sábado, 4 de outubro de 2008

Palpites para o domingo

O domingo de eleições não tem Fórmula 1, mas está recheado de atrações para o fã da velocidade.

A MotoGP corre na Austrália, a partir das 2h da madrugada de Brasília. Horário ingrato, que vai impedir muita gente - inclusive este blogueiro - de conferir o que deve ser mais uma emocionante corrida da categoria.

Minha aposta é no pole Stoner, que corre em casa e quer revanche depois de ver o rival Rossi garantir o título antecipado no Japão.

Um pouco mais tarde, às 6h, a Superliga realiza a primeira bateria do fim de semana em Zolder, na Bélgica.

A segunda prova começa às 9h. As duas vão ter transmissão ao vivo do Sportv.

Quase impossível dar um palpite seguro, principalmente porque a categoria é muito nova e os carros não são nada confiáveis.

Mas lá vai: vencem o carro do Liverpool, terceiro colocado no grid da bateria inicial, e o bólido da Roma, escolhido aqui de forma quase aleatória.

Em Zandvoort, na Holanda, tem a estréia da nova temporada A1GP.

Pelo visto, a RedeTV não vai mostrar as corridas. Talvez em reprise, mas até agora não houve notícia.

Para quem tem Speed, a transmissão começa às 8h30, com reprise da primeira corrida. Logo depois, a partir das 10h, a segunda prova será mostrada ao vivo.

O Blog aposta na Holanda, pole position da bateria inicial e dona da casa, e na atual campeã Suíça.

Neste domingo, não dá para esquecer também o Mundial de Rally na Espanha.

Aqui, o palpite é mole: vence Sebastien Loeb, que até agora vem dominando a etapa espanhola com incrível facilidade.

Por fim, a Nascar corre no superoval de Talladega, sempre uma das provas mais esperadas da temporada.

A aposta do Blog é em Dale Earnhardt Jr., especialista neste tipo de pista. A transmissão começa às 15h de Brasília, também no Speed.

Um bom domingo para você. Vote com consciência e não perca sua corrida preferida.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Helinho numa gigantesca enrascada

É grave a situação de Helio Castroneves.

Para quem não sabe, o piloto da Penske foi indiciado pela procuradoria do estado da Flórida por sonegação de impostos entre 1999 e 2004.

Se for considerado culpado, pode pegar até 35 anos de prisão.

Junto com ele, a irmã Katiucia, que também é sua empresária, e o advogado Alan Miller também foram processados.

A primeira audiência aconteceu hoje mesmo, em Miami.

Helinho chegou algemado e com correntes nos pés. Alegou inocência e chorou muito. Só foi liberado apenas porque pagou uma fiança de 10 milhões de dólares.

O julgamento do caso deve durar até 90 dias. Mas os efeitos já estão sendo sentidos agora.

Para começar, Helinho não vai correr a etapa comemorativa da Indy na Austrália, marcada para o próximo dia 26 de outubro.

Infelizmente, isso pode ser só o começo.

Especula-se que a Penske já procura um substituto para Helinho visando a temporada de 2009 da Indy. Porque a situação do brasileiro seria, realmente, muito grave.

Se for preso, Helinho vai comprometer todo o prosseguimento de sua carreira. Parece um tanto prematuro dizer isso, mas há uma chance de o piloto ser obrigado a encerrar sua carreira nas pistas por causa dos problemas com o fisco.

Possibilidade remota, é verdade, só que real.

Nos Estados Unidos, as leis fiscais não chegam a ser mais rígidas do que em outros países. A diferença é que lá a fiscalização é muito mais dura e a chance de punição, bem maior.

Mesmo contando com o apoio dos fãs e apesar de todo o prestígio que acumulou na carreira, Helinho está enrascado.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Hamilton, o novo Senna?

Hamilton é o melhor piloto do mundo. Ao menos, na opinião dele próprio.

Nesta quinta, o inglês perdeu a modéstia e declarou com todas as letras que acredita ser tão bom quanto Ayrton Senna.

