sábado, 14 de junho de 2008

Nelsinho fecha testes de Barcelona na liderança

Finalmente, Nelsinho Piquet mostrou algum poder de reação. Neste sábado, o piloto brasileiro foi o mais rápido no encerramento da bateria de testes em Barcelona, estabelendo o melhor tempo dos três dias de atividades. Para ficar em primeiro, Nelsinho superou em 0.326s o espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren. Líder das sessões de quinta e sexta, o solitário representante da Ferrari, Luca Badoer, caiu para a terceira posição após as atividades de hoje.

"Completamos nosso cronograma sem problemas e aprendemos
bastante. É ótimo terminar na liderança, mas isso é só um teste e eu preciso ter cautela", afirmou Nelsinho no comunicado distribuído à imprensa. De fato, o brazuca registrou sua melhor volta durante uma simulação de treino classificatório. O panorama não vai se repetir no G.P. da França, onde a Renault corre sob pressão por estar em casa. Nelsinho, ao menos, deu um pequeno passo para diminuir o volume de críticas sobre o seu desempenho.

Testando acertos para o carro da Honda, Rubens Barrichello não teve nenhum grande problema e fechou na nona posição no combinado dos três dias de ensaios. "Conseguimos evoluir em aspectos mecânicos, o que me deixa confiante para o G.P. da França", falou Rubinho. As perspectivas da Honda para a corrida de Magny Cours, porém, não são muito otimistas. Finalizar na zona de pontuação já seria um excelente resultado para a equipe.

Logo abaixo, a classificação completa da bateria de testes em Barcelona:


1. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:20.076s
- Sábado
2. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:20.402s
- Sábado
3. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:20.680s - Sábado
4. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:21.037s - Sábado
5. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:21.158s - Sábado
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:21.295s - Sábado
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.614s - Sexta
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.668s - Sexta
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.672s - Sábado
10. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:21.674s - Sábado
11. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:21.761s - Sexta
12. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:21.880s - Sábado
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:22.395s - Sexta
14. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:22.764s
- Quinta
15. Gary Paffet/Inglaterra/McLaren, 1:22.938s - Quinta
16. Anthony Davidson/Inglaterra/Honda, 1:23.208s - Quinta
17. Romain Grosjean/França/Renault, 1:23.899s - Quinta
18. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:24.442s - Quinta

A Fórmula 1 volta à pista na próxima sexta-feira, com os primeiros treinos do Grande Prêmio da França.



Com cerca de dez horas faltando para o encerramento das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot está prestes a conquistar sua primeira vitória na mais tradicional prova de resistência do esporte a motor. No momento, o trio Jacques Villeneuve/Nicolas Minassian/Marc Gené lidera a corrida com meio minuto de vantagem para Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo Capello, que aparecem na segunda posição com um Audi.

A equipe do brasileiro Ricardo Zonta ocupou a ponta por um bom tempo, mas perdeu uma volta em virtude de uma saída de pista de Christian Klien. Agora, o Peugeot de Zonta vem em terceiro lugar. Os outros brazucas estão espalhados pelo pelotão. Vale um destaque para Jaime Melo Jr., que lidera a categoria GT2 com uma Ferrari F430. As 24 Horas de Le Mans encerram-se na manhã deste domingo, às 10h00 de Brasília. Para acompanhar ao vivo, basta clicar no link mais abaixo.

O fim de semana está sendo dominado pelas 24 Horas de Le Mans, mas também vale um registro para os Mundiais de Rally e Turismo. No primeiro, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala vão fazendo a dobradinha da Ford na Turquia, enquanto o tetracampeão Sebastien Loeb não passa de terceiro. Por sua vez, o Mundial de Turismo realiza amanhã sua rodada dupla no circuito de Brno, na República Checa. A pole da bateria inicial é do grande Alessandro Zanardi. Já o brasileiro Augusto Farfus Jr. sai de oitavo.



Quer ver as 24 Horas de Le Mans ao vivo? É só clicar:

Watch live video from channel.34 24H du Mans on Justin.tvEssa foi uma dica da Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Estudo revela: corridas de Fórmula 1 são evento esportivo mais lucrativo do planeta

A Fórmula 1 continua uma máquina de gerar dinheiro. Mesmo prejudicada pelo esvaziado grid de vinte carros e pela rotina de falta de ultrapassagens, a categoria foi apontada hoje como o evento esportivo mais lucrativo do planeta. Essa é a conclusão de um estudo comandado pelo instituto Deloitte Sport Business e publicado no anuário Formula Money, que registra as principais estatísticas financeiras da Fórmula 1.

De acordo com a pesquisa, cada Grande Prêmio gera cerca de US$ 230 milhões de dólares - algo em torno de R$ 375 mi. Em segundo lugar na lista aparecem as partidas da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Um único jogo rende, em média, dez vezes menos do que um evento da Fórmula 1. O próprio estudo, porém, ressalta que a supremacia das corridas não é tão significativa assim.

No ranking que considera os ganhos ao longo de uma temporada, a NFL sobe para o primeiro lugar, com US$ 6,5 bilhões gerados num só ano. A liga americana de beisebol vem na vice-liderança, com US$ 5,1 bi, enquanto a Fórmula 1 cai para o terceiro lugar, somando US$ 3,9 bi de lucro num campeonato inteiro. O evento futebolístico de maior sucesso é a primeira divisão inglesa, que figura no quarto lugar com US$ 3 bi.

Apesar de encomendado por pessoas ligadas à Fórmula 1, o estudo do Deloitte Sport Business é uma amostra do excelente potencial que um investimento na categoria possui. Como nenhum outro esporte, o automobilismo tem ótimo alcance entre um público de alto poder aquisitivo. Gente que vai aos autódromos já disposta a gastar absurdos num simples bonézinho da Ferrari, por exemplo.

A pesquisa tem uma tendência clara de favorecer a Fórmula 1, mas confirma a vocação da categoria para ganhar dinheiro. Em princípio ainda um esporte, mas no fundo cada vez mais um negócio.



As equipes da Fórmula 1 prosseguiram hoje com a bateria de testes em Barcelona. E, pelo segundo dia consecutivo, deu Ferrari na cabeça. Assim como ontem, o piloto reserva Luca Badoer liderou as atividades, dessa vez seguido pelo espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren. Apenas dois brasileiros trabalharam: Rubens Barrichello ficou com o sétimo posto, e Nelsinho Piquet finalizou na oitava e penúltima posição. Os testes em Barcelona encerram-se amanhã. A seguir, os tempos de hoje:

1. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:21.013s (95 voltas)
2. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:21.374s (111)

3. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:21.573 s (97)
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.614s (86)
5. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.669s (86)
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:21.761s (114)

7. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.950s (122)
8. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:22.037s (129)
9. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:22.395s (101)


Nos bastidores, Bernie Ecclestone enviou carta a todos os clubes que compõem a FIA negando os boatos de uma cisão na Fórmula 1. As especulações são resultado da permanência de Max Mosley no comando da entidade, o que seria contra a vontade de Ecclestone e das montadoras. "Sou amigo de Mosley há quarenta anos, e espero continuar sendo", diz Ecclestone num trecho da carta. Após trabalhar abertamente pela renúncia de Mosley, parece que a "amizade" já foi para o vinagre...

Aliado de Ecclestone e apontado como um dos candidatos à presidência da FIA - isto, é claro, no caso da saída de Mosley - Flavio Briatore tem outra preocupação mais importante no momento. Nesta sexta, o chefão da Renault casou-se com a modelo Elisabetta Gregoraci. Para a festa, Briatore alugou um castelo medieval na Itália, e contratou a cantora Beyoncé e o grupo Duran Duran.

Agora fica claro porque Nelsinho Piquet foi o escolhido pela Renault para testar em Barcelona. Oportunidade para o brasileiro ganhar confiança? Nada disso. Fernando Alonso está na lista de convidados. Pelo visto, Nelsinho não...



O vídeo do dia mostra a pancada do japonês Hideki Noda durante o treino classificatório de ontem para as 24 Horas de Le Mans. Um obscuro ex-piloto da Fórmula 1, Noda perde controle do seu Lola Mazda e sai capotando de forma espetacular. Vale a pena conferir:


Esse eu vi no A Mil Por Hora, o novo blog do Rodrigo Mattar

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Fórmula 1 e Luca Badoer - www.motorsport.com
Elisabetta Gregoraci - www.scosta.webhs.pt

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ferrari abre testes de Barcelona na liderança

Luca Badoer foi o mais rápido no primeiro dia de testes em Barcelona, onde a Fórmula 1 inicia sua preparação para o Grande Prêmio da França. O piloto reserva da Ferrari liderou a tabela de tempos desde a manhã, e finalizou as atividades com dois décimos de vantagem para seu adversário mais próximo, Robert Kubica. Completando os três melhores, veio a Red Bull de David Coulthard.

Os testes de hoje transcorreram com relativa tranqüilidade. Não houve registros de problemas mecânicos ou saídas de pistas relevantes, e a bandeira vermelha não precisou ser acionada. À exceção de BMW e Red Bull, as equipes optaram por escalar apenas pilotos de testes. Apontado pela imprensa européia como possível titular da Renault na próxima temporada, o francês Romain Grosjean fez sua estréia com o modelo R28 da equipe francesa, e fechou na oitava posição.

Na Honda, a novidade foi o retorno de Anthony Davidson, piloto de testes da escuderia entre 2001 e 2006. Desempregado desde a falência da Super Aguri, o inglês voltou a guiar um Fórmula 1 pela primeira vez em dois meses, terminando em sexto lugar. Apesar da presença em Barcelona, Davidson vem sendo ignorado nos boatos de meio de temporada, e dificilmente vai ganhar outra chance como titular tão cedo.

A seguir, os tempos desta quinta:

1. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:22.412s (82 voltas)
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:22.682s (69)
3. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:22.724s (21)
4. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:22.764s (79)
5. Gary Paffett/Inglaterra/McLaren, 1:22.938s (36)
6. Anthony Davidson/Inglaterra/Honda, 1:23.208s (81)
7. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:23.619s (112)
8. Romain Grosjean/França/Renault, 1:23.899s (60)
9. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:24.442s (82)

A bateria de testes em Barcelona prossegue amanhã e encerra-se no próximo sábado.



Robert Kubica acaba de vencer o G.P. do Canadá e lidera o campeonato da Fórmula 1. Mas isso não significa que o polonês vai ganhar todos os privilégios dentro da BMW. Ao menos, é isso o que garante o chefe de equipe Mario Theissen. "Não vamos mudar de estratégia nas próximas corridas. Os pilotos terão o mesmo equipamento e vão receber tratamento idêntico por parte do time", disse Theissen ao site Autosport.

Na Renault, a notícia do dia foi uma reportagem do Diario Sport. Segundo a publicação, Fernando Alonso teria recebido um prazo para comunicar à equipe se permanece ou não na próxima temporada. Como a Renault não cumpriu as metas estipuladas no contrato do bicampeão, Alonso estaria livre para deixar o time francês, mas deve revelar sua decisão até o dia 31 de julho. O destino do espanhol, a princípio, seria a BMW.

Em Le Mans, a Peugeot confirmou seu favoritismo e conquistou os três primeiros lugares no grid de largada para a legendária prova das 24 Horas. Na pole, aparece o experiente trio Stephane Sarrazin/Pedro Lamy/Alexander Wurz. O brasileiro Ricardo Zonta sai de segundo, enquanto o campeão Jacques Villeneuve lidera a formação da Peugeot que larga da terceira colocação. Principal adversária da marca francesa, a Audi colocou seus representantes em quarto, quinto e sexto no grid.

As 24 Horas de Le Mans têm largada marcada para as 10 horas da manhã no próximo sábado, horário de Brasília.



O vídeo do dia mostra que Lewis Hamilton não é talentoso apenas atrás do volante. No violento esporte bretão, o inglês também mostra habilidade. A dica é do ótimo blog Voando Baixo:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net e www.motorsport.com

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Peugeot domina primeiro treino oficial das 24 Horas de Le Mans

A Peugeot monopolizou as três primeiras colocações no treino que abriu a programação oficial das 24 Horas de Le Mans. Na ponta da sessão de hoje, Stephane Sarrazin/Pedro Lamy/Alexander Wurz estabeleceram um tempo simplesmente oito segundos melhor do que a pole position de 2007. O trio do brasileiro Ricardo Zonta veio na vice-liderança, enquanto o campeão mundial Jacques Villeneuve encabeça a equipe que apareceu na terceira posição.

A pior das três formações oficiais da Peugeot colocou cinco segundos de vantagem para o melhor Audi na classificação. Vencedora de oito das últimas nove edições das 24 Horas de Le Mans, a marca alemã parece destinada a amargar uma fragorosa derrota neste ano. O trio liderado pelo dinamarquês Tom Kristensen - heptacampeão da histórica corrida - não passou de quarto, seguido pelos outros dois times oficiais da Audi, em quinto e sexto.

Dentre os 165 pilotos inscritos na prova, há cinco brasileiros. Além de Zonta, que integra a equipe oficial da Peugeot e tem chance real de vitória, também vão correr Thomas Erdos, Xandinho Negrão, Jaime Melo Jr. e Christian Fittipaldi. Nos treinos desta semana, eles ficaram espalhados pelo pelotão, e não tiveram condições de disputar as posições de ponta por estarem incritos em categorias inferiores.

A seguir, o resultado do primeiro treino oficial para as 24 Horas de Le Mans:

1. Stephane Sarrazin-Pedro Lamy-Alexander Wurz/Peugeot, 3:18.513s
2. Franck Montagny-Ricardo Zonta-Christian Klien/Peugeot, 3:18.642s
3. Marc Gene-Nicolas Minassian-Jacques Villeneuve/Peugeot, 3:20.451s
4. Tom Kristensen-Allan McNish-Rinaldo Capello/Audi, 3:25.454s
5. Mike Rockenfeller-Alexandre Premat-Lucas Luhr/Audi, 3:25.861s
6. Frank Biela-Emanuele Pirro-Marco Werner/Audi, 3:27.580s
7. Christophe Boullion-Romain Dumas-Emmanuel Collard/Pescarolo, 3:28.533s
8. Daisuke Ito-Yuji Tachikawa-Tetsuya Kataoka/Dome, 3:29.727s
27. Thomas Erdos-Mike Newton-Andy Wallace/RML, 3:44.188s
42. Xandinho Negrão-Nick Leventis-Peter Hardman/Vitaphone, 3:58.497s
43. Christian Fittipaldi-Terry Borcheller-Jos Menten/Modena, 3:59.642s
47. Jaime Melo Jr.-Mika Salo-Gianmaria Bruni/Risi, 4:04.692s


A 76ª edição das 24 Horas de Le Mans tem largada no próximo sábado, dia 14 de junho, e encerra-se na tarde do dia 15.



David Coulthard já começa a pensar na aposentadoria. Ao menos, foi isso o que o escocês deu a entender em entrevista concedida hoje à Motorsport Aktuell. "Sem dúvidas, o relógio está fazendo tique-taque. Mas eu não lamento nada. Tenho tido uma bela jornada na minha vida e na minha carreira", afirmou Coulthard. Mesmo com o podium no G.P. do Canadá, "DC" não tem mais o prestígio de outros tempos na Red Bull. A tendência é que ele seja substituído por Sebastian Vettel na próxima temporada.

Enquanto isso, Lewis Hamilton voltou a mostrar otimismo exagerado, dessa vez falando à Reuters. Após garantir que faria "quinze podiuns até o fim da temporada" - marca que se tornou inalcançável com o abandono no Canadá - e de classificar a McLaren de "imbatível", Hamilton saiu-se com esta hoje: "Fui punido com dez posições no grid do G.P. da França, mas estou confiante de que posso vencer lá. Esse é o meu trabalho. Mas será um grande desafio", disse Hamilton.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar o trágico falecimento de Ove Andersson, antigo chefe de equipe da Toyota na Fórmula 1 e no Mundial de Rally. O dirigente sueco morreu na África do Sul, durante uma competição off-road de carros antigos. Ele dirigia um Volvo de 1957, e bateu de frente com um caminhão. Embora não tenha tido muito sucesso na Fórmula 1 entre 2002 e 2003, Andersson conquistou sete títulos como chefe da Toyota no Mundial de Rally, sendo quatro de pilotos e três de construtores.

Ove Andersson tinha 70 anos.



O vídeo do dia é uma longa reportagem sobre a carreira de Rubens Barrichello, incluindo cenas raras da infância, dos bastidores e dos primeiros passos da trajetória de Rubinho. Vale a pena conferir:


Nos vemos por aí!

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Ove Andersson -
www.news.bbc.co.uk
Demais - www.motorsport.com

terça-feira, 10 de junho de 2008

Hamilton: "Não há quem possa parar a McLaren"

Apenas dois dias após abandonar o G.P. do Canadá de forma vergonhosa, Lewis Hamilton transbordou de otimismo em entrevista ao jornal Daily Express desta terça. Sem medir palavras, o inglês afirmou categoricamente que a McLaren não terá adversários se mantiver o mesmo ritmo de Montreal. Por causa do acidente com Kimi Raikkonen, Hamilton vai perder dez posições no grid do G.P. da França, mas nem isso parece afetar sua confiança:

"Meu astral para as próximas corrida é muito forte. Nós destruímos a concorrência no último fim de semana. Com esse carro, não há quem possa parar a McLaren", afirmou Hamilton. Além disso, o inglês também criticou a regra do safety car, que complicou sua corrida no Canadá: "Nesse ponto, o regulamento é bobo. Se estamos no meio de uma prova, por que precisamos ser parados no fim do pit lane? Mas a regra é assim, e eu respeito. Só acho que os comissários foram muito rigorosos comigo na punição".

Reclamações à parte, Hamilton sabe que não será tão fácil assim garantir o título da atual temporada. Na França, o inglês vai precisar fazer uma difícil corrida de recuperação, saindo do meio do grid. Vale lembrar que, no ano passado, Fernando Alonso largou de décimo e - mesmo fazendo prova bastante agressiva - não passou de sétimo. Apesar disso, Hamilton continua firme na disputa pelo campeonato.

Mas a bobagem em Montreal pode custar muito, muito caro.



A Toro Rosso acaba de ganhar mais uma compradora em potencial. Agora, quem aparece como mais nova candidata a adquirir o time de Vettel e Bourdais é a Ultimate, equipe presente em categorias de base como a World Series e a Fórmula 3 Inglesa. "Estamos negociando. Se tudo der certo, o objetivo é colocar nossa escuderia no grid da Fórmula 1 já em 2009", revelou o dono da Ultimate, Barry Walsh, à Autosport. Ter uma equipe novata com pedigree no esporte a motor seria uma ótima notícia.

Na Renault, o clima é de total desilução com a péssima fase que o time atravessa. Nesta terça, o grande astro da escuderia francesa, Fernando Alonso, deu os primeiros indícios de que pode estar jogando a toalha: "Teremos algumas novidades para as próximas corridas. Se o pacote não funcionar, porém, a temporada já estaria encerrada. Aí, seria o caso de começar a planejar o ano que vem", disse Alonso. Mas será que o bicampeão vai aceitar permanecer na instável Renault em 2009?

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a volta de Lucas di Grassi à GP2. Atual vice-campeão da categoria, o brasileiro vinha exercendo o cargo de piloto de testes da Renault, sem muita visibilidade. Até ontem, quando foi anunciado que di Grassi vai substituir o inglês Ben Hanley na equipe Campos, uma das principais da GP2. O líder do campeonato, Bruno Senna, soma 24 pontos após três etapas. Faltam mais sete para o encerramento da temporada.

Será que dá tempo para Lucas entrar na briga pelo título?



O vídeo do dia mostra a ultrapassagem do ano até aqui. Felipe Massa sobre Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello, ao mesmo tempo, no hairpin do circuito Gilles Villeneuve. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

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www.gpupdate.net

segunda-feira, 9 de junho de 2008

McLaren reprova punição a Hamilton por acidente nos boxes

A McLaren não digeriu muito bem a pena recebida por Lewis Hamilton em virtude do bizarro acidente no G.P. do Canadá. Pela barbeiragem dentro dos boxes de Montreal, o inglês vai perder dez posições no grid da próxima etapa da Fórmula 1, na França. Após ser notificado da decisão dos comissários, o chefe-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, não perdeu a oportunidade de criticar a punição, e de dar uma leve cutucada em seus rivais da Ferrari:

"Estou desapontado, mas essa é uma decisão soberana dos comissários. Vamos tentar fazer o nosso melhor na França. Só acho que o critério usado com Kimi Raikkonen em Mônaco foi diferente", disparou Whitmarsh. Em Monte Carlo, o atual campeão cometeu um erro nas voltas finais e encheu o alemão Adrian Sutil, que vinha tendo uma atuação brilhante. O piloto da Force India precisou abandonar, enquanto Raikkonen ainda fechou a corrida em nono.

Embora a crítica de Whitmarsh seja válida, as situações são bem diferentes. Na prova de Mônaco, Raikkonen errou no fim da prova, num momento em que carros e pilotos estão mais propensos a falhas. Por outro lado, o bisonho acidente de Hamilton teve toques inaceitáveis de imprudência e desatenção. Além disso, o inglês claramente "escolheu" atingir Raikkonen quando viu que não poderia evitar uma batida. É óbvio que Hamilton não vai admitir isso, mas as imagens são muito esclarecedoras.

No dia seguinte ao constrangedor abandono no Canadá, Hamilton recebeu uma enxurrada de críticas da imprensa inglesa, que classificaram o acidente de "medonho" e "aterrorizador", entre outros adjetivos ainda mais agressivos. Vítima da afobação do piloto da McLaren, Raikkonen preferiu um tom moderado, e afirmou que "qualquer um pode cometer erros".

Hamilton, porém, já está estourando sua cota de bobagens.


A Honda confirmou neste fim de semana que deseja promover a estréia da musa Danica Patrick num carro de Fórmula 1. De acordo com o chefe da equipe japonesa, Nick Fry, o plano é oferecer um teste à morena após o encerramento da atual temporada, provavelmente em Barcelona ou Jerez de la Frontera. Por enquanto, a chance de Danica transferir-se para a Fórmula 1 ainda é bastante remota. Mas o teste deve dar impulso a algumas especulações...

No Canadá, o principal boato do paddock garantia que a permanência de Max Mosley na presidência da FIA poderia significar uma cisão na Fórmula 1. Ao que parece, equipes e montadoras uniriam-se sob a batuta de Bernie Ecclestone para criar uma nova categoria. Mas o chefão da McLaren, Ron Dennis, negou os rumores. "A possibilidade não é viável. Queremos estabilidade na Fórmula 1", afirmou Dennis. Ótima notícia, porque uma divisão enfraqueceria o esporte a motor como um todo.

De todas as declarações desta segunda-feira, nenhuma chamou mais atenção do que o lamento de Nick Heidfeld. Segundo colocado na prova de Montreal, o alemão admitiu certa decepção por deixar a vitória escapar para Robert Kubica, e negou interferência da BMW na disputa com o polonês. "Foi a melhor oportunidade de vencer que já tive na carreira. Não houve ordem de equipes. Ninguém me mandou deixar Kubica passar, mas era óbvio que eu não dificultaria a corrida dele", falou Heidfeld.

Agora, fica a pergunta: se fosse Kubica à frente, será que teria facilitado a ultrapassagem do companheiro como Heidfeld fez?



Segunda pós-corrida é dia de "Los Quemagomas", a série animada que brinca com o mundo da Fórmula 1. O episódio do G.P. do Canadá é o nosso vídeo do dia:



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.motorsport.com

domingo, 8 de junho de 2008

Análise do Grande Prêmio - Canadá/Montreal (08/06/2008)

Análise dos pilotos:

Robert Kubica
Faltava apenas um pouco de sorte para pintar a primeira vitória. Kubica não só lidera o campeonato, como também vai levando de forma incontestável o título de melhor piloto do ano.
Nota: 10

Nick Heidfeld
Não teve forças para acompanhar o ritmo de Kubica, mas também fez uma prova de destaque. Com uma tática excelente, garantiu a dobradinha num dia inesquecível para a BMW.
Nota: 9

David Coulthard
Pode ter tido seu último momento de glória na Fórmula 1. Para muitos, Coulthard não permanece na categoria em 2009. Ao menos, mostrou que ainda é capaz de conseguir grandes resultados.
Nota: 9

Timo Glock
Cometeu alguns erros, que quase estragaram sua ótima performance. Mas manteve a cabeça no lugar, e ainda conseguiu resistir à pressão de Massa nos momentos finais da corrida.
Nota: 8

Felipe Massa
Foi o piloto mais combativo do dia. Apesar dos problemas da Ferrari, não desistiu nunca. Sua ultrapassagem sobre Kovalainen e Rubinho é a mais espetacular do ano até aqui.
Nota: 8

Jarno Trulli
No total, rodou pelo menos cinco vezes ao longo do fim de semana. Durante a corrida, porém, manteve o carro na pista. Fez um bom sexto lugar, embora tenha sido claramente batido por Glock.
Nota: 7

Rubens Barrichello
Mesmo com febre, teve uma atuação brilhante. Largou muito bem, escolheu uma tática inteligente e andou sempre entre os líderes. Se o carro da Honda não fosse tão ruim, teria feito um podium.
Nota: 8

Sebastian Vettel
Pontuou pela segunda vez seguida com a Toro Rosso, o que é uma façanha. Nas voltas finais, mostrou bastante garra ao se defender dos ataques de Kovalainen.
Nota: 8

Heikki Kovalainen
É provavelmente o piloto mais azarado da temporada. Dessa vez, foi prejudicado pela entrada do safety car, que lhe custou várias posições. Apesar disso, tinha carro para terminar nos pontos.
Nota: 5

Nico Rosberg
Uma sensacional atuação nos treinos arruinada por um erro bobo dentro dos pits. Rosberg é um piloto promissor, mas ainda tem dificuldades para aproveitar boas oportunidades.
Nota: 4

Jenson Button
Um dos piores G.Ps. da carreira do inglês. Tomou um drive through por fazer um reabastecimento com os boxes fechados, e perdeu qualquer possibilidade de pontuar.
Nota: 3

Mark Webber
Dessa vez, não foi páreo para o veterano Coulthard. Rodou na classificação, e repetiu o erro durante a corrida. Deveria ter marcado pontos, mas não conseguiu manter o carro na pista.
Nota: 3

Sebastien Bourdais
Fez sua pior corrida na Fórmula 1, como ele mesmo admitiu. Foi amplamente batido por Vettel, e jamais saiu das últimas posições.
Nota: 3

Giancarlo Fisichella
É neste ponto da temporada que o italiano costuma perder a motivação. No Canadá, Fisico já mostrou os primeiros sintomas de desinteresse. Foi sempre mais lento do que Sutil, e abandonou após rodar sozinho.
Nota: 2

Kazuki Nakajima
Por inexperiência, jogou fora alguns pontinhos depois de perder o bico num acidente evitável. Apesar de tudo, vem mantendo um ritmo bem próximo ao de Rosberg.
Nota: 5

Fernando Alonso
Continua tentando andar mais do que o carro. Suas performances aos sábados são dignas de um bicampeão, mas as corridas têm sido recheadas de frustração.
Nota: 6

Nelsinho Piquet
Desempenho fraco no sábado. Na corrida, porém, até que teve uma performance razoável, correndo bem perto de Alonso. Sua rodada foi provavelmente resultado de um problema de freios.
Nota: 4

Kimi Raikkonen
Vítima da justiça divina, foi tirado da corrida por Hamilton, duas semanas após encerrar a brilhante corrida de Sutil em Mônaco. Não fosse o acidente, provavelmente teria vencido.
Nota: 7

Lewis Hamilton
Só não recebe a nota mínima por causa da magnífica pole. Mas na corrida cometeu um erro patético e constrangedor para alguém do seu nível. Hamilton deve estar coberto de vergonha até agora.
Nota: 2

Adrian Sutil
Teve o mérito de embolar toda a corrida com o seu abandono, que causou a entrada do safety car. Ao menos, portanto, sua participação não passou desapercebida.
Nota: 5

Análise das equipes:

Ferrari
Ao que parece, o problema de Massa nos boxes não foi culpa da equipe. Assim como o abandono de Raikkonen nada teve a ver com falhas da Ferrari. No fim, apenas um fim de semana de pouca sorte.
Cotação: ***

BMW
O G.P. do Canadá não poderia ter sido mais perfeito para o time alemão. Título ainda parece um objetivo distante para esta temporada. Mas nas próximas...
Cotação: *****

McLaren
A equipe teve sua parcela de culpa no acidente de Hamilton, que não foi avisado sobre o sinal vermelho no fim dos boxes. E a tática de Kovalainen, mais uma vez, provou-se bem equivocada.
Cotação: **

Red Bull
Estratégia excelente para garantir um podium a Coulthard. Já Webber não manteve o ritmo das corridas anteriores. Sobre isso, a Red Bull nada pôde fazer.
Cotação: ****

Toyota
Pontuou com os dois carros pela primeira vez na temporada. Os pilotos cometeram erros, mas a ótima tática deu tranqüilidade para Glock e Trulli finalizarem entre os líderes.
Cotação: ****

Williams
Desperdiçou uma boa chance de somar pontos importantes, culpa principal dos pilotos. Pelo menos o carro mostrou potencial.
Cotação: ***

Renault
Tática ruim, ritmo fraco e carro nada confiável. Mais uma prova decepcionante para a Renault. Nesse ritmo, Alonso não vai querer continuar no ano que vem...
Cotação: *

Honda
Impressionante a falta de velocidade do carro em reta. Mesmo assim, Rubinho ainda salvou um sétimo. Mas não há ilusão: a Honda ainda precisa melhorar bastante.
Cotação: ***

Toro Rosso
Marcou um pontinho com Vettel, graças a mais uma espetacular performance do alemão. Por outro lado, Bourdais sofreu com o carro ao longo de todo o fim de semana.
Cotação: ***

Force India
Não bastasse a lentidão do carro, ainda tem dificuldades para completar as corridas. Dessa vez, Sutil quebrou e Fisichella bateu, quando já não havia mais esperanças de pontos.
Cotação: *

Análise da corrida:

A melhor do ano, sem dúvida nenhuma. No total, sete pilotos - Hamilton, Heidfeld, Rubinho, Coulthard, Trulli, Glock e Kubica - dividiram a liderança, estabelecendo um novo recorde para esta década. O vencedor esteve indefinido até a última rodada de paradas, e as disputas por posição foram constantes. Além disso, é sempre legar ver os favoritos em dificuldades, e um azarão levando a vitória no final.
Nível da corrida: Excelente

Análise do campeonato:

O título permanece totalmente em aberto. Kubica lidera a tabela de pontos, mas nem a BMW acredita que o polonês vai manter essa posição até o fim do ano. Hamilton, Massa e Raikkonen estão separados em apenas três pontos, e devem se revezar na ponta do campeonato até a reta final da temporada. Por enquanto, acertar quem será o campeão continua uma tarefa bem ingrata.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos palpites:

Vitória: Robert Kubica. Na mosca!
Pole position: Felipe Massa. Aqui, errei de longe. Na classificação, Massa foi apenas o sexto...
Decepção do G.P.: Toyota. A equipe japonesa escapou da minha secada e pontuou com os dois pilotos pela primeira vez no ano
Primeiro abandono: Jarno Trulli. O italiano cometeu vários erros ao longo do fim de semana, mas finalizou num bom sexto lugar
Zona de pontuação:
1. Robert Kubica (PALPITE CORRETO)
2. Lewis Hamilton (Nick Heidfeld)
3. Felipe Massa (David Coulthard)
4. Heikki Kovalainen (Timo Glock)
5. Kimi Raikkonen (Felipe Massa)
6. Nick Heidfeld (Jarno Trulli)
7. Mark Webber (Rubens Barrichello)
8. Fernando Alonso (Sebastian Vettel)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)

Errei tudo, menos a aposta que mais interessa. Jogar minhas fichas em Kubica para a vitória compensou os meus outros enganos. Jarno Trulli e a Toyota foram bem, escapando da minha secada. Felipe Massa também passou longe da pole position no sábado. Mas a minha intuição sobre Kubica mostrou-se perfeita: na primeira vez em que palpitei no polonês, acertei na mosca. Lembrem-se que eu já vinha avisando sobre isso desde quinta-feira...
Balanço dos palpites: Ótimo
Placar da temporada: Três acertos em sete possíveis (42,85% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Kubica desencanta e BMW faz a festa no Canadá

Já estava mais do que na hora. Depois de bater na trave em algumas oportunidades, Robert Kubica finalmente conquistou sua merecida primeira vitória na Fórmula 1. E a BMW, de quebra, ainda fez a dobradinha com Nick Heidfeld. David Coulthard usou a experiência para terminar num excelente terceiro, enquanto Felipe Massa salvou um quinto lugar num dia complicado para a Ferrari. Dentro dos boxes, Lewis Hamilton causou um estúpido acidente com Kimi Raikkonen, e os dois abandonaram.

A chuva prometida pela previsão do tempo não veio, mas os pilotos encontram enormes dificuldades na pista de Montreal. Em péssimo estado, o asfalto se soltava em vários pontos, e precisou ser recapeado em caráter de urgência pelos organizadores. O trabalho foi feito às pressas, durante a madrugada de sábado para domingo. Para horror dos pilotos, a nova superfície não só falhou em corrigir os problemas, como piorou ainda mais a situação.

Por isso, a largada quase teve de ser feita atrás do safety car. A direção de prova, porém, optou por um procedimento normal. Na saída, os seis primeiros colocados mantiveram suas posições, enquanto Rubens Barrichello pulou de nono a sétimo. O pole Lewis Hamilton não demorou a abrir uma pequena vantagem, dando pinta de uma vitória fácil. Mas o G.P. do Canadá estava apenas começando.

Na volta 13, o abandono de Adrian Sutil mudaria o destino da corrida. Vitimado por uma provável quebra de motor, o alemão parou seu carro no meio da pista, provocando a entrada do safety car. Todos os líderes rumaram para os pits ao mesmo tempo, numa cena típica de Fórmula Indy. A BMW trabalhou mais rápido e colocou Kubica na liderança, com Raikkonen colado. Os dois se encaminharam à saída dos boxes, que estava fechada para a passagem dos carros que haviam permanecido na pista.

Prejudicado pelo trabalho lento da McLaren, Hamilton caiu para terceiro. Afobado, o inglês não viu o sinal vermelho e acertou em cheio Raikkonen, que esperava parado ao lado de Kubica. Para sorte do polonês, seu carro não foi atingido por Hamilton. Segundos depois, Nico Rosberg cometeu o mesmo erro do piloto da McLaren e também provocou um pequeno acidente. O saldo final: abandono imediato para Hamilton e Raikkonen, além de um bico quebrado para Rosberg.

Nick Heidfeld, que era o sétimo antes da entrada do safety car, assumiu a liderança da prova, com o inspirado Rubens Barrichello na segunda posição. Kubica, o primeiro dos pilotos que já haviam visitado os boxes, aparecia somente em nono. E a única Ferrari na pista, de Felipe Massa, vinha no último lugar em virtude de um problema no reabastecimento. A mangueira de combustível não funcionou e Massa precisou retornar aos boxes, despencando na classificação da prova.

Na relargada, Heidfeld logo abriu distância na ponta, enquanto o restante do pelotão mantinha-se próximo. O asfalto continuava piorando lentamente, e nem todos conseguiam evitar erros. O primeiro a sair da pista foi Nelsinho Piquet, que vinha tendo uma atuação promissora. Correndo imediatamente atrás de Fernando Alonso, o piloto brazuca perdeu o controle de sua Renault na curva três de Montreal, rodou e teve sorte de não acertar o muro. Mesmo assim, sua corrida ficou comprometida.

Após estabelecer uma vantagem considerável em primeiro, Heidfeld realizou sua parada e deixou a liderança para Rubinho. O veterano da Honda comandou o pelotão durante sete voltas, antes de fazer seu próprio reabastecimento. Nos giros seguintes, David Coulthard, Jarno Trulli e Timo Glock também chegaram a ocupar brevemente a primeira posição, mas todos precisaram visitar os boxes.

Com o fim da rodada de paradas, a liderança caiu no colo de Kubica. O polonês então acelerou para valer durante um período de dez voltas, abrindo distância suficiente para voltar à frente do companheiro Heidfeld. Kubica realizou sua segunda e última parada na volta 48, e retornou ainda na ponta. Daí até a bandeirada, foi apenas um passeio para a dupla da BMW, que conquistou a dobradinha no Canadá com autoridade e méritos.

Coulthard finalizou em terceiro após ganhar bastante tempo na estratégia de paradas, enquanto Glock marcou seus primeiros pontos com um suado quarto lugar. Depois de cair para último, Massa fez uma corrida combativa, realizando uma série de belas ultrapassagens. A mais bonita foi sobre Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello, superados por Massa numa única e espetacular manobra.

A Toyota somou mais pontos com Trulli, sexto colocado. Correndo com febre, Rubinho sofreu com a pequena velocidade de reta da Honda, mas ainda terminou num bom sétimo. Por fim, fechando a zona de pontuação, veio Sebastian Vettel. O alemão teve mais uma atuação surpreendente, e conseguiu a proeza de pontuar pela segunda vez seguida com a Toro Rosso.

Os demais pilotos, quase sem exceção, tiveram um dia bem difícil. Kovalainen perdeu tempo ao fazer fila no box atrás de Hamilton, e não passou de nono. Já Rosberg ainda finalizou em décimo apesar do bico quebrado na confusão com Hamilton e Raikkonen. Também completaram a prova Jenson Button, Mark Webber e Sebastien Bourdais, todos os três ofuscados pelos companheiros de equipe.

Nelsinho Piquet abandonou com problemas mecânicos, enquanto Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella se retiraram por causa de rodadas. Para terminar a conta, Kazuki Nakajima precisou desistir da prova após protagonizar o segundo acidente do dia dentro dos boxes. O japonês perdeu o bico, que ficou preso embaixo do carro, e não conseguiu fazer a curva do pit lane. Nakajima bateu de forma até engraçada, mas o seu infortúnio em nada se comparou ao mico que Hamilton já havia pago mais cedo.

Logo abaixo, a classificação final do G.P. do Canadá e as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:

1. Robert Kubica/Polônia/BMW, 70 voltas em 1h36:24.447s
2. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 16.495s
3. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 23.352s
4. Timo Glock/Itália/Toyota, a 42.627s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 43.934s
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 47.775s
7. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 53.597s
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 54.120s
9. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 54.433s
10. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 54.749s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1:07.540s
12. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1:11.299s
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1 volta
Não completaram:
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Acidente na volta 51
Kazuki Nakajima/Japão/Williams, Acidente na volta 46
Fernando Alonso/Espanha/Renault, Problema Mecânico na volta 44
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Problema Mecânico na volta 39
Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, Acidente na volta 19
Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, Acidente na volta 19
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, Problema Mecânico na volta 13
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:17.387s na 14ª volta

Mundial de Pilotos: 1. KUBICA, 42 pts; 2. Hamilton e Massa, 38 pts; 4. Raikkonen, 35 pts; 5. Heidfeld, 28 pts; 6. Kovalainen e Webber, 15 pts; 8. Trulli, 12 pts; 9. Alonso, 9 pts; 10. Rosberg, 8 pts; 11. Nakajima, 7 pts; 12. Coulthard, 6 pts; 13. Glock, Vettel e Barrichello, 5 pts; 16. Button, 3 pts; 17. Bourdais, 2 pts; 18. Fisichella, Piquet, Sato, Davidson e Sutil, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 73 pts; 2. BMW, 70 pts; 3. McLaren, 53 pts; 4. Red Bull, 21 pts; 5. Toyota, 17 pts; 6. Williams, 15 pts; 7. Renault, 9 pts; 8. Honda, 8 pts; 9. Toro Rosso, 7 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts

A próxima parada da Fórmula 1 é o G.P. da França, no dia 22 de junho. Logo mais, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as atuações de pilotos e equipes em Montreal. Até já!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/ e http://www.motorsport.com/