segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Temporada de boatos prestes a ser encerrada

A dança das cadeiras da Fórmula 1 já está muito perto do final. Nesta segunda, a equipe ART da GP2 anunciou a contratação do italiano Luca Filippi, que vinha sendo fortemente cogitado para uma das vagas da Super Aguri. Com a definição de Filippi, fica quase certo que a pequena equipe japonesa vai mesmo manter Takuma Sato e Anthony Davidson como titulares, encerrando um dos últimos mistérios da chamada "temporada de boatos".

Além da futura dupla da Super Aguri, o único outro ponto de interrogação é a Force India, que também não confirmou ainda seus pilotos para 2008. O time indiano, porém, tem tudo para continuar com Adrian Sutil, enquanto Giancarlo Fisichella é o favorito para a segunda vaga. Correndo por fora, Christian Klien também pode assinar com a Force India, mas suas chances se reduziram bastante nos últimos dias.

No cenário atual, a tendência é que a Super Aguri ainda demore um tempo para confirmar seus pilotos da temporada 2008, embora eles já estejam praticamente definidos. Por sua vez, a Force India prometeu tomar uma decisão até o natal. Já para os próximos dias, portanto, é esperado um anúncio oficial por parte da equipe estreante.

Empresário e sócio de Giancarlo Fisichella, Enrico Zanarini declarou hoje em comunicado distribuído à imprensa que a única vontade do veterano é mesmo assinar com a Force India para 2008. "Já visitei a fábrica da equipe duas vezes, e Fisico outras duas. Agora é o momento para que a Force India tome sua decisão final. Não temos problemas em esperar até o anúncio", disse Zanarini.

Com as vagas da Fórmula 1 praticamente fechadas para 2008, uma série de pilotos já começa a se preparar visando no ano de 2009. O indiano Narain Karthikeyan, ex-titular da Jordan, é um deles. Falando ao jornal DNA India, ele tentou fazer seu marketing pessoal: "Quero volta à Fórmula 1 para provar o meu valor. Mereço outra chance", disse "Kart". Agora, resta saber se a Force India estaria disposta a abrir uma vaga para ele no médio prazo. Não seria surpresa alguma...

Enquanto uns lutam para entrar, outros já planejam o momento da saída. David Coulthard, por exemplo, admitiu hoje já estar pensando no que fazer após abandonar a Fórmula 1. "Competir nos Estados Unidos é complicado, porque exige total comprometimento. Mas eu certamente vou considerar essa opção. Se eu posso correr 38 etapas por ano na Nascar? Bem, andando só de jatinho particular não é difícil!", brincou Coulthard.

Será que vem aí um duelo entre "DC" e o homem que tirou sua eterna vaga na McLaren, Juan Pablo Montoya? A conferir...


Com suas duplas já confirmadas para a próxima temporada, as equipes de ponta estão totalmente concentradas no desenvolvimento de seus modelos 2008. O próximo carro da Ferrari, por exemplo, deve incorporar uma série de mudanças aerodinâmicas, que devem tornar o F-2008 "completamente diferente" ao F-2007. Ao menos é isso o que garantiu o diretor-técnico da equipe vermelha, Aldo Costa, em entrevista ao Gazzeta dello Sport.

Outra novidade na Ferrari é que Michael Schumacher deve continuar apenas como assessor especial do time em 2008, segundo revelou em entrevista ao canal Sky News. Uma volta às pistas como titular, porém, está totalmente descartada pelo alemão. De forma contrária, o principal dirigente da McLaren, Ron Dennis, garantiu ontem ao diário News of the Wolrd que não pretende se aposentar tão cedo.

"Tem gente que quer ver a minha saída, mas isso não vai acontecer. Não seria o melhor para a McLaren", disse Dennis. O time prateado, aliás, vive uma fase de relativa paz nesse momento. Recém-contrato pela equipe, Heikki Kovalainen assegurou ao site Autosport: "Não vou criar problemas com a McLaren". Vale registrar que, falando à rede BBC, o pai de Lewis Hamilton fez questão de elogiar bastante a contratação do finlandês: "Tenho certeza de que Lewis e Heikki vão se dar muito bem".

Na Renault, Fernando Alonso já sabe a data de sua reestréia com a equipe francesa: 14 de janeiro, durante os testes coletivos de Jerez de la Frontera. Nos mesmos ensaios, Nelson Angelo Piquet também deve experimentar o novo carro da Renault. Em entrevista à imprensa espanhola, Nelsinho mostrou-se bem entrosado com Alonso, ao menos no discurso: "Na minha opinião, a McLaren claramente favoreceu Hamilton na última temporada".

Estaria Nelsinho tentando ganhar a simpatia de Alonso ou falando a mais pura verdade? Essa é difícil de responder...


A Finlândia, realmente, vive uma fase dourada no esporte a motor. Se não bastasse a presença de Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen em equipes de ponta da Fórmula 1, o país nórdico também vai emplacar a dupla de pilotos do time oficial da Ford no Mundial de Rally. Nesta segunda, a montadora americana anunciou Jari-Matti Latvala (à esquerda) - a grande revelação de 2007 - como novo companheiro de Mikko Hirvonen para a próxima temporada.

Latvala será o substituto de outro finlandês, por sinal: o bicampeão Marcus Grönholm, que está se aposentando. Em 2007, correndo pela equipe-satélite da Ford, Latvala conquistou resultados bastante expressivos, por vezes até superando os pilotos do time oficial. No fim do ano, ele fechou numa boa oitava colocação no campeonato, tornando-se a escolha óbvia da Ford para o lugar de Grönholm.

No mundo do motociclismo, o Brasil recebeu uma excelente notícia no último domingo. Para quem achava que a aposentadoria de Alexandre Barros riscaria o país do mapa, está aí a resposta: o garoto Eric Granado (à direita), de apenas 11 anos, venceu ontem o Mundial Infantil de moto na categoria 70cc. O campeonato foi disputado em Valência, na Espanha.

Largando da pole position, Eric superou o espanhol Jorge Martinez, o italiano Marco Antonelli e outros 98 competidores para conquistar a vitória com autoridade. Mais tarde, o paranaense Diego Faustino, de 13 anos, foi o 33º na categoria 250cc, que contou com noventa participantes. Se conseguirem apoio e sucesso, os dois já poderiam estrear nas 250cc do Mundial de Motovelocidade em pouco tempo, assim que chegassem à idade mínima de 15 anos.

Alexandre Barros, pelo visto, pode ter sim alguns sucessores...


O vídeo do dia mostram cenas da finalíssima da Corrida dos Campeões, disputada no último domingo. Na decisão, o sueco Mattias Ekström - bicampeão da DTM - venceu a melhor-de-três baterias contra ninguém menos do que Michael Schumacher. As imagens a seguir não incluem o primeiro confronto - vencido por Ekström - mas retratam o triunfo de Schumi no segundo duelo e a consagração de Ekström na bateria-desempate:


Antes que eu me esqueça: esse vídeo foi uma dica do Kohara, do ótimo Bestlap

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número um da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do automobilismo. Até amanhã!

Crédito das fotos:

4 comentários:

Anônimo disse...

E dá-lhe Fisico na F-1. Quando esse cara vai se tocar e voltar pra casa rs? Brincadeira, entendo como ele é importante pra FI, mas a equipe vai continuar lá atrás se continuar com piloto apenas desse nível. Sobre a SA: Davison/Sato é uma boa dupla, e nada demais. Continuar assim também da mesma maneira não vai levar a nadica de nada. Nas equipes grandes não dá para falar muita coisa, é só esperar mesmo os testes pra ver como cada uma está. Sobre o Latvala: pelo que acompanhei do WRC (muito pelo seu blog!) ele é o nome certo para substituir o grande Marcus Gronholm. E para os meninos da motovelocidade boa sorte, mas é um caminho muito tortuoso até alcançar a Motopg.

Abs

robalo disse...

Olá !!

Coulthard X Nascar. Nada obstante o Montoya tenha tirado a vaga do DC, na Mclaren, acho que entre os dois pilotos, no que tange ao sucesso na F1, o grande ressentido é o colombiano. Por isso, caso o DC desembarque mesmo um dia na Nascar, ele não vai morrer de tédio por falta de rival, caso o Montoya ainda esteja lá... rsss

Schumy X Ferrari. Posso até estar enganado, mas acho que o retorno do alemão, daqui a uns dois anos, é algo que não está totalmente descartado. Esses testes que ele tem feito, talvez seja uma maneira dele monitorar seu reflexo e sentimento de competitividade...

Ron Dennis. Também penso que, neste momento, a Mclaren perderia muito caso seu dirigente abandonasse o barco... A equipe pode até parecer tranqüila, mas eu tenho minhas dúvidas...

Kova X Mclaren. Até ontem eu defendia que a contratação do finlandês tinha sido uma boa opção da Mclaren. Hoje, no entanto, talvez por eu estar sofrendo da síndrome da metamorfose ambulante ( Raul Seixas), acho que a equipe prateada vai ter problema com os dois novatos. Acho que Kova não vai e nem deve se curvar diante do Hamilton...

Nelsinho X Alonso. Acho que esse entrosamento entre o nosso piloto e o espanhol é apenas aparente... Ao emitir a sua opinião, dizendo que a Mclaren tinha favorecido o Hamilton em 2007, acho que o nosso piloto não estava tentando defender o espanhol, nem dizendo uma verdade, mas sim usando isso para mostrar que ele reprova essa idéia de favorecimento a um ou outro piloto.

Eu, particularmente, acho que a Mclaren não favoreceu o Hamilton a ponto de tirar do Alonso a oportunidade de ser campeão. A diferença de um ponto entre os três primeiros colocados é muito pouca para que alguém defenda essa idéia...

Vídeo postado. Muito maneiro... Muito show... A corrida foi uma grande festa, onde ninguém estava lá para brincar... Rssss
A propósito, parece que o sueco Mathias Ekström quer se tornar um perito nessa festa...

É isso aí...

Abçs!!

Net Esportes disse...

Eu estou apostando que essa temporada será tão boa quanto foi a de 2007.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Robalo: Interessante sua visão sobre o Nelsinho. Acho que a declaração dele foi mesmo para demonstrar reprovação por políticas de primeiro e segundo piloto. Você falou muito bem, eu não tinha pensado nisso!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho