sábado, 5 de dezembro de 2009

Raikkonen assina com a Citroën e vai correr de rally em 2010

O grid da Fórmula 1 em 2010 não terá Kimi Raikkonen.

Nesta sexta-feira, o campeão mundial de 2007 anunciou que vai correr a próxima temporada no Mundial de Rally, junto com a Citroën.

O finlandês vai pilotar pela equipe "B" da marca francesa, sem sofrer maiores pressões para conquistar bons resultados. A pura presença de Raikkonen e toda a publicidade que isso vai gerar já são motivos suficientes para a Citroën contratar o "Homem de Gelo".

A Fórmula 1 perde assim uma de suas maiores estrelas, mas ainda é muito cedo para afirmar que o futuro de Raikkonen nunca mais estará atrelado à categoria.

Para começar, o contrato do finlandês com a Citroën é de apenas um ano, o que claramente deixa uma porta aberta para um retorno em 2011.

E, segundo a imprensa europeia, ele já estaria planejando a volta junto com a Red Bull - que, coincidência ou não, é a principal patrocinadora da Citroën no Mundial de Rally...

Quando decidiu não correr na Fórmula 1 em 2010, Raikkonen levou em conta dois motivos principais.

O primeiro: à exceção da Mercedes, que não ofereceu o salário desejado por ele, nenhuma outra equipe ainda com vagas disponíveis poderia garantir o nível de performance esperado por um campeão mundial.

Raikkonen não é piloto para fazer mera figuração. Mais vale a pena tirar um ano sabático da Fórmula 1 do que passar a temporada toda correndo na parte de trás do grid.

Além disso, ao decidir se afastar da Fórmula 1, também pesou a cláusula contratual com a Ferrari que vai render vários milhões de dólares a mais em sua conta corrente.

Dizia o contrato com o time de Maranello: se Raikkonen fosse dispensado e assinasse com outra equipe, teria direito a ganhar uma indenização de "apenas" 10 milhões de euros.

Como o piloto não vai correr por nenhum outro time, vai acabar recebendo os mesmos 10 milhões e mais tudo o que ganharia de salário se ainda estivesse com a Ferrari em 2010.

No total, os valores chegam a cerca de 18 milhões de euros, quase o dobro do montante inicial.

Talvez "mordido" pela demissão da Ferrari, Raikkonen quis dar um prejuízo um pouquinho maior à escuderia italiana. E, enquanto isso, vai procurando outra equipe para um possível retorno em 2011.

O contrato de Mark Webber com a Red Bull termina no fim do ano que vem. A tendência é que a equipe das bebidas energéticas procure um novo companheiro para Sebastian Vettel.

Nesse contexto, Raikkonen - sem dúvida alguma - seria uma opção bastante interessante.

Tirando a Red Bull, é complicado apontar alguma outra equipe que poderia atrair o "Homem de Gelo" em 2011. Talvez a Mercedes, ou a Renault, ou quem sabe até uma Virgin Racing.

Raikkonen é um sujeito imprevisível, alguém que poderia surpreender todo mundo na hora de escolher a melhor opção para o futuro.

Certo mesmo, porém, é que ele não estará na Fórmula 1 em 2010.

E, por mais que Raikkonen mantenha uma postura calada e pouco simpática, sua ausência será muito sentida.

Um comentário:

leandrotullii disse...

agora que teu time permanece na serie A, atualiza este blog mais vezes tá?