sábado, 15 de março de 2008

Começa venda oficial de ingressos para o G.P. Brasil de Fórmula 1

A organização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 anunciou hoje que os ingressos para a corrida deste ano já estão à venda. Em sua 37ª edição, o G.P. Brasil está marcado para o dia 2 de novembro, encerrando a temporada 2008 da Fórmula 1. Mais uma vez, o autódromo de Interlagos, em São Paulo, será a sede da prova. As entradas podem ser adquiridas pelo site oficial do evento (www.gpbrasil.com.br), que também já divulga a tabela de preços e as opções de arquibancada:

Setor A: R$ 495,00 (três dias) - R$ 475,00 (sábado e domingo) - R$ 425,00 (somente domingo)
Setor B*: R$ 1.310,00 (três dias) - R$ 1.230,00 (sábado e domingo)
Setor M*: R$ 1.035,00 (três dias) - R$ 960,00 (sábado e domingo) - R$ 860,00 (somente domingo)
Setor D*: R$ 1.710,00 (três dias) - R$ 1.610,00 (sábado e domingo)
Setor E**: R$ 1.995,00 (três dias) - R$ 1.910,00 (sábado e domingo)
Setor F*: R$ 994,00 (três dias) - R$ 935,00 (sábado e domingo) - R$ 810,00 (somente domingo)
Setor G: R$ 370,00 (três dias) - R$ 320,00 (sábado e domingo)
Setor V*: R$ 1.490,00 (três dias) - R$ 1.300,o0 (sábado e domingo)
* = arquibancada coberta
** = Sandwich Bar incluso no preço

Como de costume, os preços cresceram levemente em relação ao ano anterior. O ingresso mais barato, por exemplo, passou de R$ 300,00 a R$ 320,00, e continua dando direito a dois dias de arquibancada no "popular" setor G, localizado na reta oposta de Interlagos. A meia-entrada está disponível para estudantes e menores de 16 anos, que precisam seguir as orientações deste link.

Em 2007, a venda de ingressos para o G.P. Brasil foi aberta apenas em meados de junho, quando parte da carga total já havia sido comprada por agências de turismo ou reservada para campanhas promocionais. Agora, a situação se inverte, e o torcedor tem a oportunidade de garantir seu lugar na arquibancada com bem mais antecedência. Nesse sentido, a organização do evento merece elogios.

Os preços podem parecer salgados, mas são relativamente baratos se comparados às demais provas do calendário. Se você nunca foi, tenha absoluta certeza: o investimento vale muito a pena.


Não quero ficar me gabando, mas eu avisei: a BMW vem muito forte em 2008. A segunda posição de Robert Kubica na classificação de hoje foi a primeira demonstração da capacidade da equipe alemã, que tem tudo para quebrar a barreira da vitória nesta temporada. O carro da BMW ainda parece ser um pouco mais instável do que os modelos de McLaren e Ferrari, e isso pode atrapalhar na corrida. A sensação que ficou de ontem, porém, é que a Fórmula 1 vai ter três protagonistas entre as equipes neste ano.

Por outro lado, a Renault foi a equipe que mais decepcionou na classificação, não conseguindo emplacar nenhum de seus pilotos entre os dez primeiros. Pior do que isso: Fernando Alonso chegou a ficar atrás de carros de Toro Rosso e Honda, mostrando que o time francês ainda tem muito trabalho pela frente. Vitórias, por enquanto, estão completamente fora de cogitação. E Alonso sabe disso.

Dentre os brasileiros, quem mais se destacou foi justamente o menos badalado dos três: Rubens Barrichello. Sem cometer erros, Rubinho fez uma volta consistente, e vai largar de um promissor décimo. Por sua vez, Felipe Massa não soube se aproveitar dos problemas de Kimi Raikkonen, mas pode reverter a situação com uma tática de menos paradas. Sobre Nelsinho Piquet, infelizmente, não há muito o que comentar. Seu desempenho não poderia ter sido pior...

A largada do Grande Prêmio da Austrália acontece à 1:30h da madrugada de sábado para domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo. Acerte o despertador ou prepare aquele cafézinho esperto.


