sábado, 19 de setembro de 2009

E Briatore vai pagar o pato sozinho...

Este Blog até que tentou se manter afastado das discussões acerca do "escândalo de Cingapura", mas é impossível deixar de emitir uma opinião sobre o assunto que dominou o noticiário da Fórmula 1 nas últimas semanas.

Nelsinho Piquet bateu de propósito para favorecer Fernando Alonso, que só venceu o GP de Cingapura de 2008 por causa da ajuda providencial do companheiro de equipe.

Isso é um fato.

Por mais que alguns representantes da FIA e da Renault ainda tentem desqualificar as evidências, já ficou claro que a batida de Nelsinho foi mesmo de propósito.

O que ainda não se sabe é de onde partiu a ideia.

Dentro da Renault, há quatro personagens centrais envolvidos na história: além de Nelsinho e Alonso, o (agora demitido) chefe de equipe Flavio Briatore e o diretor técnico Pat Symonds.

Desses, apenas Alonso pode alegar que não sabia nada da artimanha.

De fato, parece improvável que um bicampeão mundial arrisque sua reputação numa trapaça para vencer uma corrida como outra qualquer. Alonso tinha muito a perder - muito mais do que Nelsinho, Briatore e Symonds.

Apesar disso, o espanhol jamais vai se livrar das suspeitas...

Por outro lado, a participação de Nelsinho, Briatore e Symonds no episódio é inegável. Mas, dos três apenas, o ex-chefe da Renault deve ser punido.

Nelsinho e Symonds, premiados com a "delação premiada" da FIA, não devem sofrer punições da entidade, mas tiveram suas reputações seriamente abaladas.

O piloto brasileiro pode ter estragado sua carreira, enquanto o engenheiro inglês dificilmente voltará a ser considerado uma das mentes brilhantes da Fórmula 1 atual.

Mas o grande perdedor de toda essa história, sem dúvida nenhuma, é Flavio Briatore.

Uma das figuras mais polêmicas e contestadas da F-1 nas últimas décadas, o italiano finalmente será enxotado da categoria - como muito de seus inimigos sonhavam há tempos.

Nesta segunda-feira, dia 21, a FIA vai julgar quem foram os culpados pela trapaça em Cingapura. Nelsinho e Symonds já estão, a princípio, livres de punição. E a Renault também vai escapar ilesa - desde que entregue a cabeça de Briatore aos leões.

Entre o perdão da FIA e a proteção ao dirigente italiano, a Renault não hesitou. Briatore foi demitido de seu cargo e provavelmente sofrerá uma dura punição dos delegados da entidade.

O mais recente escândalo da Fórmula 1 deve terminar com a expulsão de Briatore, que vai pagar o pato sozinho.

Não fosse a motivação política de derrubar Briatore, o escândalo de Cingapura jamais teria vindo à tona. Se dependesse dos dirigentes da categoria, muito melhor seria se o episódio tivesse sido empurrado para debaixo do tapete.

Na Fórmula 1, não existe certo ou errado, e sim o que vale e o que não vale não a pena fazer.

Dessa vez, valia a pena trazer o episódio de Cingapura aos olhos do público, apenas para que os homens mais poderosos da categoria tivessem uma chance de se livrar de Briatore.

E é exatamente isso o vai acontecer.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Pat Symonds vai pagar com ele.

No fundo todos perdemos, nós, o esporte...

Guilherme (RJ) disse...

"Na Fórmula 1, não existe certo ou errado, e sim o que vale e o que não vale não a pena fazer."

Pra quem apenas assiste e torce sempre existirá o certo e o errado. Mas pra quem pilota e compete a 2ª opção é que realmente conta.

Com certeza Cingapura não foi um caso isolado das tramoias do Briatore... excluí-lo apenas da F1, após tantos anos de canalhices saiu até barato pro 'mafioso'...

Abraços!

Porta do autodromo disse...

otimo comentario

Porta do autodromo disse...

so acho que Pat vai pagar junto com ele... em menor grau. Espero que Piquet kamikase fique um bom tempo fora... porque pior de todos é ele...