terça-feira, 30 de setembro de 2008

Troca-troca de brasileiros na Renault?

A notícia do dia é que Nelsinho Piquet corre sério risco de ser substituído na Renault por Lucas di Grassi.

Nada é confirmado ainda, mas parece que a situação de Nelsinho realmente se complicou.

O brasileiro bateu sozinho em Cingapura e teve mais um fim de semana frustrante, passando longe dos pontos. Ao longo da temporada, vem sofrendo principalmente nos treinos classificatórios, quando fica entre os cinco últimos com preocupante regularidade.

Se perder a vaga para Di Grassi, não seria nenhuma surpresa.

Será que Nelsinho não é bom o suficiente para a Fórmula 1? Ou será que as circunstâncias desfavoráveis são suficientes para explicar seu decepcionante ano de estréia?

De fato, Nelsinho foi o piloto que mais cometeu erros ao longo de toda a temporada. Mas alguns fatores - principalmente a presença de Alonso no carro ao lado - complicaram bastante a vida do novato.

Talvez Nelsinho acabe perdendo mesmo a vaga na Renault para Di Grassi.

Sua trajetória na Fórmula 1, porém, ainda pode ser vitoriosa.

Na Alemanha, quando foi segundo, Nelsinho provou que tem potencial para andar entre os líderes, embora tenha contado com muita sorte na ocasião.

Faltam mais consistência, atitude e confiança. Porque a postura de Nelsinho, repetida depois de cada desilusão, é sempre de profundo desânimo.

Tão bem acompanhado pelo pai durante todas as categorias de base, é provável que Nelsinho esteja se sentindo sozinho, sem apoio. Para um novato como ele, que enfrenta um bicampeão na mesma equipe, isso faz diferença.

Se Nelsinho perder o posto na Renault, o consolo é que a vaga vai ficar para Lucas di Grassi, um piloto que parece, no momento, até mais forte do que o Piquet mais novo.

Das jovens promessas do automobilismo mundial, nenhuma merece tanto uma vaga na Fórmula 1 do que Di Grassi.

Pena que seja justamente no lugar de Nelsinho.

Mas, se a Renault optar por Di Grassi para 2009, não será lá uma má decisão.

8 comentários:

Anônimo disse...

Já passou da hora do Nelsinho er fritado... A verdade é que somos influenciados pela mídia e a realidade cruel mostra que nelsinho é um dos piores pilotos da ultima década na f1... Bota o di grassi lá que o moleque vai andar beim!!!!!!

Anônimo disse...

Nelsinho, um abraço! Já vai tarde!

Anônimo disse...

Gustavo,

O Hamilton tb estreou como companheiro do Alonso e o suprerou muitas vezes. Ano passado o Puiquezinho disse que o inglês não era tão bom assim. Agora tem que engolir suas palavras. Consegue ser pior que o Cristian Fitipaldi.

Anônimo disse...

O Nelsinho faz uma temporada sofrível. É fato.

Pode sair da Renault? Talvez, mas seria precipitação da equipe.

Para a Renault basta ter Alonso e pronto. Qualquer outro será coadjuvante.

Acho que ele continua na equipe em 2009 e igual a ele, em termos de colocação e pontuação, estão Glock, Nakajima, Rosberg, Bourdais, Coulthard. O próprio Webber que fez um bom início de campeonato, nas últimas 7 corridas marcou 2 pontos.

O único que está muito bem é o Vettel, mas mesmo assim fez um início muito fraco.

Anônimo disse...

Não acredito na troca, fariam isso pelo terceiro ano seguido? E se o Di Grassi não corresponder? Lá dentro da equipe devem saber bem as condições do novato e se ele tem algum direito a opinião ou o que (vide o acerto dele, que estava bom e foi trocado pela equipe, sem qualquer explicação, na ultima prova)...na minha opinião, ali o que pesa é o fator Alonso, isso sim.

Falando nisso, o Kovalainen o que está fazendo este ano na McLaren? Pra mim, ele é o medíocre da temporada, isso sim...não serviu na Renault e pelo jeito recebe salário pra não atrapalhar e não destruir carros, na McLaren.

Vinicius Galli disse...

Dae meu gostaria que vc desse um a passada no meu blog
http://f1nostalgia.blogspot.com/
vlw vou lhe adicionar nos meus links

Vinicius Galli disse...

Desculpe é nesse
http://formula1stats.blogspot.com/

Anônimo disse...

A formula 1 hj em dia a pressao em cima dos estreantes por parte da impressa é uma coisa terrorista.
Vamos lembrar que a estrea do Kovalein na renault tambem foi decepcionante em relaçao as expectavivas que deram a ele.
Damon Hill e Jack Villeneuve foram pilotos muito longe da copetencia dos seus pais, mas conseguiram ser campeao pq entraram pela porta da frente( willians boa fase).
Dos pilotos da gp2 dessa temporada o DI Grassi sem duvida é quem mais merece uma vaga na f1 2009, mas para renault nao seria a melhor opçao.
Se fosse o Grojean com a mesma performace do Lucas ai sim o Nelsinho correria risco de perder a vaga.
O Nelsinho so sai da renault se assinar com a willians .