sábado, 26 de abril de 2008

Pole position do G.P. da Espanha é de Kimi Raikkonen

Atualizado às 23:30h, com os comentários sobre a classificação de hoje e o "vídeo do dia"

Confirmando seu favoritismo, Kimi Raikkonen cravou a pole position do Grande Prêmio da Espanha, superando o herói local Fernando Alonso nos últimos segundos do animado treino classificatório de hoje. Com um carro claramente mais leve, Alonso perdeu a liderança por apenas 0.091s, mas ainda conseguiu um merecido lugar na primeira fila. Logo atrás do espanhol, Felipe Massa precisou se contentar com o terceiro posto, após cometer um erro na sua derradeira volta rápida.

Ao contrário do que apontava a previsão do tempo, a chuva não chegou a ameaçar as atividades em Barcelona, que aconteceram num clima quente e ensolarado. Já mostrando de cara seu cartão de visitas, Kimi Raikkonen estabeleceu o melhor tempo no primeiro trecho da classificação, sem maiores dificuldades. Na ponta de baixo da tabela, a briga para fugir da eliminação foi equilibrada como de costume.

Arriscando fazer apenas uma volta rápida, David Coulthard se deu mal, pegou tráfego e terminou somente em 17º. Além do escocês, também ficaram de fora Sebastian Vettel e as duplas de Force India e Super Aguri. A Toyota por pouco não foi duplamente eliminada, mas seus pilotos conseguiram se recuperar bem no final. Jarno Trulli, inclusive, fechou a primeira fase da classificação na vice-liderança.

No segundo período do treino, Robert Kubica saiu marcando o melhor tempo já de início. O polonês, porém, acabaria superado mais tarde por Felipe Massa, que estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana. Na briga para escapar da eliminação, pior para Rubens Barrichello, Kazuki Nakajima, Jenson Button, Timo Glock, Nico Rosberg e Sebastien Bourdais, os "nocauteados" da vez.

Mesmo não conseguindo emplacar nenhum piloto na superpole, a Honda mostrou clara evolução. Por outro lado, a Williams voltou a decepcionar, embora Nakajima mereça elogios por ter superado pela primeira vez seu companheiro Rosberg. Na turma que conseguiu vaga entre no "top 10", a novidade era o nome de Nelsinho Piquet, fazendo sua estréia na fase final da classificação.

Após dominar o segundo período do treino, Massa deu pinta de que iria marcar uma pole fácil quando cravou 1:22.058s na sua primeira tentativa na superpole. Mas o brasileiro cometeu um erro bobo na sua última volta mais rápida, perdendo tempo logo antes da entrada da reta de largada. Massa não conseguiu melhorar sua marca e caiu para terceiro, batido por Raikkonen e Alonso.

O finlandês fez uma volta praticamente perfeita, enquanto Alonso chegou ao limite do carro. Apesar de não ter maiores perspectivas de vitória amanhã, o bicampeão realmente animou a torcida espanhola, que compareceu em peso à pista de Barcelona. Atrás de Massa, Kubica mais uma vez apareceu bem com a BMW, em quarto. Já a McLaren não passou de quinto e sexto, com Hamilton superando Kovalainen em dois décimos.

A quarta fila será formada pelos "leões de treino" Mark Webber e Jarno Trulli, brilhantes como sempre na classificação. Com o carro pesado, Nick Heidfeld foi apenas um desanimado nono, logo à frente de Nelsinho Piquet, que fecha os dez primeiros. Para a prova deste domingo, a previsão do tempo aponta um dia quente, com pequena possibilidade de chuviscos durante a corrida. A seguir, o grid de largada do Grande Prêmio da Espanha:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:21.813s
2. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:21.904s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.058s
4. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:22.065s
5. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.096s
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:22.231s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:22.429s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:22.529s
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:22.542s
10. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:22.699s
11. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.049s
12. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:21.117s
13. Jenson Button/Brasil/Honda, 1:21.211s
14. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:21.230s
15. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.349s
16. Sebastian Bourdais/França/Toro Rosso, 1:21.724s
17. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.810s
18. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:22.108s
19. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:22.516s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:23.224s
21. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:23.318s
22. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:23.496s

A largada do Grande Prêmio da Espanha está marcada para as 9 horas de Brasília deste domingo.



Adivinhem qual será o momento chave da prova de amanhã? A largada, é claro. Se completar a primeira volta na liderança - e caso Massa não consiga superar Alonso na disputa pelo segundo lugar - Raikkonen tem a vitória no bolso. Para Massa, é fundamental acompanhar o ritmo do finlandês desde o início, já que a ultrapassagem precisará ser feita nos boxes. Dentro da pista, é praticamente impossível imaginar a dupla da Ferrari brigando por posição.

Se nada der errado para o time de Maranello, a dobradinha já está garantida. Largando de quarto, Kubica e a BMW não podem esperar mais do que um podium. E a McLaren, mesmo que esteja mais pesada, parece longe de incomodar a Ferrari. Com Raikkonen e Massa disparados na frente, restará a Alonso, Kubica e Hamilton lutar apenas pelo terceiro lugar. Por enquanto, a Ferrari está sobrando.

Antes de encerrar o post do dia, vale registrar o resultado da primeira bateria da nova temporada da GP2. Fazendo sua estréia na categoria, o português Álvaro Parante conseguiu uma grande vitória, liderando a bateria de hoje de ponta a ponta. Logo a seguir, em segundo, Bruno Senna mostrou que está na briga pelo título. Andreas Zuber foi terceiro, com o favorito Romain Grosjean aparecendo somente em quinto. Mais atrás, Alberto Valério veio em 13º, enquanto Diego Nunes finalizou em 15º.

A segunda corrida da rodada dupla de Barcelona da GP2 acontece amanhã, às 5 horas da matina de Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV.



Para quem não viu o treino classificatório, vale conferir o rápido resumo abaixo. É este o vídeo do dia:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Dobradinha da Ferrari nos primeiros treinos do G.P. da Espanha

O finlandês Kimi Raikkonen dominou os dois treinos livres desta sexta-feira em Barcelona, na abertura das atividades do Grande Prêmio da Espanha. Logo a seguir, Felipe Massa completou a dobradinha da Ferrari, que superou a concorrência até com relativa facilidade. Lewis Hamilton estabeleceu o terceiro tempo com a McLaren, enquanto Nelsinho Piquet apareceu num bom sétimo, apenas três milésimos mais lento do que Fernando Alonso. Por sua vez, Rubens Barrichello finalizou num discreto 18º.

Como de costume, as atividades de sexta-feira não servem de muita referência, mas a supremacia da Ferrari chamou atenção. No treino matinal, Raikkonen e Massa colocaram meio segundo de vantagem para Hamilton, distância que não seria encurtada até o fim do dia. A McLaren, inclusive, enfrentou um raro problema mecânico, que comprometeu o trabalho de Heikki Kovalainen. O finlandês completou apenas 18 voltas ao longo da sexta. Apenas o líder Raikkonen, por exemplo, deu 55 giros.

As equipes optaram por concentrar seus trabalhos na parte da tarde, embora a maioria dos pilotos tenha estabelecido suas melhores voltas durante a manhã. Durante a segunda sessão do dia, Giancarlo Fisichella, Kazuki Nakajima e Nelsinho Piquet chegaram a liderar a tabela de classificação, antes que Raikkonen superasse todos a cinco minutos do fim. Logo abaixo, os tempos combinados dos treinos desta sexta-feira em Barcelona:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:20.649s - Primeira Sessão
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.699s - Primeira Sessão
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:21.192s - Primeira Sessão
4. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:21.568s - Primeira Sessão
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:21.758s - Primeira Sessão
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:21.933s - Primeira Sessão
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:21.936s - Primeira Sessão
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:22.118s - Primeira Sessão
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:22.172s - Segunda Sessão
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:22.238s
- Segunda Sessão
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:22.266s - Segunda Sessão
12. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:22.278s - Primeira Sessão
13. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:22.383s - Segunda Sessão
14. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:22.548s
- Segunda Sessão
15. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:22.632s - Primeira Sessão
16. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:23.002s - Primeira Sessão
17. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:23.141s - Primeira Sessão
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:23.353s - Primeira Sessão
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:23.661s - Segunda Sessão
20. Sebastian Bourdais/França/Toro Rosso, 1:23.684s - Segunda Sessão
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:24.278s - Primeira Sessão
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:25.068s - Primeira Sessão

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Espanha acontece amanhã, às nove horas de Brasília, com transmissão ao vivo da Rede Globo.



"Os resultados de hoje não valem nada". A frase é de Kimi Raikkonen, no comunicado distribuído pela Ferrari à imprensa em Barcelona. De fato, os treinos desta sexta-feira não devem servir de muita referência. Mesmo assim, a Ferrari emplacou uma dobradinha com absoluta facilidade, dando impressão de que ainda não chegou perto do limite do carro. Desde já, Raikkonen e Massa são os grandes favoritos à pole do G.P. da Espanha. Mas, como sempre, nada é garantido.

A McLaren teve um dia ruim, incluindo a quebra de Kovalainen e pelo menos duas saídas de pista de Hamilton. Sendo assim, talvez a BMW seja a principal ameaça à hegomonia da Ferrari. Geralmente bastante discreta na sexta-feira, a equipe alemã conseguiu um quarto lugar com Kubica, resultado bem melhor que o usual. E Heidfeld completou 64 voltas, apenas uma a menos que a distância total da corrida. Ver a BMW na frente amanhã, portanto, não seria mais nenhuma surpresa...

Da ponta para a rabeira do pelotão, vale fazer um rápido comentário sobre a precária situação da Super Aguri. Contrariando a expectativa da maioria dos especialistas, Takuma Sato e Anthony Davidson foram à pista hoje e andaram bastante. Apesar disso, estiveram longe de fugir das últimas duas colocações. A nova pintura da Aguri - toda branca, e sem nenhum patrocínio - já denuncia: a saúde financeira do time é preocupante.

Se a Aguri não receber nenhuma ajuda nas próximas semanas, o G.P. da Espanha deve ser o último da curta história da equipe.


Vamos pegar carona com Kimi Raikkonen? O vídeo do dia é uma filmagem onboard com o finlandês, durante os treinos livres desta sexta:



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Espanha

A Ferrari dificilmente perde a vitória no G.P. da Espanha. Depois de dominar as corridas da Malásia e do Bahrein, a escuderia italiana aparece como a equipe a ser batida em Barcelona. Em condições normais, a batalha pelo degrau mais alto do podium deve ficar limitada a Felipe Massa e Kimi Raikkonen, que vão travar um duelo particular. Difícil é prever qual dos dois vai chegar em primeiro.

Assim como no Bahrein, o Blog aposta no piloto brasileiro, mas sem nenhuma convicção dessa vez. O treino classificatório será vital para determinar quem vence a disputa interna da Ferrari, que tem tudo para ser decidida nos detalhes. Numa pista tão conhecida e "manjada" como Barcelona, qualquer errinho é fatal. E tanto Massa quanto Raikkonen sabem disso.

Ao mesmo tempo, BMW e McLaren vão travar uma dura batalha para determinar qual é a segunda força da Fórmula 1. As duas equipes sonham em desafiar a Ferrari, mas o time de Maranello ainda parece estar um degrau acima da concorrência. Para a BMW, o G.P. da Espanha representa a chance de confirmar que os bons desempenhos do início da temporada não foram resultado de uma boa fase passageira. Por sua vez, a McLaren precisa provar que tem capacidade de reação.

Correndo em casa, Fernando Alonso não tem muito o que esperar do G.P. da Espanha. Mesmo assim, é difícil imaginar o bicampeão fora da zona de pontução em Barcelona. Do restante, vale ficar com um olho em David Coulthard, que teve uma performance extraordinária na Espanha em 2007. Ainda sem pontos neste ano, o escocês encara a prova espanhola como a oportunidade ideal de iniciar uma recuperação.

Sem mais delongas, vamos ao Palpitão do Grande Prêmio da Espanha:

Vitória: Felipe Massa
Pole Position: Felipe Massa
Primeiro abandono: Takuma Sato e Anthony Davidson. De acordo com os últimos rumores, a Super Aguri deve participar de alguma maneira do G.P. da Espanha. Uma possibilidade plausível é que os pilotos da equipe dêem apenas uma volta pela pista, abandonando logo de cara. Embora torça pelo contrário, é nisso que o Blog aposta
Decepção do fim de semana: McLaren. O G.P. da Espanha pode confirmar a BMW como segunda força da Fórmula 1, ultrapassando a turma de Lewis Hamilton, Ron Dennis e companhia. Seria um tremendo fiasco para a McLaren, que precisa mostrar capacidade de enfrentar a Ferrari
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Robert Kubica
4. Nick Heidfeld
5. Lewis Hamilton
6. Heikki Kovalainen
7. Fernando Alonso
8. David Coulthard

Os primeiros treinos do Grande Prêmio da Espanha acontecem às 5:00h e às 9:00h da manhã desta sexta, com transmissão ao vivo do Sportv.


A apenas duas corridas de quebrar o recorde de mais participações na Fórmula 1, Rubens Barrichello se transformou no centro das atenções em Barcelona. "Sempre fui fã dele. A carreira do Rubinho é excepcional", disse Felipe Massa. Outro que elogiou Barrichello foi ninguém menos do que Fernando Alonso: "Ele é um dos melhores que passaram pela Fórmula 1 nos últimos anos. É consistente e nunca joga a toalha", falou o espanhol.

Nos últimos dias, Rubinho chegou a ver seu nome ligado à Fórmula Indy, mas o caso agora já parece ter sido definitivamente encerrado. "A contratação dele é novidade para mim. Ninguém sabe nada disso", afirmou hoje um representante da equipe Andretti Green, que teria feito três convites a Rubinho. Aos jornalistas brasileiros em Barcelona, o piloto da Honda explicou que não aceitaria correr na Fórmula Indy porque a categoria é considerada perigosa demais pela mulher, Silvana.

Apesar da recusa de Rubinho, o automobilismo brasileiro ganhou hoje mais um representante na Fórmula Indy. Após competir por três anos na IPS - a categoria de acesso da antiga IRL - o paulista Jaime Camara foi anunciado como titular da equipe Conquest, e vai fazer dupla com outro brazuca: Enrique Bernoldi. Além deles, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Bruno Junqueira e Mario Moraes também integram a esquadra verde e amarela.

Com a entrada de Camara, os brasileiros são sete dos 27 inscritos para a etapa de Kansas, programada para o próximo fim de semana.


O vídeo do dia é uma filmagem amadora, feita por um espectador presente à exibição que Nick Heidfeld comandou em plena fábrica da BMW, na última quarta-feira. Como é de costume em eventos como esse, o alemão brincou de fazer "zerinhos", animando a platéia de funcionários da montadora. No fim da apresentação, porém, Heidfeld se distraiu e... melhor conferir o que acontece na marca de 1:22s...:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Rubinho - http://www.grandepremio.com.br/ (creditada à agência Reuters)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Rubinho nega interesse em correr na Indy

Uma reportagem publicada hoje pelo jornal Bild voltou a especular a possibilidade de troca entre Marco Andretti e Rubens Barrichello. De acordo com o diário alemão, Rubinho seria substituído pelo novato americano na Honda, e passaria a correr na Fórmula Indy a partir de 2009. Se depender da vontade do brasileiro, porém, nenhuma mudança radical deve acontecer nos próximos anos.

Para afastar os boatos, Rubinho conversou hoje com o jornalista Téo José, dando a sua versão da história. Segundo o piloto brasileiro, sua vontade é continuar na Fórmula 1, por dois motivos principais: a promessa de evolução da Honda e o desejo da família, que não deseja ver Rubinho competindo nos Estados Unidos. Além disso, o veterano também contou que recebeu não apenas um, mas três convites da equipe Andretti Green para correr na Indy.

Pelo visto, Rubinho está mesmo concentrando seus esforços numa renovação de contrato com a Honda. A Fórmula Indy poderia até ser uma alternativa, mas Rubinho não deve considerá-la enquanto ainda tiver uma chance de permanecer na Fórmula 1. E a Honda parece querer, sim, estender o compromisso do piloto brasileiro.

Com a chegada de Ross Brawn, Rubinho realmente ganhou mais valor dentro da equipe.


Na semana do G.P. da Espanha, Flavio Briatore não perde uma chance de agradar aos fanáticos fãs de Fernando Alonso. E hoje, durante um evento promocional da Renault, o dirigente levou os torcedores espanhóis à loucura ao compará-lo com ninguém menos do que Michael Schumacher. "Eles são dois grandes campeões. Mas Alonso é menos emotivo, e comete menos erros do que Schumi quando tinha a sua idade", falou Briatore, que disparou: "Alonso é o melhor piloto que eu já comandei".

Apesar de todo o entusiasmo de Briatore com Alonso, porém, o espanhol ainda está longe de ver a sua vida transformada num filme de Hollywood. Diferentemente de Schumacher, que recebeu uma proposta de produtores americanos para interpretar a si mesmo num longa-metragem sobre a sua carreira. De acordo com o empresário de Schumi, Willi Weber, o heptacampeão ainda não decidiu se aceita o convite.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar que a Super Aguri só deve definir a sua participação no G.P. da Espanha amanhã. Segundo o site Autosport, a equipe japonesa ainda corre contra o tempo para encontrar um investidor disposto a bancar as despesas do time em Barcelona. Ao que parece, a Aguri deve participar de alguma maneira da prova espanhola, mesmo que seus pilotos não larguem para a corrida.

O fim da Aguri, por mais que toda a comunidade da Fórmula 1 torça pelo contrário, está cada vez mais próximo.


O vídeo do dia é um anúncio da Honda para o seu Civic híbrido, estrelado por Jenson Button. A propaganda foi vinculada apenas no Japão. Alívio para Button, que não teve este mico divulgado no mundo inteiro:



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

terça-feira, 22 de abril de 2008

Presidente da Ferrari esfria boatos sobre contratação de Alonso

A Ferrari não quer Fernando Alonso. Ao menos, foi isso o que o chefão Luca di Montezemolo deu a entender em entrevista ao jornal La Gazzeta dello Sport, publicada nesta terça. De acordo com o presidente da escuderia vermelha, a Ferrari não teria espaço para o bicampeão, já que Alonso precisaria dividir atenções com o finlandês Kimi Raikkonen. Para Montezemolo, a combinação não daria muito certo:

"Na minha visão, unir Alonso e Raikkonen na mesma equipe seria prejudicial a ambos. Queremos dois pilotos iguais, e que trabalhem juntos", falou Montezemolo. Considerando que Raikkonen tem contrato com a Ferrari até o fim de 2009, as portas de Maranello só estariam abertas para Alonso daqui a dois anos. Má notícia para o espanhol, e um ótimo alento para Felipe Massa. Com os boatos sobre a contratação de Alonso esfriados, o brasileiro fica numa posição bem mais confortável dentro da Ferrari.

Na sua entrevista ao La Gazzeta dello Sport, Luca di Montezemolo também comentou o escândalo sexual envolvendo Max Mosley. Procurando manter um tom bem político, Montezemolo elogiu bastante o presidente da FIA, mas deixou escapar que apóia uma troca no comando da entidade. "Sob um ponto de vista objetivo, a permanência de Mosley não seria algo bom. Agora, tudo depende da sensibilidade dele", afirmou Montezemolo.

Pena que "sensível" não seja um adjetivo que combine com a personalidade de Max Mosley...


"As mudanças de regulamento programadas para 2009 não vão fazer o menor efeito". A frase é de David Coulthard, que usou sua coluna no site da ITV para criticar de forma veemente as novas regras que a FIA pretende introduzir no ano que vem. "Não acredito que a hegemonia das equipes principais será afetada. E as ultrapassagens também não vão aumentar tanto assim. Se querem espetáculo, o correto seria proibir os pit stops, que só atrapalham", disse o escocês. Nesse último ponto, o Blog assina embaixo.

Na Espanha, a notícia mais importante do dia foi o alerta do comissário de meio-ambiente do Parlamento Europeu, Stavros Dimas, que deu um claro aviso aos organizadores do G.P. de Valência: se o novo circuito de rua não obedecer às normas ambientais da União Européia, a corrida pode ser vetada. Ao que parece, o excesso de barulho dos carros da Fórmula 1 poderia "desrespeitar as leis européias de cidadania". Como diria o jornalista Ancelmo Gois: parece frescura. E é.

Mas nem tudo são más notícias no mundo da velocidade. Da Áustria, vem uma novidade animadora e surpreendente, revelada sexta-feira passada pelo Blog do Ico. Inutilizado há cinco anos, o autódromo de Zeltweg vai receber uma reforma completa, financiada pela Red Bull. Melhor ainda: o traçado original da pista - conhecido como o mais rápido da Fórmula 1 nas décadas de 70 e 80 - deve ser parcialmente reconstruído.

Esperar um retorno da Fórmula 1 a Zeltweg é difícil. Mesmo assim, saber que a desafiadora e espetacular pista austríaca está de volta já é uma excelente novidade.


O vídeo do dia é uma verdadeira relíquia. Trata-se de uma rara filmagem a cores da Fórmula 1 na década de 50, quando a categoria ainda começava a sua trajetória. As cenas são do Grande Prêmio da Holanda de 1955, corrida vencida pelo mitológico Juan Manuel Fangio. Completando a dobradinha da Mercedes, o inglês Stirling Moss ficou com a segunda posição, enquanto o brasileiro Hernando da Silva Ramos finalizou em oitavo:



Nos vemos por aí!

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segunda-feira, 21 de abril de 2008

Alonso: "Nunca tive problemas de relacionamento com Hamilton"

Com a proximidade do G.P. da Espanha, Fernando Alonso está sendo cada vez mais requisitado pela imprensa de seu país. Dentre as várias reportagens recentes sobre o bicampeão, porém, nenhuma se destacou mais do que a entrevista publicada neste segunda pelo jornal El Pais. Fugindo do óbvio, Alonso fez questão de declarar que jamais teve desentendimentos com Lewis Hamilton, e que a sua saída da McLaren foi culpa exclusiva de alguns membros da equipe.

"Hamilton ficava afastado de todas as decisões. Sempre se falou muito dele, o que acabou criando esse clima ruim, mas nunca tivemos problemas de relacionamento. A equipe é que parecia não me querer ali", falou Alonso. Sobre a Renault, sua nova casa, o espanhol manteve uma postura otimista: "Até que estamos melhorando. Meu objetivo é continuar no time no ano que vem, desde que eu tenha um carro capaz de lutar por vitórias".

Mas, caso a má fase da Renault continue, é provável que Alonso vá procurar outro time para correr: "Quero estar numa equipe que seja de ponta. Há várias candidatas, como Williams, Toyota, BMW e, é claro, a Ferrari, que está sempre no topo, aconteça o que acontecer". Mais uma vez, portanto, Alonso já está dando uma leve "cavadinha" para arrumar um lugar na escuderia de Maranello. Ao menos por enquanto, porém, a Ferrari permanece sem vagas.

Se Alonso sonha em vencer com a equipe vermelha, vai precisar esperar até 2010. No mínimo.


A Super Aguri já desenbarcou todo o seu material em Barcelona, mas a situação financeira da equipe continua muito difícil. Nesta segunda, o banqueiro alemão Thomas Bscher - apontado como um dos interessados em investir na Aguri - negou qualquer possibilidade de comprar o time. "Eu jamais me envolveria com uma escuderia que só anda no fim do pelotão. Não dá para ganhar dinheiro assim", disse Bscher à Motorsport Aktuell. E, a cada dia que passa, a Aguri vai ficando mais perto de fechar as portas.

Outro que permanece em dificuldades é Max Mosley. Mas hoje o presidente da FIA ganhou um aliado de peso na luta para se manter à frente da entidade: Jean Todt. "Ele é um verdadeiro líder, e um grande trabalhador", afirmou Todt ao The Daily Mail. A declaração vem um dia depois de o próprio Mosley garantir ao The Sunday Telegraph que deseja prosseguir no comando da FIA. A reunião do Conselho Extraordinário, que decidirá o desfecho do caso, está marcada para o início de junho.

Longe das polêmicas da Fórmula 1, Michael Schumacher tem aproveitado o tempo livre para prestigiar o início da carreira do seu filho caçula, Mick. Com apenas nove anos de idade, o garoto participou no último fim de semana de um campeonato de kart na Espanha, conseguindo um décimo e um oitavo nas duas provas que correu. De acordo com o jornal As, o paizão Michael escolheu a cidade espanhola de Gerona para desviar a atenção da imprensa alemã.

O pequeno Mick, inclusive, correu com o sobrenome da mãe, Corinna Betsch. Seu desempenho não foi lá espetacular, mas ele está só começando. Se Mick tiver apenas 10% do talento do pai, já vai chegar muito longe...


O vídeo do dia comemora o aniversário de 23 anos da primeira vitória de Ayrton Senna, no Grande Prêmio de Portugal de 1985. Largando da pole, o futuro tricampeão comandou a prova de ponta a ponta, em meio à chuva intensa. Vale a pena relembrar este momento histórico, uma dica do Blog do Leandrus:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
Mick Schumacher - http://www.as.com/

domingo, 20 de abril de 2008

Danica Patrick faz história ao vencer pela primeira vez na Indy

Enfim, Danica Patrick desencantou. Ajudada por uma estratégia perfeita da equipe Andretti Green, a morena venceu neste domingo a etapa de Motegi da Fórmula Indy, ultrapassando o brasileiro Helio Castroneves a somente três voltas para o fim. O triunfo de Danica é o seu primeiro na categoria, e quebra um tabu histórico, já que nunca antes uma mulher havia vencido uma prova da Indy.

A vitória da musa das pistas começou a ser construída a 50 voltas da bandeirada, quando ela aproveitou um período de bandeira amarela para encher o tanque de combustível até o topo. Nos momentos finais, os líderes Scott Dixon, Dan Wheldon e Tony Kanaan precisaram visitar os pits para não ficarem parados na pista, e Danica subiu para o segundo lugar. À sua frente, estava apenas o brasileiro Helio Castroneves, que seguia uma tática semelhante.

O piloto da Penske, porém, foi forçado a aliviar o ritmo para não precisar fazer um stop & go de última hora. Assim, Danica passou para a liderança sem grandes dificuldades, e venceu com uma distância de cinco segundos para Helinho. "Finalmente! Esperava por isso há bastante tempo", disse uma emocionada Danica ao sair do carro. "Esta é a primeira de muitas vitórias", entusiasmou-se o chefe Michael Andretti.

Agora, Danica já pula para a terceira posição do campeonato, atrás apenas de Scott Dixon e Helio Castroneves. O brasileiro lidera a classificação, mas a sua vantagem para os demais adversários é quase irrelevante. A próxima etapa da Fórmula Indy já acontece no domingo que vem, no oval de Kansas, exatamente onde Danica conquistou há três anos sua primeira pole position na categoria.

Será que vem mais vergonha para os marmajos por aí?


Enquanto isso, em Long Beach, os pilotos da ChampCar despediram-se da categoria com uma prova bastante movimentada. Will Power venceu de ponta a ponta, mas as disputas no pelotão intermediário deixaram o público bem animado. No fim, Franck Montagny e Mario Dominguez completaram o podium, com Enrique Bernoldi finalizando numa ótima quarta posição. A partir do próximo domingo, em Kansas, os antigos times da ChampCar integram-se de vez à trupe da IRL, na nova e revigorada Fórmula Indy.

Em Curitiba, a GT3 Brasil realizou hoje a segunda bateria da rodada dupla de estréia da temporada 2008. Sem enfrentar contratempos dessa vez, o Ford GT de Walter Salles/Ricardo Rosset venceu com autoridade, recebendo a bandeirada com uma vantagem 25 segundos para o Dodge Viper de Andreas Mattheis/Xandy Negrão. Na seqüência, a Ferrari 430 de Rafael Derani/Cláudio Ricci fechou o podium.

A próxima etapa da GT3 acontece entre os dias 10 e 11 de maio, em Interlagos.


O vídeo do dia não poderia ser outro. Para quem não viu, estão aí as imagens da primeira vitória de Danica Patrick na Fórmula Indy, incluindo as voltas finais e a emocionante comemoração da musa:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Danica Patrick II - www.motorsport.com
Will Power - www.motorsport.com