segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Senna na Campos, Barrichello na Williams e Bridgestone longe da F-1

A Williams confirmou nesta segunda-feira que Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg vão formar sua dupla de pilotos em 2009.

Todo mundo já sabia, mas ainda não era oficial.

Assim, o automobilismo brasileiro já tem três pilotos garantidos na próxima temporada da Fórmula 1.

Além de Barrichello, Felipe Massa permanece na Ferrari e Bruno Senna vai estrear pela Campos.

O anúncio da contratação do sobrinho de Ayrton pela novata equipe espanhola foi feito no fim da semana passada e ainda não tinha recebido comentários deste Blog.

Pois bem, vamos lá: Bruno fez uma escolha que está longe de ser a ideal.

Dizem que a Campos é a mais fraca das equipes que vão estrear em 2010. Se for isso mesmo, Bruno está condenado a andar sempre entre os últimos no ano que vem.

Mas isso não significa que ele tenha errado ao assinar com o time espanhol.

Assim como no ano passado - quando perdeu a vaga na Brawn e ficou à pé no resto da temporada - as opções de Bruno eram poucas e o futuro, bem nebuloso.

A Campos, ao menos, deixou claro desde o início que estava bem interessada em contratar o brasileiro e que vai dar todo o suporte a ele em 2010.

Se correr ao lado do veterano Pedro de la Rosa - o que parece mais provável neste momento - Bruno terá uma ótima chance de ser o principal homem da equipe e de se estabelecer como piloto do grid da Fórmula 1.

É verdade que a Campos é pequena e limitada. Mas é com ela que Bruno pode conquistar seu lugar na categoria.

Caso consiga provar que merece estar na Fórmula 1, Bruno verá as portas das outras equipes se abrirem naturalmente.

Vale lembrar que o próprio tio teve um início de carreira semelhante, estreando pela modesta Toleman em 1984...

Enquanto isso, Rubens Barrichello assinou contrato para correr pela Williams.

O tempo do acordo não foi divulgado. O que leva a crer que o compromisso é de apenas um ano.

Mas que o futuro de Barrichello na Fórmula 1 só existe a curto prazo mesmo. O próprio piloto já admitiu que pretende correr apenas mais duas ou três temporadas antes da aposentadoria definitiva.

A Williams será provavelmente a última casa de Rubinho na Fórmula 1.

Quanto tempo vai durar, ainda não dá para saber. Um, dois ou três anos no máximo.

De qualquer maneira, Barrichello já tem garantido um lugar na categoria até o momento que decidir não correr mais nela.

Ele é quem vai escolher quando não vai querer mais competir na Fórmula 1.

A grande maioria dos pilotos não consegue chegar nesse ponto. Ponto para Rubinho.

Não é exatamente a grande vitória que ele e os torcedores sonhavam. Mas não deixa de ser mais uma conquista na longa carreira de Barrichello.

--

Notícia surpreendente: a Bridgestone, fornecedora única dos pneus da Fórmula 1 desde 2007, vai deixar a categoria no fim do ano que vem.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, logo após o encerramento da temporada em Abu Dhabi.

A Bridgestone, muito afetada pela crise econômica, quer "direcionar seus investimentos para outras áreas" - um eufemismo para "não temos mais dinheiro para gastar aqui".

E, assim, a Fórmula 1 vai precisar sair atrás de uma nova fornecedora já para 2011.

O que leva à inevitável pergunta: e se nenhuma companhia se interessar? As equipes vão fabricar os próprios pneus? Claro que não, mas como esse problema seria resolvido?

A Fórmula 1 já quase deixou de correr em algumas ocasiões por falta de carros no grid. Mas por falta de pneus... seria uma situação inédita, sem dúvida.

Até 2011, é muito provável que Bernie Ecclestone encontre uma nova fornecedora para a categoria.

Mas... e se não conseguir encontrar ninguém?

Análise do Grande Prêmio - Abu Dhabi/Yas Marina (01/11/2009)

Análise dos pilotos:

Sebastian Vettel. Soube aproveitar a quebra de Hamilton e venceu de forma fácil. Nota 10
Mark Webber. Batido por Vettel sem muita luta, defendeu bem o segundo lugar. Nota 8
Jenson Button. Combativo, não desistiu da briga mesmo tendo um carro inferior. Nota 8
Rubens Barrichello. Uma pequena bobeada na largada comprometeu sua corrida. Nota 7
Nick Heidfeld. Sem errar, somou mais quatro pontos e fechou o ano à frente de Kubica. Nota 8
Kamui Kobayashi. Surpreendente, voltou a andar muito bem e até superou Trulli. Nota 8
Jarno Trulli. Ficou atrás de Kobayashi em sua provável despedida da Toyota. Nota 7
Sebastien Buemi. Brigou bastante e foi recompensado com um suado pontinho. Nota 8
Nico Rosberg. Sem brilhar, levou o carro até o fim sem ser muito notado. Nota 6
Robert Kubica. Chegou a rodar ao tentar uma manobra atrapalhada. Ao menos, tentou. Nota 6
Heikki Kovalainen. Sempre azarado, largou lá atrás e não conseguiu se recuperar. Nota 4
Kimi Raikkonen. Sua despedida da Ferrari foi realmente melancólica. Nota 5
Kazuki Nakajima. Manteve o nível do resto do ano e andou sempre no grupo de trás. Nota 4
Fernando Alonso. Cortado no "Q1", mal deve esperar para deixar logo a Renault. Nota 3
Vitantonio Liuzzi. Pelo menos foi mais rápido que Sutil durante todo o fim de semana. Nota 5
Giancarlo Fisichella. Assim como Badoer, estragou sua reputação na Ferrari. Nota 2
Adrian Sutil. Saiu lá de trás, tentou uma estratégia diferente e não deu nada certo. Nota 3
Romain Grosjean. Até que não foi tão mal. Pena que ficou em último de novo. Nota 3
Lewis Hamilton. Era o provável vencedor da corrida, mas faltou um pouco de sorte. Nota 7
Jaime Alguersuari. Só foi percebido quando simplesmente entrou no box errado. Nota 3

Análise das equipes:

Brawn GP. Fechou o ano sem o melhor carro. E daí? Foi campeã em tudo... ****
Red Bull. Uma dobradinha categórica. Vai voltar mais forte ainda em 2010. *****
McLaren. Hamilton quebrou. Ao menos, terminou à frente da Ferrari na tabela. **
Ferrari. Fim de temporada melancólico para a turma de Maranello. *
Toyota. Concluiu o ano de maneira digna, pontuando com os dois carros. ***
BMW. Assim como a Toyota, teve um encerramento de campeonato bem razoável. ***
Williams. Quase não apareceu durante todo o fim de semana, presa no meio do pelotão. **
Renault. Muito mal. Vexame na classificação, corrida para lá de discreta. *
Force India. Terminou o ano como começou: nas últimas posições. *
Toro Rosso. O esforço de Buemi rendeu um pontinho muito suado. ***

Análise da corrida:

Como era de se esperar, o ultra-moderno circuito de Abu Dhabi não conseguiu produzir uma corrida emocionante. Muito pelo contrário. Não fosse os esforços solitários de Kobayashi, Button, Kubica e Sutil, a prova teria terminado sem nenhuma tentativa de ultrapassagem...
Nível da corrida: Ruim

Análise do campeonato:

Não foi uma temporada tão espetacular quanto as duas anteriores. Em 2007 e 2008, o título foi decidido na última corrida, com reviravoltas inesperadas. Dessa vez, o piloto que disparou no início do ano soube administrar a vantagem até o fim. Méritos para Button. Mas o campeonato não foi lá tão ruim. Até que a briga pelo troféu de campeão gerou algumas batalhas bem interessantes.
Nível do campeonato: Bom

Balanço dos palpites:

Vitória: Jenson Button. O vencedor foi Sebastian Vettel
Pole Position: Jenson Button. A pole position foi de Lewis Hamilton
Melhor Volta: Jenson Button. A melhor volta foi de Sebastian Vettel.
Grid aleatório (18º lugar): Jaime Alguersuari. O 18º no grid foi Heikki Kovalainen
Tempo da pole: 1:42.115. O tempo da pole foi 1:40.948
Primeiro abandono: Sebastien Buemi. O primeiro a abandonar foi Jaime Alguersuari
Zona de pontuação:
1. Jenson Button (Sebastian Vettel)
2. Sebastian Vettel (Mark Webber)
3. Lewis Hamilton (Jenson Button)
4. Nico Rosberg (Rubens Barrichello)
5. Rubens Barrichello (Nick Heidfeld)
6. Kimi Raikkonen (Kamui Kobayashi)
7. Fernando Alonso (Jarno Trulli)
8. Adrian Sutil (Sebastien Buemi)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (quarto)
Bahrein - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Sebastian Vettel (quarto)
Mônaco - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Mark Webber (quinto)
Turquia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
Inglaterra - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Jenson Button (sexto)
Alemanha - Vencedor: Mark Webber. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)
Hungria - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Europa - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Sebastian Vettel (abandono)
Bélgica - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Kimi Raikkonen (PRIMEIRO)
Itália - Vencedor: Rubens Barrichello. Palpite: Lewis Hamilton (abandono)
Cingapura - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Rubens Barrichello (sexto)
Japão - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Sebastian Vettel (PRIMEIRO)
Brasil - Vencedor: Mark Webber. Palpite: Rubens Barrichello (oitavo)
Abu Dhabi - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Jenson Button (terceiro)

Não foi um fim de campeonato muito honroso nos palpites do Blog. Minhas apostas para o GP de Abu Dhabi foram um verdadeiro desastre. Errei tudo mesmo. Ao menos, o desempenho geral ao longo da temporada foi bastante razoável. Em 17 corridas, acertei o vencedor cinco vezes - repetindo a performance de 2008, aliás.
Nível dos palpites: Ruim
Placar da temporada: Cinco acertos em 17 possíveis

É isso aí. Logo mais, o Blog volta falando de Bridgestone, Barrichello e Bruno Senna.

domingo, 1 de novembro de 2009

Temporada termina com dobradinha da Red Bull

Foi em clima de fim de feira que a temporada da Fórmula 1 terminou neste domingo.

Uma corrida chata no suntuoso autódromo de Abu Dhabi - que, como se esperava, não conseguiu produzir nada de muito emocionante.

Vitória fácil de Vettel, que passeou na liderança após o abandono de Hamilton. O inglês, que largara na pole, era o único homem capaz de bater o alemão.

Depois da saída de Hamilton, ficou fácil para Vettel.

O piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada mais de 17 segundos à frente do companheiro Webber e conquistou o vice-campeonato com estilo.

Para o australiano, garantir a segunda posição foi uma tarefa bem mais complicada.

Nas últimas voltas, o duelo de Webber com Button salvou o GP da completa monotonia.

O novo campeão não conseguiu a ultrapassagem, mas a disputa entre os dois foi bonita de se ver.

Ao contrário da previsão do Blog, Button ficou longe da vitória em Abu Dhabi. Mas terminou a temporada em alta, com uma performance combativa e digna de alguém que acabou de ganhar um título mundial.

Em quarto, Barrichello encerrou o campeonato de forma discreta. Superou Button na classificação, mas permaneceu o tempo inteiro atrás do companheiro de equipe na corrida.

A impressão é que o leve toque com Webber na largada atrapalhou um pouco o desempenho de Barrichello, que manteve um ritmo de corrida mais lento do que o esperado.

Apesar disso, Rubinho ainda conseguiu levar seu carro até o quarto posto. Mais do que isso seria realmente difícil.

A quinta posição ficou com Heidfeld, um piloto que não merece ser deixado de fora da Fórmula 1 em 2010.

Com os quatro pontos marcados neste domingo, o alemão passou o companheiro Kubica e foi o mais bem colocado piloto da BMW no campeonato.

Apesar disso, o futuro ainda é tenebroso para Heidfeld, enquanto Kubica já tem um contrato garantido com a Renault para o ano que vem.

Injustiça? Nem tanto, já que o polonês correu a maior parte do ano claramente desmotivado. Mas Heidfeld, um piloto consistente e lutador, ainda tem muito o que render na Fórmula 1.

Tomara mesmo que o GP de Abu Dhabi não tenha sido o último da carreira de "Quick Nick".

Em sexto e sétimo, a Toyota fechou a temporada de maneira bem digna.

A equipe mais uma vez falhou em conquistar seu grande objetivo - uma vitória - mas teve um ano bastante razoável.

E que ganhou bastante brilho nas últimas duas corridas com a estreia do jovem Kobayashi, um piloto que ainda pode dar muito o que falar na Fórmula 1.

Em Abu Dhabi, o japonês bateu o veterano Trulli e terminou num excelente sexto. Suas chances de continuar na Toyota em 2010 aumentaram bastante, enquanto as de Trulli vão na direção contrária.

Por fim, o último piloto da zona de pontuação foi Buemi. O suíço fechou o ano pontuando nas últimas duas corridas e fez um campeonato acima do esperado.

Se continuar nesse processo de evolução, pode ficar em condições de correr na parte da frente do grid num futuro não tão distante assim.

Na última corrida do ano, muita gente teve um desempenho melancólico.

Rosberg, Kubica, Kovalainen, Raikkonen, Alonso, Nakajima, Grosjean, Fisichella... todos esses se despediram de suas equipes de uma maneira nada espetacular.

Outros, como Alguersuari, Sutil e Liuzzi, não devem mudar de endereço em 2010, mas também tiveram um fim de ano pouco brilhante.

Agora, a Fórmula 1 entra de férias e fica um mês longe das pistas.

A próxima sessão de testes está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Jerez de la Frontera. Serão dias decisivos para quem ainda não tem onde correr em 2010.

Corrida, mesmo, só em março do ano que vem. Até lá, ainda há muito o que acontecer.

Na próxima temporada, o grid poderá ter até 28 vagas - e a maioria ainda não foi preenchida.

Os motores já pararam de roncar, mas o noticiário da Fórmula 1 vai permanecer sempre agitado.