quinta-feira, 23 de julho de 2009

Palpitão do Grande Prêmio da Hungria

Durante três semanas, a Fórmula 1 curtiu as tradicionais "férias de verão" na Europa, mas agora equipes e pilotos voltam ao batente para o GP da Hungria.

A partir desta sexta, a categoria reencontra um autódromo que é mais conhecido como um "circuito de rua sem as casas". Hungaroring, realmente, tem um traçado extremamente travado e que não permite muitas oportunidades de ultrapassagem.

A corrida deste fim de semena tem tudo para ser, mais uma vez, um duelo particular entre Brawn GP e Red Bull, as duas protagonistas da temporada.

Nos últimos dois "rounds", a equipe das bebidas energéticas levou a melhor. No acumulado do ano, porém, a Brawn mantém uma vantagem confortável.

Na Hungria, a temperatura ambiente é um fator de muita relevância. O provável é que o fim de semana seja bem quente, o que é um ponto a favor da Brawn.

A própria natureza do circuito, formado apenas de curvas de baixa e média velocidade, é outro motivo para deixar a equipe de Button e Rubinho confiante.

Se Brawn e Red Bull tivessem carros num estágio de desenvolvimento semelhante, a aposta natural seria na líder do campeonato.

Mas, pelo que se observou nas últimas corridas, a vantagem da Red Bull não é tão pequena assim.

Mesmo sendo Hungaroring uma pista que teoricamente favorece a Brawn, a aposta do Blog neste fim de semana vai para Sebastian Vettel.

O alemão, derrotado pelo companheiro Mark Webber quando correu em casa, perdeu um pouco de seu status de "gênio prematuro" com o crescimento do australiano.

Na Hungria, Vettel precisa mostrar que é, de fato, o piloto que melhor pode liderar a Red Bull. Aquele que pode, quem sabe, trazer um título para a equipe.

É nele que jogo minhas fichas para a vitória neste fim de semana.

O Blog não aposta em Button, mas não despreza o inglês como fortíssimo candidato ao triunfo em Hungaroring.

Há duas corridas fora do pódio, Button dificilmente vai ficar longe das primeiras posições dessa vez.

Não acho que vai vencer, mas vai estar ali, embolado entre os líderes.

Na Hungria, vale observar com atenção o desempenho da McLaren e, em especial, de Lewis Hamilton.

O campeão andou bem na Alemanha e teria chance até de fazer um pódio, não fosse o erro na largada.

Em Hungaroring, uma pista que minimiza as deficiências da McLaren, Hamilton pode realmente fazer bonito. Não seria surpresa vê-lo batalhando por um pódio e mesmo por uma vitória.

Aí está a aposta para o pódio no domingo: Vettel-Button-Hamilton. O resto você confere logo abaixo:

Vitória: Sebastian Vettel
Pole Position: Sebastian Vettel
Melhor Volta: Lewis Hamilton
Grid aleatório (11º lugar): Nelsinho Piquet
Tempo da pole: 1:19.150
Primeiro abandono: Jaime Alguersuari
Zona de pontuação:
1. Sebastian Vettel
2. Jenson Button
3. Lewis Hamilton
4. Rubens Barrichello
5. Felipe Massa
6. Kimi Raikkonen
7. Nelsinho Piquet
8. Timo Glock

Sétimo lugar para Nelsinho? Sim, ele pode conquistar um resultado assim. E precisa, precisa muito de alguns pontos para aliviar a pressão na Renault...

Oitavo para Glock? Sim, o alemão fez pódio em Hungaroring no ano passado. Parece caso de piloto que simplesmente "casa" com a pista. Dessa vez, a liderança da Toyota está com ele.

Primeiro abandono para Alguersuari? Sim, o espanhol não tem experiência suficiente. Não quero azarar, mas é provável que nem passe da primeira volta...

Os primeiros treinos acontecem às 5h e 9h desta sexta, horário de Brasília.

2 comentários:

Unknown disse...

ah! caramba!!! agora que tá dificil fazer uma aposta!!! a coisa tá muito equilibrada com a RBR subindo e a BRawn baixando

vamos ver... a ver o que qué dá

Unknown disse...

mas as ferias de verão não vão começar agora depois deste gp????
um abraço Etel-Bauru-SP