sábado, 12 de julho de 2008

Chuva impede dobradinha brasileira na etapa da Indy em Nashville

O neozelandês Scott Dixon parece mesmo estar com sorte de campeão. Neste sábado, o piloto da equipe Ganassi venceu pela quarta vez na temporada da Fórmula Indy ao triunfar na etapa de Nashville, contando com a proverbial interferência da chuva quando estava prestes a perder a liderança. Seu companheiro Dan Wheldon, que também precisava fazer mais um pit stop, arrebatou a segunda colocação, seguido pelos frustrados brasileiros Helio Castroneves e Tony Kanaan.

Vice-líder no campeonato, Helinho largou da pole e contava com a corrida de hoje para diminuir a vantagem para Dixon. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário. A pouco mais de 50 voltas para a bandeirada, uma fina garoa atingiu o oval de Nashville, provocando uma bandeira amarela. Quase todos os pilotos aproveitaram a oportunidade para reabastecer pela última vez. Dos líderes, apenas a dupla Dixon-Wheldon optou por continuar na pista.

Se não chovesse mais, os pilotos da Ganassi cairiam para o meio do pelotão e teriam um grande prejuízo. A chuva, porém, reapareceu exatamente quando os dois já estavam prestes a visitar os boxes. Para Helinho, restou o consolo do terceiro lugar, conseguido após uma bela ultrapassagem sobre Kanaan cerca de dez voltas antes da interrupção. O baiano ficou com o quarto posto, logo à frente da musa Danica Patrick.

Vitor Meira perdeu tempo no início, mas fez bela corrida de recuperação e salvou um sexto lugar. Em décimo, Mario Moraes conseguiu seu melhor resultado em ovais na temporada. Os demais brasileiros não tiveram sorte: Bruno Junqueira não passou de 16º, enquanto Enrique Bernoldi e Jaime Câmara tiveram problemas mecânicos e não completaram a corrida.

A próxima etapa acontece no circuito misto de Mid-Ohio, no dia 20 de julho.



Com sobras, Casey Stoner cravou a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha da MotoGP, em Sachsenring. O atual campeão bateu o líder do campeonato Daniel Pedrosa em três décimos para marcar o primeiro tempo. Colin Edwards ficou com a terceira posição. Já Valentino Rossi precisou se contentar com o sétimo posto. A largada para o G.P. da Alemanha está marcada para as 9h00 de Brasília, neste domingo, com transmissão do SporTV.

Em Portugal, o italiano Nicola Larini foi o mais rápido na classificação de hoje e vai largar na pole position da etapa do Mundial de Turismo no circuito do Estoril. O sueco Rickard Rydell e o suíço Alain Menu fecham os três primeiros. Por sua vez, o brasileiro Augusto Farfus terminou no sétimo lugar, uma posição atrás do tricampeão Andy Priaulx. Líder do campeonato, o italiano Gabriele Tarquini sai de oitavo.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a brilhante vitória de Bia Figueiredo na etapa de Nashville da Indy Lights. Com uma atuação dominante, Bia assumiu a liderança pouco antes da metade da corrida e não perdeu a ponta até o fim. Foi a primeiro triunfo de uma mulher na Indy Lights e de uma brasileira numa categoria internacional, excluindo a Fórmula 3 Sul-Americana.

Segundo colocado na temporada, o mineiro Raphael Mattos terminou em quinto e aproximou-se do líder Richard Antinucci.



O vídeo do dia é um anúncio antigo e genial da Siemens, estrelando David Coulthard e Mika Hakkinen. A propaganda é da época em que a dupla da McLaren dominava a Fórmula 1, sendo ameaçada apenas pelo alemão Michael Schumacher. Em certas ocasiões, o domínio de Coulthard e Hakkinen era tão grande que inspirou a idéia do comercial aí debaixo. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com (apenas Stoner) e www.indycar.com

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Helio Castroneves é pole na etapa da Fórmula Indy em Nashville

O brasileiro Helio Castroneves conquistou a pole position para a etapa de Nashville da Fórmula Indy. No treino classificatório desta sexta, Helinho não teve adversários e cravou o melhor tempo com meio segundo de vantagem para seu concorrente mais próximo, a morena Danica Patrick. Líder do campeonato, o australiano Scott Dixon vai sair do quinto lugar, duas posições à frente de Tony Kanaan.

Apenas uma semana após largar de 26º na etapa de Watkins Glen - sua pior posição de grid em toda a carreira na Fórmula Indy - Helinho deu a volta por cima com uma performance arrebatadora. O piloto da Penske cravou sua primeira pole do ano e já parte como favorito para a corrida de amanhã. Vice-líder na tabela de pontos, Helinho tem uma ótima chance de encostar no rival Scott Dixon, que ficou só em quinto por ter sido um dos primeiros a fazer volta.

Outro que também foi sorteado para andar logo no início do treino foi Tony Kanaan. Mesmo pegando pista suja, o baiano fechou em sétimo. Os demais pilotos brasileiros terminaram espalhados pelo pelotão. Destaque para a promissora 13ª posição de Mario Moraes. Vitor Meira finalizou em 16º, Enrique Bernoldi larga de 20º enquanto Bruno Junqueira e Jaime Câmara formam a última fila do grid, em 23º e 24º respectivamente.