"Eu poderia ter feito melhor", diz Lewis Hamilton. "O segundo lugar ainda é um grande resultado para o time", garante Robert Kubica. "Foi um começo muito bom em minha nova equipe", fala Heikki Kovalainen. A entrevista coletiva dos três primeiros na classificação de ontem é o vídeo do dia, que você confere logo abaixo:



Edit: Para quem não viu, o vídeo abaixo mostra os sete últimos minutos da classificação de ontem. Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut:



O Blog volta logo mais, com a resenha do Grande Prêmio da Austrália. Amanhã, entra no ar a seção Análise do G.P., incluindo as notas dos pilotos, a cotação das equipes e o resultado do Palpitão do G.P. da Austrália. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

Pole position do G.P. da Austrália é de Lewis Hamilton

A temporada 2008 da Fórmula 1 vai começar com Lewis Hamilton na frente. Na madrugada deste sábado, o inglês cravou a pole position do Grande Prêmio da Austrália ao bater o surpreendente Robert Kubica, que ainda ficou com uma brilhante segunda posição no grid. Mais atrás, Heikki Kovalainen completou os três primeiros, enquanto Felipe Massa não passou do quarto lugar. Pior ainda foi o dia do campeão Kimi Raikkonen, que enfrentou problemas na bomba de gasolina e deve sair apenas de 16º.

Desde o início do sábado, a BMW já dava sinais de que tinha condições de enfrentar as favoritas McLaren e Ferrari. No treino da manhã, Robert Kubica estabeleceu o tempo mais rápido do fim de semana até ali, com Nick Heidfeld completando a dobradinha da equipe. Os principais candidatos à vitória ficaram somente nas posições intermediárias, sem chamar muita atenção.

O panorama seria diferente na sessão classificatória, quando Heikki Kovalainen praticamente igualou a volta de Kubica logo de imediato. Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton também não demoraram a marcar tempos competitivos, de modo que a atenção ficou voltada para a disputa pelas 16 vagas na segunda parte do treino. Contrariando as expectativas, Nelsinho Piquet foi eliminado já de cara, prejudicado por um erro de tática da Renault.

Mas o piloto brasileiro também teve sua parcela de culpa. Nelsinho cometeu uma seqüência de erros na sua primeira tentativa, precisando voltar à pista a poucos minutos do fim. A Renault segurou Nelsinho por um tempo longo demais, abrindo uma perigosa margem para o azar. E não deu outra: Adrian Sutil rodou na parte mais rápida do circuito, ficando atravessado numa posição perigosa. Nelsinho, que vinha imediatamente atrás, precisou tirar o pé para não bater, perdendo qualquer chance de melhorar seu tempo.
Resultado: uma decepcionante 21ª posição, atrás inclusive da Super Aguri de Takuma Sato. Nelsinho, de fato, não poderia esperar nada pior. A Force India andou relativamente bem, mas ainda não conseguiu superar a barreira da primeira classificação. O veterano Giancarlo Fisichella conseguiu um promissor 17º, com Adrian Sutil fechando em 19º. Além deles, Sebastien Bourdais também foi eliminado de imediato, e vai estrear na Fórmula 1 largando de 18º.

Antes mesmo do início do segundo período do treino classificatório, Kimi Raikkonen parou de repente na entrada no pit lane, dando pinta de pane seca. Na verdade, o problema era na bomba de combustível, mas isso pouco importou no final. Por ter sido empurrado de volta para os boxes, Raikkonen foi impedido de continuar disputando a classificação, e será obrigado a começar o G.P. da Austrália de uma distante 16ª posição.

Logo em seguida, o anfitrião Mark Webber foi o próximo a enfrentar problemas. O australiano teve uma falha no disco de freio e saiu da pista, não conseguindo marcar tempo na segunda parte do treino. Com os problemas dos adversários, a Honda ficou próxima de chegar à superclassificação, mas Rubens Barrichello acabou "barrado" por apenas sete milésimos. Menos mal que Rubinho ainda terminou à frente de um frustrado Fernando Alonso, que precisou se contentar com um fraco 12º posto.

Apenas McLaren, BMW e Toyota emplacaram seus dois carros na superclassificação, completada pelas presenças de Felipe Massa, Nico Rosberg, David Coulthard e Sebastian Vettel. Finalmente, a disputa real começou, e logo ficou claro que a dupla da BMW não ficaria ausente da luta pela primeira posição. Um inspirado Robert Kubica parecia prestes a conseguir uma inédita pole, mas um erro no trecho final da volta bastou para que Lewis Hamilton levasse a melhor.

O inglês estabeleceu 1:25.817s, um tempo somente 0.035s mais rápido do que o de Kubica. A BMW, de qualquer maneira, mostrou capacidade real para lutar por vitórias. Ainda se adaptando à McLaren, Heikki Kovalainen fechou num bom terceiro lugar, logo à frente de Felipe Massa. Contrariando as expectativas, o brasileiro passou longe de brigar pela pole, e parece apostar numa tática de menos paradas para levar vantagem na corrida de amanhã.

