segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bernie Ecclestone ressurge das sombras

E Bernie Ecclestone resolveu romper o silêncio...

Ofuscado pela FIA de Max Mosley e pela Fota de Luca di Montezemolo e Flavio Briatore, o grande chefão da F-1 vinha assistindo calado à disputa entre as duas entidades.

Nesta segunda-feira, Ecclestone ressurgiu das sombras.


Ao menos, é isso o que ele afirma.

Numa entrevista franca e direta ao jornal The Times, Ecclestone afirmou que perdeu o próprio casamento por causa da Fórmula 1 e que já dedicou 35 anos de sua vida à categoria. Não será agora que ele vai desistir dela...

Ecclestone não deu maiores explicações sobre como pretende encerrar a guerra Fia-Fota. Mas, se há alguém pode acabar com a disputar, é ele mesmo.

--

Esta quarta-feira será o próximo dia decisivo na briga entre FIA e Fota.

Em Paris, o Conselho Mundial da FIA se reúne para definir se dá ou não um "voto de confiança" ao presidente Max Mosley.

Se ganhar respaldo dos delegados, Mosley permanece no comando. Caso contrário, uma nova votação, a ser realizada em outra data, pode levar à sua saída da presidência.

Há também a possibilidade de Mosley renunciar ao mandato já no encontro desta quarta. De qualquer maneira, o cargo do presidente da FIA está, de fato, ameaçado.

Um dia após a reunião do Conselho Mundial, a Fota faz um encontro na quinta-feira para discutir os rumos do suposto campeonato que pretende lançar no ano que vem.


É claro que a declaração do chefe da Renault pode ser um grande blefe.

O mais provável, porém, é que o encontro da Fota tenha uma de duas versões: na primeira, os chefes de equipe se encontram para brindar com champagne a saída iminente de Max Mosley da presidência da FIA.

Na outra hipótese, com Mosley prestigiado pelo Conselho, os dirigentes se reúnem pressionados a apresentar novidades sosobre o campeonato que supostamente pretendem organizar em 2010.

A reunião do Conselho Mundial provavelmente vai ditar a pauta do encontro da Fota no dia seguinte. As equipes ainda parecem procurar um acordo para correr na Fórmula 1 no ano que vem.

Mas, como muitos - até este Blog - já se enganaram antes ao duvidar da possibilidade de racha na categoria, é bom não ignorar as palavras de Briatore. Talvez a Fota esteja mesmo decidida a proclamar sua independência.

Com ou sem Mosley no comando da FIA.

Um comentário:

Zaka disse...

Continuo não imaginando outro campeonato.
O cerco se fechou. Ou Mosley mija prá trás ou cai.
Mas se por acaso outro campeonato for criado, vão precisar de um presidente.Um sujeito experiente.
E, por acaso, o Mosley (muito experiente) está prestes a cair na F1...
É uma opção.