Logo abaixo, o grid de largada para a etapa de Nashville da Fórmula Indy:

1. Hélio Castroneves/Brasil/Penske, 1:31.5320s
2. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, 1:32.0649s
3. Hideki Mutoh/Japão/Andretti Green, 1:32.0735s
4. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal Letterman, 1:32.0778s
5. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, 1:32.1111s
6. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, 1:32.1818s
7. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 1:32.2997s
8. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision, 1:32.3372s
9. Ryan Briscoe/Austrália/Penske, 1:32.3576s
10. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, 1:32.4166s
13. Mario Moraes/Brasil/Dale Coyne, 1:32.5876s
16. Vitor Meira/Brasil/Panther, 1:32.8289
20. Enrique Bernoldi/Brasil/Conquest, 1:33.0635s
23. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, 1:33.7605s
24. Jaime Câmara/Brasil/Conquest, 1:33.9929s

A largada para a etapa de Nashville da Fórmula Indy está marcada para as 21h00 deste sábado, com transmissão dos canais Band e BandSports.



Metade da temporada da Fórmula 1 já foi completada e, por enquanto, não houve nenhuma troca entre os pilotos. Mas isso não significa que eles não estejam sob pressão. "Ele precisa achar o pedal do acelerador", disse hoje o chefe de equipe da Toro Rosso, Franz Tost, sobre o desempenho do francês Sebastien Bourdais. Em entrevista à Auto Motor und Sport, Tost deu a entender que Bourdais não continua em 2009 se não melhorar.

Nos bastidores, Ferrari e McLaren finalmente colocaram um ponto final no escândalo de espionagem que abalou a Fórmula 1 no ano passado. Nesta sexta, a equipe italiana soltou um comunicado garantindo que "reconhece os repetidos pedidos de desculpa da McLaren". O time prateado, por sua vez, contou que devolveu à Ferrari todo o dinheiro gasto no processo. A quantia será doada à caridade pela escuderia de Maranello.

Em Sachsenring, a MotoGP abriu hoje os treinos livres para o Grande Prêmio da Alemanha, marcado para o próximo domingo. Apesar de sofrer uma forte queda na sessão da tarde, o atual campeão Casey Stoner dominou com tranqüilidade, estabelecendo uma vantagem de quatro décimos para o segundo colocado Alex de Angelis. Colin Edwards completou os três primeiros, seguido de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. O líder do campeonato Daniel Pedrosa foi sétimo.

O treino de classificação para o G.P. da Alemanha da MotoGP acontece amanhã.



O vídeo do dia é um resumo da etapa que a Fórmula Indy realizou em Nashville em 2007, já para ir entrando no clima da corrida de amanhã:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.indycar.com e www.motorsport.com

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Banco espanhol pode levar Alonso para a Ferrari em 2010

Um acordo revelado hoje pelo El Pais promete agitar a novela sobre o futuro de Fernando Alonso. Segundo a reportagem do jornal, o bicampeão pode ganhar uma vaga na Ferrari em 2010 por causa da chegada de um novo patrocinador na equipe italiana: o Banco Santander. A instituição espanhola teria assinado contrato com a Ferrari nas últimas semanas e estaria disposta a fazer pressão pela contratação de Alonso.

No momento, o Santander está na McLaren, para onde foi atraído em 2007 justamente pela presença do bicampeão. Mas Alonso deixou o time prateado no ano seguinte, numa inesperada saída que pegou o Santander desprevinido. O contrato do banco com a McLaren encerra-se em 2009. Depois disso, o plano é transferir-se para a Ferrari junto de Alonso. Agora, o problema é combinar com a escuderia vermelha.

O compromisso de Kimi Raikkonen termina no ano que vem, enquanto Felipe Massa tem contrato até o fim de 2010. Nos últimos meses, diretores da Ferrari já reforçaram inúmeras vezes sua confiança na atual dupla de pilotos. Se nenhum dos dois quiser sair, Alonso não vai ter espaço. Massa certamente não pensa em deixar em Ferrari. Por outro lado, Raikkonen já deixou escapar seu desagrado com o ambiente da Fórmula 1, que acaba com qualquer privacidade dos pilotos.

Imprevisível, o "Homem de Gelo" pode se aposentar no fim de 2009. No momento, o destino de Massa, Alonso e de muita gente está nas mãos de Raikkonen. Será que o finlandês vai pendurar o capacete?



Fernando Alonso pode ter uma chance de correr pela Ferrari em 2010. Antes disso, porém, será muito difícil. Embora esteja considerando a aposentadoria, Kimi Raikkonen garante que não vai deixar a equipe no ano que vem. "Nunca tive um contrato quebrado em toda a minha carreira e não pretendo fazer isso agora. Vou correr pela Ferrari em 2009", falou o finlandês à Gazzeta dello Sport.

O possível acerto entre o Banco Santander e a Ferrari deve ser bom também para o brasileiro Bruno Senna, que é patrocinado pela instituição espanhola. Uma vaga como piloto de testes, por exemplo, não é nada impossível. Apesar disso, Bruno continua negando que já tenha planos para o ano que vem. "Não tenho nada definido ainda. Preciso me concentrar na GP2 para ser consistente na pista. Aí sim estarei pronto para a Fórmula 1", contou Bruno no seu blog no site Autosport.