Na seqüência, Nick Heidfeld veio num discreto quinto, com o leão de treino Jarno Trulli completando os seis primeiros. Mesmo sem aparecer muito, Nico Rosberg, David Coulhard, Timo Glock e Sebastian Vettel também tiveram boas participações, e fecham o top 10 do grid do G.P. da Austrália. Logo a seguir, o resultado do treino classificatório deste sábado:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:26.714s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:26.869s
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.079s
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.178s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:27.236s
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.527s
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.687s
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:29.041s
9. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:29.593s
10. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, sem tempo
11. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:26.173s
12. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:26.188s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:26.259s
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:26.413s
15. Mark Webber/Austrália/Red Bull, sem tempo
16. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, sem tempo
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:27.207s
18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:27.446s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:27.859s
20. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:28.208s
21. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:28.330s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:29.059s

O Grande Prêmio da Austrália tem largada marcada para a 1:30h da madrugada de sábado para domingo, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo. Amanhã, o Blog volta repercutindo o resultado do treino classificatório, e fazendo algumas últimas previsões para a corrida. Até!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

sexta-feira, 14 de março de 2008

Ferrari e McLaren ditam o ritmo na sexta-feira do G.P. da Austrália

Se depender dos treinos de sexta-feira do Grande Prêmio da Austrália, a temporada 2008 da Fórmula 1 estará restrita a mais um duelo à parte entre Ferrari e McLaren. Na primeira sessão oficial da prova de Melbourne, Kimi Raikkonen cravou a volta mais rápida do fim de semana até aqui, superando seu rival Lewis Hamilton em cerca de um décimo. O inglês liderou o segundo treino do dia, mas não conseguiu bater o tempo que Raikkonen havia estabelecido mais cedo.

Logo atrás do dois, Felipe Massa e Heikki Kovalainen completaram os quatro primeiros da sexta-feira, provando que Ferrari e McLaren continuam um degrau acima da concorrência. Assim como no ano passado, as duas equipes parecem estar praticamente igualadas, embora a Ferrari seja a favorita da maioria. Daqui a pouco, no treino classificatório que começa à meia-noite, a Fórmula 1 vai conhecer qual delas tem mais poder de fogo. Agora, é esperar para ver.

Ao mesmo tempo, a disputa da "segunda divisão" mostra um equilíbrio surpreendente. Consideradas as equipes mais fortes desse pelotão, BMW e Renault tiveram um desempenho bastante discreto nesta sexta, terminando apenas nas posições intermediárias. O time alemão, em especial, não conseguiu mais do que o 11º lugar de Robert Kubica, e ainda sofreu uma quebra de câmbio no carro de Nick Heidfeld.

Por sua vez, a Renault fez apenas um nono tempo com Fernando Alonso, que demostrou toda a instabilidade do novo R208 em várias pequenas saídas de pista. Bem distante do espanhol, Nelsinho Piquet não passou de 20º, tendo perdido boa parte dos treinos em virtude de uma rodada na primeira sessão. Pode não fazer tanta diferença assim, mas Nelsinho começou seu primeiro fim de semana na Fórmula 1 com o pé esquerdo.

Com as dificuldades de BMW e Renault, a Red Bull se aproveitou para emplacar um quinto e um sexto lugares, com Mark Webber à frente de David Coulthard. O time das bebidinhas energéticas, porém, deu toda a pinta de ter andado com o tanque vazio. Mais atrás, vale destacar ainda as participações razoáveis de Toyota e Williams, e a promissora décima posição de Giancarlo Fisichella, que mostrou uma consistência impressionante com o novo modelo da Force India.

Rubens Barrichello encerrou os treinos de sexta em 15º, sem chamar muita atenção. Seu companheiro Jenson Button foi dois décimos mais rápido, fechando na 13ª posição. Na lanterna da tabela de classificação, a Super Aguri provou que vai ter um ano de enormes dificuldades. Destoando bastante do restante do pelotão, Takuma Sato e Anthony Davidson não conseguiram emplacar nenhuma longa seqüência de voltas, e ainda terminaram com tempos realmente fracos.

Logo abaixo, a tabela combinada dos tempos de sexta-feira do Grande Prêmio da Austrália:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:26.461s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:26.559s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:26.958s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.114s
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:27.473s
6. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:28.037s
7. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.292s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.352s
9. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:28.360s
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:28.469s
11. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:28.579s
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:28.582s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:28.632s
14. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.731s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:28.849s
16. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:28.957s
17. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:29.077s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:29.161s
19. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:29.363s
20. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:29.518s
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:30.663s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:31.527s

O terceiro treino livre do G.P. da Austrália está marcado para as 21 horas de Brasília, ainda nesta sexta. Mais tarde, à meia-noite, a Fórmula 1 define o grid de largada para a prova de domingo, em sessão que será transmitida ao vivo da Rede Globo.


