Grand Prix ao longo desta semana. Amanhã, o número seis. Será que Schumacher estará envolvido de novo?

6 comentários:

Anônimo disse...

e ainda tem gente q diz q o alemaum e uma merdaa

Anônimo disse...

Sensacional. Exatamente como disse o narrador. Não há palavras para descreverem essa manobra. Schumacher é Schumacher, meu amigo. O que ele fez nesse dia foi um absurdo. Queria ter estado lá para ver...

Lucas Vivone disse...

Até eu, até eu q nem de kart entendo, me arrepiei nesse dia
claro q não só com o adeus do mito, mas tb com a vitória do brazuca
abraço gugão

Anônimo disse...

Essa corrida foi um belo resumo da carreira do alemão, muito embora o primeiro lugar lhe fosse mais comum... Abraços e parabéns pelo blog.

Felipão disse...

Tá vendo???

Quem disse que o alemão não ultrapassava???

Felipe Maciel disse...

Excelente escolha!
Espetacular a ultrapassagem!