Depois de dois dias de domínio da McLaren, a Ferrari finalmente superou a principal rival nos testes de Hockenheim. Nesta quinta, Felipe Massa estabeleceu o melhor tempo, seguido pela surpresa Jenson Button. O representante da McLaren, Heikki Kovalainen, foi apenas o terceiro. Por sua vez, a Toyota estreou sua versão de "carro-bigorna", mas o resultado ficou abaixo do esperado: Jarno Trulli não passou da nona e penúltima posição. A seguir, os tempos de hoje:

1.
Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:14.989 (109 voltas)
2.
Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:15.081 (121)
3.
Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:15.289 (123)
4.
Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:15.378 (118)
5.
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:15.556 (115)
6.
Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:15.593 (119)
7.
Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:15.759 (118)
8.
Robert Kubica/Polônia/BMW Sauber, 1:15.869 (107)
9.
Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:16.065 (129)
10.
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:16.113 (74)

Agora, as equipes da Fórmula 1 só voltam à pista no próximo dia 18, no primeiro dia de treinos para o G.P. da Alemanha.



Após cada corrida da Fórmula 1, o site oficial da categoria faz uma edição bem caprichada dos melhores momentos da prova e coloca no ar alguns dias depois. É hora de conferir o review do G.P. da Inglaterra:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net e www.motorsport.com

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vídeo do dia - Os Gladiadores da Fórmula 1

Fim de período, fim de estágio... hora de dar início a novos projetos. Em breve, o escriba deste Blog estará de emprego novo, agora sim trabalhando diretamente com o setor de esporte a motor. Esperem novidades para os próximos dias. Enquanto ainda preparo o material para a minha aventura, deixo vocês com o excepcional vídeo abaixo, aproveitando que o dia de hoje não foi muito movimentado em termos de notícias. Vale a pena conferir esta belíssima homenagem aos "gladiadores da Fórmula 1":



Edit: este vídeo foi uma sugestão do Speeder, do excelente Continental Circus. Por falha minha, esqueci de dar os créditos!

Até mais!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Raikkonen pede calma e diz confiar na recuperação da Ferrari

O "Homem de Gelo" não se abala. Apesar da seqüência de maus resultados, Kimi Raikkonen mantém o otimismo para as próximas corridas. Em entrevista ao site oficial da Ferrari, o finlandês afirmou que basta a equipe ter tranqüilidade para se recuperar no campeonato. De acordo com Raikkonen, a maré de azar impediu que o verdadeiro potencial do time de Maranello fosse mostrado nas últimas provas:

"Várias coisas estranhas vêm acontecendo comigo. Mesmo assim, ainda estou empatado na liderança do campeonato, o que me deixa confiante. Vamos reagir sem pânico. O nosso carro é vencedor. Só precisamos de um fim de semana sem problemas", falou Raikkonen. Até agora, o atual campeão tem apenas dois triunfos no ano, conquistados na Malásia e na Espanha. Mas aparece na primeira posição em pontos, ao lado de Lewis Hamilton e Felipe Massa.

Nas últimas quatro corridas, a Ferrari venceu apenas uma vez. Pouco para quem tem, aparentemente, o melhor carro do grid. O G.P. da Alemanha é a oportunidade perfeita para uma dobradinha da equipe italiana. Resta saber qual dos dois pilotos vai prevalecer. Mais uma vez, a disputa pelo primeiro lugar tem tudo para ser um duelo interno de Raikkonen e Massa. Os dois na briga do título, os dois com bons retrospectos em Hockenheim, os dois precisando se recuperar do fiasco de Silverstone.

Alguém já tem um palpite? Eu ainda não...



Mesmo sem um único podium na atual temporada, Fernando Alonso não está arrependido de ter assinado pela Renault. Quem garante é o próprio espanhol, que conversou hoje com o jornal As. "Se precisasse escolher por qual equipe correria na próxima corrida, optaria pela Renault. Não tenho os mesmos resultados de antes, mas no ano passado foi muito pior. Na McLaren, sabia que eu não poderia vencer. Não guardo boas lembranças de lá", revelou Alonso, ainda chateado com a preferência do time por Lewis Hamilton.

Com a porta da McLaren fechada e a BMW perto de continuar com seus dois pilotos, a única possibilidade de Alonso disputar o título de 2009 seria um altamente improvável acerto com a Ferrari. O jornal As aposta nessa possibilidade e vai além, garantindo que o bicampeão já teria assinado com a escuderia de Maranello para 2010, num acordo que incluiria o Banco Santander. Ao que tudo indica, porém, Alonso ainda ficará preso à lentidão da Renault por certo tempo.

