quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Nelsinho: "Na Renault não tem essa de segundo piloto"

A Renault promoveu hoje um grandioso evento em Brasília para a apresentação oficial de Nelson Angelo Piquet como titular da equipe para 2008. Falando a jornalistas de todo o país, o mais novo brasileiro da Fórmula 1 evitou entrar em polêmicas, e foi bastante diplomático em suas declarações. Em relação a Fernando Alonso, por exemplo, Nelsinho não poupou elogios ao espanhol, fazendo questão de ressaltar a importância de Alonso dentro do time:

"A experiência do Alonso é vital para a Renault. Quero aprender bastante com ele", disse Nelsinho, que também mostrou vontade de superar o bicampeão: "Se eu andar na frente do Alonso, não estarei ganhando de qualquer um. Os carros da Renault são iguais, e não tem essa de segundo piloto, apesar da experiência do Alonso contar bastante. Nossa disputa vai ser bem equilibrada".

Sobre a expectativa por vitórias, Nelsinho mostrou otimismo: "Quero dar trabalho para todo mundo, não só para o Alonso. Em algum momento do ano que vem, espero sim estar no lugar mais alto do podium". Também presenta à coletiva de imprensa, o presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn, reafirmou sua confiança em Nelsinho e comentou a estratégia da marketing que a montadora planejou para o piloto brasileiro:

"Por toda a preparação, cultura e bagagem do Nelsinho, confio plenamente nele. Vamos tentar aliar a sua imagem à da Renault, para reforçar a nossa marca", falou Ghosn. Quem também esteve presente ao encontro foi o presidente Lula, que brincou com Nelsinho e cometeu uma pequena gafe ao comentar as chances do pilotos do país na Fórmula 1:

"A entrada do Nelsinho vai ser boa, porque agora vamos ter dois brasileiros na categoria", disse Lula, esquecendo-se de Rubinho. Logo depois, o presidente tentou consertar: "São três, é verdade, mas o Rubinho não deu continuidade. De qualquer maneira, já escolhi que vou torcer pelo Nelsinho". Antes de se despedir, Lula deixou-se fotografar ao lado do piloto, com um boné da Renault na cabeça.

Uma vez mais, Nelsinho mostrou muita habilidade e preparo ao conversar com a imprensa, escapando das tradicionais "armadilhas". Ao falar de Alonso, por exemplo, Nelsinho reconheceu a importância do espanhol, ao mesmo tempo em que deixou claro não ter intenção de fazer um papel de escudeiro. Assim, Nelsinho consegue evitar um clima de "oba-oba", sem também receber críticas por parecer submisso.

Se Rubinho adotasse sempre esse tipo de postura, talvez não tivesse sido esquecido por Lula...


Rubens Barrichello, aliás, negou hoje ter recebido qualquer sondagem da McLaren para ocupar a vaga de Fernando Alonso em 2008. "Tive zero de conversas com o pessoal da McLaren. Sério, jurando pelos meus filhos", assegurou Rubinho ao site Grande Premio. Além disso, ele também garantiu estar motivado a competir na Fórmula 1 ainda por um tempo: "Meu contrato com a Honda termina no fim do ano que vem, mas minha ambição não é parar". O problema, convenhamos, é que a decisão não dependeria só de Rubinho...

Enquanto isso, mais duas equipes anunciaram as datas de estréia de seus modelos 2008: a Ferrari e a Red Bull. Em ambos os casos, os novos carros devem ir para a pista pela primeira vez entre os dias 14 e 16 de janeiro, na semana de testes de Jerez de la Frontera. Além de confirmar o dia do teste inicial do F-2008, a Ferrari também anunciou a data de lançamento da máquina: 6 de janeiro, em Maranello.

Embora ocupado com o desenvolvimento do F-2008, o diretor técnico da equipe vermelha, Aldo Costa, arrumou tempo para conceder uma polêmica entrevista à revista Autosprint. Para Costa, a McLaren se beneficiou, sim, dos dados supostamente roubados pelo engenheiro Mike Coughlan, que culminaram no primeiro escândalo de espionagem. "Alguns membros da McLaren se esforçaram para ter as informações o mais rápido possível. Isso é muito grave", denunciou Costa. Será possível que o spygate ainda tenha novos capítulos?

Por fim, a Force India veio a público para encerrar os rumores de que já teria um acerto garantido com Giancarlo Fisichella. De acordo com a assessora de imprensa do time indiano, Lucy Nell, a decisão ainda não foi tomada. "As informações que indicam um acerto entre Fisichella e a Force India não passam de boato. O dono da equipe, Vijay Mallya, já deixou claro que o anúncio será feito até o natal".

Pelo visto, então, só nos resta esperar...



Depois da Fórmula 1, do Mundial de Rally e de uma série de outras categorias, é a hora da MotoGP anunciar mudanças no seu regulamento para "cortar curtos". Basicamente, as novas regras buscam limitar os ensaios coletivos para testes de pneus, considerados caros e exagerados. Além disso, as pesquisas na área dos pistões foram proibidas, para evitar gastos desnecessários.

Na IRL, a novidade é que a lanterna A.J.Foyt renovou o contrato do veterano Darren Manning, que vai continuar com a equipe por mais um ano. Na última temporada, o inglês terminou na 13ª posição na tabela de classificação, com apenas dois top tens ao longo do ano. Apesar das dificuldades encontradas em 2007, Manning mostrou otimismo para o próximo campeonato: "Agora já temos mais experiência, e isso vai nos ajudar muito. Só espero que tudo melhore no ano que vem".

