Hora de recuperar o terreno perdido. Após quinze dias sem atualizações, o Blog precisa dar um rápido giro pelas notícias das últimas semanas. Sem perder tempo, vamos lá:
Menos de setenta dias para o G.P. da Austrália e, nesse momento, a expectativa geral é pelas apresentações dos carros de 2008. Algumas equipes, porém, ainda nem confirmaram seus pilotos para a próxima temporada. No caso da Super Aguri, a tendência é que Takuma Sato e Anthony Davidson continuem, como a FIA adiantou anteontem ao liberar a numeração das equipes para este ano.
Na lista da entidade, Sato e Davidson constam como os números 18 e 19, respectivamente. Apenas algumas horas depois, entretanto, a Super Aguri veio a público negar o acerto com qualquer um dos dois, reiterando que "as negociações ainda não foram concluídas". De acordo com o site Autosport, a confirmação de Sato e Davidson depende somente da definição de algumas pendências com os patrocinadores da Aguri.
Ao mesmo tempo, a Force India marcou para o dia 11 de janeiro o anúncio de sua dupla para 2008. Adrian Sutil já tem a sua vaga garantida, enquanto Giancarlo Fisichella é o franco favorito para o outro cockpit do time indiano. Por sua vez, Ralf Schumacher não tem mais chances na disputa, tendo confirmado no último dia 2 que vai tirar um ano sabático. No cenário atual, porém, o mais provável é que o alemão jamais volte a competir na Fórmula 1.
Inimigos íntimos em 2007, Lewis Hamilton e Fernando Alonso já estão concentrado para a próxima temporada. O inglês chegou a declarar à imprensa, no fim de dezembro, ter garantido o posto de piloto número 1 da McLaren. Mas a opinião da maioria dos especialistas é diferente: ao que tudo indica, Heikki Kovalainen deve dar muito trabalho.
Por outro lado, Alonso é sem dúvida o preferido da Renault. Mesmo se Nelsinho Piquet incomodar, o espanhol vai continuar sendo a referência na equipe francesa. A ligação de Alonso com a Renault, porém, não deve ser muito longa: falando à Sport Bild, o bicampeão admitiu hoje que uma cláusula no seu contrato já o libera no fim deste ano para conversar com outros times. Isso, é claro, se a Renault não der o esperado salto de qualidade em 2008.
Nos bastidores, duas notícias agitaram a Fórmula 1. Primeiro, a FIA anunciou pequenas mudanças no formato do treino de classificação, que ficou mais ecologicamente viável. Agora, o primeiro trecho vai durar vinte minutos, o segundo continua com quinze e a superpole fica limitada a dez minutos. Assim, é esperado que o período de queima de combustível, na parte decisiva do treino, seja eliminado.
Além disso, a Honda sugeriu um controle nos custos das equipes. Em entrevista ao Autosport, o diretor da escuderia japonesa, Ross Brawn, argumentou que a medida poderia equilibrar as equipes e encerrar os gastos excessivas que tanto atormentam a FIA. O problema é que a introdução de um teto no orçamento fere o princípio da livre competição entre os times. Considerando a tradição da Fórmula 1, é difícil que a idéia evolua rapidamente.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, é necessário atualizar o calendário de apresentações dos novos carros da categoria. Nessa altura, apenas três equipes ainda não confirmaram suas datas, e apenas uma - a Williams - não vai fazer uma festa de lançamento. O calendário está logo abaixo:
06 de janeiro - Apresentação do Ferrari F-2008, em Maranello (Itália)
07 de janeiro - Apresentação do McLaren MP4/23, em Stuttgart (Alemanha)
10 de janeiro - Apresentação do Toyota TF108, em Colônia (Alemanha)
14 de janeiro - Apresentação do BMW F1.08, em Munique (Alemanha)
16 de janeiro - Apresentação do Red Bull RB4, em Jerez (Espanha)
29 de janeiro - Apresentação do Honda RA108, em Brackley (Inglaterra)
31 de janeiro - Apresentação do Renault RS208, em Paris (França)
A Williams não vai fazer festa de apresentação para o novo FW30. Até agora, Toro Rosso, Super Aguri e Force India ainda não anunciaram suas datas. O time indiano, porém, já adiantou que o lançamento do seu novo carro será feito em Nova Délhi.
