quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Red Bull apresenta RB6 com um só objetivo em mente: o título

Finalmente, chegou a hora da tão esperada apresentação do novo carro da Red Bull, o RB6.

Projetada pelo engenheiro Adrian Newey - um homem que não ganhou o apelido de "mago" à toa - a máquina da equipe austríaca foi revelada de maneira discreta em Jerez de la Frontera, pouco antes do início dos testes coletivos desta quarta-feira.

A princípio, pelo menos no visual, a nova Red Bull não traz nenhuma gigantesca revolução, daquelas que forçariam todas as adversárias a rever seus conceitos logo de cara.

Mas o RB6 é um modelo cheio de detalhes. E que certamente vai estar entre os primeiros colocados na próxima temporada.

Fazendo uma análise superficial, o RB6 parece apenas uma evolução de seu antecessor, o RB5.

Vários conceitos lançados no carro do ano passado estão de volta: a "bigorna" na parte de trás do carro, o bico em formato de "V" e a suspensão "pull-road" - embora esse último aspecto não seja perceptível apenas com fotos.

As verdadeiras inovações do RB6, porém, simplesmente não têm como ser avaliadas já neste momento.

Repare no formato da asa traseira, por exemplo, que parece projetada em forma de escudo. Muito mais longa que a das adversárias, ela se estende até lá embaixo e quase toca no difusor.

Para quê essa mudança? Não faço ideia. Mas Adrian Newey deve saber o que está fazendo.

Para muitos - incluindo o escriba deste Blog - a Red Bull larga como "a" favorita.

Sim, é bastante cedo para qualquer palpite. Mas se eu precisasse escolher agora quem vai ser o campeão de 2010, aí vai a minha aposta antecipada: Sebastian Vettel.

Ao lado de Mark Webber, o alemão vai formar a dupla da Red Bull neste ano e só tem o título como objetivo.

Em 2009, tanto Vettel quanto a Red Bull surpreenderam ao terminar a temporada em segundo lugar. Agora, só mesmo o troféu de campeão é melhor do que isso.

Logo abaixo, algumas fotos. Preste atenção especial na primeira, que mostra o novo desenho da asa traseira com clareza e ainda dá uma ideia de como ficou o projeto do difusor:









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Os testes de Jerez de la Frontera começaram nesta quarta-feira e a chuva, como era esperado, estragou o dia das equipes.

De cara, o novo carro da Red Bull já quebrou. Mark Webber deu apenas algumas voltas antes de encostar sua máquina na pista e provocar uma bandeira vermelha.

Normal. Os projetos de Adrian Newey geralmente são bem problemáticos em seu estágio inicial mesmo.

Por sua vez, a Virgin permaneceu quase a manhã toda nos boxes e só saiu para a pista quando já estava chovendo.

Não se sabe se a equipe enfrentou problemas, mas pareceu estranho desperdiçar justamente o período em que a pista esteve em boas condições.

Nico Rosberg e a Mercedes tomaram a dianteira logo de início e, pelo visto, vão continuar lá até o fim do dia.

Este post entrou no ar antes do encerramento da sessão. Portanto, ainda não havia como saber quem terminou em primeiro.

De qualquer maneira, o primeiro dia de ensaios em Jerez não vai servir para muita coisa.

Só mesmo com pista seca será possível fazer algum tipo de avaliação - e, mesmo assim, recheada de cautela.

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A Lotus anunciou que iria fazer um "shakedown" de seu novo carro em Silverstone na tarde da última terça-feira, antes mesmo da apresentação oficial no modelo.

É claro que teve gente que foi conferir.

A revista "Autosport" mandou um fotógrafo e conseguiu fazer a foto abaixo, um "teaser" do que vem por aí:



O piloto ao volante é o malaio Fairuz Fauzy, que será o reserva de Heikki Kovalainen e Jarno Trulli em 2010.

Sobre o carro em si, pouco a dizer. Um desenho aparentemente convencional, seguindo a abordagem já seguida pela também estreante Virgin.

A pintura, belíssima, remete aos tempos da Lotus verde escura de Jim Clark, no auge dos anos 60.

Se a nova Lotus queria ganhar a simpatia dos fãs mais nostálgicos da Fórmula 1, talvez incomodados com o "falso retorno" da antiga equipe, conseguiu.

Infelizmente, também não dá para deixar de notar a ausência quase total de patrocinadores na nova equipe.

Sim, são tempos difíceis.

A Lotus também deve correr com orçamento apertado em 2010.

4 comentários:

Luís Carlos disse...

Verdade, não tinha reparado nessa nova asa traseira. O que Newey está querendo com isso? Engraçado é que parece um escudo mesmo, com o desenho quadriculado da Red Bull ali combinando bem ali.

Gustavo, cadê a tal novidade que vc. está prometendo há um mês???

F1ALC disse...

pois é gustavo, os conjuros do mago não costuman dar certo nas primeiras lutas... o FW14 não dava pé com bola no campeonato 1991, exactamente quando tinha que derrotar o MP4 de Senna! mais depois saiu pra frente e ficou segundo, e em 92, campeão....

nota: se o terceiro piloto malaio foi quem estreou o carro, o que podemos esperar da lotus, senão um monte de política? imagina que toca ano eleitoral na malásia (que não deve de ser muito diferente do que o Brasil) e os caras decidem fazer pole com tanquinho leve? ou relegar o truli para deixar o malaio tomar conta? ayayaay, equipe com dono instituição pública é um perigo

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