A proibição do controle de tração não chegou a produzir uma revolução no comportamento dos carros, mas é inegável que os pilotos precisaram adaptar seus estilos de pilotagem. Nesta sexta, a freqüência de pequenas derrapagens controladas nas saídas de curva foi impressionante, especialmente no grampo que antecede a entrada do box de Melbourne. Sem dúvidas, os pilotos serão obrigados a dosar o acelerador quando estiverem em velocidade mais lenta. A largada da corrida de domingo será bem interessante...

Dessa vez, BMW, Williams e Red Bull foram as equipes que enfrentaram problemas mecânicos. Nick Heidfeld parou com uma pane hidráulico no treino da manhã, enquanto Nico Rosberg perdeu bastante tempo de pista em virtude de uma falha de câmbio. Por sua vez, David Coulthard teve uma quebra de motor logo no início das atividades, mas se beneficiou das novas regras e pôde trocá-lo sem sofrer punições.

O aumento na instabilidade dos carros causou um crescimento razoável no número de saídas de pista, como já se pôde perceber nos treinos desta sexta. Fernando Alonso, por exemplo, cortou duas vezes seguidas a chicane Clark. De forma semelhante, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa e Mark Webber também encontraram dificuldades, assim como os novatos Kazuki Nakajima e Nelsinho Piquet. Uma rodada do brasileiro, aliás, chegou a causar uma bandeira vermelha na primeira sessão.


Vamos dar uma voltinha com Felipe Massa? Pois bem, o vídeo do dia é justamente uma filmagem onboard do brasileiro durante os treinos livres desta sexta-feira. Repare pelo som como a reaceleração não é mais feita em "patadas", mas de uma maneira mais suave. Em alguns momentos - como nas marcas de 1:09s e 1:34s - dá para perceber muito bem a dificuldade que Massa tem para manter o carro na pista.



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

quinta-feira, 13 de março de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Austrália

Depois de quatro meses de inatividade, a Fórmula 1 finalmente volta às pistas com o Grande Prêmio da Austrália, primeira das 17 corridas do calendário deste ano. Para os fãs da categoria, a angustiante espera enfim terminou, e agora é a hora certa de cravar palpites para a prova de domingo. Quem vai levar a melhor em Melbourne? O Blog, pelo menos, já fez a sua aposta.

Como eu já havia adiantado na última edição da Radio OnBoard, jogo minhas fichas no campeão Kimi Raikkonen. Vencedor do G.P. da Austrália no ano passado, o finlandês está em plena forma. E provou isso ao liderar os primeiros treinos desta sexta, colocando uma confortável distância de meio segundo para o seu adversário mais próximo, Lewis Hamilton. Pelo visto, Raikkonen é realmente o piloto a ser batido no momento.

No duelo entre Ferrari e McLaren, o time de Maranello parece levar ligeira vantagem. Por isso mesmo, minha expectativa é que Felipe Massa seja o principal oponente de Raikkonen na Austrália. O brasileiro tem capacidade para superar seu companheiro de equipe, mas isso não será nada fácil. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton também entra forte na luta pela vitória, enquanto as chances de Heikki Kovalainen são um pouco mais reduzidas.

Um pouco mais atrás, a BMW é a minha favorita na disputa da "segunda divisão". Embora não tenha feito uma pré-temporada marcante, a equipe alemã parece ter alguma carta na manga. Por sua vez, Fernando Alonso deve lutar contra as limitações de sua Renault, e ainda pode salvar um resultado razoável. Em condições normais, porém, o espanhol dificilmente passa da quinta posição.

Estreando na Fórmula 1, Nelsinho Piquet precisa ter como principal objetivo na Austrália completar a prova na zona de pontuação. Mas essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Além de BMW e Renault, Williams, Red Bull e Toyota também apresentam desempenhos constantes. Sem dúvidas, a luta no segundo pelotão tem tudo para ser muito equilibrada. É uma pena que Rubens Barrichello e a Honda não tenham fôlego suficiente para andar junto com esse grupo.