Das demais categorias do automobilismo mundial, poucas novidades. Na MotoGP, por exemplo, a notícia mais interessante foi uma entrevista que o campeão Casey Stoner concedeu à revista Motor Cycle News. Sobre um suposto interesse em competir na Fórmula 1, o australiano foi claro: "Não, não estou pronto para esse desafio. Minha quilometragem com carros de corrida é quase nula!". Pelo visto, a má experiência de Valentino Rossi com a Ferrari serviu de lição...
Enquanto isso, o presidente da A1GP, Tony Teixeira, conversou com o jornal Gazzeta dello Sport e negou qualquer atrito com Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1. De acordo com Teixeira, Ecclestone teria até apoiado o acordo entre a A1GP e a Ferrari, que rendeu à escuderia vermelha o direito de ser a fornecedora única de chassis para a categoria.
Ao que parece, portanto, a A1GP parece livre da "perseguição" de Ecclestone. Mas nem tudo são boas notícias para a "Copa do Mundo do Automobilismo": dois terremotos de 5,5 e 5,6 graus na escala Ritcher atingiram áreas próximas a Taupo, onde seria realizada a próxima rodada dupla do campeonato, entre os dias 18 e 20 de janeiro. De acordo com o diretor do circuito neo-zelandês, uma inspeção na pista vai determinar se a etapa vai precisar ou não ser adiada. A princípio, os danos não foram tão significativos.
Por fim, vale registrar o falecimento do ex-piloto Jimmy Stewart, que morreu ontem na Escócia. Sua carreira na Fórmula 1 foi curta: apenas uma largada, com um carro da Cooper, no G.P. da Inglaterra de 1953. Seu mérito principal, entretanto, foi ter despertado no irmão mais novo o interesse pelas corridas. Quem era o caçula? Um certo Jackie Stewart, tricampeão mundial em 1969, 1971 e 1973.
Segundo informações divulgadas pela família, Jimmy Stewart vai ser sepultado no próximo dia 8. Ele tinha 76 anos.
Apesar de tudo, a notícia mais triste dos últimos dias foi o radical e chocante cancelamento do Rally Dacar, programado para começar hoje. Ameaçada de terrorismo, a competição deste ano foi abandonada pelos organizadores, que seguiram conselhos do governo francês. Segundo informações extra-oficiais, um grupo ligado à Al-Qaeda planejava atacar a caravana do Rally na Mauritânia, onde seriam realizadas cerca de metade das especiais do Dacar.
Disputado desde 1979, o evento - principal competição off-road do planeta - vai deixar de acontecer pela primeira vez na história. Agora, o próprio futuro do Dacar está comprometido. Segundo o site GPUpdate.net, nenhuma seguradora se dispôs a cobrir os prejuízos do cancelamento, que podem chegar a 50 milhões de dólares. A realização do Dacar em 2009, desde já, está ameaçada.
Compreensivelmente, equipes e pilotos ficaram perplexos com a atitude da organização, embora a maioria tenha apoiado a medida dos dirigentes. Principais montadoras envolvidas no Dacar, Volkswagem e Mitsubishi tiveram reações distintas. Enquanto a fábrica alemã declarou respeitar totalmente a decisão da direção, os japoneses ressaltaram a vontade de continuar investindo no esporte.
Nesse momento, o futuro do Dacar é uma total incógnita. Cogita-se, inclusive, levar a competição para outros locais, como Rússia, Chile, Argentina e até Brasil. Por enquanto, porém, o impacto pelo cancelamento da edição 2008 ainda não foi superado. Apesar de acertada, a decisão dos dirigentes abre um precedente perigoso. As competições esportivas, infelizmente, não estão livres da instabilidade política do planeta.
O cancelamento do Rally Dacar foi um duríssimo golpe não só para o automobilismo, mas para o esporte como um tudo.
