domingo, 28 de setembro de 2008

Análise do Grande Prêmio - Cingapura/Marina Bay (28/09/2008)

Análise dos pilotos:

Fernando Alonso. Um piloto como ele não merecia ficar um ano sem vencer. Nota 10
Nico Rosberg. O segundo lugar foi um prêmio para o esforçado alemão. Nota 9
Lewis Hamilton. Dentro das circunstâncias, um excelente resultado. Nota 8
Timo Glock. Já está alcançando Trulli no campeonato. Nota 8
Sebastian Vettel. Parece o único piloto da Toro Rosso na pista. Nota 8
Nick Heidfeld. Longe de ser brilhante, ao menos não cometeu erros. Nota 7
David Coulthard. Quem diria, hein? Corrida consistente e combativa. Nota 7
Kazuki Nakajima. Voltou a pontuar após cinco provas. Nota 7
Jenson Button. Boa atuação do inglês. Ele pilota uma Honda, lembram-se? Nota 8
Heikki Kovalainen. Performance fraca após ser atrapalhado pelo safety car. Nota 4
Robert Kubica. Outro que teve a prova arruinada pelo carro de segurança. Nota 6
Sebastien Bourdais. Vinha em boa fase, mas em Cingapura não se achou. Nota 3
Felipe Massa. Desempenho muito bom, azar terrível, resultado horroroso. Nota 8
Giancarlo Fisichella. Chegou a andar na segunda posição. Nota 7
Kimi Raikkonen. De novo, teve atuação apática e desligada. Nota 3
Jarno Trulli. Ficou a dúvida: o carro quebrou ou ele cansou? Nota 7
Adrian Sutil. Já são nove abandonos na temporada. Número alto demais. Nota 4
Mark Webber. Incrível o azar do australiano, que provavelmente marcaria pontos. Nota 6
Rubens Barrichello. Não dá sorte nem no arremesso de bala-clava. Nota 5
Nelsinho Piquet. Mais um fim de semana para esquecer. Nota 2

Análise das equipes:

McLaren. Lidera o Mundial de Pilotos e Construtores. ****
Ferrari. Está jogando os dois campeonatos fora com erros bobos e indesculpáveis. *
BMW. A queda de performance é clara. Está mais longe de Ferrari e McLaren. **
Renault. Finalmente, a recompensa após uma temporada de várias desilusões. *****
Toyota. Teria pontuado com os dois carros de Trulli não tivesse quebrado. ***
Toro Rosso. Vettel vai levando a equipe nas costas. ***
Red Bull. Somou dois pontos com Coulthard, só que vai perdendo para a Toro. **
Williams. Pela primeira vez em muito tempo, disputou a vitória de um GP. ****
Honda. Dessa vez, esteve num nível decente. Mas apenas raspou os pontos. **
Force India. Andou várias voltas em segundo com Fisichella. **

Análise da corrida:

Quem disse que não dava para passar em Cingapura? Rosberg, Alonso, Hamilton e Glock realizaram, todos, algumas belas manobras. É difícil ultrapassar, mas não mais do que em Barcelona, Hungaroging e Valência, por exemplo. A prova de Cingapura teve emoção "artificial" por causa do safety car, é verdade, mas valeu a pena acordar para assistir.
Nível da corrida: Muito boa

Análise do campeonato:

Hamilton abriu pequena vantagem, mas nada está definido. Com duas dobradinhas da Ferrari, Massa recupera a liderança. No ano passado, Raikkonen estava em situação muito pior e levou o título. Ou seja: Massa ainda tem boas chances. A partir de agora, porém, o favorito é Hamilton
Nível do campeonato: Muito bom

Balanço dos Palpites:

Pole: Lewis Hamilton. Perdeu para Massa por seis décimos
Vitória: Lewis Hamilton. Ao menos salvou um pódio
Decepção do GP: Red Bull. Coulthard salvou a honra da casa. Em Cingapura, ninguém foi pior do que a Ferrari
Primeiro abandono: Kazuki Nakajima. Nelsinho já está virando barbada nessa categoria...
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton. O melhor entre os favoritos, ao menos
2. Felipe Massa. Se não fosse o safety car, quem sabe...
3. Robert Kubica. Dificilmente terminaria no pódio mesmo
4. Kimi Raikkonen. Seria o quinto se não batesse no fim
5. Fernando Alonso. Quinto nada. O bicampeão fez muito mais
6. Heikki Kovalainen. Nem aos pontos o finlandês chegou
7. Sebastian Vettel. Continua superando as expectativas
8. Jarno Trulli. Seria o sexto, mas quebrou no fim
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)
Hungria - Vencedor: Heikki Kovalainen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bélgica - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (18º)
Itália - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Felipe Massa (sexto)
Cingapura - Vencedor: Fernando Alonso. Palpite: Lewis Hamilton (terceiro)

Já estou há cinco GPs sem acertar o vencedor, mas é bom ressaltar que os ganhadores das últimas duas provas foram grandes zebras. De qualquer maneira, o Blog vai dando vexame nos palpites corrida após corrida. Em Cingapura, nenhum acerto de relevância...
Nível dos palpites: Ruim.
Placar da temporada: Quatro acertos em 15 possíveis

Por hoje, é só. Até a próxima!

16 comentários:

Jota disse...

Quando esse ótimo blog vai mudar de layout?
Vamos, Gustavo, não é tão difícil assim!
Abraços.

Anônimo disse...

"Nível dos palpites: Ruim."?

Correção:

Nível dos palpites: Desastroso!

Fabio disse...

"Não dá sorte nem no arremesso de bala-clava"

Boa, Gustavo.

Quase saí correndo aqui de casa pra tirar aquela mangueira de combustível do carro do Massa. Acho que chegava antes.

Não acho que o Nelsinho vá conseguir esquecer esse fds.

Abraço
Fabio

Anônimo disse...

Sua nota 8 para o Felipe eh incrivel!!!!

Anônimo disse...

Massa perdeu 30 pontos neste campeonato por erros da Ferrari ( Monaco,Canadá,Hungria,Cingapura). Há.. mas ele tb errou(Inglaterra, Malasia)? Sim... O Hamilton tb errou no Canadá e na Bélgica.
O Massa estaria 23 pontos a frente do inglês. E o Kimi? Esse sim deveria ser demitido da Ferrari.
Pode parecer maluquice, mas acredito na possibilidade da Ferrari dar ordens pro Kimi se enroscar com Hamilton (que lhe deve no mínimo uma, após o GP do Canadá e a cortada de chincane na Bélgica).Pra uma equipe que já fez o fez na era Dick Vigarista tudo é possivel.Pq só assim conseguirão de fato fazer halgo mais pra recolocar Massa de volta na briga de igual pra igual pelo título!
A MacLaren não permitirá que Hamilton cometa erros como em 2007.
Fica uma pergunta: Qual é pior 2º piloto, Kimi ou Kovalainen?

Anônimo disse...

Ao ver o sinal verde, Felipe Massa acelerou e arrancou a mangueira de combustível. Parou no final do Pit Lane, aguardando o socorro de sua equipe. Foram intermináveis 86 segundos (1 minuto e 26 segundos).

O olhar de Felipe diz tudo:
http://youtube.com/watch?v=1-JuiJOOEI0

#86

Anônimo disse...

A maldição do Botão - Parte I - China 2007 - "O Início do Fim" para Lewis Hamilton.

A Maldição do Botão - Parte II (O Retorno) - Cingapura 2008 - "A Espera de um Milagre" para Felipe Massa.

Malditos Botões!!!

Bravo, Bravo, Bravo Alonso!!!

Anônimo disse...