Alheio às polêmicas de seu ex-companheiro de equipe, Lewis Hamilton liderou hoje o primeiro dia de testes em Hockenheim, onde as equipes já se preparam para o G.P. da Alemanha. O inglês experimentou a versão "bigorna" da McLaren, seguindo a tendência aerodinâmica da moda. Kimi Raikkonen foi o segundo, com Nico Rosberg em terceiro e a surpresa Adrian Sutil em quarto. Nelsinho Piquet andou pela Renault e finalizou na oitava posição. Logo abaixo, a classificação de hoje:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.483 (75 voltas)
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.803 (63)
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.099 (87)
4. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:16.516 (97)
5. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.533 (113)
6. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:16.570 (65)
7. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.593 (59)
8. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.856 (111)
9. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.361 (67)
10. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:17.825 (89)


Os testes em Hockenheim prosseguem amanhã e encerram-se na quinta-feira.



O vídeo do dia é mais uma animação da série animada Los Quemagomas, que brinca com os bastidores da Fórmula 1 e adora pegar no pé de Lewis Hamilton:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Fórmula 1 em 2009 - Os Palpites do Blog

O Grande Prêmio da Inglaterra tradicionalmente marca a passagem para a segunda metade da temporada da Fórmula 1. Depois da prova inglesa, a briga pelo título fica mais acirrada e esquentam os boatos de trocas de piloto. Aproveitando uma segunda-feira pouco agitada em notícias, o Blog F1 Grand Prix apresenta aqui suas previsões sobre as escolhas das equipes para 2009. Ainda há muito pela frente, mas já dá para ter uma idéia do pelotão que vai alinhar no ano que vem. Agora é a hora dos palpites:

Ferrari

O panorama na equipe italiana é bem simples. Ambos os pilotos têm contrato para o ano que vem e muito dificilmente deixam o time. É verdade que Fernando Alonso já foi várias vezes ligado à Ferrari, mas a chance de um acordo é quase nula. Até o fim de 2009, ao menos, a escuderia de Maranello permanece com Raikkonen e Massa.

Confirmados em 2009: Kimi Raikkonen (contrato até 2009) e Felipe Massa (contrato até 2010)
Na briga por vagas: Ninguém
Aposta do Blog: Kimi Raikkonen e Felipe Massa

BMW

A evolução do time fez surgir uma série de candidatos a ocupar a vaga de Heidfeld em 2009. Kubica deve renovar contrato, mas a posição do alemão é menos garantida. De qualquer maneira, o cenário mais provável é que a BMW continue com seus dois pilotos. O chefão Mario Theissen não tem muito a reclamar de nenhum deles.
Confirmados em 2009: Ninguém
Na briga por vagas: Robert Kubica, Nick Heidfeld, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Bruno Senna, Christian Klien, Marko Asmer, Nico Hulkenberg
Aposta do Blog: Robert Kubica e Nick Heidfeld

McLaren

Hamilton é prata da casa e talvez nem deixe a McLaren até o fim da carreira. Por sua vez, Kovalainen assinou um contrato de duração não divulgada, mas tem tudo para continuar também. Afinal, a McLaren citou um compromisso "multi-ano" na época da sua contratação.
Confirmados em 2009: Lewis Hamilton (contrato até 2012) e Heikki Kovalainen (contrato "multi-ano" de validade não revelada)
Na briga por vagas: Ninguém
Aposta do Blog: Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen

Toyota

Um dos maiores destaques da atual temporada, Trulli possui contrato até o fim de 2009. Por outro lado, Glock vem tendo uma seqüência de atuações decepcionantes e pode terminar descartado. Se o alemão não permanecer, os japoneses Nakajima e Kobayashi são os únicos apontados como candidatos por enquanto.
Confirmados em 2009: Jarno Trulli (contrato até 2009)
Na briga por vagas: Timo Glock, Kazuki Nakajima, Kamui Kobayashi
Aposta do Blog: Jarno Trulli e Kazuki Nakajima

Red Bull

Durante o G.P. da Inglaterra, a Red Bull confirmou que Webber teve seu contrato renovado por mais um ano. Em compensação, Coulthard anunciou a esperada aposentadoria, o que abre uma vaga no time das bebidinhas energéticas. O alemãozinho Vettel é o grande favorito. Até agora, seu xará Sebastien Buemi parece ser o único concorrente.

Confirmados em 2009: Mark Webber (contrato até 2009)
Na briga por vagas: Sebastian Vettel, Sebastien Buemi
Aposta do Blog: Mark Webber e Sebastian Vettel

Williams

Rosberg foi muito cortejado por adversários, mas seu contrato impede uma transferência. Por outro lado, Nakajima tem tudo para assinar com a Toyota. Nesse cenário, abre-se uma vaga altamente cobiçada. Após ser elogiado em público por Frank Williams, Bruno Senna é a arriscada aposta do Blog. Seu sobrenome tem muita força no time, que guarda um certo remorço pelo que aconteceu ao tio...
Confirmados em 2009: Nico Rosberg (contrato até 2009)
Na briga por vagas: Kazuki Nakajima, Nico Hulkenberg, Bruno Senna, Lucas di Grassi
Aposta do Blog: Nico Rosberg e Bruno Senna

Renault

O bicampeão Alonso não quer continuar. Infelizmente, não tem outra escolha. Embora tenha sido muito critado na primeira metade do ano, Nelsinho possui respaldo do time e não precisa temer pelo emprego. O piloto de testes Grosjean - considerado a nova revelação francesa - provavelmente vai esperar até 2010 para estrear na Fórmula 1.
Confirmados em 2009: Ninguém
Na briga por vagas: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet, Romain Grosjean, Lucas di Grassi
Aposta do Blog: Fernando Alonso e Nelsinho Piquet

Honda

Há poucas semanas, o chefe de equipe Nick Fry surpreendeu ao afirmar que "Rubinho e Button não estão garantidos para 2009". Mas tudo não deve passar de um susto. A única ameaça para os veteranos é o japonês Sato. Outros pilotos também tentam vagas, só que não devem ter muita chance.
Confirmados em 2009: Ninguém
Na briga por vagas: Rubens Barrichello, Jenson Button, Takuma Sato, Anthony Davidson, Mike Conway, Bruno Senna, Álvaro Parente
Aposta do Blog: Rubens Barrichello e Jenson Button

Toro Rosso

É provavelmente a equipe mais indefinida para 2009. Até porque pode trocar de dono até lá. Por enquanto, sabe-se apenas que os atuais titulares ficam sem contrato no fim da temporada. Bourdais, porém, deve renovar. O Blog aposta no brasileiro Lucas di Grassi para a outra vaga. Ufanismo? Nem tanto: di Grassi possui ligações estreitas com o empresário Nicolas Todt, que já tentou inclusive comprar a Toro.
Confirmados em 2009: Ninguém
Na briga por vagas: Sebastian Vettel, Sebastien Bourdais, Bruno Senna, Sebastien Buemi, Lucas di Grassi, Giorgio Pantano, Karum Chandhok, Brandon Hartley
Aposta do Blog: Sebastien Bourdais e Lucas di Grassi

Force India

O veterano Fisichella garante que assinou um compromisso de dois anos, mas a equipe não confirma. De qualquer maneira, a luta pelas vagas será intensa. Ajudado pela nacionalidade, o indiano Karum Chandhok pode ganhar uma chance. Mas a lista de concorrentes é extensa e inclui o atual titular Sutil, além do piloto de testes Liuzzi.
Confirmados em 2009: Ninguém
Na briga por vagas: Giancarlo Fisichella, Adrian Sutil, Vitantonio Liuzzi, Karum Chandhok, Giorgio Pantano, Narain Karthikeyan
Aposta do Blog: Giancarlo Fisichella e Karum Chandhok



O tema do post foi especial e por isso ganhou um texto mais longo do que o costume. Por absoluta falta de tempo, passamos direto ao "vídeo do dia". Dessa vez, o destaque vai para um incidente ocorrido pouco antes da largada do G.P. da Inglaterra. Já no grid, Kimi Raikkonen perdeu a paciência com um fotógrafo e empurrou o sujeito, que tomou um baita tombo. Será que a atitude "Homem de Gelo" foi compreensível? Vale a pena conferir as imagens para tiras as próprias conclusões:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

domingo, 6 de julho de 2008

Análise do Grande Prêmio - Inglaterra/Silverstone (06/07/2008)

Atualizado às 15:35h de 07/07, com uma correção no texto sobre Felipe Massa. Por causa de um ato falho, escrevi "a nona posição no grid não foi culpa da Ferrari", quando o correto seria justamente o contrário: "a nona posição FOI culpa da Ferrari". Desculpe a todos pelo engano!

Análise dos pilotos:

Lewis Hamilton
Leva a nota máxima apesar do erro no sábado. Venceu com mais de um minuto de vantagem, sem cometer nenhum deslize. Está de volta na briga pelo título. Agora, ainda mais forte.
Nota: 10

Nick Heidfeld
Corrida para calar os críticos. Foi sempre mais rápido do que Kubica e realizou uma série de belíssimas ultrapassagens. Poderia ter desafiado Hamilton se tivesse arriscado pneus de chuva forte.
Nota: 9

Rubens Barrichello
O nome da corrida. Usou a experiência para conseguir um resultado simplesmente fantástico. Enfim, fez jus a tudo que a Honda investiu na sua contratação.
Nota: 10

Kimi Raikkonen
Abusou dos erros, mas contou com a sorte para finalizar entre os primeiros. No fim, saiu no lucro com o quarto lugar.
Nota: 6

Heikki Kovalainen
A pole foi uma recompensa após a maré de azar das últimas provas. Mas deu várias passeadas na grama e jamais acompanhou o ritmo de Hamilton. Só terá chance de vencer no dia que o inglês tiver problemas.
Nota: 7

Fernando Alonso
Parecia mais preocupado em se divertir. Tinha possibilidade de terminar entre os três primeiros, mas errou ao permanecer com intermediários. Ainda assim, quase supera Raikkonen e Kovalainen.
Nota: 7

Jarno Trulli
Não desistiu nunca, o que vem sendo uma característica marcante neste ano. Passou Nakajima nos metros finais da prova, somando mais uns merecidos pontinhos.
Nota: 7

Kazuki Nakajima
Continua surpreendendo muita gente, embora tenha bobeado ao perder o sétimo lugar para Trulli na última volta. No campeonato, já aparece empatado com Rosberg.
Nota: 7

Nico Rosberg
Deveria ter pontuado não fosse um choque com Glock. É daqueles pilotos que não costumam andar bem na chuva. E dessa vez não foi diferente.
Nota: 4

Mark Webber
Atuação espetacular na classificação estragada por uma rodada na primeira volta. Depois disso, Webber até esboçou uma recuperação, mas escolheu mal os pneus e ficou para trás.
Nota: 5

Sebastien Bourdais
Levou o carro até o fim de maneira burocrática. Assim como nas corridas mais recentes, não conseguiu acompanhar o ritmo de Vettel. Sua irritação já é bastante percebida fora da equipe.
Nota: 4

Timo Glock
Outro que não se encontrou na pista molhada. Superado constantemente por Trulli, vai desperdiçando a chance que tanto esperou na Fórmula 1.
Nota: 3

Felipe Massa
A nona posição no grid foi culpa da Ferrari. O desempenho de Massa na corrida, porém, beirou o ridículo. Rodou no mínimo cinco vezes e finalizou em último. Não poderia ter sido muito pior...
Nota: 2

Robert Kubica
Finalmente mostrou fraquezas, num fim de semana em que realmente faltou sorte. Largando de trás, conseguiu uma boa recuperação. Mas tentou andar mais rápido do que as condições permitiam...
Nota: 5

Jenson Button
Provavelmente marcaria pontos, só que não conseguiu manter o carro na pista. Vai sendo superado por Rubinho, o que pode complicar sua aparente estabilidade na Honda.
Nota: 4

Nelsinho Piquet
Vinha fazendo uma corrida promissora, com boas possibilidades de terminar no podium. Mas um único erro pôs tudo a perder. O abandono foi culpa sua, mas Nelsinho também levou azar.
Nota: 7

Giancarlo Fisichella
Com a experiência que tem, não pode cometer tantos erros. Dessa vez, saiu da pista ao atrapalhar-se para dar passagem ao líder Hamilton.
Nota: 2

Adrian Sutil
Bateu Fisichella nos treinos. Na corrida, porém, voltou a abandonar muito cedo. Em nove corridas, seu melhor resultado é apenas um 16º lugar.
Nota: 3

Sebastian Vettel
Inocente no choque com Coulthard. Mas, desde as primeiras curvas, já vinha se arriscando demais. Apesar de tudo, mostra que vai evoluindo junto com a equipe.
Nota: 6

David Coulthard
O anúncio da aposentadoria veio em boa hora. Correndo em casa, o escocês voltou a provar que seu tempo já passou. Logo no início, provocou batida com Vettel e foi obrigado a abandonar.
Nota: 2

Análise das equipes:

Ferrari
Na Inglaterra, uma série de bobagens indesculpáveis. Ainda tem o melhor carro do grid, mas pode jogar o título fora se continuar errando seguidamente.
Cotação: *

BMW
Dessa vez, Heidfeld salvou a honra da casa. Um merecido segundo lugar para o criticado alemão. Por outro lado, Kubica errou e abandonou a corrida. Mas o polonês tem crédito...
Cotação: ***

McLaren
O fim de semana foi perfeito para Hamilton, mas a McLaren pode lamentar a quinta posição de Kovalainen. Porque, em condições normais, provavelmente sairia de Silverstone com uma dobradinha.
Cotação: ****

Toyota
Trulli reclamou da tática do time e disse que poderia ter conquistado outro podium. Por sua vez, Glock vai abusando dos erros. Se continuar assim, o alemão não continua em 2009.
Cotação: ***

Red Bull
Pela primeira vez desde a Austrália, ficou sem pontuar. Culpa dos erros individuais dos pilotos. O segundo lugar de Webber no sábado mostrou todo o potencial da Red Bull.
Cotação: **

Williams
Embora tenha marcado um pontinho suado, não tem motivos para comemorar. Nessa altura, já é evidente que a equipe sofreu uma forte queda de rendimento.
Cotação: **

Renault
Andou bem na classificação, colocando os dois carros entre os dez primeiros. Somou três pontos, mas sai de Silverstone com um ar de decepção. Nelsinho poderia ter feito um podium...
Cotação: ***

Honda
Finalmente, a equipe teve motivos para sorrir. A estratégia escolhida para Rubinho foi perfeita. E Button também teria pontuado se tivesse levado o carro até o fim.
Cotação: ****

Toro Rosso
Vettel foi vítima de um afobado Coulthard e Bourdais não conseguiu encontrar um bom ritmo em Silverstone. O novo carro trouxe evolução, mas ainda falta um pouco para pontuar com mais freqüência.
Cotação: **

Force India
Quando surge a oportunidade de um bom resultado, os pilotos também não ajudam. Na Inglaterra, dois abandonos por saídas de pista. Pelo visto, a Force India vai passar o ano em branco.
Cotação: *

Análise da corrida:

A chuva realmente transforma as provas da Fórmula 1. O Grande Prêmio da Inglaterra foi, de longe, o melhor da temporada. Se Lewis Hamilton não recebeu tantas ameaças assim na disputa pela ponta, sobrou emoção no pelotão intermediário. Quase impossível contar o número de saídas de pistas e trocas de posição, especialmente na segunda metade da corrida. Quem dera fosse sempre assim...
Nível: Ótimo

Análise do campeonato:

