sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jean Todt é o novo presidente da FIA

A FIA elegou nesta sexta-feira seu novo presidente.

Sai Max Mosley, entra Jean Todt.

O dirigente francês derrotou com sobras o adversário Ari Vatanen, ex-campeão mundial de rally, e foi eleito com o apoio de mais de 70% dos delegados da entidade.

Todt venceu, o que já era esperado. Mas a folgada vantagem sobre Vatanen, que teve só 25% dos votos, foi até um pouco surpreendente.

O ex-chefão da Ferrari começa seu mandato à frente da FIA com bastante moral. Não será fácil se equilibrar em meio à interminável disputa de poder dentro da entidade.

Ao menos, porém, o início da caminhada de Todt na presidência da FIA promete ser bem mais tranquila do que a gestão de Max Mosley.

Por enquanto, o francês tem o respaldo da maioria absoluta dos delegados. E até das próprias equipes da Fórmula 1 - que, unidas na Fota, divulgaram uma nota respeitosa e educada parabenizando Todt pela vitória na eleição.

Evidente que a Fota preferia ver Vatanen na presidência da FIA. Mas, entre Todt e Mosley, é óbvio que as equipe escolheriam o francês.

Mudanças à vista na entidade? Sim e não.

Todt promete ser um presidente mais, digamos, democrático do que Mosley. Um homem disposto a ouvir mais opiniões antes de tomar uma decisão, por assim dizer.

Mas é ingênuo pensar que a postura histórica da FIA vai mudar só porque o francês chegou ao poder.

A FIA é - e vai continuar a ser - uma autocracia, nada mais do que um clube formado por federações que defendem apenas seus próprios interesses.

Ainda é difícil imaginar, no futuro próximo, uma entidade que funcione pura e somente para o esporte a motor.

Os acordos escusos e as trocas mútuas de acusação devem continuar a fazer parte da rotina da FIA. A briga pelo poder, as disputas políticas, nada disso vai mudar muito com a chegada de Todt.

Apesar disso, a vitória do francês na eleição desta sexta-feira traz um pouco de esperança, como sempre.

Que o esporte prevaleça sobre a política quando regras e contratos forem discutidos. É isso o que todos os fãs do automobilismo desejam ver com Todt.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Isto prova que os homens que mandam agora ainda mandarão por muito tempo...

Ron Groo disse...

Isto prova que os homens que mandam agora ainda mandarão por muito tempo...

DesdeLosPits disse...

Nuevo Blog De Automovilismo. Hablamos del Tc,Tc2000,F1,Formula Truck,Stock Car,Top Race, GP2, Lemans 24 Hs Wtcc Y Mucho Mas!

Avisame Asi te pongo en mis links :D

Saludos!

http://desde-los-pits.blogspot.com/