sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rússia próxima de receber Fórmula 1 a partir de 2010

Depois de China, Índia, Cingapura e companhia, a Rússia é a bola da vez na Fórmula 1. Neste sábado, o jornal The Mirror revelou que o homem-forte da categoria, Bernie Ecclestone, tem um encontro marcado com autoridades locais no próximo fim de semana, já visando o fechamento de um acordo que colocaria a Rússia no calendário da Fórmula 1 a partir de 2010.

"Ainda não definimos nada, mas a Rússia pode representar um novo e interessante desenvolvimento para o esporte. Nós queremos um acerto, mas isso depende deles", disse Ecclestone. Pelo que já foi revelado, o G.P. da Rússia seria na cidade de San Petersburgo (à esquerda), que construiria um novo autódromo para o evento. A princípio, a Rússia substituiria a Austrália, cujo contrato com a Fórmula 1 encerra-se no mesmo ano de 2010.

Caso seja realizada, a corrida não precisaria obedecer às leis anti-tabagistas vigentes na maior parte dos países que recebem a Fórmula 1, o que representa um grande atrativo para a candidatura russa. As equipes da categoria, embora tenham limitado bastante os patrocínos de cigarro nos últimos anos, ainda dependem substancialmente das empresas de tabaco.

Pode ser ainda cedo para afirmar, mas a Rússia parece mesmo perto de se tornar a mais nova sede da Fórmula 1. Segundo o The Mirror, até o presidente Vladimir Putin teria se animado com o projeto, a ponto de querer estar presente no encontro deste fim de semana com o manda-chuva Bernie Ecclestone (à direita). Agora, resta esperar pelo resultado das negociações.

Mas as equipes da Fórmula 1 já podem ir preparando aqueles típicos chapéus russos para as fotos publicitárias...



Kimi Raikkonen voltou a marcar o melhor tempo em mais um dia de testes no Bahrein, onde Ferrari e Toyota vêm treinando desde a semana passada. Dessa vez, o finlandês cravou 1:30.914s, ficando a meio segundo da sua volta da última quarta. Felipe Massa, que parou com problemas hidráulicos no fim do dia, Jarno Trulli e Timo Glock vieram na seqüência. A seguir, os tempos de hoje:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:30.914s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.174s
3. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:32.382s
4. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:32.762s

Ainda falta um mês e meio para o G.P. da Austrália, mas a Ferrari já se destaca como a equipe a ser batida neste ano. "Até agora, estamos conseguindo bons tempos porque o novo carro tem mostrado muita tração. Aliás, até mais do que esperávamos", falou hoje o diretor Luca Baldisseri. Por sua vez, o campeão Kimi Raikkonen resumiu o sentimento geral numa frase bem curta: "O F-2008 é fantástico". Pelo visto, alguém vai precisar segurar o finlandês...

Ao mesmo tempo, a Super Aguri vive uma realidade bastante diferente. Neste sábado, o dono da equipe, Aguri Suzuki, admitiu pela primeira vez a possibilidade de vender o time, atolado em problemas financeiros. "Estamos conversando com vários interessados, embora não sejam os que apareceram na imprensa", disse ele à Auto Bild. Apesar disso, Suzuki praticamente confirmou Anthony Davidson e Takuma Sato como os pilotos da Super Aguri em 2008, descartando qualquer hipótese de desistir do campeonato.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista concedida pelo italiano Giancarlo Fisichella ao site F1-live. "Muita gente disse que eu deveria ter me aposentado, mas gosto de desafios e amo este esporte. Cheguei a receber ofertas de Renault e BMW para ser piloto de testes, só que nem pensei em aceitá-las. Eu quero correr", falou Fisico.

Tudo bem. Mas vamos ver quanto tempo dura a motivação de Fisichella na Force India. Lutar para fugir do final do pelotão é muito mais desgastente do que servir de segundo piloto na Renault...



Jari-Matti Latvala (à esquerda) segue firme rumo ao primeiro triunfo de sua carreira no Mundial de Rally. Neste sábado, o finlandês não venceu nenhum estágio do Rally da Suécia, mas manteve em confortáveis 49 segundos sua vantagem para o vice-líder da competição, seu compatriotra e companheiro na Ford, Mikko Hirvonen. A montadora americana, aliás, ocupa as três primeiras posições da etapa sueca, com Gigi Galli aparecendo em terceiro.

Mais atrás, Daniel Sordo foi o principal destaque do dia. Após enfrentar problemas mecânicos, o espanhol pulou de 18º para sétimo somente com os estágios deste sábado. O desempenho de Sordo serviu como um pequeno consolo para a Citröen, que viu seu mais importante piloto - o tetracampeão Sebastien Loeb - desistir de vez da competição hoje, em decorrência de uma capotagem sofrida na sexta. A seguir, a classificação parcial do Rally da Suécia:

1. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, 2h03:53.7s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 49.8s
3. Gigi Galli/Itália/Ford, a 1:35.9s
4. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:40.9s
5. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 4:37.6s
6. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 4:48.1s
7. Daniel Sordo/Espanha/Citroen, a 6:51.9s
8. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 8:49.3s
9. Juho Hanninen/Finlândia/Mitsubishi, a 8:52.7s
10. Jari Ketomaa/Finlândia/Subaru, a 10:00.8s

Enquanto isso, continua repercutindo a possibilidade de unificação entre a ChampCar e a IRL. Dessa vez, quem veio a público falar sobre os rumores foi Kevin Kalkhoven, um dos detentores dos direitos federativos da ChampCar. "Estou transtornado com os boatos que vêm saindo na imprensa. De repente, todos começaram a dar palpites. Se querem a fusão, então é melhor ficarem calados", disse Kalkhoven. Pois bem: antes da notícia que explodiu ontem no site do Speed Channel, há muito não se falava sobre o assunto. Isso é um bom sinal. Não é?

Por fim, vale mencionar que a Nascar divulgou hoje o resultado do sorteio que definiu o grid de largada para o Budweiser Shootout, marcado para amanhã. Dessa vez, quem deu sorte nas bolinhas foi o campeão de 2004, Kurt Busch, que vai largar da pole. Na seqüência, Mark Martin e Michael Waltrip completam os três primeiros. Os favoritos aparecem mais atrás: Dale Earnhardt Jr. é sétimo, Jimmie Johnson aparece em 17º e Jeff Gordon não passa de 22º dos 23 pilotos. Por sua vez, Juan Pablo Montoya não participa da prova.

Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades do Mundial de Rally e da Nascar. Até amanhã!

Crédito das fotos:
San Petersburgo - http://www.wikipedia.com/
Bernie Ecclestone - http://www.elpais.com/

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala Guga! O Dale Jr ganhou o Shoot-out da Nascar, com Tony Stewart em segundo e Jimmi Johnson em terceiro. Veja aqui: http://www.nascar.com/2008/news/headlines/cup/02/09/shootout.winner.dearnhardtjr/index.html. Ainda não sei o resultado do WRC mas posto se achar aqui.

Abs

Anônimo disse...

São Petesburgo... 6 horas a mais, corrida às 8 da manhã... o tio Bernie dá um jeitinho e deve começar às 9 mesmo, uma noite a mais de sono, ufa! Que o Tilke acerte a mão, então.

Na nota sobre a Aguri... acho que em "... como os pilotos da Super Aguri em 2007", quis dizer 2008.

O discurso do Fisichella é tão comovente... se as pessoas querem a aposentadoria dele é porque elas têm motivos, agora que ele conseguiu uma chance, cabe a ele provar que os críticos estão errados, não ficar tagarelando porque conseguiu uma vaga para brigar no fundo do grid...

Quanto à fusão... Kevin Kalkhoven disse também que não haverá evoluções na conversa enquanto a etapa de Motegi não tiver sua data alterada... que a Honda nos ajude, então!

Abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelos comentários!

Maurício: Valeu pela ajuda! O post sobre a Nascar vai ao ar amanhã.

Nelson: Obrigado pela correção! E assino embaixo do seu comentário sobre o Fisichella. É isso aí mesmo: se as pessoas querem que ele se aposente, é porque há motivos...

Grande abraço!

Gustavo Coelho