Agora, sem mais delongas, vamos ao Palpitão do Grande Prêmio da Austrália:

Palpites do Blog para:

Vitória: Kimi Raikkonen
Pole Position: Felipe Massa
Primeiro Abandono: Anthony Davidson
Decepção do G.P.: Super Aguri
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen
2. Felipe Massa
3. Lewis Hamilton
4. Heikki Kovalainen
5. Robert Kubica
6. Fernando Alonso
7. Nick Heidfeld
8. Nico Rosberg

Depois da corrida, o Blog faz a retrospectiva dos seus erros e acertos no Balanço dos Palpites, que vai ao ar junto com a seção Análise do Grande Prêmio.


A venda da Super Aguri para o Magma Group já comete a produzir mudanças visíveis. Nesta sexta, os pilotos da equipe apareceram em Melbourne com um macacão vermelho e preto, enquanto a pintura do carro também ganhou alguns tons negros. Segundo a imprensa européia, a Super Aguri pode trocar suas cores e até o seu nome antes do G.P. de Mônaco, em maio. Diretor-técnico do time desde 2006, o competente Daniele Audetto está perto de ser dispensado. Um mau sinal...

Ao mesmo tempo, autoridades da cidade de Sidney revelarem hoje ter interesse em assumir a organização do G.P. da Austrália após 2010, quando expira o contrato da Fórmula 1 com Melbourne. Pelo visto, o plano é reformar o circuito de Eastern Creek, que poderia ganhar um sistema de iluminação para corridas noturnas. Até agora, tudo não passa de especulação, mas tudo leva a crer que a Fórmula 1 não deve mesmo permanecer em Melbourne.

Por fim, o Blog precisa fazer uma rápida correção: ao contrário do que este espaço havia afirmado nos últimos dias, Ron Dennis vai, sim, estar presente ao G.P. da Austrália. O chefão da McLaren, aliás, admitiu hoje em entrevista coletiva que a saída de Fernando Alonso realmente fez diferença na equipe. "Ele é um dos melhores pilotos do mundo, e claro que faz falta. Mas acho que Alonso também vai sentir falta de nós, já que o carro dele não é competitivo", falou Dennis.

De fato, Alonso não deve estar nada satisfeito com o rendimento da sua Renault. Só que o seu período na McLaren não deixou nenhuma saudade...


O vídeo do dia é uma dica do Speeder, que escreve o excelente Continental Circus. Trata-se de mais uma coletânea de imagens da história da Fórmula 1. Mas esta, em especial, é impecavelmente editada e inclui cenas de todos os períodos da categoria. Vale a conferida:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

quarta-feira, 12 de março de 2008

Radio OnBoard - Segunda Edição

Demorou, mas a segunda edição da Radio OnBoard finalmente saiu do forno. Apesar de ter sido gravado há pouco mais de uma semana, o programa só foi colocado no ar hoje por causa da minha sufocante falta de tempo para editar o bate-papo. Menos mal que o Felipe Maciel, do Blog F-1, assumiu a tarefa e fez um excelente trabalho, conseguindo finalizar a edição de maneira bem mais rápida.

Neste segundo episódio, a Radio OnBoard conta com a participação de Aline Rodrigues, Felipe Maciel, Ron Groo e do convidado especial Márcio Kohara, além deste que vos fala. Dessa vez, o programa debate as perspectivas das onze equipes da Fórmula 1 para a temporada 2008, fazendo um balanço dos testes de pré-temporada. Por fim, ainda temos o Palpitão do G.P. da Austrália e a estréia do quadro exclusivo da Aline, o Stop & Go. Para baixar a segunda edição da Radio OnBoard, basta clicar nos links abaixo:

Parte I - Análises sobre Force India, Super Aguri, Honda, Toyota, Toro Rosso e Red Bull
Parte II - Análises sobre Renault, BMW, McLaren e Ferrari. Palpitão do G.P. da Austrália e quadro Stop & Go



Por inexperiência nossa, a gravação da rádio acabou se estendendo por um tempo maior do que esperávamos. Em virtude disso, o debate sobre a união de ChampCar e IRL ficou para uma próxima oportunidade. A terceira edição da Rádio OnBoard deve ir ao ar na semana que vem, comentando os resultados do G.P. da Austrália e as perspectivas para o G.P. da Malásia. Críticas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da Rádio: radioonboard@gmail.com.

Rádio OnBoard: Você por dentro da Fórmula 1.



A chamada "asa em W" da Renault continua rendendo polêmica. Nesta quarta, a equipe francesa apareceu em Melbourne com um aerofólio traseiro que faz ligeiramente o formato de um "W", e a imprensa espanhola não demorou a garantir que a novidade poderia trazer até três ou quatro décimos de segundo por volta para o time. Na verdade, porém, a solução aerodinâmica já havia sido testada na pré-temporada, e passa muito longe do desenho radical que prometia. Será que era essa a revolução que a Renault tanto queria promover?

