domingo, 1 de julho de 2007

Análise do Grande Prêmio - França/Magny-Cours, 01/07/2007

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen
Desacreditado antes do G.P. da França, Kimi deu a volta por cima e bateu Massa em batalha direta. Venceu como um autêntico substituto de Michael Schumacher. Ainda assim, não foi bem no treino e deixou de fazer a volta mais rápida da corrida.
Nota Final: 9

Felipe Massa
Pole e volta mais rápida. Só faltou a vitória. Que não veio por um erro minúsculo na estratégia do brasileiro. Massa deveria ter diminuído o ritmo na metade de seu segundo trecho para não voltar dos boxes, mais tarde, atrás dos retardatários. Mesmo sem a vitória, fez bela corrida.
Nota Final: 8

Lewis Hamilton
Foi a corrida menos brilhante da sensação da temporada. E ele ainda terminou no podium e na frente de seu companheiro de equipe bi-campeão mundial. No próximo fim de semana, em casa, Hamilton promete uma grande atuação.
Nota Final: 7

Robert Kubica
Para quem quase encontrou a morte apenas algumas semanas atrás, uma exibição heróica e raçuda do polonês. Merecia até mais.
Nota Final: 8

Nick Heidfeld
Com dores nas costas, foi facilmente batido por Kubica. Fez o que podia. O alemão, com o quinto lugar, ainda saiu no lucro.
Nota Final:6

Giancarlo Fisichella
Durante todo o fim de semana, foi superior a Kovalainen e teve uma performance sem erros na corrida. Não se pode esperar muito mais do que isso da parte do italiano
Nota Final:7

Fernando Alonso
Abusou do direito de errar nos treinos e na corrida também deu suas escapadinhas. A sorte também não ajuda. Terá de se superar para bater Hamilton.
Nota Final:6

Jenson Button
Corrida surpreendente e impecável. Em condições de pista seca, poucos apostavam em pontos para a Honda. Button bateu Barrichello facilmente e mereceu o oitavo lugar.
Nota Final:8

Nico Rosberg
Mais uma corrida em que o alemão passa perto da zona de pontuação. Sua colocação abaixo de Wurz no campeonato já começa a incomodar. Precisa melhorar em ritmo de corrida.
Nota Final:6

Ralf Schumacher
Performance burocrática e dentro da média. Não consegue superar Trulli em treinos e na corrida, se evita acidentes, não faz nada de mais.
Nota Final:5

Rubens Barrichello
No treino, perdeu por pouco para Button. Na corrida, porém, o inglês foi repetidamente mais rápido do que o brasileiro. Seu desempenho foi abaixo do esperado.
Nota Final:4

Mark Webber
Nos treinos, bateu Coulthard porque o escocês teve problemas mecânicos. Mas na corrida conseguiu se manter na frente do companheiro. O que não é comum.
Nota Final:5

David Coulthard
Foi prejudicado pelos problemas nos treinos, mas sua corrida foi excessivamente burocrática. Dessa vez, foi inferior a Webber.
Nota Final:4

Alexander Wurz
Foi o último do pelotão intermediário. Ou seja, chegou na sua posição padrão. Se não fosse o podium no Canadá, já poderia estar procurando outro emprego a essa altura.
Nota Final:3

Heikki Kovalainen
Não teve culpa no acidente com Trulli, mas perdeu para Fisichella nos treinos e seu ritmo de corrida foi lento. Mostra evolução, porém, ela ainda não é suficiente.
Nota Final:4

Takuma Sato
Com o carro que tem, fez o máximo possível. Só terá chance de pontuar em situações adversas. Dessa vez, ao menos, não cometeu nenhum erro.
Nota Final:5

Adrian Sutil
Prova a cada corrida que é melhor do que Albers. Mas seu carro não anda. De positivo, assim como Sato, parou de errar.
Nota Final:4

Scott Speed
Merece uma nota boa pelo bom desempenho na sexta e por ter ido bem na classificação. Entrentanto, seu carro é lento e ainda quebra.
Nota Final:6

Cristijan Albers
O reject da corrida. Acelerou nos pits sem autorização de maneira irresponsável e perigosa, levando mecânicos e mangueira de combustível junto. Merecia até punição.
Nota Final:1

Jarno Trulli
Um erro de novato na largada. Chegou na superpole mais uma vez, é verdade, mas o desempenho de sábado não conta pontos para o campeonato.
Nota Final:2

Vitantonio Liuzzi
Uma vítima de Davidson. Apareceu bem na sexta mas na classificação não chegou a passar da primeira degola. É mais um que sofre com o carro que tem em mãos.
Nota Final:3

