domingo, 7 de junho de 2009

Button passeia e vence mais uma

Deem logo o troféu para o campeão!

Neste domingo, pela sexta vez em sete corridas na temporada, Jenson Button saiu vencedor.

Na Turquia, o dia do inglês foi um verdadeiro passeio. Assim como em Mônaco, Button ainda se deu ao luxo de administrar a vitória nas voltas finais, tirando o pé para poupar o carro.

Foi um triunfo fácil, tranquilo, dominante, absoluto. E facilitado pelo erro bobo de Sebastian Vettel, que cedeu a liderança ao sair ligeiramente da pista já na primeira volta.

O alemão perdeu a ponta para Button. Que, a partir daí, só sairia da liderança durante as rodadas de pit stop.

Mesmo sem o erro de Vettel, Button provavelmente teria vencido da mesma maneira. Em Istambul, repetindo o roteiro da maior parte do ano, o líder do campeonato não teve concorrentes.

Talvez o único piloto que pudesse realmente desafiar Button fosse Rubens Barrichello. Mas o dia do brasileiro foi terrível.

Na sua pior corrida da temporada, Rubinho cometeu erros em sequência e nem completou a corrida. Pela primeira vez no ano, ficou fora da zona de pontuação.

Na largada, um problema estranho, semelhante ao que já havia sofrido na Austrália. Rubinho pula bem, mas o carro engasga ao passar para a segunda marcha e fica pelo caminho.

Resultado: queda para a rabeira do pelotão logo na primeira volta. A partir daí, nada mais deu certo.

Rubinho perdeu a sétima marcha, arriscou uma ultrapassagem sobre Heikki Kovalainen e rodou. Voltou à pista, tentou outra manobra agressiva - agora sobre Sutil - e o resultado também foi desastroso.

Bico destruído, Barrichello caiu para último. Ainda se arrastou pela pista durante um bom tempo antes de abandonar.

Não poderia ter sido pior o domingo de Rubinho. Que agora está a 26 pontos de Button no campeonato, uma diferença muito difícil de ser descontada.

Logo atrás do inglês, os dois pilotos da Red Bull completaram o pódio.

Mark Webber, contrariando seu histórico, vem se dando melhor aos domingos do que aos sábados neste ano.

Mais uma vez, o australiano foi razoável na classificação, mas fez uma corrida muito consistente e terminou em segundo, à frente do companheiro Sebastian Vettel.

A Red Bull é a segunda força da Fórmula 1, mas ainda parece faltar um pouquinho para desafiar a Brawn e Jenson Button. De qualquer maneira, a equipe das bebidas energéticas está no caminho certo.

Destaque também para o ótimo Jarno Trulli, que terminou em quarto com a Toyota.

E para o alemão Nico Rosberg, que conquistou seu melhor resultado da temporada ao levar sua Williams ao quinto lugar.

O dia da Ferrari não foi catastrófico, mas ficou aquém das expectativas.

Felipe Massa, três vezes vencedor na Turquia, não passou de sexto. E Kimi Raikkonen sequer pontuou - terminou em nono.

O desempenho da equipe vermelha não é mais um vexame. Mas a Ferrari não está, hoje, em condições de competir por vitórias.

O polonês Robert Kubica espantou a má fase ao chegar em sétimo e marcar seus primeiros pontos na temporada. Não é nada espetacular, mas já é um começo.

E o alemão Timo Glock completou a zona pontuação com uma performance decente, que lhe rendeu o oitavo posto.

Para a Renault, o dia foi complicado. Largando leve, o bicampeão Fernando Alonso ficou para trás nas paradas de pit stop e não conseguiu mais do que um décimo lugar.

Assim como o espanhol, Nelsinho Piquet também não pontuou. Mas apareceu muito bem numa belíssima ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, já na fase final da prova.

Valia apenas o 16º lugar, mas Nelsinho mostrou raça e coragem. Foi a manobra mais bonita do dia, e uma prova de seu potencial.

A McLaren de Hamilton, por sinal, também teve um dia bastante frustrante. Nem chegou perto da zona de pontuação e provou que, em circuitos com curvas de alta velocidade, não tem a menor chance de conseguir um bom resultado.

Daqui a duas semanas, o GP da Inglaterra é a próxima etapa da temporada 2009.

Quem é o favorito para a vitória? Não é preciso nem dizer.

Correndo em casa, Jenson Button terá uma motivação especial para buscar o primeiro lugar.

E, ao que tudo indica, não deve deixar escapar mais um triunfo.

3 comentários:

André disse...

Que corridaça do Button!! Desse jeito vai acabar mesmo antes da hora. Fico decepcionado com o Rubinho, que não consegue vencer nenhuma corrida neste ano. Estou só esperando para ver qual será a desculpa dele para o problema de marcha que o carro teve na largada. Depois nas ultrapassagens nem culparia muito ele, pois precisava mesmo arriscar, mas ele errou o cálculo nas duas ultrapassagens e o resultado foi péssimo. Também não gostei muito do Massa, chegou em sexto mas acho que tinha chances de fazer mais, como o Trulli por exemplo. E o Nelsinho?? Uma ultrapassagem só não basta, continua tendo que mostrar serviço! Abraços.

Will disse...

Grande corrida do Button, mas o campeonato já está ficando sem graça.
É praticamente uma reprise de 2002...

Guilherme (RJ) disse...

Button só perde pra ele mesmo e como o campeonato já está praticamente decidido vou torcer pra ele quebrar uns recordes do Schumacher numa temporada só... quem diria o Button, hei...

Gustavo, você disse que:

"Não poderia ter sido pior o domingo de Rubinho."
Poderia sim, Gustavo... o Rubinho ia tomar uma volta do Button, mas antes que isso acontecesse saiu de fininho...

"Foi a manobra mais bonita do dia, e uma prova de seu potencial."
Até foi uma bela ultrapassagem, mas daí a provar o seu potencial(!!!) vai uma grande distância.


Abraços!