segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Fisichella muito perto da vaga na Force India

A Force India prometeu confirmar sua dupla de pilotos até o natal, mas o Automoto365.com já adiantou ontem a provável formação do time indiano em 2008: Adrian Sutil e... Giancarlo Fisichella. É isso aí. De acordo com a reportagem do site, Fisico levou vantagem sobre Christian Klien, Vitantonio Liuzzi e Roldán Rodríguez, ganhou o "vestibular" da Force India e agora só espera o anúncio oficial da equipe.

Verdade ou boato, o fato é que a notícia do Automoto365 coloca Fisichella em ótima posição na disputadíssima briga pela última vaga da Force India. Dispensado da Renault, o veterano parecia destinado à aposentadoria compulsória, mas agradou bastante aos engenheiros do time indiano durante a semana de testes de Jerez, no início de dezembro.

De todos os pilotos experimentados pela Force India, Fisichella foi quem mais se destacou. Além de manter um desempenho constante dentro da pista, o italiano também demonstrou uma motivação que surpreendeu os técnicos da equipe. Além de Fisico, apenas o austríaco Christian Klien recebeu elogios no "relatório" da Force India, enquanto os demais concorrentes estiveram abaixo do esperado.

Falando ao jornal The Mail on Sunday na semana passada, o dono da escuderia, Vijay Mallya, afirmou que a dupla de pilotos precisaria "equilibrar talento e experiência". Como o alemão Adrian Sutil já está praticamente confirmado como o "talento" do time, sobraria Fisichella para ocupar a vaga da "experiência". Embora certamente não seja tão rápido quanto Klien, Fisico é um piloto que valeria bem mais a pena para a Force India. Ao menos, nessa fase inicial da equipe.

O problema principal é que Fisichella oscila de acordo com a sua motivação. Após sofrer duras críticas do chefão Bernie Ecclestone, o italiano entrou cheio de determinação nos testes de Jerez. Mas não há como garantir que Fisico vai manter o mesmo grau de animação ao longo do ano que vem. Principalmente se a Force India ficar se arrastando nas últimas posições.

De qualquer maneira, a aposta é calculada. Um bilionário apaixonado pelas corridas, o empresário Vijay Mallya não vai economizar esforços para transformar a Force India numa equipe de respeito. E, dos pilotos, disponíveis, Fisichella parece ser o mais capaz de ajudar na evolução do time indiano. O Blog havia apostado em Christian Klien na disputa pela última vaga da Force India, mas já admite seu erro.

Nesse momento, tudo indica que o escolhido vai ser mesmo Giancarlo Fisichella.

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

7 comentários:

Anônimo disse...

olha Gustavo, entendo seu ponto de vista mas para mim o Klien é mto mais piloto que o Fisichela. Tudo bem que o Fisico tem experiência e tal, mas isso não faz diferença na sua performance. O Sutil deve estar feliz da vida porque vai ter outra baba como companheiro em 2008..

Blog F1 Grand Prix disse...

Marcos,

Obrigado pela opinião! Veja bem: eu não disse em momento nenhum que o Fisichella é melhor piloto do que o Klien. Para mim, a Force India precisa escolher o italiano porque ele seria muito mais capaz de trazer uma evolução sólida para o carro. Com Klien, a Force India teria uma dupla de pilotos mais forte, mas o carro estaria num nível um pouco inferior.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Deixando o italiano de lado, Feliz Natal e bom 2008 para vc!!!

Grande Abraço

Anônimo disse...

Eu queria o Liuzzi, mas o Fisichella tah se mostrando tão motivado q ateh to torcendo pra ele agora, ao contrario do Roldan Rodriguez, q se acha o dono da vaga, jah chamou Fisichella de velho, enfim...o kra foi um nada na GP2 e jah quer sentar na janela na F-1...
ATeh!

Felipe Maciel disse...

Escolher entre Klien e Fisichella mostra bem o nível dessa equipe, eu só lamento pelo Sutil, que precisa se manter motivado nessas circuntâncias.

Entre Klien e Fisico, que se escolha o Baumgartner e pronto.
Falando sério, eu tô com o Leandro, daria uma nova chance ao Liuzzi, mas não é o que deve acontecer.

Abs

robalo disse...

Olá !!

Penso também que a escuderia indiana vai optar pelo Fisichella... O próprio Mallya, em uma de suas entrevistas, deixou claro que a equipe tentaria mesclar sangue novo com experiência. Sangue novo e dos bons a equipe já tem: o Sutil.

Pilotos experientes, que estavam em contato com a equipe, só mesmo o Fisico e o Ralf.

O alemão, que não obteve êxito durante os testes, parece que desistiu de disputar a vaga.

Portanto, e segundo o plano da equipe, só restou mesmo o Físico.

Caso essa especulação se confirme, dela poderemos deduzir pelo menos uma coisa boa: de que o bilionário indiano está pensando seriamente em fazer a equipe evoluir, idéia essa muito mais difícil de ser realizada com dois pilotos jovens.

Isso não quer dizer que os outros postulantes à vaga não tenham potencial. Nada disso. O problema é que, por se tratar de uma equipe nova, naturalmente ela não tem muito Know-how. É exatamente com relação a esse fato que o Fisichella leva vantagem na escolha.

É isso aí...

Abçs!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Fleetmaster: Agradeço por todas as suas participações aqui no Blog, boas festas para você também!

Leandro: No início, eu também estava torcendo para o Liuzzi. Mas o italiano parecia não estar levando tão a sério quanto os outros a chance de correr pela Force India. Pelo visto, Fisichella está muito mais motivado.

Robalo: Entre Ralf e Fisichella, sou muito mais Fisico também!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho