sábado, 17 de outubro de 2009

Rubinho faz pole emocionante e mantém viva chance de título

Paciência é o que não falta a Rubens Barrichello.

Ninguém esperou tanto tempo quanto ele para ter uma chance de disputar o título da Fórmula 1. Poucos pilotos passaram por tantos percalços, tantas frustrações, tantos momentos em que qualquer outro teria perdido a esperança.

Mas Rubinho sempre manteve sua fé de que teria uma possibilidade de chegar lá. Ela veio neste ano. E, mesmo que não chegue a ser campeão, o brasileiro da Brawn GP já pode se considerar a temporada 2009 como a melhor de sua carreira.

A classificação deste sábado durou quase três horas, com inúmeros interrupções por causa da forte chuva sobre Interlagos. Para Rubinho, a longa espera não foi problema.

Já são 16 temporadas na Fórmula 1, em busca do sonhado título. Algumas horinhas a mais não fariam a menor diferença.

E foi assim que Barrichello conquistou neste sábado aquela que talvez tenha sido a pole mais emocionante de sua carreira.

Na chuva, na raça, para manter viva a possibilidade ainda remota de ser campeão.

O rival Jenson Button só precisa de um quarto lugar para garantir o campeonato. Mas foi só o 14º na classificação.

Largando na chuva e no meio do pelotão, tem muito a se preocupar - as lembranças do acidente na primeira volta do GP da Bélgica ainda devem estar na cabeça do inglês.

Sem Button por perto, Rubinho correu contra o australiano Mark Webber e o alemão Adrian Sutil, que acabaram sendo seus adversários mais próximos.

No fim, deu Barrichello na cabeça, com um décimo de vantagem para Webber e quatro para Sutil.

Sim, o título ainda continua bem distante.

Mas a tão esperada vitória em Interlagos, no quintal de casa, está mais perto do que nunca.

E já seria uma tremenda recompensa para a longa e árdua caminhada de Rubinho na Fórmula 1.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Palpitão do Grande Prêmio do Brasil

É hora de decisão.

O campeão da temporada 2009 da Fórmula 1 pode sair já neste fim de semana. Para isso, Jenson Button precisa apenas de um quarto lugar no Grande Prêmio do Brasil.

Parece fácil. E é. Mas o título, ao menos por enquanto, continua indefinido.

Assim como na maior parte da temporada, a corrida de Interlagos deve ser um duelo particular entre Brawn GP e Red Bull.

Como McLaren e Ferrari interromperam o desenvolvimento de seus carros atuais para se concentrar em 2010, só mesmo as duas principais equipes do ano continuam focadas na atual temporada.

Em Interlagos, vale a mesma lógica de todos os outros circuitos: com calor, a Brawn leva vantagem. Se esfriar, ponto a favor para a Red Bull.

E se chover? Aí qualquer tipo de previsão se torna quase impossível. Nas duas únicas corridas chuvosas do ano, dá empate entre as duas escuderias: Button venceu na Malásia e Vettel, na China.

Apesar da óbvia desvantagem na luta pelo título, parece que todo mundo - inclusive os que não são brasileiros - está torcendo por Barrichello, talvez porque esta seja a primeira e única chance que ele terá para se sagrar campeão.

A tarefa de Rubinho é complicada. Mas, se o título é um objetivo distante, a vitória na etapa brasileira é algo bem mais próximo de alcançar.

Barrichello não tem que se preocupar com as contas do campeonato enquanto estiver na pista. O principal é se concentrar em vencer, puramente isso.

É nele que o Blog aposta para a vitória em Interlagos. E, apenas para colocar um pouco mais de emoção, o palpite é que Button termina apenas em quinto e a decisão fica para a corrida de Abu Dhabi.

A Red Bull vai correr próxima da Brawn e terminar com os dois pilotos no pódio. Vettel chega em segundo. Webber, em terceiro. E o australiano também vai fazer a pole.

O palpitão completo para o Grande Prêmio do Brasil está logo abaixo:

Vitória: Rubens Barrichello
Pole Position: Mark Webber
Melhor Volta: Lewis Hamilton
Grid aleatório (17º lugar): Romain Grosjean
Tempo da pole: 1:13.350
Primeiro abandono: Romain Grosjean
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello
2. Sebastian Vettel
3. Mark Webber
4. Nico Rosberg
5. Jenson Button
6. Kimi Raikkonen
7. Fernando Alonso
8. Adrian Sutil

Os treinos de sexta-feira já estão rolando. O treino classificatório de sábado e a corrida, no domingo, começam às 14h, horário de Brasília.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rubinho, Williams e Cosworth juntos em 2010

A notícia ainda não é confirmada oficialmente, mas tudo indica que Rubens Barrichello será piloto da Williams em 2010.

E que a equipe inglesa, assim como fez em 2006, vai alinhar no grid com motores Cosworth.

Nesta quarta, a Williams anunciou o fim da parceria com a Toyota, que durou dois anos e não rendeu lá tantos frutos.

Os motores japoneses não são especialmente ruins, mas ficam devendo em relação a Renault, Ferrari e Mercedes.

Na Inglaterra, a fábrica da Williams fica ao lado das instalações da Cosworth. Mas o negócio entre as duas partes não está sendo motivado apenas pelas vantagens logísticas.

Ao contrário das adversárias, a Cosworth teve condições de desenvolver seus motores para 2010 sem obeceder ao congelamento que paralisou a evolução de todos os outros propulsores do grid.

Quem tiver Cosworth no ano que vem provavelmente vai levar certo benefício.

Em meio a tudo isso, a Williams está perto de perder o alemão Nico Rosberg, mas vai substituí-lo por um jovem novato também de grande potencial: o xará Nico Hulkenberg.

Como a presença de Kazuki Nakajima não se faz mais necessária - afinal, o japonês era apenas uma imposição da Toyota - a Williams ficou com outra vaga aberta.

E, obedecendo à famosa lógica de combinar um piloto jovem e rápido com um veterano bastante experiente, a equipe busca a contratação de Barrichello.

Para Rubinho, é realmente a melhor escolha que pode fazer no momento.

Ele não tem chances de ficar na Brawn GP - muito mais por culpa das circunstâncias do que por seu desempenho na pista, que superou bastante as expectativas.

Nas demais equipes, não tem espaço. Talvez até a Renault ou a Toyota poderiam se interessar em Barrichello, mas esse não parece ser o caso.

A Williams, embora não vença uma corrida desde 2004, é uma equipe comprometida com a Fórmula 1. E que vem evoluindo a passos lentos nos últimos anos, melhorando progressivamente de 2007 para cá.

A parceria com a Cosworth pode, sim, representar o salto que faltava para a escuderia inglesa.

Rubinho, sem muito exagero, tem condições de sonhar com vitórias ao lado da Williams em 2010.