domingo, 21 de junho de 2009

Vettel passeia em Silverstone

O GP da Inglaterra foi um passeio para Sebastian Vettel. Nada mais do que isso.

O alemão venceu fácil, de ponta a ponta, com vantagem incontestável para todos os adversários. Superou seu companheiro Mark Webber com tranquilidade e deixou a dupla da Brawn GP bem para trás.

Não dá para saber ainda se a Red Bull tomou a dianteira sobre a Brawn GP em termos de carros mais rápido, mas a superioridade dos bólidos de Vettel e Webber em Silverstone foi impressionante.

Jenson Button ganhou seis das oito provas do ano e ainda lidera o campeonato com folga. Mas, no próximo GP da Alemanha, já não será considerado o principal favorito à vitória.

Neste domingo, Vettel largou bem e aumentou rápido sua vantagem sobre Rubens Barrichello, à média de um segundo por volta.

A corrida acabou aí. No décimo giro, Vettel já havia liquidado a oposição.

Restou a briga pelo segundo lugar. Que Webber venceu logo, também superando Barrichello sem maiores problemas.

O terceiro era o máximo que Rubinho poderia conseguir. Um resultado longe de ser espetacular, mas bom para as circunstâncias. Pela primeira vez no ano, o veterano bateu Button numa corrida.

Em quarto, Felipe Massa teve um ótimo desempenho. Compensou o erro da classificação de sábado e também chegou ao limite do que o carro permitia.

Largada excelente, tática certeira e cinco pontinhos importantes. A Ferrari não briga por vitórias, mas pelo menos não dá mais vexame como a rival McLaren.

Também muito boa foi a performance do alemão Nico Rosberg. O piloto da Williams finalizou em quinto lugar e igualou seu melhor resultado da temporada.

Por outro lado, o líder do campeonato teve um dia para lá de discreto.

Na largada, Button deu o azar de ficar preso atrás de Jarno Trulli. O italiano - talvez o pior largador de todo o pelotão - estava logo à frente do inglês no grid e a consequência não poderia ter sido outra.

Como de costume, Trulli saiu mal e prendeu Button, que nada pôde fazer e perdeu três posições para pilotos que o ultrapassaram por fora.

A partir daí, restou minimizar o prejuízo. Na parte final da prova, Button ainda superou Kimi Raikkonen e o próprio Trulli, mas não passou de um fraco sexto lugar.

Pelo menos, Button mostrou maturidade para manter o carro na pista e marcar os pontos que podia. Quando estiveram em apuros este ano, outros pilotos - como Vettel e Rubinho - não tiveram a mesma tranquilidade.

Numa pista onde o carro da Toyota teve desempenho mediano, Trulli salvou dois pontinhos. Timo Glock também quase chegou lá: foi o nono, colocado em Raikkonen, que ficou somente em oitavo.

Mesmo fora da zona de pontuação, Giancarlo Fisichella foi um dos destaques da corrida. Terminou em décimo com a Force India e poderia ter pontuado se tivesse tido um pouco mais de sorte.

O italiano concluiu a prova à frente de vários pilotos de equipes bem mais gabaritadas.

A dupla da Renault, por exemplo, fez mais uma corrida medíocre. Nelsinho Piquet, ao menos, teve o consolo de terminar melhor do que o companheiro Fernando Alonso.

O brasileiro foi o 12º. Alonso, só o 14º.

O bicampeão estava num dia apático. Mesmo com um carro mais rápido, não conseguiu superar Nick Heidfeld no início da prova. Sua corrida foi estragada aí mesmo.

Outro que também sai de Silverstone lamentando é Lewis Hamilton. O fim de semana foi horroroso para o atual campeão.

Há quatro corridas sem pontuar, Hamilton esteve longe de um bom resultado correndo em casa. Largando lá de trás, jamais conseguiu uma recuperação.

Ainda rodou sozinho no meio da corrida - um erro bobo, banal, e que só pode ser cometido por um piloto que perdeu a concentração. Hamilton, de fato, vive o pior momento da carreira na Fórmula 1.

Daqui a três semanas, no dia 12 de julho, o GP da Alemanha é a próxima parada do calendário.

Jenson Button é o favorito? Não mais.

Agora, são todos contra Sebastian Vettel.

2 comentários:

Guilherme (RJ) disse...

Como é dura a vida de campeão!

Hoje, em Silverstone, apenas o Vettel pilotou como campeão (no caso dele, futuro campeão que será)!

Alonso, Hamilton, Kimi fizeram corridas medíocres. Já o Button, virtual campeão, fez uma prova modestíssima.

A corrida não foi chata, mas também não teve nenhum 'pega' interessante daqueles que disputavam pontos... disputas mesmo foram no pelotão de trás, entre Renault, BMW e Hamilton. Fora isso, acho que só houve mesmo uma ultrapassagem: Button em Massa no início.

Ainda assim, o destaque positivo, além do Vettel, foi o Massa.

Abraços!

Ron Groo disse...

É passeou mesmo. Expectador privilegiado.
Sobrou, e como sobrou!