sábado, 26 de setembro de 2009

Hamilton faz a pole e Rubinho sai no lucro

A pole do Grande Prêmio de Cingapura é de Lewis Hamilton.

Foi a segunda consecutiva do inglês - nas últimas quatro corridas, em três o atual campeão largou na posição de honra do grid.

Dessa vez, o trabalho de Hamilton foi facilitado por um erro de Rubens Barrichello. O brasileiro bateu a 30 segundos do fim da sessão, provocou uma bandeira vermelha e impediu que a maioria dos pilotos melhorassem suas marcas.

Com isso, o inglês da McLaren garantiu a pole, que era ameaçada por pelo menos dois adversários: Sebastian Vettel e Nico Rosberg.

Num circuito de rua difícil de se passar e onde o carro da McLaren parece estar à vontade, o atual campeão já começa a corrida de amanhã com meio caminho andado para vencer.

Apesar disso, é precipitado afirmar que Hamilton tem a vitórias nas mãos. O inglês não pode esquecer que corridas em circuitos urbanos são famosas por serem imprevisíveis.

A entrada de um safety car no momento errado, por exemplo, pode tirar Hamilton do páreo. O inglês também vai precisar andar no limite mantendo seu carro na pista - algo que ele não conseguiu no GP da Itália, quando bateu forte na última volta.

De qualquer maneira, Hamilton é o favorito. Vettel e Rosberg, a princípio, parecem os únicos em condição de desafiá-lo.

Isso porque os grandes nomes da temporada estiveram longe de brilhar.

Mark Webber, meio apagado, ficou em quarto e não parece ter forças para brigar por mais do que um pódio.

Kimi Raikkonen caiu de performance junto com a Ferrari e larga só de 13º, totalmente afastado da disputa pelas primeiras posições.

E os pilotos da Brawn, ao menos dessa vez, não justificaram a posição de protagonistas na luta pelo título.

Apático, Jenson Button andou mal e foi só o 12º. Vai largar bem pesado para fazer uma parada e, com alguma sorte, salvar uns pontinhos.

Seu parceiro Barrichello também não tem tanto a comemorar.

O veterano saiu para o treino com pouca gasolina para buscar a pole, mas bateu e amargou apenas o quinto lugar. Como vai trocar o câmbio, cairá ainda para a décima posição.

Ruim, mas poderia ter sido pior - menos mal para Rubinho que Button também não foi bem.

Na verdade, o brasileiro até saiu no lucro. Mesmo perdendo cinco posições no grid, ainda vai largar à frente do companheiro na Brawn. E isso é o mais importante

Ao que tudo indica, a corrida de Cingapura não vai alterar bastante a distância entre Button e Rubinho na classificação, já que dificilmente os dois vão marcar muitos pontos na prova de amanhã.

Ainda assim, a prova é vital para o destino do campeonato. Para Button, o importante é manter a vantagem, minimizando os prejuízos.

Para Rubinho, é tudo ou nada mesmo. Ele não tem muitas possibilidades de um grande resultado, mas vai precisar ser agressivo para chegar o mais à frente possível.

Como sempre, a largada será crucial - tanto para a briga pela vitória, entre Hamilton e os alemães, quanto para a luta pelo título, entre os dois pilotos da Brawn GP.

A prova de Cingapura, anote aí, começa amanhã às 9h de Brasília.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Palpitão do Grande Prêmio de Cingapura

Depois da tempestade que foi o escândalo da Renault, a Fórmula 1 volta ao trabalho neste fim de semana e corre justamente no palco da vergonhosa trapaça da escuderia francesa na corrida do ano passado.

Em Cingapura, o duelo principal é a entre a dupla da Brawn GP. Jenson Button ou Rubens Barrichello - um deles será o campeão da temporada 2009.

O inglês ainda tem uma vantagem confortável, mas o título está em aberto.

E Rubinho tem motivos para começar o fim de semana confiante. A pista de Cingapura tem características bem semelhantes à de Valência, onde o brasileiro venceu e Button se arrastou até um fraco sétimo lugar.

Se a Brawn GP mantiver a hegemonia que apresentou na prova da Itália, a tendência é que Barrichello seja o piloto a ser batido na briga pela vitória. E é exatamente nisso que o Blog aposta.

Dessa vez, o meu palpite vai para Rubinho. Pode até não vencer, mas certamente estará entre os líderes em Cingapura.

Tirando Button, os único pilotos que podem fazer frente a Barrichello são Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton.

Os dois campeões dependem do equipamento para sonhar com vitória. Mesmo em desvantagem, Hamilton e Raikkonen têm condições de superar os titulares da Brawn - a pista de Cingapura, vale lembrar, é uma daquelas em que o piloto pode fazer a diferença.

Por causa do cansaço e da absoluta falta de tempo, este texto fica um pouco abreviado e o escriba do Blog vai direto para o palpitão completo de Cingapura:

Vitória: Rubens Barrichello
Pole Position: Lewis Hamilton
Melhor Volta: Kimi Raikkonen
Grid aleatório (15º lugar): Kazuki Nakajima
Tempo da pole: 1:42.450
Primeiro abandono: Jarno Trulli
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello
2. Kimi Raikkonen
3. Lewis Hamilton
4. Heikki Kovalainen
5. Adrian Sutil
6. Jenson Button
7. Vitantonio Liuzzi
8. Fernando Alonso

Os treinos já começam nesta sexta-feira, às 7h e 10h de Brasília. No sábado, a classificação é um pouco mais tarde do que o costume, às 11h, enquanto a corrida começa no habitual horário de 9h de domingo.