sábado, 3 de maio de 2008

McLaren admite favoritismo da Ferrari na Turquia

Nem mesmo a McLaren parece acreditar numa derrota da Ferrari no próximo Grande Prêmio da Turquia. Em entrevista ao site Autosport, o diretor de competições da Mercedes, Nobert Haug, admitiu que o time prateado dificilmente será capaz de superar seus rivais de Maranello na prova turca. Para o dirigente alemão, a Ferrari é a ampla favorita à vitória em Istambul Park.

"Não conseguimos brilhar na Turquia nos últimos anos, e nada indica que isso vai mudar. Nosso objetivo é somar o maior número de pontos, mas a Ferrari é obviamente a equipe a ser batida", falou Haug. Apesar de tudo, o diretor da Mercedes tentou manter uma postura otimista: "O resultado do G.P. da Espanha foi promissor. Ficamos perto da Ferrari, e sabemos onde trabalhar para o carro evoluir".

As palavras de Haug apenas confirmam a impressão geral após a corrida de Barcelona: em condições normais, a Ferrari não perde a vitória na Turquia. Nas suas três edições, a prova de Istambul teve apenas dois vencedores diferentes. Justamente Kimi Raikkonen, em 2005, e Felipe Massa, em 2006 e 2007. A princípio, a hegemonia da dupla da Ferrari em solo turco não deve ser quebrada.

Somente no G.P. de Mônaco, marcado para o fim de maio, será possível esperar uma reação de McLaren e BMW.



Ricardo Maurício vai largar na pole position da etapa da Stock Car em Brasília. Neste sábado, o piloto da equipe WA Mattheis dominou o treino classificatório para a prova de amanhã, mantendo-se na liderança desde o início. O surpreendente Nonô Figueiredo completa a primeira fila, enquanto Luciano Burti sai de terceiro. Líder do campeonato, Marcos Gomes larga apenas de 13º, uma posição atrás do bicampeão Cacá Bueno.

No circuito inglês de Brands Hatch, os times de Grã-Bretanha e Índia cravaram as poles para as corridas de amanhã, que encerram a temporada 2008 da A1GP. Virtual campeã da temporada, a equipe Suíça, que precisa apenas de um décimo lugar para confirmar o título, vai sair de terceiro em ambas as provas. Por sua vez, o time Brasil voltou a ter um desempenho medíocre, conseguindo apenas 19º e um 14º.

Em Shangai, Colin Edwards surpreendeu os favoritos e conquistou a pole do Grande Prêmio da China da MotoGP. Pouco mais de três décimos mais lento do que o americano, Valentino Rossi precisou se contentar com a segunda posição, seguido de perto pelo atual campeão Casey Stoner. Mais atrás, Jorge Lorenzo foi um heróico quarto lugar, mesmo correndo com um tornozelo fraturado durante os treinos de sexta.

Logo abaixo, a programação do mundo da velocidade neste fim de semana, com horários de Brasília. A fonte é o excelente blog Café com F1:

A1GP - O Speed transmite o VT da Sprint Race às 9:30h de domingo. Mais tarde, o Speed e a RedeTV mostram, ao vivo, a Feature Race às 10:30h
Fórmula Truck - A Bandeirantes mostra a etapa de Caruaru ao vivo, a partir das 12:45h de domingo
MotoGP - O Sportv mostra ao vivo o G.P. da China às 4:00h da madrugada de domingo
Nascar - O Speed e a Bandsports transmitem ao vivo a etapa de Richmond, às 20:30h deste sábado
Stock Car - A Rede Globo transmite ao vivo a etapa de Brasília, com largada marcada para as 11:00 de domingo


O fim de semana não tem Fórmula 1, mas está recheado de atrações.



Pole position do G.P. da China de logo mais, Colin Edwards é reconhecido como um piloto espetacular, mas de poucos resultados. Mesmo sem nunca ter vencido na MotoGP, o americano ainda é um dos pilotos mais populares da categoria, graças a manobras brilhantes como esta que ele executou durante os treinos do último G.P. da Espanha. Habilidade pura para não deixar a moto cair:



Nos vemos por aí!

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sexta-feira, 2 de maio de 2008

Super Aguri próxima de fechar acordo para evitar falência

A Super Aguri é realmente dura na queda. Nesta sexta, a equipe revelou que está muito próxima de assinar um acordo com os alemães do Grupo Weigl, o que evitaria a tão comentada falência do time. Após perder o apoio da Honda, a Aguri tinha até o dia de hoje para encontrar um investidor. Caso contrário, não teria nem condições de disputar o G.P. da Turquia, marcado para a semana que vem.

"Estamos felizes em poder retomar as negociações com o Grupo Weigl num prazo tão curto. Se aprovada pela Honda, a proposta que recebemos vai nos dar condições de correr na Turquia", falou o chefão Aguri Suzuki em comunicado distribuído à imprensa. Na mesma nota, o diretor-executivo do grupo alemão, Franz-Josef Weigl, também se pronunciou: "Temos a séria intenção de proporcionar investimentos e, assim, salvar o futuro da equipe".

O acordo com o Grupo Weigl não deve ser suficiente para garantir a Super Aguri até o fim da temporada, mas já representa um enorme alívio para a equipe. Segundo um porta-voz da Aguri, os equipamentos do time foram enviados à Turquia hoje, no último dia do prazo estabelecido na semana passada. Se a negociação com o Grupo Weigl demorasse mais um pouco, a Aguri seria obrigada a desistir da etapa turca.

Embora tenha conseguido evitar a falência quase iminente, o calvário da Aguri vai continuar. Ao menos por enquanto, a equipe não tem a menor possibilidade de fugir das últimas posições.



Após vencer pela primeira vez na IRL, Danica Patrick recebeu um convite da Honda, e deve fazer um teste com o carro de Fórmula 1 da montadora japonesa em breve. Ao menos, é este o boato que já circula com bastante força na imprensa internacional. No ano passado, a Honda promoveu um treino semelhante com o jovem Marco Andretti. Não seria surpresa nenhuma se Danica viesse a andar com o modelo de Rubinho e Button. Mas, por enquanto, a chance de ver a morena correndo na Fórmula 1 ainda é muito baixa.

Em Brasília, a Stock Car abriu hoje os treinos para a segunda etapa desta temporada. Dessa vez, Tarso Marques terminou o dia como o mais rápido, seguido de perto por Ricardo Maurício. Na seqüência, veio o vice-líder do campeonato Thiago Camilo, com o bicampeão Cacá Bueno aparecendo em quarto. Vencedor da última corrida, em Interlagos, Marcos Gomes foi um discreto 15º. Amanhã, será realizado o treino classificatório para a prova de domingo.

Por fim, a MotoGP visita neste fim de semana a China. Nos primeiros treinos para a corrida de amanhã, Valentino Rossi mostrou sua velha forma e foi o melhor da sexta-feira. Casey Stoner ficou com a segunda posição, enquanto Daniel Pedrosa fechou os três primeiros. A principal notícia do dia, porém, acabou sendo o violento acidente de Jorge Lorenzo. O espanhol perdeu o controle na curva dois de Shangai, voou de sua moto e quebrou o tornozelo esquerdo.

Ao que tudo indica, Lorenzo deve ser obrigado a assistir o G.P. da China pela televisão.



Como não poderia deixar de ser, o vídeo do dia traz as imagens do incrível acidente sofrido hoje pelo espanhol Jorge Lorenzo. A dica é do leitor Jairo Maragato:



Até a próxima!

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quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bruno Senna: "Quero estrear Fórmula 1 até 2010"

No dia em que são completados catorze anos da morte de seu tio Ayrton, Bruno Senna concedeu uma longa entrevista ao jornal Irish Sun. Ele fez um balanço da sua carreira no esporte a motor, e comentou seus planos para as próximas temporadas. Para Bruno, o momento de saltar para a Fórmula 1 já está chegando:

"Quero estrear na Fórmula 1 até 2010. Acredito ser rápido o suficente, e desejo provar isso neste ano. Preciso conseguir bons resultados na GP2 para ganhar uma chance. Cheguei ao momento mais importante da minha carreira. É agora ou nunca", disse Bruno. Até agora, ele lidera a temporada 2008 da GP2, empatado em pontos com o português Álvaro Parente. O campeonato, porém, teve apenas uma etapa realizada.

Embora tenha apenas quatro anos de experiência no automobilismo, Bruno Senna já provou ser um talento promissor. A falta de quilometragem ainda atrapalha, mas seu estilo de pilotagem é muito técnico, e pouco propenso a erros. Na Fórmula 1, Bruno poderia facilmente ganhar uma chance na Toro Rosso, equipe controlada por aquele que foi um dos melhores amigos de Ayrton Senna, o austríaco Gerhard Berger.

Oportunidade, portanto, não deve faltar. Bruno só precisa mesmo fazer sua parte na GP2. Se permanecer sempre entre os primeiros, o convite para correr na Fórmula 1 virá de forma natural.



A McLaren pode estar por trás da reportagem do jornal News of the World, que revelou a orgia sado-masoquista do chefão da FIA, Max Mosley. Ao menos, esta é a teoria do dirigente checo Radovan Novak, importante aliado de Mosley dentro da entidade. "Isso tudo foi armado por alguém que recebeu multas pesadas no passado recente", acusou Novak, presidente da FIA para a Europa Central. Além disso, Novak também afirmou que a votação que decidirá sobre a renúncia de Mosley está "empatada".

Por meio do jornal The Times, o principal dirigente da McLaren, Ron Dennis, negou veementemente qualquer participação no caso. "Vou até enviar uma carta a Novak pedindo uma retificação", revelou Dennis. Mesmo com o desmentido do chefão da McLaren, muita gente ainda acredita que o time prateado possa ter tido algum envolvimento no "flagra" de Mosley. Não seria nenhuma surpresa...

Para fechar o dia, vale registrar uma declaração do diretor técnico da Renault, Steve Nielsen, sobre o modesto início de temporada de Nelsinho Piquet. "Ele ainda está nos devendo uma boa performance. Mas esperamos que Nelsinho se recupere logo, já no próximo G.P. da Turquia", falou Nielsen. Por enquanto, o piloto brasileiro ainda conta com o total apoio da Renault, apesar da falta de resultados nas primeiras corridas do ano.

Mas é bom que Nelsinho melhore rápido, porque as equipes de Fórmula 1 não costumam ter muita paciência.



Assim como ontem, o "vídeo do dia" presta mais uma homenagem a Ayrton Senna. Dessa vez, acompanhamos Ayrton na volta que lhe valeu a pole position do G.P. do Japão de 1989. Simplesmente a filmagem onboard mais espetacular que eu já vi:



Nos vemos por aí!

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quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brawn: "Novas regras vão aumentar número de ultrapassagens"

Os fãs da Fórmula 1 já podem esperar corridas animadas e recheadas de ultrapassagens a partir do ano que vem. Ao menos, essa é a opinião de uma das mentes mais brilhantes da categoria, Ross Brawn. Atual diretor técnico da Honda, o inglês declarou que o pacote de novas regras previsto para 2009 tem tudo para atingir seu objetivo, facilitando as disputas por posição entre os pilotos.

"Com as mudanças de regulamento, os carros vão ficar mais vulneráveis, e as ultrapassagens devem ser mais freqüentes. Será fascinante observar como os pilotos vão reagir. A escolha da estratégia também vai ser muito interessante", falou Brawn, que não criticou em nenhum momento as idéias da FIA.

De modo geral, as novas regras para 2009 diminuem a influência da aerodinâmica nos carros, principal fator que dificulta as ultrapassagens atualmente. Além disso, também está prevista a proibição do chamado cobertor térmico, usado para aquecer os pneus antes dos pit stops. Sem a ajuda do cobertor, os pilotos serão obrigados a sair dos boxes com compostos frios, o que atrapalharia bastante a sua performance durante algumas voltas e poderia gerar disputas.

Ainda é cedo para dizer se a nova tentativa da FIA para animar as provas vai dar certo. Nos últimos tempos, todas as mudanças deram errado. As palavras de Ross Brawn, porém, levam a crer que dessa vez pode ser diferente.


Mais uma vez, o prazo para a decisão final sobre a falência da Super Aguri foi adiado. Agora, a equipe japonesa tem até o início da semana que vem para encontrar um investidor disposto a bancar as dívidas do time. Nesta terça, o consórcio alemão Weigl Group - apontado com um dos principais interessados em injetar dinheiro da Aguri - anunciou não ter interesse no negócio. E a Honda, ao que tudo indica, continua resistindo à idéia de salvar a Aguri de novo.

Enquanto isso, o site oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 divulgou hoje que os ingressos para os setores "populares" de Interlagos já estão esgotados. Das que ainda estão disponíveis, a entrada menos cara é a da arquibancada F, que custa R$810 apenas para o dia da corrida. A prova deste ano está marcada para 2 de novembro, encerrando a temporada 2008 da Fórmula 1.

Para fechar o dia, vale registrar uma declaração do chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali. Incomodado com os boatos sobre uma suposta aposentadoria de Kimi Raikkonen, que poderia acontecer caso o finlandês leve seu bicampeonato no fim deste ano, o engenheiro italiano deu uma resposta clara. "Não há nada disso. Raikkonen está muito motivado e nem pensa em se retirar", afirmou Domenicali em notícia reproduzida pelo site F1-live.

Fernando Alonso e os demais interessados nas vagas da Ferrari, portanto, vão precisar ter mais paciência.



O vídeo do dia não poderia ter outro tema. Há exatos catorze anos, morria aquele que para muitos foi o maior nome da história do esporte a motor: Ayrton Senna. Dentro de algumas semanas, o Blog F1 Grand Prix deve publicar uma série de vídeos em homenagem ao brasileiro, enviados pelo internauta "Phigo". Por enquanto, porém, ficamos com o belo filme a seguir, um ótimo resumo fotográfico da trajetória do tricampeão:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

terça-feira, 29 de abril de 2008

Red Bull propõe quatro carros por equipe na Fórmula 1

A Fórmula 1 pode viver uma tremenda revolução nos próximos anos. Dono da Red Bull e da Toro Rosso, o milionário Dietrich Mateschitz afirmou hoje que deseja uma mudança nas regras para permitir que cada equipe possa alinhar com quatro carros por corrida. Ao que parece, a idéia de Mateschitz deve ser apresentada a todas as demais escuderias, e poderia entrar em vigor num futuro próximo.

"Minha proposta é liberar quatro carros por equipe. Quero manter meus dois times, mas nas regras atuais isso não faz sentido porque a Toro Rosso não pode aproveitar a tecnologia da Red Bull", afirmou Mateschitz ao jornal austríaco Salzburger Nachrichten. No último mês, inclusive, a Toro Rosso foi colocada à venda, e deve trocar de comando até o fim de 2009 caso não haja nenhuma mudança no regulamento.

É claro que a possibilidade de ver o projeto de Mateschitz aprovado é muito, muito pequena. Mesmo assim, não deixa de ser interessante pensar como seria a Fórmula 1 nesse cenário. A Ferrari, por exemplo, teria condições de formar um verdadeiro time dos sonhos. Além dos atuais titulares Kimi Raikkonen e Felipe Massa, a equipe vermelha também poderia contratar nomes como Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que dificilmente recusariam um convite.

Alguém consegue imaginar esses quatro juntos na mesma equipe?




A melhor entrevista do dia foi de Anthony Davidson, em resposta às declarações de David Coulthard. Irritado com a lentidão da Super Aguri, que estaria atrapalhando os pilotos mais rápidos, Coulthard chamou a equipe de "Stupid Aguri" ("Aguri Idiota"). O contra-ataque de Davidson não demorou: "Quando você mal consegue ver a pista de tanto que o carro balança, sua última preocupação será dar passagem aos outros carros. Caras como Coulthard deveriam calar a boca". Bem feito, escocês. Essa foi merecida.

Segundo as últimas informações, a situação financeira da Super Aguri permanece desesperadora, mas a equipe ganhou um fio de esperança nesta terça. De acordo com o site Autosport, uma companhia automotiva alemã estaria interessada em investir na Aguri para garantir a sobrevivência do time. O dinheiro, porém, não seria suficiente para o restante desta temporada, e sim para algumas corridas apenas. Pelo visto, a Aguri vai continuar correndo atrás de novos patrocinadores...

Para fechar o dia, vale mencionar o comunicado distribuído pela Ferrari logo após o G.P. da Espanha, com declarações de Kimi Raikkonen. Para o finlandês, a prova de Barcelona foi simplesmente a melhor da sua carreira. "Eu sempre saio do carro com a sensação de que poderia ter feito mais. Dessa vez, porém, não senti nada. Não é possível atingir a perfeição na Fórmula 1, mas cheguei bem perto disso".

Uma boa notícia para Felipe Massa, portanto. Mesmo com Raikkonen "perfeito", a diferença entre os dois não foi tão grande assim.



O vídeo do dia já deve ter sido divulgado em alguns fóruns e blogs pela internet, mas merece menção aqui também. Trata-se da mais recente animação do grupo "Los Quemagomas", que faz as charges mais geniais sobre o mundo da Fórmula 1. Esta aí foi ao ar logo antes do G.P. da Espanha:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Liberado do hospital, Kovalainen já pensa no G.P. da Turquia

Piloto de Fórmula 1 está sempre com a cabeça na próxima corrida. E com Heikki Kovalainen não é diferente. Apenas um dia após sofrer seu pavoroso acidente no Grande Prêmio da Espanha, o finlandês soltou um comunicado para a imprensa em que garante já pensar no próxima corrida da temporada, o G.P. da Turquia. Kovalainen ainda não sabe se estará em condições de disputar a prova, mas hoje foi liberado do Hospital Geral da Catalunha antes do prazo que havia sido dado pelos médicos.

"Tive uma pequeno torcicolo e alguma dor de cabeça, mas me sinto são e salvo. Quero melhorar o mais rápido possível para correr em Istambul. Sobre o acidente, não lembro de nada do que aconteceu, e nem do momento do resgate", contou Kovalainen, cujo impacto com a barreira de proteção chegou a 27 G. Na hora do choque, sua velocidade era de algo em torno de 220 km/h.

As investigações preliminares da McLaren e da Bridgestone ainda não determinaram as razões exatas do acidente, mas já trouxeram alguns esclarecimentos. Ao que parece, a culpa da batida pode ter sido de uma simples pedra. "Não achamos que foi um problema estrutural. A roda que se partiu era nova. Estamos tentando descobrir se foi uma pedra que entrou ali dentro", disse hoje o diretor da McLaren Martin Whitmarsh.

A pancada de Kovalainen foi muito parecida com a de Lewis Hamilton no treino classificatório do G.P. da Alemanha do ano passado. Em ambos os casos, um pneu se rompeu durante uma curva de alta velocidade, jogando o piloto contra a barreira de proteção. Portanto, é fundamental que a McLaren investigue bem o que houve.

Apesar das negativas da equipe, pode ser que o carro tenha tido alguma culpa nos acidentes.



O esperto Bernie Ecclestone agiu nos bastidores, e quase conseguiu divulgar um manifesto assinado por todos os chefes de equipe da Fórmula 1 a favor da renúncia do presidente da FIA, Max Mosley. Contrariando Ecclestone, porém, dirigentes de Ferrari, Williams e Toro Rosso recusaram-se a apoiar o movimento, em reunião que ocorreu durante o fim de semana do G.P. da Espanha. Mesmo assim, a posição de Mosley à frente da FIA continua muito delicada. Sem o apoio de Ecclestone, sua situação é ainda mais frágil.

Assim como Mosley, a Super Aguri também vive um momento bastante complicado. Segundos as últimas informações, o destino da equipe será conhecido na próxima quarta. Nesta data, o chefe Aguri Suzuki deve se reunir com a cúpula da Honda, em busca de uma verba vital para a sobrevivência do time. Ao que parece, a participação da Aguri no G.P. da Espanha só aconteceu por causa uma ajudinha da montadora. A Honda, porém, não parece disposta a ceder mais um centavo.

Nos Estados Unidos, a principal notícia foi a entrevista que a musa Danica Patrick concedeu ao jornal britânico Daily Star. Pela primeira vez, a morena reconheceu que aceitaria transferir-se para a Fórmula 1 no futuro. "Trata-se da maior categoria do esporte a motor. Os melhores pilotos estão lá, e seria uma grande honra pilotar um desses carros. Quero disputar o título da Fórmula Indy, mas não descarto outras possibilidades", afirmou Danica.

Em dois ou três anos, um lugarzinho na Honda vai estar ali dando sopa. Imaginar um acerto entre Danica e a montadora que fornece os motores da Indy não é tão impossível assim...



Qual foi a grande pancada do último fim de semana? Heikki Kovalainen no G.P. da Espanha? Nada disso. Algumas horas depois do acidente do finlandês, um certo Stephane Ortelli arrebentou seu carro numa etapa da Le Mans Series em Monza. Após sofrer uma falha mecânica no meio da reta, o francês capotou pelo menos seis vezes, mas saiu apenas com um tornozelo quebrado. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
Reunião dos membros da FIA - http://www.blogger.com/www.grandepremio.com.br (creditada a Felix Heyder, da EFE)
Danica Patrick - http://www.blogger.com/www.motorsport.com
Demais - http://www.blogger.com/www.gpupdate.net

domingo, 27 de abril de 2008

Análise do Grande Prêmio - Espanha/Barcelona (27/04/2008)

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen
Fim de semana perfeito. Pole categórica e vitória sem sustos. Ainda fez a volta mais rápida para completar. Já desponta como o favorito ao título.
Nota: 10

Felipe Massa
Batido com certa facilidade por Raikkonen. Ao menos não cometeu erros na corrida, e mostrou arrojo na ultrapassagem a Alonso na primeira volta.
Nota: 7

Lewis Hamilton
Foi sempre combativo. Não teve carro para brigar pela vitória, mas chegou a incomodar Massa na disputa pelo segundo lugar.
Nota: 8

Robert Kubica
Mais uma vez, apareceu bem no treino classificatório. E, na corrida, acompanhou os líderes o tempo inteiro. Só precisa aprender a largar melhor.
Nota: 8

Mark Webber
Até agora, é um dos grandes destaques do ano. Vem superando Coulthard com imensa facilidade. Na Espanha, mais uma performance consistente e elogiável.
Nota: 9

Jenson Button
Não foi muito bem na classificação, mas compensou com uma corrida cerebral. Ao contrário de Rubinho, soube aproveitar a oportunidade de marcar pontos.
Nota: 8

Kazuki Nakajima
Superou Rosberg no grid, mas perdeu várias posições na primeira volta. Apesar disso, nunca desistiu e recuperou-se com brilhantismo. Dois pontos muito merecidos.
Nota: 8

Jarno Trulli
Um erro de comunicação fez com que ele fizesse sua última parada antes do programado. Não fosse isso, teria sido sexto. Mesmo assim, voltou a terminar na zona de pontuação.
Nota: 7

Nick Heidfeld
Sem culpa na punição que o empurrou para as últimas colocações. Mas foi batido por Kubica durante todo o fim de semana. Corre o risco de passar a ser visto como segundo piloto da BMW.
Nota: 5

Giancarlo Fisichella
Chegou a ocupar o oitavo lugar antes da sua segunda parada. Voltou a andar na frente de Sutil, e acompanhou o ritmo de vários pilotos com carros mais rápidos. É uma das surpresas do ano.
Nota: 7

Timo Glock
Muito mal na classificação, afobado na corrida e bem mais lento do que Trulli o tempo inteiro. Está zerado no campeonato, enquanto seu companheiro já soma nove pontos.
Nota: 3

David Coulthard
Desempenho horroroso no treino classificatório. Fazia corrida burocrática até se enroscar com Glock. Em quatro corridas, já são quatro acidentes para o escocês.
Nota: 2

Takuma Sato
Durante o segundo período de safety, ocupou por um breve momento a décima colocação. Só isso já é digno de elogios.
Nota: 6

Nico Rosberg
Pela primeira vez, foi batido por Nakajima na classificação. Recuperou-se na corrida, mas um problema de motor arruinou o seu dia.
Nota: 6

Fernando Alonso
Fez o que estava ao seu alcance. Seu desempenho no treino classificatório foi digno de um bicampeão. Na corrida, terminaria em quinto se o motor não quebrasse.
Nota: 8

Rubens Barrichello
Conseguiu se enrolar nos boxes de novo, perdendo mais uma boa oportunidade de marcar pontos. Apesar disso, manteve um ritmo forte durante todo o fim de semana.
Nota: 4

Heikki Kovalainen
Fazia corrida discreta quando arrebentou-se por culpa de um problema no aro da roda. Nos treinos, andou sempre perto de Hamilton.
Nota: 6

Anthony Davidson
Pode ter sido sua última corrida na Fórmula 1. E, como de costume, não chamou nenhuma atenção.
Nota: 3

Sebastien Bourdais
Foi combativo na classificação, mas acabou eliminado da corrida cedo por causa do acidente com Piquet. O choque era evitável, só que não há como culpar qualquer um dos dois.
Nota: 5

Nelsinho Piquet
Jogou fora um fim de semana promissor ao cometer um erro bobo logo no início da corrida. Se tivesse mantido o carro na pista, dificilmente teria deixado de pontuar.
Nota: 3

Sebastian Vettel
Quarta corrida e quarto abandono consecutivo do jovem alemão. Bateu de novo na primeira volta, embora sem culpa mais uma vez.
Nota: 3

Adrian Sutil
Está destruindo a sua reputação. Ainda não conseguiu superar Fisichella e, para piorar, abandonou já na largada por conta de uma manobra precipitada.
Nota: 1

Análise das equipes:

Ferrari
Segunda dobradinha seguida do time de Maranello, que dominou o fim de semana tranqüilamente. A Ferrari está sobrando neste início de campeonato.
Cotação: *****

BMW
É a equipe que tem o maior número de voltas completadas neste ano. Os carros chegam ao fim das provas sem problemas. Dessa vez, Heidfeld não pontuou, mas isso deverá ser algo raro na rotina da BMW.
Cotação: ***

McLaren
Definitivamente não consegue mais acompanhar a Ferrari, e ainda vem sofrendo forte pressão da BMW. E o acidente de Kovalainen pode ter sido culpa de um defeito estrutural do carro...
Cotação: **

Williams
Mal na classificação, só chegou aos pontos em virtude do alto número de abandonos. Nakajima merece elogios, e Rosberg foi vítima da quebra do motor Toyota.
Cotação: ***

Toyota
Salvou um pontinho com Trulli, que poderia ter ido melhor se a equipe não tivesse errado a estratégia. Sobre o discreto desempenho de Glock não há muito o que comentar.
Cotação: ***

Red Bull
É uma equipe de um carro só. Webber vem sendo o salvador da pátria, já que as atuações de Coulthard até aqui têm sido bastante fracas.
Cotação: ***

Renault
A quebra de motor de Alonso foi um tremendo anti-marketing. Nesse momento, os espanhóis devem estar com raiva da Renault. Apesar de tudo, mostrou certa evolução.
Cotação: **

Honda
Somou seus primeiros pontos no ano graças a Button, que mereceu o sexto lugar. O time poderia ter pontuado com os dois carros, mas o azar de Rubinho nos boxes é inacreditável.
Cotação: ***

Toro Rosso
Seus pilotos abandonaram cedo por conta de acidentes. Mas nenhuma dos dois teve culpa. Se não bastasse o carro ruim, a sorte também não ajuda...
Cotação: *

Force India
Fisichella foi combativo, e a equipe chegou perto dos pontos. Já Sutil vive péssima fase, e pode se tornar em breve o primeiro demitido da temporada se continuar assim.
Cotação: **

Super Aguri
Ter participado da corrida com os dois carros já foi uma vitória. É por isso que a equipe japonesa ganha uma estrelinha a mais...
Cotação
: **

Análise da corrida:

Todos esperavam uma corrida extremamente chata, definida no início e com mudanças de posição apenas nos boxes. E, no fim das contas, foi assim mesmo. Mas o G.P. da Espanha teve duas entradas de safety car, um número de abandonos bem maior do que o esperado e o fortíssimo acidente de Kovalainen. A corrida não chegou a empolgar. Só que também esteve longe de ser a pior de todos os tempos...
Nível da corrida: Regular

Análise do campeonato:

Kimi Raikkonen já começa a se destacar, abrindo nove pontos de vantagem para o vice-líder na tabela de classificação, Lewis Hamilton. O finlandês desponta como o favorito ao título, mas ainda há muito caminho pela frente. A BMW confirmou que está na ritmo da McLaren, e pode embolar a briga pelo título se evoluir só mais um pouco.
Nível do campeonato: Muito Bom

Balanço dos Palpites:

Vitória: Felipe Massa. Deu Kimi Raikkonen na cabeça
Pole Position: Felipe Massa. Nem no sábado Raikkonen foi ameaçado pelo brasileiro
Primeiro abandono: Takuma Sato e Anthony Davidson. Os primeiros a abandonar foram Sebastian Vettel e Adrian Sutil, em acidente logo na largada
Decepção do fim de semana: McLaren. A equipe de Ron Dennis somou mais pontos do que a BMW, apesar do acidente de Kovalainen. A maior decepção provavelmente foi a Renault, que mostrou evolução mas deixou de marcar pontos mais uma vez
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa (Kimi Raikkonen)
2. Kimi Raikkonen (Felipe Massa)
3. Robert Kubica (Lewis Hamilton)
4. Nick Heidfeld (Robert Kubica)
5. Lewis Hamilton (Mark Webber)
6. Heikki Kovalainen (Jenson Button)
7. Fernando Alonso (Kazuki Nakajima)
8. David Coulthard (Jarno Trulli)

Dessa vez, meu único mérito foi ter acertado a dobradinha da Ferrari. Mas errei a ordem: deu Kimi em primeiro e Massa em segundo, ao contrário do que eu tinha apostado. De resto, meus palpites foram todos na água. A BMW não superou a McLaren, e o escocês David Coulthard passou bem longe de brigar por pontos. Estou precisando melhorar...
Nível dos palpites: Ruim

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Raikkonen vence G.P. da Espanha marcado por forte acidente de Kovalainen

Os dois finlandeses da Fórmula 1 foram os grandes protagonistas do Grande Prêmio da Espanha deste domingo. Largando da pole, Kimi Raikkonen venceu com absoluta autoridade, sem jamais ser ameaçado pelo companheiro Felipe Massa, que precisou se contentar com a segunda posição. Por outro lado, Heikki Kovalainen precisou ser levado ao hospital após sofrer um fortíssimo acidente na curva nove de Barcelona, culpa de um provável furo de pneu.

Para quem esperava um G.P. da Espanha chato como de costume, até que ele não foi tão monótono assim. As ultrapassagens foram praticamente inexistentes, mas o elevado número de abandonos e as duas entradas de safety car animaram uma prova que poderia ter sido uma irritante procissão. No grupo da frente, porém, as posições só foram alteradas nas paradas de pit stop.

Na largada, Raikkonen não partiu muito bem, mas conseguiu manter a vantagem da pole position. Ao mesmo tempo, Massa superou Fernando Alonso na luta pela segunda posição, para desapontamento da torcida espanhola que lotou o circuito de Barcelona. Mais trás, Lewis Hamilton foi outro que teve uma boa saída, batendo Robert Kubica pelo quarto lugar.

Em péssima fase, Adrian Sutil tentou ganhar várias posições já na primeira volta e se deu mal. O piloto da Force India tocou em Jenson Button e rodou no meio da pista. Sem ter como desviar, o azarado Sebastian Vettel acertou seu compatriota, causando o imediato abandono de ambos e a primeira interferência do safety car. Para Vettel, foi a quarta desistência em quatro provas. Até agora, o jovem alemão é o único que ainda não completou uma corrida sequer nesta temporada.

As posições se estabeleceram e parecia que não haveria mudanças até a primeira rodada de paradas. Nelsinho Piquet, porém, cometeu um erro bobo na quinta volta e saiu da pista, caindo para o 18º lugar. Não seria o único deslize do piloto brasileiro no dia. Dois giros depois, Nelsinho foi para cima de Sebastien Bourdais, e colocou por dentro no grampo da curva 10. O francês não viu e os dois se chocaram. Resultado: fim de corrida para a dupla também.

Lá na frente, Raikkonen não demorou a abrir uma pequena mas crucial vantagem de três segundos para Massa, que sofria uma leve pressão de Alonso. O bicampeão inaugurou a rodada de paradas na 15ª volta, provando que estava mesmo bastante leve. Depois que os quatro primeiros fizeram suas paradas, Heikki Kovalainen tomou a liderança, com Nick Heidfeld em segundo.

Foi aí que tudo deu errado para o finlandês da McLaren. Quando já se preparava para fazer seu pit stop, Kovalainen escapou de repente na curva nove, em altíssima velocidade. O choque com a barreira de pneus foi brutal. Pelas imagens de TV, não ficou claro o que causou o acidente, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo pareceu ter sido a causa. Certo mesmo é que a frente da McLaren destruiu-se completamente, o que trouxe preocupações sobre o estado de saúde de Kovalainen.

O safety e o medical car vieram para a pista, juntando todo o pelotão. Com a demora para o reinício da prova, Heidfeld precisou fazer seu pit stop quando os boxes estavam fechados. Assim como Rubens Barrichello no G.P. da Austrália, o alemão foi premiado com um stop & go, saindo da luta por pontos. Enquanto isso, Raikkonen retomou a liderança, seguido de perto por Massa, Hamilton, Kubica e Alonso.

Nos boxes, mais agitação. Os veteranos Rubinho e Giancarlo Fisichella saíram juntos de suas paradas, sem perceberem a presença um do outro. Fisichella fechou Rubinho, que perdeu o bico e precisou voltar ao pit lane na volta seguinte. Infelizmente para o brasileiro, o dano na sua Honda acabou sendo forte demais, e ele foi forçado a desistir da prova na volta 34. Pouco depois, um outro abandono trouxe bem mais comoção aos torcedores que assistiam à prova nas arquibancadas.

Andando em quinto, Alonso estacionou seu carro subitamente na curva três, vitimado por um problema de motor. Mais tarde, Nico Rosberg também se retiraria por conta de uma falha de propulsor, algo raro em Barcelona. Antes do fim da corrida, ainda haveria tempo para uma rápida disputa entre Timo Glock e David Coulthard, que terminou mal para os dois. O alemão perdeu o bico, enquanto o escocês teve um pneu furado. Na conta de Coulthard, este foi o quarto acidente em quatro provas...

Com o controle absoluto da corrida, Raikkonen apenas conduziu até a bandeirada, com Massa fechando a dobradinha da Ferrari. Após duas corridas fora da podium, Hamilton finalizou em terceiro, seguido por Kubica. Na seqüência, Mark Webber, Jenson Button, Kazuki Nakajima e Jarno Trulli completaram a zona de pontuação, todos com performances muito elogiáveis. A seguir, a classificação final do Grande Prêmio da Espanha:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia;Ferrari, 66 voltas em 1h38:19.051s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 3.228s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 4.187s
4. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 5.694s
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 35.938s
6. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 53.010s
7. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 58.244s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 59.435s
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 1:03.073s
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 1 volta
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 1 volta
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 1 volta
13. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
Não classificados:
Nico Rosberg/Alemanha/Williams, problema mecânico na volta 42
Fernando Alonso/Espanha/Renault, problema mecânico na volta 35
Rubens Barrichello/Brasil/Honda, acidente na volta 34
Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, acidente na volta 22
Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, problema mecânico na volta 9
Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, acidente na volta 7
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, acidente na volta 7
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, acidente na volta 1
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, acidente na volta 1

Mundial de Pilotos: 1. RAIKKONEN, 29 pts; 2. Hamilton, 20 pts; 3. Kubica, 19 pts; 4. Massa, 18 pts; 5. Heidfeld, 16 pts; 6. Kovalainen, 14 pts; 7. Trulli, 9 pts; 8. Webber, 8 pts; 9. Rosberg, 7 pts; 10. Alonso, 6 pts; 11. Nakajima, 5 pts; 12. Button, 3 pts; 13. Bourdais, 2 pts; 14. Coulthard, Glock, Barrichello, Piquet, Fisichella, Davidson, Sato, Sutil e Vettel, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 47 pts; 2. BMW, 35 pts; 3. McLaren, 34 pts; 4. Williams, 12 pts; 5. Toyota, 9 pts; 6. Red Bull, 8 pts; 7. Renault, 6 pts; 8. Honda, 3 pts;. 9. Toro Rosso, 2 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts

Heikki Kovalainen foi levado ao hospital mais próximo de Barcelona, onde permanece até agora. O finlandês queixa-se de dores no cotovelo, e os médicos suspeitam de concussão. A McLaren declarou estar confiante em contar com Kovalainen no próximo G.P. da Turquia, mas isso ainda não é garantido.

A próxima corrida no calendário da Fórmula 1 acontece no dia 11 de maio, na Turquia. Em instantes, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as atuações de pilotos e equipes no G.P. da Espanha. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/