Enquanto isso, o governo do Bahrein anunciou ontem que as propagandas de cigarro estão terminantemente proibidos na prova de Sahkir, marcada para o próximo dia 6 de abril. Agora, o G.P. da China passa a ser o único no calendário da Fórmula 1 a continuar permitindo publicidade tabagista. Para a Ferrari, a nova restrição no G.P. do Bahrein é preocupante. Afinal, a principal patrocinadora da equipe continua sendo a Marlboro, que a partir de agora só vai expor sua marca uma vez por ano...

O G.P. da Austrália abre oficialmente a temporada 2008 da Fórmula 1 amanhã, com os primeiros treinos livres para a prova de domingo. A previsão meterelógica aponta tempo bom para todo o fim de semana, com temperatura média de 30ºC e quase nenhuma possibilidade de chuva. Logo abaixo, a programação completa do G.P. da Austrália. Os horários são de Brasília:

Quinta, 13 de março de 2008
20:00h às 21:30h - Primeiro Treino Livre


Sexta, 14 de março de 2008
00:00h às 01:30h - Segundo Treino Livre


Sábado, 15 de março de 2008
21:00h às 22:00h - Terceiro Treino Livre
00:00h - Treino classificatório


Domingo, 16 de março de 2008
01:30h - Largada do Grande Prêmio da Austrália

Como de costume, o Sportv transmite as atividades de sexta, enquanto a Rede Globo mostra ao vivo o treino classificatório e a corrida.





O vídeo do dia é mais uma ótima dica do internauta Guilherme, sempre muito presente nos comentários do Blog. Trata-se de uma coletânea com os melhores momentos da rivalidade entre Michael Schumacher e Juan Pablo Montoya na Fórmula 1. Os dois se encontraram várias vezes entre 2001 e 2006, produzindo alguns duelos memoráveis. Vale a pena conferir:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Rádio OnBoard - Felipe Maciel
Asa em W da Renault - www.globoesporte.com/motor

terça-feira, 11 de março de 2008

Montoya: "Brasileiros vão ter um ano bastante difícil"

Mesmo afastado da Fórmula 1 desde meados de 2006, Juan Pablo Montoya continua acompanhando de longe a movimentação da categoria. Nesta terça, em entrevista à agência EFE, o colombiano fez prognósticos nada animadores para os três brasileiros que vão alinhar no grid da próxima temporada. Para Montoya, tanto Felipe Massa quanto Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello começam o ano com uma série de desvantagens.

"Apesar de estarem em situações muito diferentes dentro de seus times, acredito que os três vão ter um campeonato bastante difícil", falou Montoya, que comentou as possibilidades de cada um deles: "Massa tem carro para disputar o título, mas é visto como segundo piloto na Ferrari. Por sua vez, Nelsinho ainda não tem experiência suficiente na Fórmula 1, e deve ficar na sombra de Fernando Alonso. Ele precisa encontrar uma maneira de superar esse obstáculo".

Sobre o amigo Rubinho, Montoya foi claro: o problema principal é mesmo o carro da Honda. "Rubinho é um piloto maduro e com bastante quilometragem, mas a equipe dele simplesmente não tem condições de lutar pelas primeiras posições", disse o colombiano. Apesar da sua conhecida reputação como "língua solta", Montoya conseguir ser bem sensato em suas análises dessa vez. De fato, a temporada será um tremendo desafio para a trinca de brasileiros.

Afinal, Massa precisa se afirmar como um piloto capaz de brigar pelo título, Nelsinho luta para arranjar seu espaço na Renault e Rubinho trava uma intensa batalha para não cair na desmotivação.




A temporada 2008 nem começou, e a Ferrari já está pensando no seu modelo para o ano que vem. Nesta terça, o diretor esportivo do time de Maranello, Stefano Domenicali, confirmou que a equipe já deve iniciar o desenvolvimento do F-2009 no mês que vem. "Em abril, vamos fazer os primeiros testes em túnel de vento com um modelo em escala reduzida. É preciso trabalhar rápido, porque as novas regras vão equilibrar a Fórmula 1 em vários setores", contou Baldisseri. Por incrível que pareça, o ritmo da Ferrari - e da maioria de suas adversárias - é esse aí mesmo.

