A corrida de amanhã pode até não ter dono, ainda. Mas as arquibancadas estarão totalmente ao lado de Lewis. Valeu a pena, para o ingleses, esperar todo esse tempo pelo substituto de Nigel Mansell. Pelo que mostrou até aqui, Hamilton tem tudo para ser muito maior do que o seu antecessor.
O Blog, pela segunda vez seguida, parece que vai dar vexame no palpite. Apostei em Felipe Massa. E ele foi o último dos quatro pilotos de ponta. Na França, tinha jogado minhas fichas em Fernando Alonso. Lá, deu no que deu.
A classificação, em Silverstone, começou estranha. Os pilotos da Williams pareciam ter trocado de capacetes. Por uma vez, Alexander Wurz conseguiu ser melhor do que Nico Rosberg. Mais: o alemão não passou da primeira fase, sendo eliminado num decepcionante 17º.
Junto com ele, ficaram Jenson Button, Anthony Davidson, Adrian Sutil, Takuma Sato e Cristijan Albers. Por mais que a Honda tente mostrar evolução, nenhuma grande surpresa por aqui. Só alguns comentários: Sutil, por exemplo, conseguiu tirar uma das Spyker da última fila.
Davidson, por sua vez, vinha em sua última volta rápida quando rodou de forma muito estranha na parte final do circuito. Não foi na entrada nem no meio da curva, mas na saída. Como se o controle de tração tivesse quebrado e o carro estivesse correndo no gelo.
Na segunda fase da classificação, Vitantonio Liuzzi ficou dando seu showzinho particular no início. O italiano foi o único a ir para a pista logo de cara, e a TV não desgrudou dele. Quando os líderes saíram, Raikkonen logo bateu o tempo de Alonso da primeira parte. O espanhol, porém, respondeu e terminou essa fase como o melhor. Massa também virou um tempo próximo.
Lewis, até ali, parecia ser, dos quatro, aquele com menos chance de surpreender. Na segunda fase, ficaram pelo caminho Mark Webber, David Coulthard, Alexander Wurz, Rubens Barrichello, Scott Speed e Vitantonio Liuzzi, respectivamente, os 11º a 16º. Rubinho, apesar de não ter chegado perto da superpole, cumpriu bem o seu papel.
Pela primeira vez no ano, não houve mais de cinco equipes na fase final da classificação. Entre os dez mais rápidos, as duplas da McLaren, Ferrari, Renault, BMW e Toyota - os japoneses mostrando boa evolução.
Na superpole, uma disputa emocionante. Ao terminarem a primeira volta, Alonso era o melhor, seguido de Massa, Raikkonen e Hamilton. Mas tudo mudaria na última tentativa dos quatro. Todos melhoraram. Só que Lewis conseguiu ir além.
Com uma volta tecnicamente perfeita, garantiu a pole, sendo o único a virar abaixo da casa de 1:20. Raikkonen, apesar de ter dado uma pequena espadinha na Woodcote, foi segundo. Alonso teve de se contentar com o terceiro e Massa não passou de quarto.
Robert Kubica parte da terceira fila, ao lado de Ralf Schumacher, cuja grande qualificação acabou ofuscada pelo desempenho sensacional de Hamilton. As Renault de Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella vêm logo depois, com Nick Heidfeld e Jarno Trulli fechando os dez primeiros.
Abaixo, os tempos. Em seguida, os comentários por equipe:
1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.997
2. Kimi Räikkönen/Finlândia/Ferrari, 1:20.099
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:20.147
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.265
5. Robert Kubica/Polônia/BMW Sauber, 1:20.401
6. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:20.516
7. Heikki Kövalainen/Finlândia/Renault, 1:20.721
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:20.775
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW Sauber, 1:20.894
10. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.240
11. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.235
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.329
13. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:20.350
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.364
15. Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:20.515
16. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:20.823
17. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.219
18. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:21.335
19. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:21.448
20. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:22.019
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:22.045
22. Christjan Albers/Holanda/Spyker, 1:22.589
Lewis Hamilton é o principal favorito para a corrida de amanhã. É fácil falar agora. Mas o discurso de Alonso na entrevista coletiva - "vou brigar pela vitória" - indica uma possível tática diferente de combustível. O espanhol, como Kimi na França, deve parar algumas voltas depois.
E o finlandês desperdiçou a sua segunda pole do ano com um pequeno erro na parte final da volta. Mesmo assim, foi superior a Massa. O brasileiro, por sua vez, praticamente perdeu suas chances de vitórias com o decepcionante quarto lugar.
Pela segunda corrida consecutiva, Robert Kubica foi o melhor do resto. Ele sai em quinto, enquanto seu companheiro Nick Heidfeld é apenas o nono. O polonês, desde o seu acidente no Canadá, demonstra evolução como piloto. Já o alemão parece ainda estar sendo prejudicado por problemas nas costas, que lhe renderam a pior posição de largada do ano até aqui.
As Renault foram até o seu limite. A quarta fila é o bastante para a quarta força do campeonato. Como sempre, Heikki Kovalainen e Giancarlos Fisichellla andaram muito juntos. Dessa vez, o finlandês levou a melhor por cinco centésimos de segundo.
Classificação decepcionante para a Williams. "Problemas técnicos" jogaram Nico Rosberg para a 17ª posição. Alexander Wurz ainda fez melhor do que o habitual. Mesmo assim, ficou longe da superpole, em 13º.
A equipe que deu o melhor salto de qualidade, sem dúvida nenhuma, foi a Toyota. Ralf Schumacher mostrou que não está morto e conseguiu um belíssimo sexto tempo. Jarno Trulli, mais uma vez, ficou entre os dez primeiros. Dessa vez, é o último deles.
Os pilotos da Red Bull rasparam a superpole. Mark Webber, uma vez mais, derrotou David Coulthard. Mas o dois estão colados no grid, em 11º e 12º. E, ao que tudo indica, o escocês está mais pesado do que o australiano.
Sem dinheiro para evoluir o carro, a Super Aguri, aos poucos, vai voltando ao fim do grid. Pela segunda corrida seguida, os dois pilotos ficaram na primeira parte. Takuma Sato foi até superado pela Spyker de Adrian Sutil, enquanto Anthony Davidson jogou sua última volta fora ao rodar no trecho final de Silverstone.
Ruim mesmo, porém, é o desempenho da Honda. A equipe japonesa, que anunciou já estar trabalhando no ano que vem, deve considerar 2007 um grande desperdício. Comemorar o 14º de Rubens Barrichello é medíocre. E Jenson Button foi um fraquíssimo 18º. A culpa, precisa-se sublinhar, não é dos pilotos. Eles estão fazendo o máximo possível.
Com a queda de outras equipes, a Toro Rosso conseguiu, pela primeira vez, passar os dois pilotos para a segunda fase da classificação. Scott Speed bateu Vitantonio Liuzzi pela terceira vez em nove corridas. Mesmo com o bom resultado, não há muito o que esperar da sucursal da Red Bull no Grande Prêmio de amanhã.
Para terminar, a Spyker teve motivos para comemorar: seus pilotos não são os dois últimos! Méritos para Adrian Sutil, que conseguiu superar Takuma Sato e largará de uma boa 20ª posição. Cristijan Albers, o reject do ano até aqui, vai sair outra vez de último.
Agora, o Blog dá uma pequena parada e já volta com uma rápida análise da corrida da GP2. Até já!
5 comentários:
Muito boa essa classificação. Achei bastante emocionante.
Amanhã, a corrida também será muito boa!
Vou torcer pelo Felipe Massa, apesar de ele estar largando em quarto só. Vai Massa!
esse hamilton, esse hamilton...
Desconfio do Hamilton leve, deve ser o primeiro do grupo principal a parar. Tomara que o Massa seja o último, senão a coisa vai ficarfeia pro lado dele.
Também tenho uma leve desconfiança do Hamilton um pouco mais leve, pois no trecho de baixa (3o trecho) ele cometeu dois errinhos e mesmo assim garantiu a pole com um décimo de vantagem. Com o Raikkonen aconteceu algo parecido... meteu as duas rodas na terra, destracionou pracaramba, e mesmo assim ficou em segundo.
Esse é o meu chute, mas vai saber...!
[]s
Também desconfio que Lewis esteja leve. Lembrando que Hamilton foi o único dos 4 pilotos de ponta que não conseguiu marcar o tempo de 1:19.300 nos treinos livres...
Marc
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