O primeiro "vídeo do dia" de 2008 é uma cortesia do Blog. Durante as últimas semanas, passei um tempo editando imagens para relembrar listas antigas da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Começamos hoje com "As Dez Melhores Manobras de Ultrapassagem da História". Mesmo para quem lembra da ordem, vale a conferida:
Neste domingo, o Blog volta comentando o lançamento do novo carro da Ferrari - o F2008 - e as demais notícias do dia. Até amanhã!
Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/
12 comentários:
Gustavo, ficou muito boa a edição das ultrapassagens, parabéns! Pelo visto o blog não perdeu a boa forma em 2008, continue nesse ritmo!!!!!
É uma pena que a Williams não festeje o carro novo, mas se o desempenho melhorar, está ótimo, é o que vale.
Muitas novidades para os próximos dias hein Gustavo? É Ferrari pra cá, McLaren pra lá, BMW aqui, Williams acolá... Pelo menos algo de novo no circo da F-1, que anda meio morno, como de praxe nessa época do ano!
Quanto ao Dacar, foi de fato uma decisão surpreendente, embora a julgue como sendo sensata. Não é de hoje que o Rali é vítima da violência de quadrilhas e afins, portanto acho que foi uma escolha acertada.
Sem contar que, como diz certo jornalista que conheço bem, o Dacar não passa "de uma corrida de carros", nada além disso. Existem coisas mais importantes na vida, não é mesmo?
E por falar em máquinas, tem um superesportivo acelerando lá no Motor Haus. Vale a pena conferir!
Abraço!
Triste o cancelamento do Rally Dacar, porém melhor fazer isso do que colocar mais ainda a vida dos pilotos em risco
Ateh!
Cara eu também to voltando de féria e ja fui pego com o cancelamento do Dakar... Escrevi lá..
E tem mais... Acertei menos de um por cento do seu desafio... Não mandei nada pois sabia que ia passar uma vergonha danada. Fico imaginando o Felipe Maciel me sacaneando no msn porque errei tudo.
E ai pronto pra Radio?
oparabens pelo video vou postar la no plog do pezolo.
e acompanhe minhas aventuras aqui em helsinki, congelando na terra do raikkonen
E aí, Gustavo...
Retornando das férias de baterias recarregadas??? Espero que sim!
Notícia triste essa do cancelamento do Rali Dacar, hein...
Uma tradição que se renovava a cada ano, ressaltando o espírito não só competitivo, mas aventureiro e de congraçamento de pilotos, equipes, habitantes das regiões visitadas, enfim, um enorme aparato envolvido que foi dilacerado por esse fantasma inescrupuloso chamado terrorismo.
Fácil falar daqui, sentado na tela do computador, mas o esporte ou qualquer atividade pública ou privada não deveria se curvar ao terrorismo, pois o medo é o principal alimento de que necessita para sobreviver e crescer.
Uma pena mesmo!
Grande Abraço e parabéns atrasado pelo aniversário.
PS: Nem ousei enviar minhas respostas ao Desafio... já imaginas o motivo... hehehehe ... sou um fracasso nisso.
Gustavo,
O vídeo é excelente!
Quando chegou a ultrapassagem nº 3, já desconfiava que a de Piquet sobre Senna seria a nº 1. E, de fato, é a mais famosa.
Um abraço.
O vídeo ficou excelente!
Triste o cancelamento do Dacar, é uma decisão acertada sim, mas não se pode deixar de perceber que é um precedente perigoso, que põe em risco o futuro do próprio rali na forma "tradicional".
Desagrada a mim o formato da "superpole", deveriam, os carros, poder fazer essa parte do treino com o tanque vazio, é patético, pelo menos a mim, ver que os melhores tempos aparecem no Q2 e não valem de nada, praticamente.
Gustavo,
Como os demais gostei do vídeo! Eu fico vendo essa ultrapassagem do Piquet no Senna... é inacreditável. Alucinante.
Abraço!
Amigos,
Obrigado pelos elogios vídeo! Ainda vou postas outros três nos próximos dias, fiquem espertos!
Grande abraço a todos,
Gustavo Coelho
com relação ao Dakar.... foi uma decisão justa, mas na hora que eu fiquei sabendo eu fiquei pasmo, eu tava por fora... foi muito inesperado e surpreendente.
Postar um comentário