quinta-feira, 13 de março de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Austrália

Depois de quatro meses de inatividade, a Fórmula 1 finalmente volta às pistas com o Grande Prêmio da Austrália, primeira das 17 corridas do calendário deste ano. Para os fãs da categoria, a angustiante espera enfim terminou, e agora é a hora certa de cravar palpites para a prova de domingo. Quem vai levar a melhor em Melbourne? O Blog, pelo menos, já fez a sua aposta.

Como eu já havia adiantado na última edição da Radio OnBoard, jogo minhas fichas no campeão Kimi Raikkonen. Vencedor do G.P. da Austrália no ano passado, o finlandês está em plena forma. E provou isso ao liderar os primeiros treinos desta sexta, colocando uma confortável distância de meio segundo para o seu adversário mais próximo, Lewis Hamilton. Pelo visto, Raikkonen é realmente o piloto a ser batido no momento.

No duelo entre Ferrari e McLaren, o time de Maranello parece levar ligeira vantagem. Por isso mesmo, minha expectativa é que Felipe Massa seja o principal oponente de Raikkonen na Austrália. O brasileiro tem capacidade para superar seu companheiro de equipe, mas isso não será nada fácil. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton também entra forte na luta pela vitória, enquanto as chances de Heikki Kovalainen são um pouco mais reduzidas.

Um pouco mais atrás, a BMW é a minha favorita na disputa da "segunda divisão". Embora não tenha feito uma pré-temporada marcante, a equipe alemã parece ter alguma carta na manga. Por sua vez, Fernando Alonso deve lutar contra as limitações de sua Renault, e ainda pode salvar um resultado razoável. Em condições normais, porém, o espanhol dificilmente passa da quinta posição.

Estreando na Fórmula 1, Nelsinho Piquet precisa ter como principal objetivo na Austrália completar a prova na zona de pontuação. Mas essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Além de BMW e Renault, Williams, Red Bull e Toyota também apresentam desempenhos constantes. Sem dúvidas, a luta no segundo pelotão tem tudo para ser muito equilibrada. É uma pena que Rubens Barrichello e a Honda não tenham fôlego suficiente para andar junto com esse grupo.

Agora, sem mais delongas, vamos ao Palpitão do Grande Prêmio da Austrália:

Palpites do Blog para:

Vitória: Kimi Raikkonen
Pole Position: Felipe Massa
Primeiro Abandono: Anthony Davidson
Decepção do G.P.: Super Aguri
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen
2. Felipe Massa
3. Lewis Hamilton
4. Heikki Kovalainen
5. Robert Kubica
6. Fernando Alonso
7. Nick Heidfeld
8. Nico Rosberg

Depois da corrida, o Blog faz a retrospectiva dos seus erros e acertos no Balanço dos Palpites, que vai ao ar junto com a seção Análise do Grande Prêmio.


A venda da Super Aguri para o Magma Group já comete a produzir mudanças visíveis. Nesta sexta, os pilotos da equipe apareceram em Melbourne com um macacão vermelho e preto, enquanto a pintura do carro também ganhou alguns tons negros. Segundo a imprensa européia, a Super Aguri pode trocar suas cores e até o seu nome antes do G.P. de Mônaco, em maio. Diretor-técnico do time desde 2006, o competente Daniele Audetto está perto de ser dispensado. Um mau sinal...

Ao mesmo tempo, autoridades da cidade de Sidney revelarem hoje ter interesse em assumir a organização do G.P. da Austrália após 2010, quando expira o contrato da Fórmula 1 com Melbourne. Pelo visto, o plano é reformar o circuito de Eastern Creek, que poderia ganhar um sistema de iluminação para corridas noturnas. Até agora, tudo não passa de especulação, mas tudo leva a crer que a Fórmula 1 não deve mesmo permanecer em Melbourne.

Por fim, o Blog precisa fazer uma rápida correção: ao contrário do que este espaço havia afirmado nos últimos dias, Ron Dennis vai, sim, estar presente ao G.P. da Austrália. O chefão da McLaren, aliás, admitiu hoje em entrevista coletiva que a saída de Fernando Alonso realmente fez diferença na equipe. "Ele é um dos melhores pilotos do mundo, e claro que faz falta. Mas acho que Alonso também vai sentir falta de nós, já que o carro dele não é competitivo", falou Dennis.

De fato, Alonso não deve estar nada satisfeito com o rendimento da sua Renault. Só que o seu período na McLaren não deixou nenhuma saudade...


O vídeo do dia é uma dica do Speeder, que escreve o excelente Continental Circus. Trata-se de mais uma coletânea de imagens da história da Fórmula 1. Mas esta, em especial, é impecavelmente editada e inclui cenas de todos os períodos da categoria. Vale a conferida:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

15 comentários:

Anônimo disse...

Grande Gustavão, desta vez vou discordar de voce meu caro. Estou sentindo cheiro de vitória do Lewis. Essa Mclaren eh q tá escondendo o jogo!! Olha aí:

1 - Hamilton
2 - Massa
3 - Kimi
4 - Alonso
5- Kovalanen
6 - Nelsinho
7 - Heidfeld
8 - Rosberg

Abs

Guga Schultze disse...

Lógica é uma coisa, torcida é outra. Minha torcida é pro Kimi, desde quando ele começou na F1, apesar do Galvão Bueno ignorar o cara totalmente. Torço pro Massa e pro Nelsinho, pro Weber também (tô botando fé nessa temporada que o Weber vai finalmente aparecer), pro Kubica e pro Vetel.
Vou apostar que o Weber vai surpreender na Austrália. Vamos ver.

Anônimo disse...

Meu palpite é

1 - Hamilton
2 - Kimi
3 - Massa
4 - Kovalanen
5 - Alonso

Anônimo disse...

Gustavo,

Esse vídeo é demais, fiquei super emocionada! Bom, ainda não tenho os meus palpites formados, irei apostar no bolão da minha comunidade do Massa no Orkut mais tarde e vamos ver se eu consigo ter algum sucesso, hehehehe. Mas eu acho, e torço, pra que dê Ferrari!

Bjs

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Espero que sim! Bom saber que curtiu a idéia do bolão inter-blog, pode deixar que eu organizo a bagaça! Só me mande um e-mail (ou comente no Motor Haus, ou deixe um scrap) confirmando se o seu palpite será realmente o deste post.

Por enquanto pegarei apenas palpites da 1ª corrida, até pq estamos em cima da hora, mas depois pedirei de todas as outras etapas. Portanto, vá pensando, hehehe!

Abraço!

Carlos Garcia disse...

Kimi Raikkonen consistente, mas ficou devendo um pouco no segundo treino. As imagens do treino de ontem me deixaram com a sensação que a proibição do freio motor foi bem mais interessante que a proibição do TC.

Super Aguri beeeem mais bonita.

Agora... não deu pra tirar nenhuma conclusão não... cada um treinando uma coisa diferente, em um momento diferente e de uma forma diferente!!!

Anônimo disse...

Pantaneiro:

Massa
Kimi
Lewis
Rosberg
Trulli
Webber
Piquet
Fisico

Palpite meio doido, mas acho que o Kova não se da muito bem neste circuito, acho que Williams, e Red Bull brigam para ser terceira força, mas acredito que a Toyota va se entrometer neste meio (nesta prova) Piquet e Fisico eu coloquei porque acho que od dois farão corrida de espera. Vamos ver

Anônimo disse...

Palpites para a Superpole:
1)Massa
2)Hamilton
3)Kimi
4)Alonso
5)Kubica
6)Kova
7)Heidfeld
8)Rosberg
9)Carro da RedBull
10)Carro da Toyota

Pois é, cara, vou me resguardar primeiro tentando ser mais conservador nos palpites. Agora, quem vai pontuar fica pra amanhã, dependendo do grid oficial.

Abraços!

Anônimo disse...

Não poderia deixar de dar meu palpite. Concordo com o Mauricio, a Mclaren está escondendo o jogo. Mas concordo com o seu palpite final.

Para mim ficará assim:

1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Felipe Massa
4. Kovalainen
5. Kubica
6. Alonso
7.Heidfeld
8.Rosberg

Até amanhã!

Anônimo disse...

Teu blog mantém a mesma qualidade desde o início. Fui dos primeiros a acompanhar, fiquei um tempo afastado e volto a vê-lo com todas as informações pra atualizar quem gosta de ver a F-1 sabendo as novidades (e os bastidores). Meu palpite esse ano - ao contrário de 2007, quando antecipei o fracasso - aposto em Massa. Sinto o Felipe amadurecido, diria pronto, finalmente. Ano passado ele não passava convicção de que tinha consciência da potência da Ferrari. E sentiu a responsabilidade de substituir o Schumacher. A derrota pro Mika, se meu raciocínio estiver correto, também contribuiu, pois agora fica aquela sensação na Ferrari de que "é a vez do Massa". E, melhor de tudo, com o Alonso fora de combate. O Lewis não me preocupa. Ele é seu maior adversário. Abração. Ah, em tempo: tem um errinho no texto. Não é "Um mal sinal...", mas "Um mau sinal".
Mal é contrário de Bem; Mau é contrário de Bom.

Anônimo disse...

Que vídeo fantástico!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelos comentários!

Maurício, Guilherme, Priscila e Pantaneiro: Seus palpites estão anotados! Pelo visto, vocês estão levando fé no Hamilton e no Massa, não é? Eu não descarto nenhum dos dois para a vitória, mas ainda acho o Kimi um candidato mais forte. Vamos ver quem acerta depois!

Anônimo: Obrigado pelos elogios! Para ser campeão neste ano, o Massa precisa superar uma barreira: ele ainda não consegue vencer corridas saindo de trás. Em todas as suas vitórias, Massa largou da pole, liderou quase todas as voltas e ganhou com autoridade. Ou seja: em seus dias "sim", Massa é quase imbatível. Potencial ele tem para ganhar de Kimi, Hamilton, Alonso e companhia. Sobre o erro do "mal/mau": você está certo, foi um lapso meu! Vou corrigir daqui a pouquinho, valeu!

Carlos: Obrigado pelo elogio!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Meu xará Guga, quase deixei passar a sua mensagem! Sobre o Mark Webber: assim como você, acredito que ele vai melhorar em relação ao ano passado. Duvido que o Coulthard termine esta temporada com mais pontos do que o australiano, como aconteceu em 2007.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Leitor assíduo, primeiro comentário hj, por causa do belo video. Só perde pro video da Kombi turbinada.

Abs e dalhe brasileiros!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Supergabizao,

Obrigado pelos elogios, valeu mesmo! Também estou na torcida por Massa, Nelsinho e Rubinho, vamos ver o que eles consegue no G.P. da Austrália!

Grande abraço,

Gustavo Coelho