sábado, 30 de agosto de 2008

Um domingo recheado para o fã da velocidade

Não tem Fórmula 1, mas quem gosta de corrida pode ficar o domingo inteiro grudado no sofá.

Em Jacarepaguá, a Stock realiza sua tão falada Corrida do Milhão, com o franco favorito Cacá Bueno largando da pole.

O bicampeão é a aposta de muitos para a vitória, mas a prova será imprevisível. Com o péssimo estado do asfalto de Jacarepaguá, ninguém sabe até quando os pneus vão resistir. Além disso, as novas regras boladas de maneira especial para a Corrida do Milhão certamente irão complicar as coisas.

E ainda pode chover.

Com tudo isso em mente, minha aposta para a vitória não é em Cacá. Desde sexta-feira, já tinha um palpite na cabeça, que só revelo agora. Da última vez que tive um pressentimento assim, Kubica ganhou o GP do Canadá. Pois bem, aí está:

Quem vai ganhar o milhão será Luciano Burti.

Enquanto isso, os pilotos da MotoGP entram na pista para o GP de San Marino. Assim como acontecia na Fórmula 1, a prova é sediada num circuito italiano, Misano. Casey Stoner sai em primeiro e, ao que tudo indica, só perde a corrida para ele próprio.

Rossi está logo ali, em segundo no grid, mas não parece capaz de bater o australiano. Stoner vai ganhar mais uma, a não ser que faça uma bobagem como na República Checa há duas semanas.

Em Detroit, a penúltima etapa da Fórmula Indy neste ano pode consagrar o neozelandês Scott Dixon. O piloto da Ganassi dominou o treino classificatório e será o pole da corrida deste domingo. Helio Castroneves, o único que pode detê-lo, aparece ali perto na segunda posição.

Helinho salvou o primeiro "championship point" de Dixon em Sonoma, mas dessa vez será ainda mais difícil.

Dixon leva o título amanhã e ainda fatura mais uma vitória para a coleção.

Na Inglaterra, tem a estréia da Superliga, com Beijing Guoan largando na frente. Pois é, os chineses dominam até o automobilismo...

Os clubes brasileiros tiveram atuações discretas, ficaram lá atrás e não devem mesmo fazer salvar bons resultados neste fim de semana.

Por fim, ainda tem Nascar pela noite, no belo oval da California. Aposto em mais uma vitória do fenômeno Kyle Busch, que está mordido após a confusão em Bristol na semana passada.

Enfim, programe-se. Aí estão os horários das largadas para você, sempre considerando a hora de Brasília:

Stock - 10h30 (Globo)
MotoGP - 9h00 (Sportv)
Indy - 16h30 (Band)
Superliga - 7h00 e 10h00 (Sportv2)
Nascar - 18h00 (Speed)

(Sei que muitos de vocês não estão nem aí para isso, mas o domingo também tem Fla-Flu. Já que eu adoro dar palpite em tudo, aí vai: 2 a 0, dois de Washington. Se você for flamenguista, fique à vontade para tirar sarro depois se o Marcelinho Paraíba fizer gol no infalível FH, na partida número 200 do nosso craque, o único que nunca recebe propostas da Europa porque deve ser bom demais para jogar lá...).

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ferrari fecha a porta para Alonso. Ao menos, por enquanto

Os fãs de Alonso receberam uma tremenda ducha de água fria hoje. A notícia já era esperada, mas muitos torcedores do espanhol ainda duvidavam.

Pois bem: a Ferrari anunciou hoje que continua com Massa e Raikkonen em 2009. Quem confirma é ninguém menos do que o presidente Luca di Montezemolo, que andava meio sumido ultimamente.

Aproveitando uma folga qualquer, Montezemolo foi aos testes da Fórmula 1 em Monza, deu apoio a Raikkonen e garantiu que permanece com o finlandês e Massa na próxima temporada.

O chefão da Ferrari também elogiu Alonso, mas deu a entender que a porta está fechada para o espanhol.

Agora, Alonso já sabe que não tem chances na Ferrari em 2009. Precisa saber se possui alguma possibilidade de assinar com o time para 2010.

Para isso, depende da decisão de Raikkonen, que ainda não sabe se vai optar pela aposentadoria.

Muitos dizem que o bicampeão está travando o mercado de pilotos. Nada disso: na verdade, a "culpa" é toda de Kimi.

Só depois que ele se decidir é que Alonso vai definir seu futuro. E aí as peças do quebra-cabeça da Fórmula 1 vão ir se encaixando.



Em Jacarepaguá, nada de muito importante na Stock por enquanto. Cacá foi o mais rápido do dia e já desponta como o grande favorito para levar a Corrida do Milhão. Amanhã temos o treino classificatório, com previsão de chuva.

As coisas devem esquentar.

Na sala de imprensa, conheci gente bacana como Bruno Vicaria e Rodrigo Mattar, vi monstros sagrados como Lito Cavalcanti e Reginaldo Leme, mas ficou faltando a presença... dele.

Aliás, nem tanto.

Momento de raro silêncio na sala de imprensa, toca o celular de Luís Roberto - ele mesmo, o narrador da Globo, que atende e diz em voz muito animada:

"Faaaaala chefe! Tudo certo contigo, Galvão?"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Jacarepaguá sobrevive

Dia corrido demais hoje.

Dia de pegar credencial - minha primeira! - para a etapa da Stock no Rio. Mas foi exatamente isso o que me atrasou. Não sabia que a sala de imprensa só tinha internet sem fio e precisar correr para arranjar um tal de "USB Wireless" a tempo dos treinos de amanhã.

Consegui, mas me enrolei todo. Por causa disso, o Blog fica com uma atualização mais curta dessa vez.

Deixo vocês com as fotos da quinta-feira da Stock no Autódromo de Jacarepaguá, que continua lindo apesar de tudo o que passou nos últimos anos. A pista do oval, vejam aí, ainda sobrevive.

Assim como o autódromo como um todo, embora tantos queiram vê-lo abaixo.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Boatos: a vez dos pilotos da BMW

Como muito bem disse o Daniel Médici nos comentários do post anterior: se alguém sentiu saudade da temporada de boatos da Fórmula 1, aí está ela.

As novidades da vez têm como protagonistas os pilotos da BMW.

Segundo o inglês Daily Mirror, Kubica estaria considerando uma mudança para a Ferrari em 2010 . O polonês substituiria Raikkonen, que poderia fazer o caminho inverso e assinar com a BMW.

Cenário improvável, mas não impossível. Refiro-me à mudança de Kubica para a Ferrari, claro, porque Raikkonen não tem a menor chance de assinar com a BMW.

Para quem não sabe, Kubica fez carreira na Itália e fala o idioma da turma de Maranello com total fluência. Cai muito bem no perfil pretendido pela equipe vermelha e provavelmente seria o primeiro na lista para substituir Raikkonen, se não fosse Alonso.

Acontece que a mudança de Kubica para a Ferrari esbarra na posição de Raikkonen. Já disse ontem e repito: o finlandês só sai da equipe vermelha se quiser. Antes de 2010, na opinião do Blog, não há chance de Raikkonen deixar a Ferrari.

Kubica depende da decisão do finlandês. E Alonso também.

Ao mesmo tempo, Heidfeld está sendo cogitado para a Toro Rosso em 2009. Outra possibilidade da qual o Blog duvida muito.

Para começar, não há piloto na Fórmula 1 que seja tão subestimado quanto o alemão.

No passado, Heidfeld já bateu Raikkonen, Massa, Villeneuve e outros nomes de peso, incluindo até o próprio Kubica. Vive má fase na atual temporada, como acontece com qualquer piloto em certa fase da carreira. Mesmo assim, permanece apenas 14 pontos atrás do polonês.

Heidfeld está com a BMW desde 2005. Ou seja: presume-se que tenha uma relação de fidelidade com a montadora alemã. Se demitir Heidfeld agora, a BMW daria uma demonstração tola de falta de paciência e planejamento. O piloto substituto ficaria sob enorme pressão, precisando igualar o ritmo do excelente Kubica para não ter o mesmo destino do alemão.

Para uma equipe chegar ao topo, é preciso ter estabilidade na dupla de titulares. Basta ver o exemplo da Ferrari, que nos últimos 13 anos usou só seis pilotos.

A BMW quer muito disputar a valer um título. Nessa altura, trocar um dos titulares só iria atrapalhar. O time já tem um piloto com clara capacidade de levar o troféu de campeão - Kubica - e um segundo piloto rápido, eficiente, e nada reclamão - Heidfeld.

O momento é de mantê-los para não prejudicar a escalada ao topo.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Contagem regressiva para Raikkonen?

Depois de meses espalhando boatos, o jornal As finalmente saiu do armário.

Em sua edição desta terça, o diário espanhol garante que Alonso já assinou com a Ferrari para 2010.

Mais até: o bicampeão já poderia se transferir para a equipe italiana no ano que vem, se Raikkonen continuar rendendo abaixo do esperado.

Imaginar Alonso na Ferrari num futuro não tão distante assim não chega a ser absurdo.

Mas Raikkonen tem contrato com a Ferrari até o fim de 2009 e antes disso só sai se quiser. A equipe possui uma dívida de gratidão com ele, que teve méritos de crescer no momento certo na última temporada para conquistar um título inesquecível.

É claro que as performances de Raikkonen não agradam, porém o finlandês ainda tem bastante crédito com a cúpula da equipe, que gastou muito tempo tentando tirá-lo da McLaren em 2006. O "Homem de Gelo" foi escolhido a dedo como o substituto de Schumacher, não se esqueçam disso.

Na opinião do Blog, Alonso só vai para a Ferrari se o próprio Raikkonen não quiser continuar na Fórmula 1 em 2010. Se o finlandês resolver renovar contrato com o time de Maranello, Alonso precisará apostar numa equipe capaz de desafiar a hegemonia de Ferrari e McLaren, já que não teria espaço em nenhum das duas escuderias.

O prazo para Raikkonen decidir se renova contrato ou antecipa a aposentadoria é de um mês. É esperar para ver qual será a escolha do finlandês.

Até lá, o As ainda publicada uma matéria dizendo que Alonso disputa as últimas provas desta temporada pela Ferrari...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Futuro de Bruno Senna longe de definição

"É tudo bobagem". Foram essas as palavras de Bruno Senna para classificar os boatos que vêm envolvendo seu nome nas últimas semanas. Segundo o piloto brasileiro, ainda não há nada definido para 2009.

Não, ele não tem nada acertado com a Toro Rosso.

Muito menos com a BMW.

Nem com Williams, Honda ou McLaren.

No momento, Bruno está concentrado na GP2. E faz certo. Se vencer o campeonato, ganha um passaporte imeditato para a Fórmula 1. Se perder, o cenário se complica um pouco.

Certamente ainda teria chance na Toro Rosso, mas as demais equipes dificilmente ofereceriam uma vaga de titular.

Bruno já andou dizendo que não deseja assinar com ninguém como piloto de testes. Quer entrar logo para correr, mesmo que isso signifique passar mais um ano na GP2.

A novela sobre o seu futuro ainda está longe de definição, já que depende da esperada decisão sobre a aposentadoria de Raikkonen. Somente depois disso, Alonso vai poder decidir onde correr em 2009. E, a partir daí, os demais pilotos vão definindo seus destinos.

Vamos precisar esperar mais um pouco para saber qual será o futuro de Bruno de 2009.

Há dois meses apostei que ele assinava com a Williams, um palpite que me parece bastante improvável neste momento. Permitam-me admitir o erro e mudar de opinião.

Anotem aí: em 2009 a Toro vai de Bruno e Bourdais.

domingo, 24 de agosto de 2008

Análise do Grande Prêmio - Europa/Valência (24/08/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa. Absoluto, tranqüilo, consistente, seguro, perfeito. Nota 10
Lewis Hamilton. Correu com febre e salvou oito pontos bem importantes. Nota 8
Robert Kubica. Levou o carro da BMW nas costas. Um pódio improvável. Nota 9
Heikki Kovalainen. De volta à realidade. É segundo piloto da McLaren sim. Nota 7
Jarno Trulli. Usando o acerto de Glock, se deu bem e somou mais uns pontinhos. Nota 8
Sebastian Vettel. Impressionante. Está aí um futuro campeão mundial. Nota 9
Timo Glock. Classificação ruim, largada excelente, corrida satisfatória. Nota 7
Nico Rosberg. Quebrou um jejum de seis provas sem pontos. Já era hora. Nota 7
Nick Heidfeld. "Meu resultado foi um desastre", disse ele. Eu concordo. Nota 3
Sebastien Bourdais. Mesmo quando vai bem, parece ruim por causa de Vettel. Nota 6
Nelsinho Piquet. Atrapalhou-se no início e perdeu a chance de lutar por pontos. Nota 5
Mark Webber. Esse nem apareceu na TV direito. Nota 4
Jenson Button. Teve lampejos de competitividade. Mas o carro é mesmo péssimo. Nota 6
Giancarlo Fisichella. Terminou a prova, sem comprometer. Nota 6
Kazuki Nakajima. A Williams tem seguro para pagar o prejuízo de Alonso? Nota 2
Rubens Barrichello. Parecia que alguém tinha sabotado seu carro. Nota 2
David Coulthard. Fez a 19ª melhor volta. Repetindo: a 19ª. Nota 1
Kimi Raikkonen. Acorda! Nota 3
Adrian Sutil. Seu único papel é levar o carro ao fim da prova. E ele não consegue. Nota 2
Fernando Alonso. Desgraça pouca é bobagem para os fãs do bicampeão. Nota 5

Análise das equipes:

Ferrari. Venceu, é verdade. Mas o problema de Raikkonen liga o sinal amarelo no time. ***
McLaren. Graças à quebra de Raikkonen, encostou no Mundial de Construtores. ***
BMW. De volta ao pódio mais por mérito de Kubica do que do carro. ***
Toyota. A equipe já superou todas as expectativas para este ano. ****
Renault. Prova desastrosa e frustrante, que freia a evolução recente da equipe. *
Red Bull. Levou um tremendo vareio da "filial" Toro Rosso. *
Williams
. Voltou a marcar um pontinho. ***
Honda. Nem Ross Brawn salva. *
Toro Rosso. Grande destaque do fim de semana, deixou a "matriz" passando vexame. ****
Force India. Performance competitiva, mas o novo câmbio não fez muita diferença. **

Análise da corrida:

Circuito belíssimo, cenário exuberante, prova chatíssima. Sem dúvidas, o GP da Europa foi o pior da temporada.
Nível: Muito ruim

Análise do campeonato:

Raikkonen tem até o GP da Itália para reagir. Caso contrário, a Ferrari já vai querer concentrar suas forças em Massa. Nessa altura, há menos concorrentes na briga pelo título, mas o campeonato continua totalmente aberto.
Nível: Muito bom

Balanço dos Palpites:

Pole: Lewis Hamilton. Errei por dois décimos, diferença que separou Hamilton do pole Massa
Vitória: Lewis Hamilton. Deu Massa, com Hamilton em segundo
Decepção do G.P.: Red Bull. Aqui acertei em cheio. A equipe das bebidinhas energéticas passou vexame e tomou um vareio da Toro Rosso...
Primeiro abandono: Heikki Kovalainen. O finlandês escapou da minha secada e finalizou num razoável quarto
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton (segundo)
2. Felipe Massa (primeiro)
3. Kimi Raikkonen (abandono)
4. Robert Kubica (terceiro)
5. Robert Kubica (oitavo)
6. Fernando Alonso (abandono)
7. Nick Heidfeld (nono)
8. Nelsinho Piquet (11º)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)
Hungria - Vencedor: Heikki Kovalainen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Europa - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Lewis Hamilton (segundo)

Já se vão três corridas consecutivas sem acertar o vencedor. Pelo visto, minha bola de cristal enferrujou. Dessa vez, foram mais erros do que acertos...
Nível dos Palpites: Ruim
Placar da temporada: 4 acertos em 12 possíveis

Por hoje, é só. Até mais!

