sábado, 6 de setembro de 2008

Brasileiros sem sorte na GP2

Que fase a dos pilotos brasileiros no exterior.

Uma semana após Helio Castroneves ter sido garfado na etapa de Detroit da Indy, agora foi a vez de Bruno Senna perder o triunfo da GP2 em Spa por causa de uma decisão estúpida dos comissários.

Estes consideraram que Bruno teve "conduta perigosa" dentro dos pits quando fechou o também brasileiro Alberto Valerio e os dois quase bateram.

Na verdade, a culpa foi do mecânico que liberou Bruno em cima do outro carro, em cena idêntica ao quase-acidente entre Massa e Sutil no GP da Europa.

Punido com um drive through, o sobrinho de Ayrton caiu para 12º no fim e perdeu uma vitória garantida.

Menos mal que o líder do campeonato Giorgio Pantano abusou das bobagens e também acabou lá atrás. O italiano cometeu um erro de novato ao perder o ponto de freiada e encher o carro do pobre Lucas di Grassi, que vinha num brilhante oitavo após largar de último.

Lucas, coitado, vai ter de repetir todo o trabalho na prova de amanhã. Com o abandono, ficou quase fora da luta pelo título, restrita a Pantano e Senna. Até aqui, o italiano tem 11 pontos de vantagem.

Quase esqueci: o triunfo em Spa ficou com o francês Romain Grosjean. Piloto rápido e promissor, embora por vezes excessivamente agressivo. Grosjean ultrapassou di Grassi no campeonato e pulou para terceiro. É nome certo em alguma equipe da Fórmula 1 até 2010, assim como Bruno.

Pena que não se pode falar o mesmo de Di Grassi, um piloto que hoje é melhor do que os dois.

No seco ou no molhado, favorito é Hamilton

Estas foram as palavras de Ron Dennis depois que Hamilton terminou em segundo lugar no GP da Europa:

"Poderíamos ter vencido essa corrida. O problema é que erramos a estratégia para a classificação e colocamos mais gasolina do que devíamos. Aí Massa fez a pole e não conseguimos superá-lo".

Pois bem: agora, a situação se inverteu. Hamilton fez uma volta quase perfeita e conquistou o primeiro lugar no grid para o GP da Bélgica.

Ficou difícil para Massa vencer a corrida de amanhã.

Depois da classificação de hoje, Hamilton é o grande favorito - seja no seco ou no molhado.

Mas a performance de Massa foi brilhante. Bateu Raikkonen com relativa facilidade, mais uma vez. Embora esteja em desvantagem em relação à Hamilton, já se superou tantas vezes neste ano que não seria nenhuma surpresa outra vitória.

A largada da prova de amanhã será muito interessante. Vem aí uma revanche da primeira volta na Hungria?

Em terceiro, Kovalainen fez bem o seu papel ao terminar à frente de Raikkonen. Está em posição de ajudar Hamilton. Se passar Massa na largada, por exemplo, não tenham dúvidas de que vai segurar o ritmo pelo bem da equipe.

Por sua vez, Raikkonen decepcionou de novo.

Sai de quarto e sem grandes perspectivas de um bom resultado. Cada dia que passa, vai virando mais segundo piloto da Ferrari, um cenário impensável para muitos no início do ano.

Vale destacar a ótima participação de Heidfeld, o quinto colocado.

Respondeu aos críticos e bateu Kubica facilmente. Se chover amanhã, pode ser uma grata surpresa. O alemão é bom no molhado. Basta ver a performance que rendeu o segundo lugar no GP da Inglaterra.

Alonso apareceu bem de novo e também é um nome a ser observado se a corrida for com pista molhada. O bicampeão é talvez o melhor piloto da Fórmula 1 na chuva e vai beliscar um pódio nessas condições.

Pela segunda prova consecutiva, a Toro Rosso emplacou seus dois pilotos entre os dez primeiros.

E Bourdais larga de nono, com boas perspectivas de pontos. Será que vou acertar essa? Para quem não lembra, cravei quinta que o francês chegaria na zona de pontuação em Spa. Vamos esperar...

Nelsinho terminou num discreto 12º. Deve ter tido problemas de aquecimento de pneus na classificação porque ficou a uma distância relativamente grande de Alonso.

Vai torcer por chuva amanhã.

Por fim, Rubinho viu-se na esdrúxula situação de comemorar um 16º. Sim, porque pelo resultado dos treinos parecia que a Honda ficaria com as duas últimas posições.

No momento, 90% de possibilidade de chuva. Hamilton é o favorito em qualquer condições, mas prova em Spa em pista molhada torna-se imprevisível.

O GP da Bélgica de amanhã tem todos os ingredientes para ser emocionante.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Será que Raikkonen está ansioso demais?

Como de costume, os treinos de sexta trouxeram mais perguntas do que respostas.

Lá na frente, Massa terminou como o mais rápido do dia, mas quem brilhou foi Alonso.

O espanhol conquistou a liderança no treino da tarde, disputado sob chuva, e mostrou que pode conseguir um resultado surpreendente se a corrida acontecer com pista molhada.

Mas a performance excelente de Alonso não é tão importante quanto o duelo Ferrari-McLaren, que vai pegando fogo na reta final do campeonato.

Depois dos treinos de sexta, ficou a impressão de que a Ferrari poderia estar alguns degraus acimda da rival inglesa.

Entretanto, a chuva que atrapalhou a segunda sessão impediu que Hamilton e Kovalainen mostrassem o real potencial da McLaren. Assim como Massa e Raikkonen, é óbvio, também não chegaram ao limite da Ferrari até agora.

A disputa continua totalmente aberta para o treino classificatório de sábado. Se chover, o resultado será ainda mais complicado de adivinhar.

Será a pole de Massa? De Hamilton? De Raikkonen? Ou de um azarão como Kubica ou Alonso?

Não dá para saber.

O que já se pode adiantar é que Massa surpreendeu de novo, superando Raikkonen numa pista onde o finlandês era franco favorito.

Que fase a do "Homem de Gelo".

Rodou, bateu e conseguiu a proeza de tomar não uma, mas duas multas por excesso de velocidade nos pits.

Terá sido um problema no limitador da Ferrari ou será que Raikkonen está ansioso demais?

Difícil imaginar o finlandês derretendo na pressão. Só que ele é humano, e qualquer um que estivesse em sua posição estaria sentido a responsabilidade.

Raikkonen sabe muito bem: em Spa, é agora ou nunca. Se não vencer, pode dar adeus às esperanças de título.

A não ser que Massa e Hamilton façam muita bobagem nas provas finais...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Bélgica

Para Raikkonen, é agora ou nunca.

Em Spa, pista onde vem de três vitórias consecutivas, o finlandês precisa com urgência de um bom resultado para mostrar que ainda tem condições de lutar pelo título.

Se tiver mais um desempenho burocrático, a Ferrari vai considerar seriamente a possibilidade de privilegiar Massa após o GP da Itália.

A prova deste fim de semana é a última chance de Raikkonen mostrar serviço neste ano. E há várias razões para acreditar que o finlandês vai desencatar em Spa.

Para começar, a previsão do tempo indica que não deve chover na classificação e na corrida. No seco, a Ferrari é favorita, embora a McLaren não esteja tão longe assim. Na disputa interna da equipe italiana, Raikkonen teoricamente leva vantagem sobre Massa por dois motivos diferentes.

O primeiro, e mais óbvio deles, é o histórico. Se Raikkonen tem três vitórias consecutivas em Spa, é claro que começa o fim de semana mais favorito do que o brasileiro.

Mas há um outro fator mais importante: o tamanho da pista. Sim, é isso mesmo. Spa é o circuito mais longo do calendário. Tem sete quilômetros de extensão, o que significa que completar uma única volta chega a demorar quase 1:50s.

E daí?

E daí que Raikkonen terá mais tempo para minimizar aquela que é sua principal deficiência neste ano: a dificuldade de aquecer os pneus para realizar uma única volta rápida. Por ser bem melhor nesse aspecto, Massa vem levando ampla vantagem sobre o finlandês nos treinos classificatórios.

Em contraste, Raikkonen sofre para conseguir uma boa posição no grid, fica preso no tráfego durante a corrida e não mostra seu verdadeiro potencial. Poucos dão importância às voltas rápidas, mas Raikkonen já tem sete "best laps" em 12 corridas.

Ou seja: as domingos, o finlandês costuma ser o piloto mais rápido. O problema é que ele já ficou para trás quando finalmente encontra seu ritmo.

Na Bélgica, Raikkonen tem uma ótima chance de largar mais à frente. E, saindo pelo menos da primeira fila, seu favoritismo é ainda mais amplo.

Dessa vez, o Blog joga suas fichas em Raikkonen. A corrida é decisiva para o finlandês.

Se não conquistar um bom resultado, pode dar adeus ao bicampeonato.

Como já escrevi lá em cima, a McLaren deve ficar próxima da Ferrari em Spa. Mas Hamilton dificilmente vai sair com a vitória.

O inglês disse que irá tentar correr pensando no campeonato. Não é fácil acreditar nisso, mas Hamilton certamente ficará contente de sair da Bélgica com pelo menos um segundo lugar.

Massa vem de vitória em Valência, está animado, só que não é a aposta mais segura neste fim de semana. No chutômetro, o Blog aposta que o brasileiro sai de Spa com um terceiro lugar.

Mas, como Massa vem surpreendendo a todos nas últimas provas, não seria surpresa alguma se conquistasse outra vitória.

Kubica, Kovalainen e Heidfeld são nomes quase certos na zona de pontuação, pelos equipamentos que têm em mãos. Se o alemão da BMW não fizer pontos, vai se complicar com a equipe.

Em Valência já foi estranho terminar somente em nono. Na Bélgica, num circuito onde é fácil ultrapassar, não haverá desculpas.

Sobram dois "intrusos" para a zona de pontuação. O Blog acredita que é um deles será Alonso, que está mordido pelas frustrações recentes que viveu com a Renault. Se chover, anotem aí, pode até pintar um pódio para o bicampeão.

Por fim, vem aí a aposta mais arriscada de todas - afinal, um Palpitão não tem graça alguma sem ao menos uma jogada de risco.

Pois bem, lá vai: Bourdais vai marcar pontos em Spa.

É difícil? Sim, é difícil.

Mas a Toro Rosso mostrou um ótimo ritmo em Valência. E o francês testou muito em Spa no ano passado, durante o período em que vinha se adaptando à Fórmula 1.

Conhece a pista e, assim como Raikkonen e Heidfeld, começa o fim de semana sob pressão. Está na hora do tetracampeão da ChampCar mostrar que veio para ficar.

Agora, vamos finalmente ao Palpitão do Grande Prêmio da Bélgica:

Pole: Kimi Raikkonen
Vitória: Kimi Raikkonen
Decepção do GP: Red Bull. Nada indica que o time evoluiu desde a corrida de Valência. Coulthard e Webber vão ser ofuscados pelos pilotos da Toro Rosso de novo...
Primeiro abandono: Nico Rosberg. Nada contra o alemão, mas sua temporada vem sendo muito irregular. Depois de andar bem no GP da Europa, pode ser que tenha um dia ruim em Spa...
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen
2. Lewis Hamilton
3. Felipe Massa
4. Robert Kubica
5. Heikki Kovalainen
6. Fernando Alonso
7. Nick Heidfeld
8. Sebastien Bourdais


Primeiros treinos amanhã às 5h00 e 9h00, com Sportv.

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Antes de me despedir, fico feliz de anunciar que a blogosfera vai ganhando novos membros de qualidade a todo instante. Conheci hoje o blog De Olho na F1, escrito pelo aspirante a jornalista Fábio Andrade, e recomendo uma visita. Mais um espaço que chega para enriquecer ainda mais a comunidade automobilística na Internet brasileira.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pneus: a vantagem escondida da McLaren

No ano passado, a Ferrari passeou em Spa.

Dessa vez, será diferente.

A equipe italiana ainda é favorita. E Kimi Raikkonen, que ganhou as últimas três provas no circuito belga, continua sendo o principal nome para a vitória.

Mas a McLaren estará bem forte também. Hamilton disse hoje que o time prateado tem o carro mais rápido do grid, o que não dá para saber de verdade.

Entretanto, já está claro que a equipe inglesa anda bem melhor com pneus duros do que a Ferrari.

E será esta a situação em Spa.

Quando anunciou os compostos escolhidos para as provas finais do ano, a Bridgestone privilegiou compostos mais duros para pistas como Spa, Monza e Interlagos. A Renault e a Ferrari reclamaram, enquanto a McLaren comemorou de maneira silenciosa.

Faz diferença a escolha da Bridgestone. O carro da Ferrari é naturalmente melhor em Spa, mas tudo pode ser anulado pelos pneus, que dão uma vantagem escondida à McLaren.

Por isso, Hamilton chega à Bélgica acreditando cegamente na vitória. Não será fácil - o próprio escriba deste Blog, por exemplo, ainda joga suas fichas em Raikkonen e na Ferrari para o primeiro lugar em Spa.

Já está certo, porém, que o inglês não será o peso morto que foi na corrida belga em 2007, quando não passou de um muito discreto quarto lugar.

O inglês chega à Spa pensando apenas em ganhar.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Raikkonen é o favorito em Spa

Se Massa tem algo de especial com a pista da Turquia, onde venceu nos últimos três anos, Raikkonen parece ser o mestre do fabuloso circuito de Spa-Francorchamps.

O finlandês vive péssima fase, mas é indicado pela maioria como o favorito para a prova belga.

E pelo escriba deste Blog também.

Até Massa admite que Raikkonen será muito difícil de ser batido na Bélgica. Desde 2004, o finlandês é invencível na pista de Spa. Já venceu com McLaren e Ferrari, na chuva e no seco.

Dessa vez, entretanto, a situação é diferente. Como o próprio Raikkonen disse, a vitória em Spa é "mais importante do que nunca".

Na pista onde sempre se deu bem, Raikkonen tem a última chance de mostrar que ainda tem condições de levar o caneco deste ano.

Se repetir as atuações burocráticas das últimas provas, é bem provável que a Ferrari decida priorizar Massa de uma vez por todas a partir do GP da Itália.

A pressão sobre Raikkonen é imensa.

Está na hora de provar porque é conhecido como o "Homem de Gelo".

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Comissários da Indy garfaram Helinho em Detroit

Poucas vezes um piloto perdeu uma vitória de maneira tão "roubada" quanto Helio Castroneves na etapa de Detroit da Indy, no último domingo.

Demorei um dia inteiro para encontrar um vídeo que mostrasse o suposto "bloqueio ilegal" que o brasileiro teria praticado sobre o inglês Justin Wilson no fim da prova.

Os comissários consideraram a manobra agressiva demais e, numa decisão estranha e sem prescedentes, obrigaram Helinho a ceder passagem para o inglês. Wilson passou para a liderança e venceu, com Helinho foi segundo.

O piloto da Penske reduziu a vantagem de Scott Dixon no campeonato para 30 pontos, mas saiu da prova com gosto de derrota. Nada era consolo para a sua compreensível revolta. Veja aqui e confira se Helinho fez alguma coisa de errado.

Eu não vi nada de errado.

A fechada de Helinho é muito parecida com a típica manobra que Schumacher, por exemplo, vivia repetindo nas largadas da Fórmula 1.

Helinho mudou de trajetória uma vez só. Não pressionou o inglês contra o muro, mas obviamente também não deixou espaço para uma ultrapassagem.

Os comissários fizeram uma bobagem inacreditável. Que diminuiu ainda mais as já remotas possibilidades de título para Helinho.

O brasileiro ainda tem chances, mas tudo indica que o rival Scott Dixon não perde o caneco dessa vez.

Já estava difícil, com a falta de bom senso dos comissários ficou mais ainda.

domingo, 31 de agosto de 2008

Resumo de um domingo bem agitado

No bolão da Stock Car, ninguém apostou em Valdeno Brito.

Como um autêntico azarão, o paraibano conquistou a vitória na Corrida do Milhão e o baladado prêmio de 1 milhão de dólares. Valdeno não era favorito, mas isso não significa que ele não mereça o triunfo histórico.

Pelo contrário: poucos nomes da Stock lutaram tanto para chegar ao sucesso na categoria. Em 2004, quando estreou, Valdeno tinha dinheiro para apenas quatro provas, mas conseguiu chamar atenção dos chefes de equipe e cavou seu lugar na Stock.

A primeira vitória só veio neste domingo, no melhor momento possível.

É verdade que Valdeno não venceria se um miserável problema na bomba do combustível não enterrasse os esforços do ótimo Cacá Bueno.

Mas o paraibano, digno representante solitário do Nordeste na Stock, fez por merecer.

Antes que eu me esqueça: passei raspando no meu palpite. Luciano Burti ficou em segundo...



Escrevi ontem que o GP de San Marino da MotoGP só teria duas possibilidades: vitória fácil de Casey Stoner ou queda do australiano, com triunfo para Valentino Rossi.

Deu a segunda opção.

O atual campeão caiu sozinho quando liderava com três segundos de vantagem para o rival. E Rossi venceu mais uma.

Já está com uma mão no título deste ano. Com sorte, Rossi pode fechar o campeonato com três etapas de antecedência. Se Stoner continuar errando, não será surpresa se isso acontecer.

Mesmo se o australiano prolongar a disputa, porém, Rossi já não perde mais o caneco nessa altura.



Helio Castroneves parecia prestes a conseguir a segunda vitória consecutiva na Indy. Liderou o maior número de voltas em Detroit e mantinha um ritmo dominante, mas uma polêmica decisão dos comissários deu o triunfo de bandeja para o inglês Justin Wilson.

Os fiscais consideraram que Helinho bloqueou Wilson de maneira acintosa e mandaram inverter as posições.

Não posso falar nada porque não vi o lance ainda.

Mas a decisão é muito estranha. Há inúmeros casos de punições para pilotos que forçam ultrapassagens. Só que a situação oposta é bem mais rara. Helinho deve ter feito algo realmente acintoso para perder a vitória dessa forma.

De qualquer maneira, o brasileiro ainda sobrevive no campeonato. A liderança de Scott Dixon, quinto em Detroit, é de 30 pontos.

O neozelandês precisa de um oitavo lugar na finalíssima, semana que vem em Chicago, para levar o título. Dixon já desperdiçou duas oportunidades de fechar a fatura.

Mas nada indica que o piloto da Ganassi, destacadamente o melhor do ano, vai deixar o campeonato o caneco escapar em Chicago.



Também não tive oportunidade de acompanhar ao vivo as corridas da Fórmula Superliga, que pelo visto foram bastante agitadas.

Beijing e Sevilla venceram. As duas principais apostas dos organizadores tiveram sorte diferente. O Liverpool somou pontos em ambas as provas e já aparece na vice-liderança do campeonato.

Por outro lado, o Milan teve diversos problemas e não completou nenhuma corrida. O clube italiano foi o primeiro a ser apresentado como participante da categoria e certamente espera um retorno maior para o investimento.

Os brasileiros até que foram bem. Tuka Rocha, pilotando o carro do Flamengo, fez um segundo lugar na bateria final do dia. O Corinthians também vinha bem na corrida, mas o espanhol Andy Soucek rodou e abandonou no fim.

Ainda tenho dúvidas sobre a viabilidade da Superliga. É preciso admitir, porém, que a categoria teve um bom começo.



(E o Fla x Flu terminou empatado. Foi impressão minha ou o meu Tricolor incorporou o estigma do Botafogo quando era treinado por Cuca? O ilustre treinador não consegue segurar uma vitória contra os urubus...).