quarta-feira, 4 de julho de 2007

McLaren excluída do campeonato? Conta outra, vai...

Não se fazem mais espiões como antigamente. Esse aí da foto é Mike Coughlan, acusado de espionagem no caso Ferrari-Nigel Stepney-agora-também-envolvendo-McLaren. Não dá nem para figurante de filme de James Bond, não acham?

Ele é o desenhista-chefe da equipe inglesa. Ou melhor, era. Tão logo descobriu o envolvimento de seu funcionário no suposto caso de espionagem, a McLaren já o afastou de suas atividades. Além disso, o time de Ron Dennis também nega qualquer uso dos dados conseguidos de forma ilícita por Coughlan.

Hoje, a FIA foi convidada a fazer parte das investigações. Uma medida que a própria McLaren tratou de tomar. Bobos, os ingleses não são. Ano retrasado, a turma de Max Mosley já deu chilique num escândalo bem menos notório, que rendeu à B.A.R. duas corridas de suspensão.

Agora, o caso é bem mais grave. Trata-se de uma forte acusação de espionagem industrial. Pelo regulamento da Fórmula 1, a McLaren, se considerada culpada, poderia até ser excluída do campeonato.

Mas é óbvio que isso não vai acontecer. Nem Max Mosley seria corajoso o suficiente para cometer um absurdo como esse. Não há como provar que a McLaren usou os dados da Ferrari. Além disso, a postura correta e energética dos ingleses ao logo afastarem o funcionário acusado depõe a favor da equipe.

Seria correto punir uma equipe toda por uma atitude isolada de um único empregado? Claro que não. Mesmo considerando as maluquices da turma da FIA, é extremamente improvável que a McLaren seja afastada da Fórmula 1.

O caso todo, é bom que se diga, ainda é bem nebuloso. Não dá para afirmar que Mike Coughlan e Nigel Stepney são realmente culpados, pelo menos por enquanto. A partir de agora, o assunto abandona a esfera esportiva e passa à jurídica. Melhor que seja assim.

4 comentários:

Anônimo disse...

que história estraaanha...

Anônimo disse...

não aguento mais essa história também. Tudo que se afasta do esporte me deixa pouco interessado. Vamos torcer para que os culpados, se existierm, sejam processados e punidos.

Felipão disse...

hahahahahhaah

verdade, blog...

E que espião mais bundão...

hahahahahaha

Felipe Maciel disse...

Alguém consegue imaginar o Mosley expulsando a McLaren do campeonato? Nem ele. Esse pessoal é incapaz de tomar uma atitude dessa. Sem chance.