Enquanto isso, o co-proprietário da Williams, Patrick Head, soltou hoje uma declaração delirante à rádio BBC. Falando sobre propostas para tornar a Fórmula 1 mais competitiva, Head defendeu uma idéia bizarra: inverter o grid de acordo com o resultado do campeonato. "Assim, as corridas teriam mais ultrapassagens. Como os melhores já vão para a frente do pelotão após o treino classificatório, as disputas acabam reduzidas", defendeu o dirigente. Caro Head: se fosse assim, a Fórmula 1 não seria mais um esporte. Seria apenas um circo.

Por fim, vale registrar uma entrevista que o chefão da Renault, Flavio Briatore, concedeu hoje ao The Guardion. Sem economizar nas palavras, o dirigente italiano desferiu fortes críticas a Lewis Hamilton. "Ele só costuma dar ouvidos ao seu ego. Na posição de estreante, Hamilton poderia ter aprendido muito com Fernando Alonso, mas perdeu essa oportunidade", cravou Briatore. Pelo visto, o manda-chuva da Renault já está com um discurso bem preparado para agradar ao bicampeão.

A equipe francesa está fazendo de tudo para que Alonso consiga se sentir em casa. E o espanhol - podem acreditar - não vai deixar de retribuir.





O vídeo do dia mostra uma antiga reportagem do Globo Esporte, gravada em 1987. A matéria fala da recém-anunciada transferência de Ayrton Senna, que saiu da Lotus para a McLaren. Curioso perceber como o brasileiro fazia questão de elogiar Alain Prost naquela época, e como a McLaren garantia não haver possibilidade de problemas de relacionamento entre os seus pilotos. Vale a pena conferir:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

segunda-feira, 10 de março de 2008

Acerto com grupo inglês salva Super Aguri da falência

Agora é oficial: a Fórmula 1 vai mesmo iniciar sua temporada 2008 com o grid completo. Nesta segunda, a Super Aguri anunciou um acordo com um grupo de investidores ingleses, que devem adquirir grande parte das ações do time nas próximas semanas. Batizado de Magma Group, o consórcio é liderado por Martin Leach, um executivo que já passou por montadores como Ford e Maserati.

Aproveitando a oportunidade, a Super Aguri também apresentou oficialmente Takuma Sato e Anthony Davidson como seus titulares para 2008. Além disso, a equipe confirmou que vai continuar recebendo suporte técnico e fornecimento de motores da Honda nesta temporada. Ao que parece, porém, o desejo da montadora japonesa é afastar-se progressivamente da sua "filial", o que deve transformar a Aguri numa equipe cada vez mais independente.

Sem dúvida alguma, o acerto da Super Aguri com o Magma Group é uma excelente notícia. Mas a negociação merece uma ressalva: na posição de meros acionistas, os membros do Magma podem simplesmente desistir da equipe caso o investimento não dê resultado. Nesse caso, a Aguri seria deixada à própria sorte, numa situação ainda mais crítica do que aquela das últimas semanas.

Por hora, a Super Aguri está a salvo. O futuro da equipe no médio e longo prazo, porém, continua muito longe de garantido.




A segunda-feira foi recheada de declarações de pilotos e dirigentes, em sua maioria comentando suas expectativas para o início da temporada. Apenas uma, entretanto, conseguiu chamar mais atenção. Com a palavra, Robert Kubica. "Em condições normais, diria que é impossível para a BMW alcançar uma vitória. Nós ainda não temos o carro mais rápido do grid", admitiu o polonês ao El Pais. De fato, é difícil imaginar a BMW vencendo já no G.P. da Austrália. Mas a tendência é que a equipe melhore bastante ao longo do ano...

Enquanto isso, autoridades australianas continuam buscando alternativas para manter sua corrida no calendário. O G.P. da Austrália tem sofrido graves prejuízos financeiros nos últimos anos, e pode perder seu lugar num futuro próximo. Ao que parece, o objetivo da Formula One Management era realizar uma prova noturna em 2009, mas os australianos querem que a largada aconteça no fim da tarde. Uma tremenda burrice: se houver algum atraso, a Fórmula 1 seria obrigada a tomar uma atitude inédita. Encerrar a corrida por falta de luz natural.

Por fim, vale registrar que o chefão Bernie Ecclestone vem fazendo lobby junto a montadoras sul-coreanas para que uma delas ingresse na Fórmula 1 dentro de alguns anos. De acordo com o próprio Bernie, "seria muito bom se uma dessas fábricas investisse na categoria". A Coréia do Sul, que possui a quinta maior indústria automobilística do planeta, recebe seu primeiro G.P. em 2010, num circuito montado na província de South Jeolla. Entre as marcas de mais destaque do país, estão Kia, Daewoo e Hyundai.