Uma frase polêmica e que vai gerar muita controvérsia.

Pelo que fez na carreira até agora, Hamilton continua muito longe de Senna. Sua capacidade dentro da pista é imensa, mas ele ainda está a uma distância enorme do saudoso tricampeão.

No momento, Hamilton não é nem tão bom ou tão grande quanto Senna.

Se no futuro será, ainda precisamos esperar.

O que não dá para negar é que Hamilton, indiscutivelmente, é o piloto atual que tem o estilo mais parecido com o de Senna.

Não só a marcante agressividade está presente, como também o instinto de vencer a qualquer custo.

A postura fora da pista também guarda semelhanças - frases do tipo "sou um piloto de corridas, é isso o que eu faço" e "não importa o que façam contra mim, não vão me abalar" foram cunhadas por Senna e repetidas de forma muito parecida por Hamilton.

O inglês acredita, cegamente, que é o melhor piloto do mundo. Senna também era assim.

E, por fim, Hamilton já vem criando uma multidão de fãs na Inglaterra, alguns até mais fanáticos do que os antigos torcedores de Nigel Mansell. Nem precisa dizer que Senna, no Brasil, também tinha sua extensa legião de seguidores.

Mais uma vez, é preciso ressaltar que a comparação entre Hamilton e Senna é precipitada e prematura.

Entretanto, se existe um piloto da Fórmula 1 atual que pode sonhar em se igualar a Senna - tanto pela capacidade do tricampeão dentro da pista quanto pelo que ele representou fora dela - esse alguém é Hamilton.

Ainda falta muito. Mas não é impossível que Hamilton chegue lá.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Rosberg e Nakajima garantidos na Williams em 2009

Mais uma equipe anunciou sua dupla de pilotos para a próxima temporada.

Agora foi a vez da Williams, que confirmou as expectativas e vai continuar com Rosberg e Nakajima em 2009.

A renovação do alemão já era esperada por tudo que Rosberg fez nas últimas duas temporadas.

Os resultados, convenhamos, não estão à altura do esforço mostrado pelo jovem piloto germânico, que já parece pronto para assumir uma vaga num time de ponta.

Por outro lado, Nakajima correu risco de ser dispensado, mas acabou tendo o compromisso prolongado.

O japonês é um piloto decente e realmente vem evoluindo ao longo do ano, tendo se envolvido num número até pequeno de acidentes.

A permanência de Nakajima indica que a Toyota também deve continuar com a Williams. Entretanto, a renovação da parceria Williams-Petrobras é uma incógnita.

Para o ano que vem, há duas vagas a menos num grid cada vez mais seleto.

E o cenário vai ficando mais complicado para aqueles que ainda não têm emprego garantido.

Quando Alonso definir seu futuro, todos os cockpits disponíveis para 2009 devem ser preenchidos em questão de poucas semanas.

Estamos no momento decisivo para decidir quem corre e quem fica à pé no ano que vem.

Dos titulares desta temporada, Heidfeld, Nelsinho, Rubinho, Bourdais, Fisichella e Sutil precisam abrir o olho.

Embora até agora os anúncios tenham prezado pela continuidade, é possível que o grid de 2009 tenham várias mudanças.

Quais? Não falta tanto para saber.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Troca-troca de brasileiros na Renault?

A notícia do dia é que Nelsinho Piquet corre sério risco de ser substituído na Renault por Lucas di Grassi.

Nada é confirmado ainda, mas parece que a situação de Nelsinho realmente se complicou.

O brasileiro bateu sozinho em Cingapura e teve mais um fim de semana frustrante, passando longe dos pontos. Ao longo da temporada, vem sofrendo principalmente nos treinos classificatórios, quando fica entre os cinco últimos com preocupante regularidade.

Se perder a vaga para Di Grassi, não seria nenhuma surpresa.

Será que Nelsinho não é bom o suficiente para a Fórmula 1? Ou será que as circunstâncias desfavoráveis são suficientes para explicar seu decepcionante ano de estréia?

De fato, Nelsinho foi o piloto que mais cometeu erros ao longo de toda a temporada. Mas alguns fatores - principalmente a presença de Alonso no carro ao lado - complicaram bastante a vida do novato.

Talvez Nelsinho acabe perdendo mesmo a vaga na Renault para Di Grassi.

Sua trajetória na Fórmula 1, porém, ainda pode ser vitoriosa.

Na Alemanha, quando foi segundo, Nelsinho provou que tem potencial para andar entre os líderes, embora tenha contado com muita sorte na ocasião.

Faltam mais consistência, atitude e confiança. Porque a postura de Nelsinho, repetida depois de cada desilusão, é sempre de profundo desânimo.

Tão bem acompanhado pelo pai durante todas as categorias de base, é provável que Nelsinho esteja se sentindo sozinho, sem apoio. Para um novato como ele, que enfrenta um bicampeão na mesma equipe, isso faz diferença.

Se Nelsinho perder o posto na Renault, o consolo é que a vaga vai ficar para Lucas di Grassi, um piloto que parece, no momento, até mais forte do que o Piquet mais novo.

Das jovens promessas do automobilismo mundial, nenhuma merece tanto uma vaga na Fórmula 1 do que Di Grassi.

Pena que seja justamente no lugar de Nelsinho.

Mas, se a Renault optar por Di Grassi para 2009, não será lá uma má decisão.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Massa precisa de Raikkonen para levar título

Faltam três provas para o encerramento do campeonato.

A distância de Massa para Hamilton é de sete pontos, com vantagem para o inglês.

Uma diferença perfeitamente tirável. Nesse momento, porém, o favorito é o piloto da McLaren.

Se vencer todas as provas que faltam e Hamilton for segundo sempre, Massa não conquista o título. Ou seja: tecnicamente, não depende mais de si para ganhar o campeonato.

A situção do brasileiro não é fácil, mas está longe de ser desesperadora. Até porque a Ferrari finalmente reconheceu que Massa é, de fato, o primeiro piloto da equipe durante o resto do ano.

O presidente Luca di Montezemolo não deixou dúvidas: Raikkonen vai ajudar Massa nas três corridas que restam.

E o finlandês, por pior fase que esteja passando no momento, terá papel vital na decisão do título.

Se há alguém com chances claras de tirar pontos de Hamilton, esse alguém é Raikkonen.

Com duas dobradinhas, Massa recupera a liderança do campeonato. Resta saber se Raikkonen vai conseguir andar forte o suficiente para acompanhar o ritmo dos dois protagonistas do ano.

Mas, ao menos no aspecto do "escudeiro", Massa leva ampla vantagem.

Porque Raikkonen nem se compara ao compatriota Kovalainen - um piloto bom, jovem e promissor, mas ainda não preparado para igualar o desempenho de Hamilton.

Nas provas finais do ano, o inglês estará praticamente sozinho, enquanto a Ferrari poderá jogar com a estratégia.

E se Raikkonen partir levinho para conquistar uma pole, segurar o ritmo no início e favorecer Massa, que poderia sair mais pesado?

São possibilidades a serem consideradas.

Vale repetir que Hamilton, nesse cenário, é sim a aposta mais segura para o título. Mas nada está decidido ainda.

Depois do que vimos no ano passado, até Kubica ainda pode sonhar com o troféu de campeão...

domingo, 28 de setembro de 2008

Análise do Grande Prêmio - Cingapura/Marina Bay (28/09/2008)

Análise dos pilotos:

Fernando Alonso. Um piloto como ele não merecia ficar um ano sem vencer. Nota 10
Nico Rosberg. O segundo lugar foi um prêmio para o esforçado alemão. Nota 9
Lewis Hamilton. Dentro das circunstâncias, um excelente resultado. Nota 8
Timo Glock. Já está alcançando Trulli no campeonato. Nota 8
Sebastian Vettel. Parece o único piloto da Toro Rosso na pista. Nota 8
Nick Heidfeld. Longe de ser brilhante, ao menos não cometeu erros. Nota 7
David Coulthard. Quem diria, hein? Corrida consistente e combativa. Nota 7
Kazuki Nakajima. Voltou a pontuar após cinco provas. Nota 7
Jenson Button. Boa atuação do inglês. Ele pilota uma Honda, lembram-se? Nota 8
Heikki Kovalainen. Performance fraca após ser atrapalhado pelo safety car. Nota 4
Robert Kubica. Outro que teve a prova arruinada pelo carro de segurança. Nota 6
Sebastien Bourdais. Vinha em boa fase, mas em Cingapura não se achou. Nota 3
Felipe Massa. Desempenho muito bom, azar terrível, resultado horroroso. Nota 8
Giancarlo Fisichella. Chegou a andar na segunda posição. Nota 7
Kimi Raikkonen. De novo, teve atuação apática e desligada. Nota 3
Jarno Trulli. Ficou a dúvida: o carro quebrou ou ele cansou? Nota 7
Adrian Sutil. Já são nove abandonos na temporada. Número alto demais. Nota 4
Mark Webber. Incrível o azar do australiano, que provavelmente marcaria pontos. Nota 6
Rubens Barrichello. Não dá sorte nem no arremesso de bala-clava. Nota 5
Nelsinho Piquet. Mais um fim de semana para esquecer. Nota 2

Análise das equipes:

McLaren. Lidera o Mundial de Pilotos e Construtores. ****
Ferrari. Está jogando os dois campeonatos fora com erros bobos e indesculpáveis. *
BMW. A queda de performance é clara. Está mais longe de Ferrari e McLaren. **
Renault. Finalmente, a recompensa após uma temporada de várias desilusões. *****
Toyota. Teria pontuado com os dois carros de Trulli não tivesse quebrado. ***
Toro Rosso. Vettel vai levando a equipe nas costas. ***
Red Bull. Somou dois pontos com Coulthard, só que vai perdendo para a Toro. **
Williams. Pela primeira vez em muito tempo, disputou a vitória de um GP. ****
Honda. Dessa vez, esteve num nível decente. Mas apenas raspou os pontos. **
Force India. Andou várias voltas em segundo com Fisichella. **

Análise da corrida:

Quem disse que não dava para passar em Cingapura? Rosberg, Alonso, Hamilton e Glock realizaram, todos, algumas belas manobras. É difícil ultrapassar, mas não mais do que em Barcelona, Hungaroging e Valência, por exemplo. A prova de Cingapura teve emoção "artificial" por causa do safety car, é verdade, mas valeu a pena acordar para assistir.
Nível da corrida: Muito boa

Análise do campeonato:

Hamilton abriu pequena vantagem, mas nada está definido. Com duas dobradinhas da Ferrari, Massa recupera a liderança. No ano passado, Raikkonen estava em situação muito pior e levou o título. Ou seja: Massa ainda tem boas chances. A partir de agora, porém, o favorito é Hamilton
Nível do campeonato: Muito bom

Balanço dos Palpites:

Pole: Lewis Hamilton. Perdeu para Massa por seis décimos
Vitória: Lewis Hamilton. Ao menos salvou um pódio
Decepção do GP: Red Bull. Coulthard salvou a honra da casa. Em Cingapura, ninguém foi pior do que a Ferrari
Primeiro abandono: Kazuki Nakajima. Nelsinho já está virando barbada nessa categoria...
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton. O melhor entre os favoritos, ao menos
2. Felipe Massa. Se não fosse o safety car, quem sabe...
3. Robert Kubica. Dificilmente terminaria no pódio mesmo
4. Kimi Raikkonen. Seria o quinto se não batesse no fim
5. Fernando Alonso. Quinto nada. O bicampeão fez muito mais
6. Heikki Kovalainen. Nem aos pontos o finlandês chegou
7. Sebastian Vettel. Continua superando as expectativas
8. Jarno Trulli. Seria o sexto, mas quebrou no fim
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)
Hungria - Vencedor: Heikki Kovalainen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bélgica - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (18º)
Itália - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Felipe Massa (sexto)
Cingapura - Vencedor: Fernando Alonso. Palpite: Lewis Hamilton (terceiro)

Já estou há cinco GPs sem acertar o vencedor, mas é bom ressaltar que os ganhadores das últimas duas provas foram grandes zebras. De qualquer maneira, o Blog vai dando vexame nos palpites corrida após corrida. Em Cingapura, nenhum acerto de relevância...
Nível dos palpites: Ruim.
Placar da temporada: Quatro acertos em 15 possíveis

Por hoje, é só. Até a próxima!

Inacreditável, Ferrari

Se Massa perder o título no fim da temporada, não terá sido apenas por causa deste inacreditável erro em Cingapura.

Também houve a rodada na Malásia. As quebras na Austrália e na Hungria. O problema no pit stop no Canadá e a terrível corrida da Inglaterra, apenas para citar alguns exemplos.

Mas cometer um erro destes numa fase tão importante do campeonato é simplesmente inaceitável.

Caso de se considerar uma grave advertência para o mecânico que apertou o botão antes do tempo.

Porque, além de precipitado, também foi irresponsável.

O acidente poderia ter machucado com gravidade os mecânicos que faziam o reabastecimento. Além disso, Massa também chegou perto de bater em Sutil - sim, de novo o alemão - quando estava saindo de seu box.

Em suma: uma bobagem que terá papel determinante na decisão do campeonato. Massa vai lamentar muito a perda do título se Hamilton vencer por menos de oito pontos.

A "mangueirada" vai ficar marcada durante um bom tempo. O "homem do pirulito", pelo visto, ainda terá vida longa nos pit stops da Fórmula 1.

Para os fãs de Hamilton, o sentimento é um só: a FIA tirou, a Ferrari devolveu.

E o inglês tem de novo a vantagem de sete pontos que havia construído antes de perder a vitória na Bélgica.

Em Cingapura, o inglês não foi exatamente cauteloso - basta ver a arriscada ultrapassagem sobre Coulthard - mas evitou erros e somou seis pontos valiosos.

Agora, é o favorito para o título.

Enquanto isso, Alonso foi beneficiado por uma rodada do companheiro Nelsinho para conquistar uma vitória brilhante.

Um piloto diferenciado como ele não poderia ficar um ano inteiro longe do lugar mais alto do pódio. Triunfo merecido e que serve para manter intacto o prestígio de Alonso nos bastidores da Fórmula 1.

Por outro lado, a situação de Nelsinho vai se complicando na Renault.

Depois de falar que a equipe "fez cagada" e que o resultado da classificação "foi uma merda", o novato bateu sozinho e, de novo, abandonou por culpa própria.

Falam que a Renault anuncia seus pilotos para 2009 na próxima quarta.

Algo me diz que Nelsinho dançou.

Adeptos da teoria da conspiração dizem que Nelsinho bateu de propósito para ajudar Alonso.

É claro que não.

Nenhuma equipe arriscaria a integridade de seu piloto dessa forma. Nelsinho destruiu o carro e isso vai custar alguns milhões à Renault.

Se fosse para ajudar Alonso, mais fácil seria fingir um problema mecânico numa das ruas estreias da Cingapura e parar o carro.

Já Rubinho perdeu uma boa chance de pontos por causa da falta de confiabilidade da Honda.

Difícil saber se pontuaria, mas já havia feito o pit stop na hora da batida de Nelsinho. Certamente ficaria próximo de Coulthard, que foi o sétimo. Ou seja: a Honda desperdiçou mesmo uma boa chance de resultado.

Dentro de suas semanas, vamos ao Japão.

Em Fuji, a longa reta de 1,5 quilômetros - a maior da Fórmula 1 - é uma vantagem para o ótimo motor da Ferrari.

Mas pode ser que chova, o que seria excelente para Hamilton e a McLaren.

Por enquanto, este Blog não tem palpites. Tudo vai depender de como a Ferrari e Massa vão reagir depois da desilusão deste domingo.

Logo mais, as análises e o resultado do Palpitão (errei de novo, mas dessa vez deu zebra!). Até mais!