sábado, 11 de outubro de 2008

Pole categórica de Hamilton em Fuji

A pole de Hamilton foi categórica.

Na madrugada deste sábado, o inglês tirou da cartola uma volta sensacional para liderar o treino classificatório com autoridade.

Raikkonen completa a primeira fila. Massa é só o quinto no grid.

Para Hamilton, não poderia ter sido muito melhor.

O inglês começa o GP do Japão como franco favorito para a vitória, mas a presença de Raikkonen ali na segunda posição no grid precisa ser considerada.

Desde a prova da França que o atual campeão não largava tão bem.

E, em corrida, Raikkonen continua rápido como sempre.

Considerando que Hamilton pode adotar uma postura conservadora pensando no campeonato, Raikkonen começa a prova de Fuji com boas chances de vitória também.

Mesmo se perder o triunfo, porém, dificilmente Hamilton sai do Japão com um resultado ruim em termos de título.

Largando de quinto, Massa terá dificuldades até para chegar ao pódio.

O brasileiro teve problemas para atingir a temperatura correta dos pneus na classificação.

Justamente aquilo que vinha prejudicando Raikkonen, hoje atrapalhou Massa.

O vice-líder da temporada vai precisar fazer uma largada agressiva, repetindo o que fez na Hungria, para ter alguma chance de bom resultado.

Depois do treino de classificação deste sábado, Massa ficou em situação ainda mais complicada, mas suas chances continuam vivas.

Antes dos treinos de sexta, este Blog apostou no brasileiro para a vitória.

Mais uma vez, um palpite que vai para o espaço.

Se me permitem, aí vai um novo chute para a corrida de logo mais.

Vence Raikkonen, mas Hamilton aumenta a vantagem no campeonato.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Rubinho perto do fim?

O boato que ganhou mais força nos últimos dias foi o que garante a aposentadoria de Rubens Barrichello no fim do ano.

Ainda sem ter tido seu contrato renovado com a Honda, o veterano já admite se retirar caso não receba propostas para 2009.

Seria um último capítulo melancólico para a carreira de Rubinho na Fórmula 1.

Apesar de tão contestado, o piloto não mereceria terminar assim.

Com a experiência que tem, Rubinho pode muito bem ser bastante útil para a Honda em 2009.

Mas a equipe japonesa simplesmente parece não ter mais o mesmo interesse de contar com os serviços do brasileiro.

Está claro que a Honda vem procurando outras opções.

Pode acabar renovando com Rubinho no fim das contas, só que o brasileiro não terá nem de longe o mesmo prestígio de quando assinou com a escuderia pela primeira vez, em 2005.

Na internet, um grupo de torcedores de Rubinho já começou um abaixo-assinado para salvar o emprego do piloto.

Não vai servir para nada, mas mostra como o brasileiro ainda tem fãs espalhados pelo mundo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Japão

Para Massa, é vencer ou vencer em Fuji.

Com sete pontos de desvantagem para Hamilton, o brasileiro precisa começar a recuperação já no GP do Japão.

Se deixar o inglês escapar mais um pouco, será extremamente complicado levar o título.

Hamilton perdeu o campeonato de maneira incrível no ano passado e está determinado a não repetir o mesmo erro.

Em Fuji, McLaren e Ferrari vão estar muito equilibradas.

Não vai chover, o que é boa notícia para Massa e Raikkonen, mas as temperaturas amenas favorecem Hamilton.

Em contrapartida, o circuito japonês tem a maior reta da Fórmula 1 e isso é ótimo para o excelente motor da Ferrari.

Embora não dê para saber qual equipe vai se impor, é óbvio que a Ferrari precisará ser bem mais agressiva.

Na intuição e sem patriotada, a aposta do Blog é que Massa vence, Raikkonen faz a dobradinha da Ferrari e Hamilton completa o pódio, saindo do Fuji ainda líder do campeonato.

Um palpite não lá muito confiante, mas está valendo.

Mais atrás, a BMW deve colocar os dois carros nos pontos sem grandes dificuldades. Quem sabe Kubica até belisca um lugar entre os três primeiros...

Sobram duas vagas na zona de pontução.

Numa, minha aposta é em Alonso, que vem em ascensão após a vitória de Cingapura.

A outra vai para a Toyota, grande anfitriã do GP do Japão. Como Glock vem numa seqüência de boas corridas, meu chute é que o alemão marca um pontinho e salva a honra da equipe japonesa, administradora do autódromo de Fuji.

Sem mais delongas, vamos ao Palpitão do Grande Prêmio do Japão:

Pole: Felipe Massa
Vitória: Felipe Massa
Decepção do GP: Honda. Correndo em casa, não parece ter a menor chance de lutar por pontos.
Primeiro abandono: Rubens Barrichello. Sem querer secar Rubinho, mas quando a fase é ruim...
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Lewis Hamilton
4. Robert Kubica
5. Heikki Kovalainen
6. Fernando Alonso
7. Nick Heidfeld
8. Timo Glock


O primeiro treino de sexta começa daqui a pouco, às 22h de Brasília, com Sportv. Mais tarde, às 2h da matina, o canal mostra a segunda sessão.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Honda e Bruno Senna se aproximam

Num espaço de poucos dias, Williams e BMW anunciaram seus pilotos para a próxima temporada.

Em ambos os casos, a decisão foi pela continuidade e nenhuma das duas equipes fez mudanças para 2009.

Nessa altura, seis das 10 escuderias do grid já têm seus titulares definidos para o ano que vem.

Ferrari, McLaren, Red Bull e Toyota são as outras.

Ou seja: vão se fechando as portas para todos aqueles que ainda sonham em alinhar no grid da Fórmula 1 em 2009.

Um desses nomes é Bruno Senna, que tem duas opções para o próximo ano: Honda e Toro Rosso.

Na equipe italiana, o novato parecia muito bem cotado há alguns meses, mas aparentemente perdeu espaço e agora já não é o grande favorito para acertar com o time.

A Toro Rosso permanece sendo uma porta de entrada na Fórmula 1 para Bruno, mas o piloto parece ter voltado suas atenções para a Honda, onde a concorrência seria menor.

A equipe japonesa pode assinar com a Petrobrás para 2009. Se isso acontecer, é certo que um dos titulares será brasileiro, e pode não ser necessariamente Rubens Barrichello.

Dizem que até Nelsinho Piquet poderia acertar com a Honda, o que abriria espaço para Lucas di Grassi na Renault.

Mas essa possibilidade é remota.

Na Honda, a contratação de Alonso não assusta mais Rubinho - afinal, tudo indica que o espanhol continua mesmo na Renault - mas o nome de Bruno Senna não é tão fraco assim.

Rubinho é favorito a continuar na Honda, é verdade, porém Bruno pode muito bem assinar com o time japonês.

Se não ocupar a vaga de titular, o novato provavelmente acertaria para ser piloto de testes, ganhando experiência para estrear na F-1 mais tarde enquanto ficaria disputando mais uma temporada da GP2.

O anúncio da Honda para 2009 pode ser efeito em poucos dias, aproveitando a realização do GP do Japão.

Certamente, seria a oportunidade ideal confirmar uma suposta contratação de Bruno.

No Japão, vale lembrar, o nome "Senna" possui tanto apelo quanto aqui no Brasil.

Se a Honda procura recuperar parte da popularidade que perdeu ao dispensar Sato, contratar Bruno Senna pode não ser lá uma má idéia.

Embora, é preciso reconhecer, o novato brasileiro ainda pareça um pouco inexperiente demais para estrear direto como titular na Fórmula 1.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Canadá dá adeus à Fórmula 1

A FIA anunciou nesta terça o calendário oficial da temporada de 2009.

Nada de muito especial, com exceção para o surpreendente corte do GP do Canadá.

A partir do ano que vem, a Fórmula 1 vai deixar de visitar a bela cidade de Montreal. Desde 1988, a etapa canadense vinha sendo realizada sem interrupções.

Uma pena, realmente.

Das provas do calendário atual, uma das mais interessantes e imprevisíveis é a do Canadá.

Palco de corridas geralmente agitadas e confusas, o circuito Gilles Villeneuve talvez tenha sido punido pelo vexame do asfalto neste ano, que não aguentou até o fim da corrida e foi se soltando aos poucos.

A saída do Canadá é, de fato, algo a ser lamentado.

Fica ainda uma ponta de decepção porque outros circuitos bem menos empolgantes - como Barcelona, Magny Cours e Hungaroring - ainda têm lugar cativo na Fórmula 1.

Como sempre, porém, a lógica da categoria fez sentido.

O GP do Canadá não estava dando lucro, os organizadores estavam tendo problemas para pagar a taxa exigida por Bernie Ecclestone e, sem perdão, a prova de Montreal viu-se imediatamente cortada do calendário.

Sai o Canadá, entra o estreante GP de Abu Dhabi.

Mais uma corida que deve acontecer num cenário espetacular. Se o traçado vai permitir disputas por posição, é outra história. Tomara que sim, mas não dá para garantir nada.

Cingapura continua sendo realizada à noite. Talvez Malásia e Japão sigam a tendência, o que seria ótimo para os espectadores brasileiros. No momento, porém, o mais provável é que apenas a cidade-estado use iluminação artificial em 2009.

Calendário definido, mais da metade do grid já confirmado e o campeonato do ano que vem vai tomando forma.

Apesar disso, ainda é muito, muito complicado mesmo fazer qualquer previsão.

As novas regras vão embaralhar o jogo e, por enquanto, não há como saber quem vai sair na frente.

Ainda há muita água para rolar antes da largada para o GP da Austrália no dia 29 de março de 2009...

Para guardar desde já, aí vai o calendário de 2009:

29 de março - GP da Austrália, em Albert Park
05 de abril - GP da Malásia, em Sepang
19 de abril - GP do Bahrein, em Sakhir
10 de maio - GP da Espanha, em Barcelona
24 de maio - GP de Mônaco, em Monte Carlo
07 de junho - GP da Turquia, em Istambul Park
21 de junho - GP da Inglaterra, em Silverstone
28 de junho - GP da França, em Magny Cours
12 de julho - GP da Alemanha, em Nurburgring
26 de julho - GP da Hungria, em Hungaroring
23 de agosto - GP da Europa, em Valência
30 de agosto - GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps
13 de setembro - GP da Itália, em Monza
27 de setembro - GP de Cingapura, em Marina Bay
11 de outubro - GP do Japão, em Suzuka
18 de outubro - GP da China, em Xangai
01 de novembro - GP do Brasil, em Interlagos
15 de novembro - GP de Abu Dhabi, em Yas Island

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Anúncio da BMW é quase certeza que Alonso continua na Renault

Mais uma peça do quebra-cabeças da Fórmula 1 se encaixou nesta segunda.

Num comunicado curto, a BMW confirmou que Heidfeld e Kubica permanecem na próxima temporada, encerrando os boatos sobre uma possível contratação do bicampeão Alonso.

Para Heidfeld, uma nova chance de mostrar seu valor.

Se até o fim do ano que vem não quebrar a barreira de vitória, certamente nunca mais vai conseguir.

Por outro lado, a renovação de Kubica era esperada.

O polonês provavelmente recebeu um belo aumento salarial para continuar na BMW, uma equipe que inicia a próxima temporada sonhando com o título.

Se vai chegar a disputar o campeonato, não dá para saber por enquanto.

Mas, se conseguir manter a curva de evolução dos últimos anos, é fato que a BMW vai colocar em risco a hegemonia de Ferrari e McLaren.

Agora, a grande expectativa dos envolvidos com a Fórmula 1 é pelo anúncio dos pilotos da Renault para 2009.

Com as portas da BMW fechadas, Alonso simplesmente não tem mais para onde ir.

A Honda já foi descartada pelo espanhol e a Toro Rosso é uma aposta de alto risco.

Parece cada vez mais claro que Alonso vai continuar na Renault em 2009.

Porém, conhecendo a personalidade imprevisível do bicampeão, é melhor não cravar nenhuma conclusão por enquanto.

domingo, 5 de outubro de 2008

Resumo do fim de semana

Na Austrália, Stoner voltou a vencer na MotoGP.

Correndo em casa, o campeão do ano passado liderou a prova de ponta a ponta e ganhou com bastante autoridade.

Mas o grande destaque, mais uma vez, foi Rossi.

O italiano largou de 12º, fez belíssima corrida de recuperação e finalizou em segundo, ultrapassando Nicky Hayden na última volta.

Uma merecida vitória para Stoner, que vinha numa tremenda maré de azar.

Só que não há dúvidas: a grande estrela da MotoGP ainda é Valentino.

Na Espanha, nenhuma surpresa no Mundial de Rally.

Sebastien Loeb ganhou mais uma, e a Citroen fez a terceira dobradinha seguida.

O francês segue sereno para mais um título e a montadora também está perto de levar entre as equipes, batendo a rival Ford.

A F-Superliga correu em Zolder, na Bélgica.

E os times brasileiro foram mal de novo. Nem Corinthians ou Flamengo conseguiram lugar entre os primeiros colocados. Estiveram sempre no meio do pelotão e nem de longe disputaram a vitória.

O triunfo na primeira corrida ficou com o carro do Liverpool - chute certeiro deste Blog, que apostou no time inglês no post de sábado. Na segunda prova, quem levou a melhor foi o bólido do Beijing Guoan.

O clube chinês, inclusive, lidera o campeonato, comandado pelo promissor italiano Davide Rigon.

A A1GP estreou sua nova temporada em Zandvoort, tradicional circuito holandês.

Choveu horrores, vários carros bateram e nenhuma das duas corridas empolgou muito.

Vitórias da Malásia - o que mostra um pouco do nível da categoria - e da França.

O Brasil nem andou direito porque o carro só ficou pronto na manhã de domingo. Culpa de um atraso na entrega do novo chassis Ferrari, que prejudicou várias equipes.

Na Nascar, finalmente ganhou Tony Stewart. O bicampeão triunfou pela primeira vez no ano ao vencer em Talladega, o famoso superoval do estado de Alabama.

Já estava na hora, mas o título está entre o trio Jimmie Johnson-Carl Edwards-Greg Biffle.

A partir desta segunda, a Fórmula 1 volta a ganhar mais atenção no mundo da velocidade. Afinal, semana que vem tem o GP do Japão, antepenúltima etapa do campeonato.

Massa e Hamilton. Mais uma vez, a mesma pergunta de sempre: alguém já tem palpite?