Anthony Davidson
Fim de semana para esquecer. A Super Aguri e o inglês andaram para trás. Hoje, ao cometer um erro infantil na largada, o inglês levou junto com ele o pobre Liuzzi.
Nota Final:2

Resumindo

O melhor: Kimi Raikkonen
O pior: Cristijan Albers

Análise das equipes:

McLaren-Mercedes
Foram duas quebras ao longo do fim de semana, uma com Hamilton, na sexta, e outra com Alonso, na classificação. A estratégia de três paradas atrapalhou o espanhol, embora não tenha feito diferença para o inglês. Batida pela Ferrari, agora é a McLaren quem precisa reagir.
Cotação: **

Renault
Salvou três pontos com Fisichella e deve permanecer assim, pontuando quase sempre, até o fim do ano. Não tem carro para vencer corridas, mas está sempre entre os primeiros.
Cotação: ***

Ferrari
Foi um G.P. perfeito para a escuderia do cavalinho rampante. Pole, vitória e melhor volta. Agora, porém, os chefões do time precisarão administrar a rivalidade de Kimi e Massa. Ela só tende a crescer a partir desse momento.
Cotação: *****

Honda
Até que enfim, um pontinho! Bem merecido, após o enorme esforço dos japoneses. É longe do que gostariam mas, pelo menos, não são mais o piada do grid.
Cotação: ***

BMW Sauber
Falta um algo mais para lutar por vitórias. O time tem uma ótima dupla de pilotos que, com um carro um pouquinho melhor, incomodariam bastante McLaren e Ferrari.
Cotação: ***


Toyota
O carro é irritantemente mediano. Assim como os pilotos, também. O filme da equipe japonesa parece apenas se repetir, ano após ano.
Cotação: **

Red Bull-Renault
Trata-se da equipe mais irregular da temporada. Em um G.P., estão bem. No próximo, caem de desempenho. Dessa vez, estiveram por baixo.
Cotação: **

Williams-Toyota
Anda bem em treinos, mas não é lá essas coisas em corrida. Nico Rosberg, por todo o esforço, merecia um carro mais competitivo.
Cotação: **

Spyker-Ferrari
A equipe está completamente fora do ritmo das outras equipes. Seus carros são, em média, um segundo e meio mais lentos que o último do resto do pelotão em uma volta. E ainda ficam se enrolando nos pit-stops.
Cotação: *

Toro Rosso-Ferrari
O carro é lento e ainda quebra. Uma pena, mas a equipe está matando a carreira de dois pilotos jovens e promissores.
Cotação: *

Super Aguri-Honda
De longe, o time que experimentou a maior queda desde o G.P. dos Estados Unidos. Seus pilotos ocuparam juntos a penúltima fila do grid. Na corrida, Davidson fez bobagem e Sato não pôde lutar por nada.
Cotação: *

Análise da corrida:

Não foi uma corrida especialmente emocionante. Mas também não foi chata como Barcelona ou Mônaco. Os acidentes da largada, a recuperação de Alonso e o pastelão de Albers foram os melhores momentos de ação. A disputa de Kimi e Massa antes do pit também foi empolgante.
Nível final: Boa.

Análise do campeonato:

Hamilton já abre uma distância superior a uma vitória. Se quiser, já pode começar a administrar a vantagem. Na próxima corrida, porém, corre em casa e vai em busca do triunfo. A Ferrari possui, outra vez, o melhor carro. Promessa de que o campeonato, daqui para a frente, vai ficar bem mais apertado.
Nível final: Bom.

Depois de tudo isso, pode ser que o escriba do Blog, cansado, não poste mais até o fim do dia. Mas nunca se sabe. Hoje - ou amanhã - tem Weekend Update, com tudo o que aconteceu no mundo da velocidade neste fim de semana.

5 comentários:

Anônimo disse...

caraca você tá trabalhando muito cara. Belo Blog!

Anônimo disse...

Concordo com você, Kimi merece 9 mas não 10. Quero ver ele ganhar do Massa nas próximas corridas. E o Albers merece 0. Você deu 1 para ele, foi bonzinho demais rsrsrs.

Anônimo disse...

A corrida foi chata e você coloca que foi boa? Só se for em relação às outras do campeonatao q foram piores ainda.

Speeder76 disse...

Boa análise. bem feita. Já agora, convido-te a dar uma espreitadela aos meus posts de hoje, pois falo em particular do Mr. Albers...

Felipe Maciel disse...

Análise completa, rapa! Nada a acrescentar, muito bom.