ôpa... A Maldição do Botão - Parte I aconteceu no Brasil. Na China foi atolamento na brita na entrada dos boxes.

Resta saber de onde virá o próximo erro e aonde acontecerá!

Abraços!

Anônimo disse...

Nao vejo porque tanta bravata com essa vitoriazinha do Alonso.Merito,nenhum.Caiu no colo.O cara nao chegaria nem entre os 10 primeiros se nao eh o Safety Car.Quando o Nelsinho foi SEGUNDO na Alemanha,o proprio Alonso desvalorisou tanto.Corrida,fora a do Massa,que foi sensacional ateh a c@g@d@,fez o Hamilton,que caiu la para a cozinha e veio parar em TERCEIRO,porque quiz pois dava para vir mais!!!.Sds.Dado Andrade.

GiglioF1 disse...

Gustavo,

10 pro alonso acho que foi jogar pra torcida...vamos com 8 também...
Abraco!

Anônimo disse...

Peraí Dado... a vitória não caiu no colo do Alonso.

Não teve tempestade, nem pista molhada, nem várias batidas.

Largaram 20 carros e chegaram 14. Todos da elite completaram a prova, com exceção do Kimi, que só bateu já perto do final.

Alonso foi arrojado na largada e andou forte o tempo todo. Fez uma estratégia diferente que acabou dando certo, mas isso foi na volta 12. No decorrer da prova manteve-se equilibrado e soube tirar o máximo do bom rendimento da Renault, abrindo grande distância, até mesmo voltar em 1° depois do último pit.

Mesmo depois da 2ª bandeira amarela manteve total domínio da corrida.

Alonso fez por onde, da mesma forma que o Rosberg.

Abraço!

Anônimo disse...

Foi sensacional ver o Alonso esquiando nas zebras quando a equipe mandou ele pisar fundo.

Anônimo disse...

GUILHERME. Nao eh pera aih Dado.Veja oque o proprio Alonso declarou quando caiu em si.Foi ele quem disse que nao fora o Safety-Car nao estaria entre os 12.Eu fui ateh bondoso.Ta na cara que o homem eh fora de serie,mas quero ver ele fazer o que fazia o Shumacher sem Ros Brown,sem Jean Todd & cia quando sentar na Ferrari.Eu acho ele mais chato e prepotente do que Fenomeno.A se confirmar o novo boato de que o Massa esta de saco cheio com Ferrari e jah teria recebido baita proposta para guiar Renault,sera um sarro o Alonso dancar.Abs Dado Andrade.Eu quero eh ver o circo pegar fogo!!!!

Anônimo disse...

GOSTARIA DE OUVIR A OPINIAO DA GALRA AQUI.
SE VCS ESTIVESSEM NO LUGAR DO LUCA DI MONTEMOLO, ALGUEM MANDARIA O RAIOKONENN BOTAR O HAMILTON PRA FORA DA PISTA NA PORRADA, EM UMA DAS 3 ULTIMAS CORRIDAS COMO SE FOSSE UM ACIDENTE DE CORRIDA?
SO LEMBRANDO QUE O MAIOR RETORNO DE MIDIA É O CAMPEAO DE PILOTOS E NAO O DE CONSTRUTURES.

Leandrus disse...

Eu concordo com o Guilherme. Acho que a corrida do Alonso foi muito boa; teve sorte, claro, mas guiou muito bem na pista. E se o próprio disse que não chegaria nem 12º, acho que ele exagerou. O carro dele estava bom, o que lhe permitiria competir com os outros pilotos na pista, ele não tinha uma estratégia ruim e pelo menos chegaria nos pontos se não tivesse todos os contratempos do SC.

Ateh!

Anônimo disse...

GAVIAO BOEMIO.Voce colocou o dedo na ferida.Respondo sua pergunta na boa.Eu mandaria sim e caso nao fosse atendido mandava o cara para a rua POR JUSTA CAUSA.Abs.Dado Andrade.