Massa perto de ganhar a preferência da Ferrari

Para Massa, era vencer ou vencer. E ele deu conta do recado.

O brasileiro da Ferrari chegou a Valência com um único pensamento na cabeça. Precisava ganhar a corrida para apagar o trauma do GP da Hungria e convencer a todos que ele é o nome a ser escolhido pela Ferrari na briga contra Hamilton.

Depois de mais uma atuação apagada de Raikkonen, Massa está bem perto de ganhar a preferência da equipe.

Largou da pole, fez a volta mais rápida e liderou praticamente a corrida inteira, perdendo a ponta apenas quando foi ao box. Não cometeu um único erro - ao menos, as câmeras de televisão não mostraram absolutamente nada de errado.

Tomou um pequeno susto na saída do segundo pit stop, quando quase bateu com Sutil. Um acidente nesse caso, porém, seria de total responsabilidade da Ferrari. Felizmente para Massa, a vantagem construída para Hamilton era grande suficiente para permitir essa pequena perda de tempo.

No fim, vitória tranqüila e atuação perfeita. Não há como não dar nota 10 para Massa pela corrida de hoje.

Batido, Hamilton contentou-se com o segundo lugar. Em termos de campeonato, não foi tão ruim assim. Mas ainda é cedo para observar a competência do inglês em administrar resultados. Seu ex-companheiro Alonso era mestre nisso.

A Fórmula 1 agora segue para uma série de corridas que devem favorecer a Ferrari e Hamilton precisa ser inteligente para se manter na ponta.

Inteligência, aliás, foi algo que não faltou à BMW quando contratou Kubica.

Como o cara é bom! Mais uma grande atuação do polonês, que superou a falta de performance do carro para conseguir um improvável pódio. Enquanto isso, seu parceiro Heidfeld nem pontuou.

Três semanas após vencer na Hungria, Kovalainen voltou à realidade: um apagado quarto lugar para o finlandês, resultado típico de um segundo piloto de equipe grande.

O dia foi bem ruim para os torcedores da Finlândia. Raikkonen, para variar, largou mal e ficou preso no trânsito. Não teve pista limpa para fazer a melhor volta da prova, o que ele provavelmente conseguiria no fim.

Dessa vez, a corrida do atual campeão terminou antes da bandeirada. Raikkonen quebrou como Massa na Hungria - de maneira súbita, espetacular e bem à frente da equipe.

O "Homem de Gelo" vai ficando para trás no campeonato. A última chance de recuperação, arrisco dizer, será no GP da Bélgica em duas semanas, numa pista onde Raikkonen sempre teve ótimos resultados.

Elogios para a dupla da Toyota e para os alemães Vettel e Rosberg. Todos fizeram corridas boas, seguras e consistentes. Destaque principal para o jovenzinho da Toro Rosso, que vai aprontar muito com a Red Bull no ano que vem.

De resto, dia ruim para Nelsinho e pior ainda para Rubinho. Mas a grande decepção do GP da Europa chama-se Fernando Alonso - isso porque Coulthard, nessa altura do campeonato, já não conta mais.

Correndo em casa, numa corrida especialmente preparada para ele, o bicampeão foi atingido na primeira volta pelo afobado Nakajima e abandonou de imediato. Seus fãs esperavam muito, muito mais.

Que saudade do carro da McLaren, hein Fernando? Do carro, não da equipe!

Para terminar, um rápido comentário sobre a pista de Valência.

Tanto esforço para isso? O cenário é espetacular, realmente quase tão bonito quanto Mônaco. Mas a pista deixou muito a desejar. Sem dúvidas, o GP mais chato do ano, pior até do que os clássicos de Malásia, Espanha, França e Hungria.

Daqui a três semanas, a Fórmula 1 ruma para a Bélgica. Meu palpite, vou dizendo desde já, é Kimi Raikkonen.

Se o finlandês não tiver uma performance convinvente em Spa, suas chances de título acabam.

Logo mais, o Blog volta com as notas do GP da Europa. Até mais!