sábado, 20 de junho de 2009

Vettel é o piloto a ser batido no GP da Inglaterra

Justamente em sua corrida natal, Jenson Button parece que vai falhar.

Neste sábado, o líder do campeonato teve um desempenho muito discreto no treino classificatório para o GP da Inglaterra e larga apenas do sexto lugar. A pole é do alemão Sebastian Vettel.

Pela primeira vez no ano, a Red Bull dá a impressão de ter uma vantagem confortável para os adversários. Vettel, se não fizer bobagem, deve vencer a corrida deste domingo com folga.

Dos dez melhores da classificação, o piloto germânico é o mais pesado. E, mesmo assim, fez a pole com boa distância para os adversários.

O que chegou mais próximo de Vettel foi Rubens Barrichello, que conquistou um bom segundo lugar com o carro da Brawn.

Rubinho finalmente superou Button - e, dessa vez, com autoridade - mas não é o favorito para a vitória amanhã.

Se quiser vencer, Barrichello precisa fazer uma boa largada. Precisa mesmo. Sua única chance é passar Vettel no início e abrir vantagem para fazer o pit stop e retornar à frente do alemão.

Talvez o piloto que mais chances de bater Vettel seja Mark Webber, o outro piloto da Red Bull.

O problema é que o australiano foi atrapalhado por Kimi Raikkonen em sua volta rápida e não passou de terceiro no grid.

"Ele deve ter bebido vodka. Não sei o que ele estava fazendo ali no meio da pista", bradou Webber, muito irritado com Raikkonen.

Agora, paciência. Webber vai largar da segunda fila, mais leve do que Vettel, e dificilmente quebrará, em Silverstone, seu longo tabu de vitórias.

Rápido como sempre aos sábados, Jarno Trulli pôs sua Toyota em quarto e tem tudo para somar mais uns pontinhos.

Surpresa mesmo foi o quinto lugar de Kazuki Nakajima, o melhor resultado da carreira do japonês. Ainda sem pontos no ano, o piloto da Williams deve sair do zero amanhã. Basta não cometer erros.

Logo atrás de Button, num decepcionante sexto, Nico Rosberg alinha do sétimo lugar, também um pouco desapontado.

O "top 10" é completado por Timo Glock, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, três pilotos que devem batalhar para aproveitar as migalhas da zona de pontuação.

Felipe Massa errou no "Q2" e não passou de 11º. O acerto com o carro que sai mais de frente não deu certo dessa vez. Superado por Raikkonen, o vice-campeão mundial não tem muito a esperar da corrida de amanhã.

Outro que também tem baixas expectativas para a prova é Nelsinho Piquet.

Correndo numa pista que conhece muito bem, o brasileiro da Renault ficou apenas em 14º no grid. Não foi tão ruim como em outras ocasiões. Mas, de novo, o resultado foi abaixo do potencial do carro e do piloto.

Ruim mesmo, porém, foi o dia de Adrian Sutil e Lewis Hamilton.

O alemão destruiu o carro por uma falha no freios. Saiu meio tonto, foi levado ao hospital, mas já está liberado para correr.

Com o acidente do alemão, Hamilton perdeu sua última oportunidade de volta rápida e ficou somente em 19º. O xodó da torcida precisa de um milagre para conseguir um bom resultado em casa.

Amanhã, largada para o GP da Inglaterra às 9h de Brasília.

Vettel, na pole, é o piloto a ser batido.

Um comentário:

Guilherme (RJ) disse...

É, Gustavo, sobre o Vettel:

"Se não fizer bobagem, deve vencer..." .
Acredito mesmo na vitória dele. Tem tudo pra fazer boa corrida. Merece muito!

Já sobre o Kazuki:
"Basta não cometer erros."
Aí é mais fácil chover pra cima do que o 'japona' não errar...

A única surpresa do treino foi a colocação do Kazuki mesmo... imagina o perigo que pode ser essa largada com um piloto que não está nada acostumado a conseguir uma posição tão adiantada?!?!?

Abraços!!!