sábado, 11 de julho de 2009

Webber, enfim, quebra o tabu e conquista a primeira pole

Nada como uma chuvinha para animar as coisas.

O treino de classificação para o GP da Alemanha, neste sábado, foi certamente o mais emocionante de toda a temporada.

No fim, melhor para o australiano Mark Webber, que conquistou a primeira pole da carreira. Rubens Barrichello larga em segundo, seguido pelo líder do campeonato Jenson Button.

Com 130 GPs nas costas, Webber foi o piloto que mais tempo demorou até obter a primeira pole. Já estava mais do que nada hora, sem dúvida.

E o australiano teve mérito. Líder no "Q1", evitou os percalços da chuva que caiu no "Q2" e, no momento da superpole, foi preciso e eficiente.

Webber possui um carro mais pesado que o de Rubinho e Button. Como Vettel só larga de quarto, o australiano tem amanhã a melhor chance de vitória da carreira.

Mas não será tão fácil assim. A chuva já embaralhou o grid e promete interferir na corrida também.

Rubinho e Button, dois veteranos bons de água, mantém suas chances.

Na classificação, o brasileiro foi apenas ligeiramente melhor do que o inglês. A dupla da Brawn está quase no mesmo nível em Nurburgring.

Interessante será observar a atitude da equipe se Rubinho e Button estiverem em disputa de posição. Será que o inglês terá a preferência? Muito provavelmente não, mas nunca se sabe.

Em casa, Vettel decepcionou a torcida e larga só de quarto. Pela primeira vez no ano, foi batido por Webber em treinos. A superioridade do australiano sobre o companheiro, dessa vez, foi clara.

Depois de liderar os treinos de sexta e também a sessão de sábado pela manhã, o campeão Lewis Hamilton manteve o bom ritmo.

Tirando os pilotos de Brawn e Red Bull, foi o único que brigou pela pole e até teve chance de chegar lá. No fim, caiu para o quinto posto, ainda um resultado de bastante respeito.

A McLaren, aliás, também emplacou Heikki Kovalainen no sexto lugar do grid. Um bom desempenho, especialmente para impressionar a parceira Mercedes.

Por melhor que tenham sido as performances de Webber e Hamilton, porém, ninguém fez mais no sábado de Nurburgring do que o alemão Adrian Sutil.

Aproveitando-se das condições adversas, o piloto da Force India conseguiu um excepcional sétimo lugar com o pior carro do grid.

Pontuar ainda será uma tarefa bastante complicada para Sutil. Mas, de qualquer maneira, o alemão já conseguiu uma façanha.

As Ferrari não deram vexame, mas ficaram longe da disputa pela pole. Felipe Massa e Kimi Raikkonen vão largar de oitavo e nono, respectivamente, sem muitas esperanças na corrida de Nurburgring.

Em décimo, Nelsinho Piquet finalmente conseguiu superar o parceiro Fernando Alonso, o 12º, mas talvez seja tarde demais.

Os rumores sobre a demissão do brasileiro são cada vez mais consistentes. Se Flavio Briatore está mesmo decidido a dispensar Nelsinho, dificilmente o piloto pode mudar a cabeça apenas com a prova de amanhã.

Em Nurburgring, a expectativa é de uma corrida mais emocionante do que as mais recentes. Especialmente se chover. Tomara que São Pedro ajude.

Depois de semanas de intensa agitação política, um GP emocionante é o que a Fórmula 1 precisa para abafar um pouco todo o bombardeio nos bastidores.

2 comentários:

kimi_cris disse...

Excelente qualificação muito disputada, esperemos que a chuva apareça amanha para animar as coisas.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Êêêêh... Sutil conseguiu passar para o Q-3... Será que os indianos turbinaram o carro do alemão ou foi pura sorte? O certo é que Sutil foi "peba" demais nesse treino!