É comum, na categoria máxima do automobilismo, referir-se ao Grande Prêmio da Inglaterra como o início da silly season, época em que rumores e especulações dominam o Paddock da Fórmula 1. Poucos pilotos podem se considerar, até agora, garantidos como titulares no ano que vem. A dança das cadeiras está só começando.
O Blog F1 Grand Prix, então, abre espaço para a sua bola de cristal. Segundo a previsão do escriba que vos fala, os pilotos da Fórmula 1 em 2008 serão:
McLaren
Tarefa ridícula adivinhar a dupla de titulares. Ron Dennis estaria louco se resolvesse trocar um deles.
Titulares do Blog em 2008: Fernando Alonso e Lewis Hamilton
Heikki Kovalainen deve continuar, mas Giancarlo Fisichella tem seu contrato encerrado no fim do ano. Flavio Briatore está ansioso para incluir Nelson Angelo Piquet, e pode sobrar para o italiano. O Blog não só aposta em Nelsinho como também torce para o brasileiro.
Titulares do Blog em 2008: Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet
Ferrari
Outra equipe cuja dupla já está garantida. Massa vem fazendo excelente trabalho e Kimi mostra evolução.
Titulares do Blog em 2008: Felipe Massa e Kimi Raikkonen
Honda
Rubens Barrichello já teve seu contrato renovado e Jenson Button tem um compromisos mais alongado. No futuro, uma surpresa como Marco Andretti pode pintar. Por enquanto, porém, segue a dupla de veteranos.
Titulares do Blog em 2008: Jenson Button e Rubens Barrichello
BMW Sauber
Merecidamente, Nick Heidfeld permanece na equipe no ano que vem. Robert Kubica ainda tem potencial de melhora e é peça importante no time.
Titulares do Blog em 2008: Nick Heidfeld e Robert Kubica
Jarno Trulli continua. O grande enigma é o seu futuro companheiro. Se a equipe japonesa dispensar Ralf Schumacher - que já está sinalizando com uma redução de salário - não há fortes candidatos, até agora, para a segunda vaga. Falou-se em Christian Klien, mas ele não é bom suficiente. Uma opção seria um outro alemão para o lugar de Ralf. O Blog chuta Timo Glock, líder da GP2, cujo contrato de pilotos de testes com a BMW Sauber termina no fim do ano.
Titulares do Blog em 2008: Jarno Trulli e Timo Glock
Red Bull
Segundo rumores preliminares, Vitantonio Liuzzi poderia ser promovido a titular da escuderia principal da empresa de bebidinhas energéticas. Mas Mark Webber ainda está no seu primeiro ano na equipe e David Coulthard vem fazendo, desde 2005, um bom trabalho no time.
Titulares do Blog em 2008: David Coulthard e Mark Webber
Outro foco de dúvidas. Nico Rosberg teve seu nome ligado à Toyota e à Ferrari. Mas, na equipe inglesa, já conquistou seu espaço e teria tempo para crescer como piloto. Seu companheiro em 2008 dificilmente será Alexander Wurz. A Williams poderia colocar um japonês por exigência da Toyota, como Kazuki Nakajima. Mas, no final, deve prevalecer a vontade do time inglês. Uma boa opção seria Giancarlo Fisichella que, segundo os cálculos do Blog, não segue na Renault.
Titulares do Blog em 2008: Nico Rosberg e Giancarlo Fisichella
Toro Rosso
Scott Speed pode deixar a sucursal da Red Bull. Vitantonio Liuzzi, ao contrário, não deve ficar fora da Fórmula 1. Se não for para a equipe principal, fica na Toro Rosso, seguindo a aposta do Blog. O outro piloto pode ser Sebastian Vettel, que viria emprestado da BMW Sauber. Mas a escolha de Sebastien Bourdais me parece mais acertada.
Titulares do Blog em 2008: Vitantonio Liuzzi e Sebastien Bourdais
Cristijan Albers já vai tarde. Adrian Sutil tem contrato até o fim de 2009, e continua com os holandeses. Completando a dupla pode aparecer Giedo van der Garde, o piloto com o sobrenome mais maneiro do mundo do automobilismo. Por ser holandês e ter experiência em testes com a Spyker, Giedo leva a segunda vaga.
Titulares do Blog em 2008: Adrian Sutil e Giedo van der Garde.
Super Aguri
A permanência de Takuma Sato é óbvia. O segundo piloto, porém, também é um incógnita. Anthony Davidson, depois da temporada mediana que vem fazendo, não deve continuar. Entre as opções, estariam, é claro, japoneses como Sakon Yamamoto, que ja correu pelo time em 2006. Mas a escolha, assim como neste ano, pode recair sobre um piloto de testes encostado na sua equipe. Alguém como Christian Klien, por exemplo.
Titulares do Blog em 2008: Takuma Sato e Christian Klien
Vocês não esqueceram dela, não é? Dirigida por David Richards, ex-chefão da Benetton e da B.A.R., a equipe inglesa deve ter um piloto de seu país e outro cedido da McLaren, de onde deverão vir seus chassis. Para o Blog, os escolhidos serão Gary Paffet e Pedro de la Rosa.
Titulares do Blog em 2008: Gary Paffet e Pedro de la Rosa
Depois desse esforço de adivinhação, devo agradecer ao Pezzolo, que me deu, indiretamente, a idéia deste post. No seu blog, ele também tenta montar esse complicado quebra-cabeças da Fórmula 1.
A única certeza que todos nós temos é de que muita água ainda vai rolar na interminável fábrica de boatos que é a Fórmula 1. A silly season, meus amigos, está apenas começando.
7 comentários:
Glock na Toyota? Fisichella na Williams? Viajou um pouco aí hein kkkkk
Concordo com você em muitos aspectos. Mas penso que o Rosberg pode de verdade ir para a Toyota. Se eu fosse ele não continuaria na Williams. Algumas apostas suas até fazem sentido, como o Klien na Super Aguri e Fisichella na Williams. Vamos esperar para ver...
três brasileiros no ano que vem então. Tomara. E no futuro ainda poderemos ter Lucas di Grassi e Bruno Senna. Pena que depois desses dois não vem mais ninguém.
a lista tá muito boa...
eu só trocaria o Fisichella pelo Wurz...
O austríaco deve continuar...
Pode ser que a McLaren só libere o Paffet, pq seria ruim colocar um novo piloto para testes...
Palpites fortes, mas colocar o Físico na Willaims é um chute e tanto.
Quanto à Prodrive, não consigo ver o de la Rosa na equipe, porque seria ruim para ambas as partes. A McLaren perderia um excelente piloto de testes e a Prodrive ganharia um péssimo piloto de corridas.
O Paffety é quase certo que já tá lá.
1- chutar fisico na williams tem logica. antes de ir para a renault, ele quase foi pra williams. foi porque ele nao quis ir que surgiu a vaga para heidfeld/pizzonia, lembram?
2-os pilotos da prodrive nao vão ser esses manés, de jeito nenhum. david richards não é nada bobo.
vai que pinta um Priaulx por lá,...
vei saber...
Postar um comentário