Ao mesmo tempo, a A1GP anunciou que as equipes da categoria já vão utilizar biocombustível a partir da próxima etapa do calendário, marcada para o dia 20 de janeiro, na pista neo-zelandesa de Taipo. De acordo com os organizadores, a introdução do combustível ecologicamente correto era para ter acontecido no início da temporada 2007-08, mas precisou ser adiada para não prejudicar o desempenho dos propulsores Zytek. Os últimos testes, porém, não indicaram problemas, e o biocombustível parece pronto para a estréia.

Para terminar, vale registrar que o "cigano" Christian Fittipaldi realizou hoje em Miami seus primeiros testes pela equipe Andretti Green, pela qual vai competir na American Le Mans Series. Na próxima temporada, Christian deve correr com um Acura 01A, da divisão P2. A participação na ALMS será mais uma adição ao vasto currículo de Christian, que já correu de Fórmula 3, Fórmula 3000, Fórmula 1, Fórmula CART, ChampCar, Nascar, StockCar e até A1GP.

Agora, só falta a Fórmula Truck para que Christian complete a conta...


Como este é o último post-resumo-das-notícias do ano, serão dois os vídeos dessa vez. O primeiro eu vi no Blog F-1, do Felipe Maciel. Trata-se de uma coletânea com os principais acidentes da Fórmula 1 neste ano, muito bem editados, por sinal. Para quem gosta de carros se despedaçando, é uma ótima pedida:



Por sua vez, o vídeo aí debaixo é um compacto de uma rodada dupla da DTM, realizada em 1992 no antigo traçado de Nurburgring. As filmagens são realmente espetaculares. Se não bastassem as animadas batalhas por posição, o traçado do temido Nordschleife também é um show à parte. Essa é uma dica do Kohara, do Bestlap:



Nesta quinta-feira, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade, na parte da manhã. Depois, mais tarde, o espaço entra de férias, mas deixa para os seus leitores uma bela distração: o Desafio das Férias! Espero sinceramente que todos vocês gostem. Por enquanto, até amanhã!

Crédito das fotos:
Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello e Ferrari - www.motorsport.com
Nelsinho com Lula - www.globoesporte.com/motor (foto da Agência Brasil)
MotoGP e A1GP - www.gpupdate.net

6 comentários:

Gui Vieira disse...

Entendo que voce queira tirar uns dias de descanso mas fico chateado por ser logo agora que eu comecei a acompanhar com mais regularidade e a comentar no Blog. Mas tudo bem estarei de volta quando os seus textos voltarem também. Parabéns por tudo, especialmente pela sessão dos "dez mais"!

Blog F1 Grand Prix disse...

Gui Vieira,

Obrigado pelos elogios! Eles são realmente importantes para mim, valeu! O Blog não vai ficar completamente de férias: amanhã, entra no ar o "Desafio das Férias", que certamente vai deixar vocês bem ocupados! De qualquer maneira, a parada não vai ser tão longa assim: o Blog volta no dia 5 de janeiro, primeiro dia de competições do Rally Dacar.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Po, ateh o Lula tah desprestigiando o Rubinho! Isso pode ser bom, pq ele falou mal do Ze Roberto na seleção e ele começou a jogar pra kramba, quem sabe o Rubinho naum será bem melhor ano q vem por causa dos comentarios do Lula?
E as noticias da IRL estaum msm escassas, se continuar desse jeito o negocio vai ficar bem feio

Anônimo disse...

E aí, Gustavo... recesso natalino do Blog?!?!?

Ah! Vem aí o ‘Desafio das Férias’ para manter a ‘casa’ funcionando. Boa idéia, hein...

Fiquei desde 5ª feira sem conexão e não apareci com a freqüência normal, mas desde já desejo a você e a todos os comentaristas (Equipe F1 Grand Prix) um Feliz Natal.

Parabéns pelos posts atualizados diariamente, pelos ótimos vídeos, pelas Seções 10+ e pelo espaço que tem proporcionado a nós.

Concordo com o Robalo: Aqui tem sido um ótimo lugar para debater e comentar sem ofender e agredir.

Um breve e merecido descanso para retornar em 2008 de motores e pneus novos.

Grande Abraço a Todos!!!

Renato Tonini disse...

Na Renault não tem essa de segundo piloto, mas sim um contrato que obriga o Piquet Jr. a ceder para o Alonso em qualquer situação. Piquet está lá não para ser companheiro dele, mas sim para servir Alonso. Só a torcida padarieira do Brasil não percebeu - ainda.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Leandro: Concordo com você que essa notícia da IRL era descartável. Mas eu não tinha mais nada para colocar e precisei aproveitá-la hehehe...

Guilherme: Muito, muito obrigado mesmo por todos os elogios! Eu nem estava com vontade de deixar o Blog "de férias", mas vou viajar e não tive outra alternativa. De qualquer maneira, o recesso não é muito longo: no comecinho de janeiro já estou voltando!

Renato: Em tese, a Renault não tem segundo piloto, mas a tendência é que o Alonso assuma a liderança da equipe dentro da pista mesmo.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho