sábado, 28 de junho de 2008

Tony Kanaan lidera dobradinha brasileira em Richmond

O jejum de vitórias brasileiras na Fórmula Indy já estava incomodando. Na noite deste sábado, Tony Kanaan finalmente conquistou o primeiro triunfo brazuca na temporada ao vencer de forma dominante a etapa de Richmond. De quebra, Helio Castroneves completou a dobradinha verde e amarela, após fazer ótima corrida de recuperação. O neozelandês Scott Dixon fechou o podium e se manteve na liderança do campeonato.

A prova de Richmond foi um grande teste de sobrevivência para pilotos e equipes. No total, foram nove bandeiras amarelas, superando até o número de interrupções nas 500 Milhas de Indianapolis. Largando da pole, Tony Kanaan comandou o pelotão de início, mas perdeu a ponta numa das rodadas de pit stop. A primeira posição caiu no colo do novato Jaime Camara, que liderou durante 45 voltas por ter visitado os boxes antes da maioria do pelotão.

Depois da segunda parada de Camara, Marco Andretti tomou a ponta. O americano parecia imbatível, mas precisou fazer um pit stop em bandeira verde. Se a prova não tivesse mais acidentes, Andretti venceria sem maiores dificuldades. Mas foi aí que Camara chocou-se contra o muro sozinho, encerrando sua brilhante atuação e mudando o destino da corrida. Andretti caiu para uma volta atrás dos líderes, e não mais teve condições de discutir a vitória.

Kanaan passou para primeiro na última rodada de paradas. Nas últimas voltas, o baiano só precisou administrar a vantagem para Helinho Castroneves, que saiu do 18º lugar do grid para um excelente segundo. Atrás da dupla brasileira, Scott Dixon sobreviveu às confusões e conseguiu mais um bom resultado. Por sua vez, a musa Danica Patrick finalizou em sexto. A seguir, os dez primeiros em Richmond:

1. Tony Kanaan/Brasil/Andretti-Green, 300 voltas em 2h04:05.5111s
2. Helio Castroneves/Brasil/Penske, a 4.7691s
3. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, a 6.6504s
4. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, a 7.7270s
5. Oriol Servia/Espanha/KV, a 10.7701s
6. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti-Green, a 10.9198s
7. Justin Wilson/Inglaterra/Newman-Haas-Lanigan, a 16.3094s
8. Townsend Bell/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, a 17.5175s
9. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti-Green, a 1 volta
10. Ernesto Viso/Venezuela/HVM, a 2 voltas

Agora, a próxima etapa da Fórmula Indy acontece no próximo dia 6 de julho, em Watkins Glen.



O australiano Casey Stoner venceu com absoluta facilidade o G.P. da Holanda da MotoGP, em Assen. Após largar da pole position, o atual campeão liderou de ponta a ponta para conquistar seu segundo triunfo consecutivo, se colocando de vez na briga pelo título. Sem condições de rivalizar com Stoner, Daniel Pedrosa contentou-se com o segundo lugar, suficiente para assumir a ponta no campeonato. Logo atrás do espanhol, o americano Colin Edwards fechou o podium.

Por sua vez, Valentino Rossi teve um dia desastroso. O italiano envolvou-se num acidente com o francês Randy de Puniet já no início, e não passou de 11º. No campeonato, Pedrosa lidera com 171 pontos, apenas cinco a mais do que Rossi. Em alta, Stoner aparece em terceiro, somando 142 pontos. Após ficar de fora do G.P. da Catulunha por estar machucado, Jorge Lorenzo ficou para trás, mas ainda é o quarto colocado com 114 pontos.

A próxima parada da MotoGP é o G.P. da Alemanha, em Sachsenring, no dia 13 de julho.



O video do dia é um tributo a um dos personagens mais simpáticos que já passaram pela Fórmula 1: o japonês Satoru Nakajima. As imagens abaixo provam que - ao contrário do que muitos pensam - ele não era tão ruim assim:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.indycar.com e www.motorsport.com

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O boato do dia: Petrobras deixa Williams e vai para a Honda em 2009

A longa parceria entre a Petrobras e a Williams pode estar chegando ao fim. De acordo com uma reportagem da revista Autosprint, a estatal brasileira recebeu um convite para fornecer combustível e lubrificantes para a Honda a partir do ano que vem, o que encerraria um período de onze temporadas com o time de Frank Williams. Até agora, nenhuma das partes negou a possibilidade, algo que deu mais força aos boatos.

Segundo a Autosprint, o namoro entre a Petrobras e a Honda teria começado em fevereiro deste ano. Na época, o chefe da equipe japonesa, Nick Fry, esteve no Brasil para compromissos não revelados para a imprensa. Ao que tudo indica, a viagem de Fry teve como objetivo iniciar as conversas com a Petrobras. Caso o acordo seja fechado, a petrolífera desenvolveria uma gasolina exclusiva para a Honda, seguindo o modelo já adotado com a Williams.

Na equipe japonesa, a Petrobras estaria livre para explorar a presença de um piloto brasileiro, já que Rubens Barrichello deve renovar contrato para 2009. Além disso, a Petrobras teria maior espaço publicitário na Honda do que na Williams. Recentemente, o time inglês fechou acordo com a Saudi Arabian Airlines, o que espremeria as propagandas da Petrobras. Insatisfeita, a estatal se dispôs a conversar com a Honda, com quem já mantém uma parceria na categoria argentina TC2000.

Para o automobilismo brasileiro, uma boa notícia. A Petrobras tende a ter uma revelância maior na Honda do que possui atualmente na Williams. E Rubens Barrichello, em especial, vai ganhar bastante apoio junto à escuderia nipônica.



Após conquistar seus primeiros pontos no ano, Nelsinho Piquet parece ter recuperado a confiança da Renault. Nesta sexta, o diretor técnico Pat Symonds elogiou o desempenho do piloto brazuca e previu um duelo mais equilibrado com Fernando Alonso. "O sétimo lugar na França deu força a Nelsinho. Talvez seja o início de uma reação. Acredito que ele tem condições de atormentar Alonso", falou Symonds. Vale lembrar que a próxima corrida é em Silverstone, pista que o brasileiro conhece muito bem.

Na Holanda, Casey Stoner confirmou a boa fase e cravou a pole position para a corrida deste sábado. Uma semana após vencer na Inglaterra, o australiano deu outra demonstração de força, apesar de a diferença para os adversários ter sido bem apertada. Daniel Pedrosa ficou com a segunda posição no grid, apenas dois centésimos mais lento. Valentino Rossi sai de terceiro. A largada do G.P. da Holanda da MotoGP acontece às 9 horas da manhã de sábado, horário de Brasília. O Sportv mostra ao vivo.

Em Richmond, Tony Kanaan liderou a dobradinha da equipe Andretti Green no grid de largada de mais uma etapa da Fórmula Indy. O baiano superou seu companheiro Marco Andretti em pouco mais de um centésimo para ficar com a pole. Graham Rahal é o terceiro, seguido pelo líder do campeonato Scott Dixon. Dentre os demais brasileiros, vale destacar o bom desempenho de Bruno Junqueira, o nono, e o péssimo resultado de Helio Castroneves, que larga só de 18º.

A etapa de Richmond da Fórmula Indy tem largada marcada para as 21 horas deste sábado, horário de Brasília, com transmissão da Band Sports.



O vídeo do dia é um rápido anúncio da coleção preparada pela Lego para a Ferrari. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com

Bruno Senna negocia com BMW, diz revista

A fase não anda boa mesmo. Minha internet caiu no início da noite de hoje, o que me impediu de responder aos comentários acumulados de vocês. Nos próximos dias recupero o atraso, obrigado pela compreensão!

Bruno Senna tem tudo para fechar contrato com uma equipe da Fórmula 1 num futuro bem próximo. Depois de ser sondado pela Toro Rosso, o piloto brazuca agora negocia com a BMW, segundo informou ontem a revista Sport Bild. De acordo com a publicação, Bruno poderia assumir a vaga de piloto de testes ou até de titular em 2009, dependendo do desempenho do alemão Nick Heidfeld.

"Vou ajudar Bruno a conseguiu um lugar na Fórmula 1. Sua evolução é clara e seu talento, inegável", falou o ex-piloto Gerhard Berger à Sport Bild. Atual chefe de equipe da Toro Rosso, o austríaco teria se encontrado com o principal diretor da BMW, Mario Theissen, durante o fim de semana do G.P. da França. O objetivo seria justamente discutir a contratação de Bruno, que também é disputado por outras equipes.

Segundo a Sport Bild, Williams e Red Bull - além da própria Toro Rosso de Berger - estariam interessadas em Bruno. Outra possibilidade ainda não ventilada seria a McLaren, patrocinada pelos espanhóis do Banco Santander, que também apóiam a carreira de Bruno. Com tantas possibilidades, parece claro que o sobrinho de Ayrton Senna não vai perder a chance de entrar na Fórmula 1 em 2009. Como titular ou piloto de testes, é quase certo que Bruno irá chegar lá.

O importante agora é ter calma e tranqüilidade para fazer a opção certa. Na posição em que Bruno está, muita gente já jogou a carreira fora em escolhas precipitadas.



A McLaren liderou os dois últimos dias de testes coletivos em Silverstone, onde as equipes da Fórmula 1 se preparam para o G.P. da Inglaterra. Depois de Heikki Kovalainen comandar a sessão de quarta, hoje foi a vez de Lewis Hamilton terminar no topo da tabela de tempos. Confirmando a boa fase da Toyota, Timo Glock ficou com a segunda posição nesta quinta, seguido pelo campeão Kimi Raikkonen. Único brasileiro na pista, Rubens Barrichello finalizou em oitavo.

Com surpreendente antecedência, a FIA anunciou ontem o calendário provisório da temporada 2009 da Fórmula 1. A maior novidade foi a inclusão do G.P. de Abu Dhabi, que vai fechar o campeonato do ano que vem. Com isso, a etapa brasileira em Interlagos passa a ser a penúltima corrida da temporada, mais uma vez no início de novembro. Nenhuma prova foi excluída, o que significa que o calendário terá 19 provas, igualando o recorde de 2005.

O G.P. dos Estados Unidos ficou de fora, para decepção dos fãs de Indianapolis. A etapa da França ainda não tem local definido, mas provavelmente será em Magny Cours. Por sua vez, as provas de Alemanha e Japão mudam de endereço de novo, retornando aos circuitos de Nurburgring e Suzuka, respectivamente. Das corridas do ano que vem, apenas Malásia e Cingapura devem acontecer à noite, embora Bernie Ecclestone também esteja pressionado por uma prova noturna na Austrália.

Logo abaixo, o calendário provisório da temporada 2009 da Fórmula 1:

29 de março - G.P. da Austrália, em Melbourne
5 de abril - G.P. da Malásia, em Sepang*
19 de abril - G.P. do Bahrein, em Sakhir
10 de maio - G.P. da Espanha, em Barcelona
24 de maio - G.P. de Mônaco, em Monte Carlo
7 de junho - G.P. do Canadá, em Montreal
21 de junho - G.P. da Inglaterra, em Silverstone
28 de junho - G.P. da França, em Magny Cours**
12 de julho - G.P. da Alemanha, em Nurburgring
26 de julho - G.P. da Hungria, em Hungaroring
9 de agosto - G.P. da Turquia, em Istambul Park
23 de agosto - G.P. da Europa, em Valência
6 de setembro - G.P. da Itália, em Monza
13 de setembro - G.P. da Bélgica, em Spa-Francorchamps
27 de setembro - G.P. de Cingapura, em Marina Bay*
11 de outubro - G.P. do Japão, em Suzuka
18 de outubro - G.P. da China, em Xangai
1º de novembro - G.P. do Brasil, em Interlagos
15 de novembro - G.P. de Abu Dhabi, em Yas Island
Legenda:
* - Corridas noturnas
** - Circuito a ser confirmado


No comunicado em que divulgou o calendário de 2009, a FIA também anunciou a volta da Fórmula 2, que retorna mais de vinte anos depois de sua extinção para rivalizar com a GP2. Mais um capítulo da briga entre Bernie Ecclestone e Max Mosley. Um duelo que ainda vai render muito...



Vamos com dois "vídeos do dia" dessa vez. Os fãs das filmagens onboard vão gostar de ambos. O primeiro mostra a largada e a primeira volta do G.P. do Canadá na carona de Fernando Alonso, numa câmera especialmente bem posicionada:



O outro revela um momento que passou desapercebido na transmissão da prova de Montreal. Num certo momento da corrida, o futuro vencedor Robert Kubica enrolou-se com um piloto à sua frente e por muito pouco não encheu a traseira do adversário:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
http://www.blogger.com/www.gpupdate.net

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Vídeo do dia - O Trampolim do Diabo

Por causa da final da Libertadores, o post de hoje é curto. Mas não deixa de ser espetacular. Ficamos com um vídeo indicado pelo leitor Caio Márcio, sobre o G.P. Cidade do Rio de Janeiro de 1937. Disputada no antigo circuito da Gávea, que ganhou o sugestivo apelido de "Trampolim do Diabo", a corrida é um retrado dos primórdios do esporte a motor. Não há rigorosamente nenhuma segurança para pilotos e espectadores. A pista é estreita e quase toda improvisada.

Um dos maiores ases italianos da década de 30, Carlo Pintacuda venceu a prova para a Ferrari, seguido pela Auto Union do alemão Hans Stuck. As imagens são raras e valiosas. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Massa: "Perto de Emerson, Piquet e Senna, ainda sou pequenininho"

Em virtude da partida entre Fluminense e LDU, este Blog não será atualizado nesta quarta-feira. Voltamos com a programação normal na quinta. A todos, muito obrigado pela compreensão!

Felipe Massa ainda curte seus primeiros dias como líder do campeonato da Fórmula 1. Após atingir o feito inédito com a vitória no G.P. da França, o piloto brasileiro conversou com o jornal Corriere dello Sport, e afirmou estar plenamente concentrado na batalha pelo título deste ano. Além disso, Massa evitou comparações com grandes nomes do automobilismo brasileiro, garantido que precisa melhorar muito para se igular aos ídolos do passado.

"Perto de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, ainda sou bem pequenininho. Serei o cara mais feliz do mundo se conseguir chegar perto deles um dia. No momento, sou líder do campeonato, mas esse não é o meu sonho. Agora eu quero o título", falou o confiante Massa. A declaração do piloto da Ferrari faz lembrar uma frase semelhante de Rubens Barrichello, que se queixou de ser "apenas um brasileirinho" depois de perder uma disputa com Michael Schumacher há alguns anos.

No caso de Rubinho, a reclamação gerou mais uma onda de críticas da imprensa e do público, cansados do que parecia só mais uma desculpa do veterano. Por sua vez, Massa mostrou humildade e inteligência ao se comparar com os campeões da Fórmula 1. Sem se menosprezar, o piloto da Ferrari conseguiu melhorar sua reputação mesmo entre aqueles que ainda duvidam de seu potencial. Cada vez mais, demonstra um sensível amadurecimento dentro e fora da pista.

Massa já provou ter uma ótima capacidade de aprender com os próprios erros. Uma lição que pilotos como Lewis Hamilton, por exemplo, ainda não conseguiram absorver.



Em Silvestone, a Fórmula 1 abriu mais uma bateria de testes, dessa vez em preparação para o G.P. da Inglaterra. Confirmando a boa fase, Felipe Massa foi o mais rápido do dia, com um tempo estabelecido na parte da manhã. Heikki Kovalainen e Robert Kubica completaram os três primeiros. Todas as dez equipes da categoria estiveram representadas por um piloto. Nelsinho Piquet comandou os trabalhos na Renault, terminando no sétimo lugar.

Nos bastidores, uma medida da FIA está causando revolta entre as equipes. Após aumentar o preço da superlicença - algo que chegou a gerar boatos sobre uma greve dos pilotos - a entidade planeja inflacionar a taxa de inscrição dos times, assim como uma série de outros serviços usados pelas escuderias. Segundo o site Autosport, despesas com transporte, iluminação das pistas e até previsão do tempo passariam a ser divididas entre a FIA e as equipes. Mais um motivo para Max Mosley perder um pouco mais de prestígio.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma declaração do italiano Jarno Trulli. Animado com o podium na França, o piloto da Toyota garante estar vivendo o auge da carreira. "Estou pilotando melhor do que nunca. Tenho experiência e venho evoluindo ano a ano. Com o carro certo, posso lutar no grupo dos líderes. O modelo deste ano da Toyota é mais rápido. E isso significa que somos competitivos", disse Trulli.

Ao lado de Mark Webber, Trulli vai conseguindo recuperar sua imagem com os desempenhos na atual temporada. Badalado pelo título na GP2, Timo Glock vem sendo desestabilizado por Trulli dentro da Toyota.



Depois de cada Grande Prêmio, a FIA publica em seu site um resumo muito bem editado da prova. O vídeo do dia é o review do G.P. da França. Aproveite antes que seja retirado do ar:



Até a próxima!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ferrari: tratamento dos pilotos não muda com Massa na liderança do campeonato

Pela primeira vez na carreira, Felipe Massa lidera o campeonato da Fórmula 1. Mas a vantagem do brasileiro para Robert Kubica é de apenas dois pontos. E a distância para o terceiro colocado Kimi Raikkonen não passa de cinco pontinhos. Por causa disso, a Ferrari reafirmou hoje que não vai mudar a política de tratamento de seus dois pilotos. O time de Maranello, porém, fez questão de elogiar a ótima seqüência de resultados emplacada por Massa.

"Quando abandonou as duas primeiras corridas, lembro bem de como Felipe recebeu críticas. Mas ele não deixou de olhar para a frente, e ficou muito forte. O resultado da França foi uma grande conquista, só que isso não significa uma mudança na nossa postura. Na Ferrari, o trabalho em equipe é primordial. Não vamos mudar de estratégia por enquanto", discursou o chefe da escuderia, Stefano Domenicali, em comunicado distribuído à imprensa.

No Brasil, a vitória de Felipe Massa no G.P. da França despertou um entusiasmo que há bastante tempo não se via. Com meio caminho andado na temporada, o piloto brazuca já é o favorito de muita gente na batalha pelo título. É óbvio que Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e até Robert Kubica ainda vão incomodar Massa.

Mas, desde a morte de Ayrton Senna, jamais um brasileiro pôde sonhar tão claramente com um título da Fórmula 1.



Acabou a lua-de-mel entre Lewis Hamilton e a imprensa inglesa. Irritado com o aumento no tom das críticas ao seu desempenho, inglês desabafou a jornalistas em Magny Cours. "Há muita bobagem sendo publicada por aí. Querem levantar o meu prestígio para depois me destruir. Mas não vão me afetar", garantiu Hamilton, que reclamou do drive through sofrido no G.P. da França por ter cortado a pista. Nesse sentido, as críticas à mania de perseguição do piloto da McLaren são plenamente justificadas.

Mesmo ainda estando na disputa pelo título deste ano, a McLaren já começa a pensar no ano que vem. E uma notícia divulgada hoje pela revista GPWeek surpreendeu: pela primeira vez, o time prateado pensa em construir dois carros para a próxima temporada, que seriam usados de acordo com a característica de cada circuito. Ao que parece, a diferença entre os modelos seria na distância entre-eixos. Mais um golpe na política de corte de custos da FIA.

Nos bastidores da Fórmula 1, a substituição de David Coulthard por Sebastian Vettel na Red Bull já é quase fato concretizado. "É uma possibilidade. Vettel vem fazendo um ótimo trabalho na Toro Rosso", admitiu o chefe da Red Bull, Christian Horner, à Auto Motor und Sport. Por outro lado, os fãs de Fernando Alonso que desejam ver o bicampeão na BMW receberam uma ducha de água fria. "Prefiro um piloto jovem, que cresça junto do time. Alonso não faz meu estilo", garantiu o chefão do time germânico, Mario Theissen.

Não é de se estranhar que o desempenho de Alonso tenha caído nas últimas provas. Desanimado, o espanhol sabe que não há mais nada a esperar deste ano. Pior ainda: se continuar na Renault, o ano que vem também deverá ser muito frustrante.



Como de costume, o "vídeo do dia" na segunda pós-G.P. é mais um episódio da animação "Los Quemagomas":



Até a próxima!

Crédito das fotos:
http://www.gpupdate.net/ e http://www.blogger.com/www.motorsport.com

domingo, 22 de junho de 2008

Análise do Grande Prêmio - França/Magny Cours (22/06/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa
Já estava na hora de ganhar uma corrida na mais pura sorte. Desde o ano passado, Massa vinha sofrendo bastante com o azar. Agora, lidera o campeonato com méritos.
Nota: 9

Kimi Raikkonen
Ficou a dúvida: será que o problema de escapamento foi culpa da pilotagem do finlandês? Raikkonen não é exatamente dócil ao passar por cima das zebras...
Nota: 8

Jarno Trulli
Merece o título de melhor piloto de fim de semana. Com muita raça, segurou o podium nas últimas voltas, embora Kovalainen estivesse claramente mais rápido.
Nota: 9

Heikki Kovalainen
Saindo do meio do grid, teve a paciência que faltou a Hamilton. É um piloto bom e regular, mas que ainda não conquistou seu espaço dentro da McLaren.
Nota: 8

Robert Kubica
Não foi brilhante dessa vez. Apesar disso, somou quatro pontinhos que podem ser cruciais mais para frente. Ninguém leva fé em Kubica na disputa para o título. Mas o polonês continua ali...
Nota: 7

Mark Webber
Quase jogou tudo fora ao rodar na chicane final de Magny Cours. Sua habilidade ao controlar o carro, porém, foi espetacular. Mais três pontos para Webber, um dos mais regulares da temporada.
Nota: 8

Nelsinho Piquet
Enfim, mostrou do que é capaz. Suportou bem a pressão dos pilotos da McLaren no início, e manteve um ritmo forte o tempo inteiro. A ultrapassagem sobre Alonso teve um gostinho especial...
Nota: 8

Fernando Alonso
Mais um domingo frustrante para o bicampeão. A largada ruim arruinou sua tática, que se revelou arriscada demais. Deve estar rezando para arrumar um lugar na BMW em 2009.
Nota: 7

David Coulthard
Não teve uma atuação especialmente ruim. Só que mais uma vez foi amplamente batido por Webber. Nesse ritmo, vai ser forçado a anunciar a aposentadoria em poucos meses.
Nota: 6

Lewis Hamilton
Afobado e irregular. Poderia ter terminado no podium se não tivesse dado uma de espertinho no início. Cortar a pista para passar Vettel foi meio cara-de-pau.
Nota: 3

Timo Glock
Ao contrário do que vinha acontecendo, esteve perto de Trulli nos treinos, mas ficou para trás na corrida. Perdeu várias posições nos boxes, o que indica um erro da Toyota na estratégia.
Nota: 5

Sebastian Vettel
Com o carro que tem, fez um trabalho muito bom. Depois de um início de temporada tímido, já começa a superar Bourdais com freqüência.
Nota: 7

Nick Heidfeld
Tem uma BMW nas mãos, mas jamais lutou por pontos na França. Difícil explicar por que o desempenho de Heidfeld foi tão ruim em Magny Cours.
Nota: 2

Rubens Barrichello
Largando de último, só teve o trabalho de levar o péssimo carro da Honda até o final. As perspectivas para as próximas corridas não são muito animadoras...
Nota: 6

Kazuki Nakajima
Perdeu uma oportunidade boa de ganhar a confiança da Williams, já que Rosberg começou largando da rabeira. Mas não passou perto de lutar por pontos.
Nota: 4

Nico Rosberg
No mesmo nível de Nakajima. Sem possibilidade de marcar pontos, fez corrida burocrática. A estratégia de largar muito pesado não deu nada certo.
Nota: 4

Sebastien Bourdais
Em casa, decepcionou a torcida com uma performance abaixo de sua capacidade. Se não fosse o sétimo lugar na Austrália, já estaria sob forte pressão.
Nota: 4

Giancarlo Fisichella
Difícil julgar o desempenho de Fisichella. Completou a corrida à frente de Sutil, e por isso ganha uma nota um pouco mais bondosa.
Nota: 5

Adrian Sutil
O critério para a sua avaliação é o comparativo com Fisichella. E Sutil, mais uma vez, foi batido pelo veterano.
Nota: 4

Jenson Button
Está claramente desmotivado. Após bater sozinho no início, precisou trocar o bico e perdeu muito tempo. Abandonou porque o carro ficou avariado demais.
Nota: 2

Análise das equipes:

Ferrari
Melhor impossível, em termos de resultado. O problema no escapamento de Raikkonen, porém, não deve passar em branco. Por pouco a dobradinha não foi perdida por problemas mecânicos.
Cotação: *****

BMW
Atuação mais fraca do ano. Kubica não teve forças para superar a Toyota, e Heidfeld teve uma performance inexplicavelmente ruim. Teria sido a ressaca de Montreal?
Cotação: **

McLaren
Mesmo se não tivesse recebido as punições que derrubaram seus pilotos no grid, dificilmente teria derrotado a Ferrari. No momento, está um degrau abaixo dos rivais de Maranello.
Cotação: **

Red Bull
Depois de sair zerada no G.P. da Austrália, pontuou em todas as provas desde então. Na França, mais uma performance consistente de Webber, enquanto Coulthard voltou à normalidade.
Cotação: ***

Toyota
Quebrou um jejum de dois anos sem podium. Desde o início do ano, vem sendo presença constante nos pontos. Se mantiver a evolução, já pode começar a sonhar com vitória.
Cotação: ****

Williams
Com Rosberg punido em dez posições no grid, já não havia muita expectativa de bom resultado. Mesmo assim, o desempenho da Williams foi muito abaixo da média.
Cotação: *

Renault
Arriscou uma tática ousada para Alonso, que não rendeu o esperado. Em compensação, Nelsinho finalmente mostrou seu potencial. O time não fez nada brilhante, mas pontuou com os dois pilotos.
Cotação: ***

Honda
Um fim de semana para esquecer. O carro não andou em nenhum momento. Na classificação os pilotos pagaram mico, e na corrida mal apareceram na transmissão.
Cotação: *

Toro Rosso
O novo carro trouxe uma evolução sensível. Mas a Toro ainda é uma equipe de fim de pelotão. Ao menos Vettel mostrou certo potencial, terminando até à frente de uma BMW.
Cotação: **

Force India
Com a falência da Super Aguri, é a lanterna incontestável da Fórmula 1. A equipe é esforçada, mas ainda é preciso melhorar muito para pensar em disputar pontos.
Cotação: *

Análise da corrida:

Foi um G.P. da França até melhor do que o esperado. Se não houve ultrapassagens entre os pilotos de ponta - excetuando a manobra de Massa sobre um cambaleante Raikkonen - ao menos as disputas no meio do pelotão foram animadas. Além disso, a constante ameaça de chuva ajudou a manter certo nível de suspense até a bandeirada.
Nível da corrida: Boa

Análise do campeonato:

Os quatro primeiros estão separados em apenas dez pontos. Massa e Raikkonen são os favoritos, mas Hamilton e Kubica ainda permanecem firmes na briga. Chegando à metade da temporada, o campeonato continua totalmente indefinido. A cada corrida, um novo piloto assume a liderança da tabela de pontos. Nesse ritmo, a decisão só será no G.P. Brasil...
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos palpites:

Vitória: Kimi Raikkonen. Se não fosse o escapamento...
Pole Position: Felipe Massa. Esta aposta errei também
Decepção do G.P.: Williams. A equipe inglesa não foi a única decepção do fim de semana. Mas esteve bem abaixo do esperado
Primeiro abandono: Giancarlo Fisichella. O italiano não abandonou, porém foi apenas o 18º. Dessa vez, o primeiro - e único - a desistir foi Jenson Button, que vive péssima fase
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen. A oportunidade de acertar o vencedor pela terceira corrida seguida voou junto com o escapamento de Raikkonen...
2. Felipe Massa. Os problemas de Raikkonen também evitaram que eu acertasse a posição de Massa
3. Robert Kubica. Desempenho abaixo do esperado da BMW. Um podium seria o normal para Kubica
4. Heikki Kovalainen. Na mosca! Pelo menos um acerto na zona de pontuação...
5. Nick Heidfeld. Um péssimo desempenho do alemão, que jamais esteve próximo dos pontos
6. Fernando Alonso. Não fosse a tática equivocada, provavelmente ficaria em sexto
7. Lewis Hamilton. Mesmo largando do meio, era de se esperar que pontuasse.
8. Nelsinho Piquet. Foi quase. Nelsinho era o oitavo até a penúltima volta...

Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)

Na metade da corrida, parecia que o Blog conseguiria a façanha de cravar metade da zona de pontuação. Mas o inesperado problema de Raikkonen eliminou, de uma só vez, a possibilidade de acertar o primeiro e o segundo colocados. Para piorar, Nelsinho Piquet subiu de oitavo para sétimo na penúltima volta. Mesmo assim, os palpites ainda podem ser considerados bons. Até porque estava certo ao afirmar - meio no chute, é verdade - que Raikkonen seria o piloto mais rápido do fim de semana.
Nível dos palpites: Bom
Placar da temporada: Três acertos em oito possíveis (37,5% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Massa vence na França e assume liderança do campeonato

Com mais da metade do Grande Prêmio da França transcorrido, Kimi Raikkonen mantinha uma segura vantagem de seis segundos para Felipe Massa. O duelo entre os pilotos da Ferrari já parecia estar definido. Mas a sorte sorriu para o brasileiro, que superou seu companheiro de equipe depois que Raikkonen teve problemas de escapamento. De quebra, Massa também assumiu a liderança do campeonato, quebrando um jejum de treze anos sem nenhum piloto brazuca na ponta da tabela de pontos.

Desde o início, a prova de Magny Cours foi um passeio para a dupla da Ferrari. Na largada, o pole Raikkonen manteve a liderança sem grande dificuldade, com Massa logo atrás. Ao mesmo tempo, Fernando Alonso perdeu duas posições e caiu para quinto. Era o início de um dia complicado para o espanhol, que largou muito leve e viu sua tática estragada já na primeira volta. Jarno Trulli passou ao terceiro lugar, seguido por Robert Kubica.

Lá atrás, os pilotos da McLaren começaram galgando posições. Heikki Kovalainen subiu para nono e Lewis Hamilton para décimo. Os dois viram-se presos atrás de Nelsinho Piquet, que se mantinha em oitavo. Antes de terminado o primeiro giro, a única alteração na ordem foi a ultrapassagem de Alonso sobre Kubica, no miolo do circuito de Magny Cours. O bicampeão aproveitou-se de um descuido do polonês para conquistar o quarto lugar, mas não seria tão fácil assim superar o inspirado Trulli.

Como é comum em Magny Cours, as posições se estabeleceram e as disputas de pista viraram raridade. Na ponta, Raikkonen mantinha um ritmo mais forte do que Massa. Em poucas voltas, o finlandês já começou a abrir uma distância significativa. Mais tarde, quando a dupla passou a pegar retardatários, repetiu-se o roteiro da corrida do ano passado: Raikkonen tinha mais sorte e competência para deixar os atrasados para trás, enquanto Massa se enrolava a cada ultrapassagem.

Raikkonen já tinha quase cinco segundos de distância para Massa no momento em que rumou para os boxes. O brasileiro permaneceu duas voltas a mais na pista, o que não foi suficiente para tirar a vantagem do finlandês. Absoluto, Raikkonen recuperou a liderança, e logo voltou a abrir em relação a Massa. Pouco depois da volta 30, o "Homem de Gelo" chegou a possuir seis segundos de frente para o companheiro de equipe. O destino da corrida parecia selado.

Em questão de minutos, porém, o panorama mudou. Num golpe de azar, Raikkonen perdeu parte do escapamento, talvez por ter passado de forma muito brusca sobre uma zebra de Magny Cours. Certo é que o finlandês imediatamente sofreu uma grave perda de potência. Massa encostou e nem teve de forçar: o próprio Raikkonen já deixou a porta aberta para o companheiro assumir a liderança.

Nessa altura, a dupla da Ferrari já tinha trinta segundos de vantagem para Trulli, que se mantinha em terceiro. Para Massa e Raikkonen, portanto, foi apenas uma questão de administrar o equipamento para garantir a dobradinha. Nem a chuva tímida que apareceu no final da prova conseguiu abalar o domínio da equipe italiana. Com os pilotos da McLaren atrasados, a Ferrari não teve adversários.

Hamilton e Kovalainen, aliás, fizeram corridas de muito combate, com resultados diferentes. Enquanto o finlandês teve paciência para escalar o pelotão, Hamilton cometeu um erro já na primeira volta que encerrou qualquer possibilidade de pontos. Numa manobra desastrada, o inglês superou Sebastian Vettel cortando parte da pista. Provável que Hamilton tenha achado que não receberia uma punição, mas não foi isso que aconteceu. Punido com um drive through, perdeu muito tempo e não mais se recuperou.

Por sua vez, Kovalainen realizou uma bela manobra sobre Mark Webber - por fora, no grampo Adelaide - e aproveitou bem a tática da McLaren para subir ao quarto posto. Nas últimas voltas, o finlandês fez de tudo para superar Trulli, mas o italiano resistiu. Foi o primeiro podium da Toyota em mais de dois anos, um merecido prêmio para a raça e o esforço de Trulli, que dedicou o resultado ao falecido dirigente Ove Anderson.

Ao contrário de Trulli e Kovalainen, Robert Kubica não brilhou. O polonês, entretanto, teve mais uma boa e consistente atuação, salvando um quinto lugar na bandeirada. Kubica não mais lidera o campeonato, mas permanece na briga. Outro que manteve a regularidade foi Mark Webber, o sexto colocado na corrida de hoje. Mesmo sem chamar atenção, o australiano jamais deixou de figurar entre os primeiros e somou mais uns pontinhos.

Correndo em casa, a Renault arriscou na tática de Alonso e se deu mal. Apesar disso, a escuderia francesa ainda terminou o dia com os dois pilotos nos pontos. Pela primeira vez, Nelsinho Piquet mostrou seu verdadeiro potencial. Com grande atuação, o brasileiro terminou em sétimo, apesar de perder tempo com um limitador de velocidade que demorava para ser desativado na saída dos boxes. Mesmo lutando bastante, Alonso não passou de um frustrante oitavo, sendo batido por Nelsinho na penúltima volta.

Dos vinte que largaram, dezenove terminaram. Apenas Jenson Button abandonou, por problemas mecânicos. O afobado Hamilton foi apenas o décimo, quatro posições à frente de Rubens Barrichello. Largando de último após receber punição por trocar o câmbio, Rubinho fez o possível com o péssimo carro da Honda. Logo a seguir, a classificação final do Grande Prêmio da França e as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 70 voltas em 1h31:50.245s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 17.984s
3. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 28.250s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 28.929s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 30.512s
6. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 40.304s
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, a 41.033s
8. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 43.372s
9. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 51.021s
10. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 54.538s
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 57.700s
12. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 58.065s
13. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 1:02.079s
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1 volta
15. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1 volta
16. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 1 volta
17. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1 volta
18. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 1 volta
19. Adrian Sutil/Alemanha]Force India, a 1 volta
Não classificado:
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Problema Mecânico na volta 16
Melhor volta: Kimi Raikkonen, 1:16.630s na 17ª volta

Mundial de Pilotos: 1. MASSA, 48 pts; 2. Kubica, 46 pts; 3. Raikkonen, 43 pts; 4. Hamilton, 38 pts; 5. Heidfeld, 28 pts; 6. Kovalainen, 20 pts; 7. Trulli e Webber, 18 pts; 9. Alonso, 10 pts; 10. Rosberg, 8 pts; 11. Nakajima, 7 pts; 12. Coulthard, 6 pts; 13. Glock, Vettel e Barrichello, 5 pts; 16. Button, 3 pts; 17. Piquet e Bourdais, 2 pts; 19. Fisichella, Sato, Davidson e Sutil, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 91 pts; 2. BMW, 74 pts; 3. McLaren, 58 pts; 4. Red Bull, 24 pts; 5. Toyota, 23 pts; 6. Williams, 15 pts; 7. Renault, 12 pts; 8. Honda, 8 pts; 9. Toro Rosso, 7 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts


Mundial de Construtores:

Daqui a pouco, Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as performances de pilotos e equipes no G.P. da França. Até já!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/