Quem diria que na metade do campeonato haveria um empate tríplice na liderança? Faltando nove provas para o fim da temporada, o título está completamente indefinido. Massa e Raikkonen dispõem do melhor equipamento, mas Hamilton tem a vantagem de concentrar as atenções da McLaren. Isso sem falar em Kubica, que continua firme na briga apesar do abandono na Inglaterra. Fortes emoções à espera nas próximas corridas...
Nível: Excelente

Balanço dos palpites:

Vitória: Lewis Hamilton. Acertei em cheio!
Pole Position: Kimi Raikkonen. A Ferrari perdeu para a McLaren ao longo de quase todo o fim de semana
Decepção do G.P.: Williams. A equipe inglesa não foi a única decepção do fim de semana. Mas esteve bem abaixo do esperado
Primeiro abandono: Fernando Alonso. O bicampeão escapou da minha secada e fez um razoável sexto lugar
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton. Na mosca!
2. Kimi Raikkonen. Não fosse o problema na primeira parada, era um acerto provável
3. Felipe Massa. A chuva destruiu a corrida do brasileiro, que passou longe do podium
4. Heikki Kovalainen. Quase também. Heikki vinha em quarto, mas errou a poucas voltas do fim
5. Robert Kubica. Se tivesse terminado, provavelmente ficaria mais ou menos pelo quinto lugar
6. Jarno Trulli. Passei perto. Um abandono a mais entre os líderes e teria acertado a posição de Trulli
7. Nick Heidfeld. O alemão andou muito mais do que o esperado
8. Nelsinho Piquet. A aposta em Nelsinho para os pontos não foi ruim. Se não fosse aquela rodada...

Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)

Meu único grande erro foi ter apostado num fim de semana ruim para a Honda. Pelo contrário: a equipe japonesa saiu de Silverstone com o seu melhor resultado nos últimos dois anos. Em compensação, acertei ao apostar em pontos para a Toyota e numa boa corrida para Nelsinho Piquet. E o principal de tudo: o palpite na vitória de Hamilton revelou-se certeiro.
Nível dos palpites: Muito bom
Placar da temporada: Quatro acertos em nove possíveis (44,4% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Até a próxima!

Vitória de Hamilton e podium para Rubinho no temporal de Silverstone

O Grande Prêmio da Inglaterra foi, com sobras, a melhor corrida do ano até aqui. Depois de errar no sábado, Lewis Hamilton fez uma corrida perfeita e venceu com absoluta autoridade, com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado Nick Heidfeld. Aproveitando-se do festival de bobagens e saídas de pistas, Rubens Barrichello usou a experiência para conseguir um impressionante terceiro lugar. Já Felipe Massa teve um dia para esquecer: rodou pelo menos cinco vezes e terminou em último.

A chuva teve papel de protagonista. As condições da pista mudaram inúmeras vezes, complicando a vida de pilotos e equipes. Pela manhã, um forte temporal molhou todo o circuito e forçou a escolha dos pneus intermediários para a largada. Logo na saída, Hamilton surpreendeu ao pular de quarto para segundo, para delírio dos torcedores em Silverstone. O pole Heikki Kovalainen manteve a ponta, enquanto vários incidentes foram acontecendo pelo pelotão.

Primeiro foi Mark Webber. Vice-líder no grid, o australiano jogou o excelente resultado da classificação fora ao rodar na reta Hangar. Na seqüência, Felipe Massa deu início à sua longa e inacreditável série de erros. O brasileiro perdeu o carro na curva Abbey e caiu para o final do pelotão, de onde não mais sairia. Segundos depois, Sebastian Vettel tentou uma manobra otimista sobre David Coulthard e os dois foram parar na caixa de brita. Abandono imediato para a dupla.

Na ponta, Kovalainen não resistiu muito tempo aos ataques de Hamilton. Logo na quarta volta, o inglês colocou por dentro na curva Stowe e tomou a liderança. Com Massa atrasado, Kimi Raikkonen era a esperança da Ferrari, em terceiro. Nick Heidfeld mantinha-se em quarto com a BMW, enquanto a dupla da Renault vinha atrás, com Fernando Alonso à frente de Nelsinho Piquet. Por sua vez, Rubens Barrichello já ganhava posições e aparecia em décimo.

As condições eram delicadas e nem todos conseguiam se manter na pista. Adrian Sutil rodou e imediatamente foi forçado a abandonar. Logo depois, Kovalainen deu um giro de 360º e perdeu a segunda posição para Raikkonen. Nessa altura, a principal atração da prova era Webber, que vinha passando todo mundo no pelotão de trás. A recuperação do australiano, porém, chegou ao fim quando ele precisou fazer sua primeira parada, na volta 19.

O momento decisivo na disputa pela vitória aconteceu em seguida. Andando juntos em primeiro e segundo, Hamilton e Raikkonen foram aos boxes ao mesmo tempo. A chuva era fraca, mas a previsão era de um temporal a qualquer momento. Hamilton colocou pneus intermediários novos, uma opção indicada para um pista mais molhada. Já Raikkonen permaneceu com os mesmos compostos por escolha da Ferrari e sofreu as conseqüências.

Em questão de segundos, o céu desabou sobre Silverstone. De repente, a corrida se transformou numa loteria e praticamente ninguém escapou de dar uma passeada pela grama. Depois de fazer seu pit stop, Heidfeld ultrapassou Timo Glock e Fernando Alonso na mesma manobra, aproveitando os novos pneus intermediários. Quem havia optado por continuar com os mesmos compostos - casos de Raikkonen e Alonso - ficou em sérias dificuldades.

Hamilton disparou na ponta, e Raikkonen virou presa fácil para Kovalainen e Heidfeld. Pela segunda vez consecutiva, o alemão conseguiu passar dois adversários numa mesma e espetacular manobra, subindo para a vice-liderança. Kovalainen manteve-se em terceiro, com o cambaleante Raikkonen em quarto. O finlandês ainda perderia outras duas posições, para Piquet e Kubica, antes de retornar aos boxes para corrigir o erro da Ferrari.

A chuva atingiu seu ponto mais crítico entre as voltas 35 e 45. Nesse intervalo, Massa saiu da pista ao menos três vezes, mas teve sorte de continuar na pista. Assim como o brasileiro, Kovalainen e Glock também passearem pela grama em mais de uma oportunidade. Por outro lado, Fisichella, Button, Piquet e Kubica levaram azar: todos perderam ficaram presos na caixa de brita, sendo forçados a desistir da prova.

O abandono foi especialmente cruel para Piquet, que fazia ótima prova. Em certo momento da prova, chegou a ocupar a quarta posição e teria uma boa chance de terminar no podium. Já Kubica jogou fora a chance de sair de Silverstone líder do campeonato. Melhor para Hamilton, que abria uma distância quilométrica na ponta enquanto via seus principais adversários ficando pelo caminho.

Depois da última rodada de paradas, Hamilton e Heidfeld apareciam tranqüilos em primeiro e segundo. Mas o piloto mais rápido da pista era Rubens Barrichello, em atuação de gala com a Honda. Quando a chuva apertou, Rubinho foi ao box para colocar pneus de chuva forte e deu o chamado "pulo do gato". De oitavo subiu para terceiro, embora tivesse perdido tempo por causa de um defeito na mangueira de combustível.

O problema obrigou Rubinho a fazer uma parada a mais do que o planejado. Mesmo assim, ele ainda teve forças para superar o trio Alonso-Raikkonen-Kovalainen, que travava uma acirrada disputa pelo quatro lugar. Nas últimas voltas, Alonso perdeu rendimento e foi batido pelos dois adversários, para vibração do público em Silverstone. A comemoração ficou completa quando Hamilton recebeu a bandeirada, com mais de um minuto de vantagem para Heidfeld.

"Foi a vitória mais gratificante da minha carreira", disse o inglês na entrevista coletiva após a corrida. Atrás de Heidfeld, Rubinho dedicou o terceiro lugar ao filho Eduardo, que havia "previsto" o podium um dia antes. "Ele meu ligou do Brasil dizendo para não ficar triste com o 16º lugar no grid. Falou que ia rezar para Papai do Céu trazer a chuva e que eu terminaria entre os três primeiros", contou Rubinho.

Raikkonen ainda salvou um quarto, seguido de Kovalainen e Alonso. Trulli passou Nakajima na última volta para ganhar o sétimo lugar. Ainda assim, o japonês somou um ponto e empatou no campeonato com seu companheiro Rosberg, que finalizou em nono. Por fim, Webber, Bourdais, Glock e Massa fecharam a ordem, com o brasileiro em último dos 13 que receberam a bandeirada. A seguir, a classificação completa do G.P. da Inglaterra e as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 60 voltas em 1h39:09.440s
2. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 1:08.500s
3. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1:22.200s
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 1 volta
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 1 volta
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 1 volta
7. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1 volta
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1 volta
9. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 1 volta
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1 volta
11. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1 volta
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 1 volta
13. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 2 voltas
Não classificados:
Robert Kubica/Polônia/BMW, Saída de pista na volta 39
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Saída de pista na volta 38
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Saída de pista na volta 35
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Saída de pista na volta 26
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, Saída de pista na volta 10
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, Saída de pista na volta 1
David Coulthard/Escócia/Red Bull, Saída de pista na volta 1
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:32.150s na volta 18

Mundial de Pilotos: 1. HAMILTON, MASSA E RAIKKONEN, 48 pts; 4. Kubica, 46 pts; 5. Heidfeld, 36 pts; 6. Kovalainen, 24 pts; 7. Trulli, 20 pts; 8. Webber, 18 pts; 9. Alonso, 13 pts; 10. Barrichello, 11 pts; 11. Rosberg e Nakajima, 8 pts; 13. Coulthard, 6 pts; 14. Glock e Vettel, 5 pts; 16. Button, 3 pts; 17. Bourdais e Piquet, 2 pts; 19. Fisichella, Sato, Davidson e Sutil, 0 pts
Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 96 pts; 2. BMW, 82 pts; 3. McLaren, 72 pts; 4. Toyota, 25 pts; 5. Red Bull, 24 pts; 6. Williams, 16 pts; 7. Renault, 15 pts; 8. Honda, 14 pts; 9. Toro Rosso, 7 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts

Logo mais, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as atuações de pilotos e equipes no Grande Prêmio da Inglaterra. Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.motorsport.com