Alguma voluntária?



Em caráter especial, o Blog não apresenta hoje seu "vídeo do dia". Ao invés disso, a atração desta segunda é um gráfico muito bem preparado pelo jornal Marca, mostrando as principais novidades de Ferrari, McLaren e Renault para a temporada 2008. A ótima dica é do Blog Victal.

Clique Aqui para conferir.

Até mais!

Crédito das fotos:

domingo, 9 de março de 2008

Ron Dennis não vai ao Grande Prêmio da Austrália

Os boatos sobre o imediato afastamento de Ron Dennis do comando da McLaren voltaram com força total hoje, quando a FIA divulgou os nomes dos dirigentes que vão estar presentes no Grande Prêmio da Austrália. Para surpresa geral, Dennis não consta na lista, que apresenta Martin Whitmarsh como chefe de equipe da McLaren. Por enquanto, o time prateado ainda não explicou as razões da ausência do chefão.

Segundo o diário Marca, porém, a decisão de não comparecer à corrida de Melbourne teria sido tomada pelo próprio Dennis. Após perder força dentro da McLaren por conta das polêmicas de espionagem e pela perda do título do ano passado, ele estaria enfrentando forte resistência da parceira Mercedes, que supostamente quer assumir o controle acionário do time. Nos últimos dias, a McLaren negou a saída de Dennis, mas essa possibilidade é agora bastante real.

Embora a mídia espanhola tente espalhar a versão de que Dennis não tem mais clima com a Mercedes, o mais provável é que o chefão esteja simplesmente se cansando. Comandante da McLaren há quase três décadas, Dennis já passou por momentos de intensa pressão, mas os acontecimentos da última temporada foram realmente desgastantes. Some-se isso ao divórcio recente com a esposa Lisa - com quem Dennis estava casado há 22 anos - e fica mais fácil entender o que se passa na cabeça dele nesse momento.

Mesmo para um sujeito durão como Dennis, chega um momento em que é preciso dar um tempo...




A Super Aguri está na Austrália, mas ainda não há garantias de que a equipe vai correr no primeiro G.P. do ano. Apesar de já ter descarregado seu equipamento em Melbourne, o time japonês continua numa situação indefinida. O novo carro, por exemplo, ainda não foi apresentado, e a dupla de pilotos também precisa ser confirmada. Tudo leva a crer, porém, que Takuma Sato e Anthony Davidson devem continuar como titulares da pobre Aguri.

Enquanto isso, Lewis Hamilton conversou hoje com o jornal As, mantendo uma postura bastante otimista para o início da temporada. "Nosso carro é ainda mais rápido e resistente do que o modelo do ano passado. Chego em Melbourne com o objetivo de vencer, e vou fazer o meu melhor para conseguir isso", falou Hamilton. Para a maioria - como o escriba do Blog - a Ferrari entra como favorita no G.P. da Austrália. Uma vitória de Hamilton, porém, não seria surpresa alguma...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista que o tricampeão Nelson Piquet concedeu para o Esporte Espetacular deste domingo. "A chegada do Alonso na Renault foi a melhor coisa que aconteceu para o Nelsinho. Se ele andar perto do espanhol, já terá feito seu trabalho. O ano será difícil, e os erros vão acontecer. Mas tenho certeza de que o Nelsinho vai acontecer na Fórmula 1".

Mais uma vez, Nelsão repete o discurso do "o cara é bom". Agora, chegou a hora de Nelsinho mostrar que o pai não está errado..





A abertura da temporada 2008 da MotoGP provou que as corridas noturnas são realmente um belíssimo espetáculo visual. Na pista, porém, o atual campeão Casey Stoner manteve o domínio do ano passado, vencendo o G.P. do Catar de hoje com bastante autoridade. O estreante Jorge Lorenzo conseguiu um excelente segundo lugar, com Daniel Pedrosa fechando o podium. Por sua vez, Valentino Rossi não passou de quinto, batido por um inspirado Andrea Dovizioso na última volta...




O vídeo do dia é um documento histórico. Trata-se de uma reportagem produzida pela Rede Globo sobre o terrível acidente de Rubens Barrichello na sexta-feira do fatídico G.P. de San Marino de 1994. As imagens incluem até uma rápida entrevista com Ayrton Senna, visivelmente abalado com a violência da pancada. Mal sabiam todos os envolvidos naquele G.P. que a batida de Rubinho seria apenas um prenúncio do que estava por vir...:



Esse eu vi no Plog do Pezzolo

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: